Relato de viagem: Passeio de escuna em Angra dos Reis – Todas as dicas para fazer!

8
Passeio de Escuna Angra dos Reis Ilha Grande
Passeio de escuna na baia de Angra dos Reis e Ilha Grande. Foto: GC/Blog Vambora!

O passeio de escuna em Angra dos Reis é um dos mais procurados não só na cidade, como em todo Rio de Janeiro! Hoje é a terceira atração turística paga mais visitada do estado (só ficando atrás do Cristo Redentor e Pão de Açúcar)!

O motivo para tanta procura é simples: junta as paisagens lindíssimas da baía de Angra dos Reis e Ilha Grande, a proximidade com a capital carioca e o bons valores!

Mansao Angra dos Reis
Mansão em Angra dos Reis, vista durante passeio de escuna. Foto: GC/Blog Vambora!

Muita gente inclusive vem do Rio de Janeiro para Angra dos Reis só para fazer esse passeio, numa espécie de bate e volta (saindo por volta das 8h da capital e voltando por volta das 21h), de ônibus fretado.

Pessoalmente, nós achamos essa viagem puxada, mas há quem acha que vale a pena, especialmente se está com pouco tempo. Mas já avisamos: se puder passar pelo menos um fim de semana em Angra dos Reis, toda a estadia (não só esse passeio) será muito mais gostosa e especial.

Confira abaixo todas as dicas de como fazer o passeio de escuna em Angra, desde como ir, o que está incluso, roteiro, valores e mais. Vambora!

+ Veja também outros passeios para fazer em Angra dos Reis

Passeio de escuna em Angra dos Reis: Veja como fazer

1-) Como é o passeio de Escuna em Angra dos Reis

Passeio de escuna em Angra dos Reis e Ilha Grande
Passeio de escuna em Angra dos Reis e Ilha Grande. Foto: GC/Blog Vambora!

Ainda que existam algumas variações, o passeio de escuna em Angra dos Reis é o mais clássico e famoso do destino. As escunas, geralmente levam de 60 a 180 pessoas (dependendo do seu tamanho), seguindo um roteiro pré determinado que passa por atrações na baia de Angra e Ilha Grande (veja mais abaixo o roteiro completo).

Grande parte das escunas saem do píer de Angra dos Reis, todos os dias, por volta das 11h da manhã, horário que combina com a chegada dos ônibus do Rio de Janeiro (de quem vem somente fazer o bate e volta).

+ Como chegar em Angra dos Reis e Ilha Grande e Melhor época para visitar

Durante a alta temporada e finais de semana, a quantidade de escunas é maior e há mais horários disponíveis.

Quem quiser fugir um pouco da muvuca, a dica é pegar uma escuna que sai num horário mais cedo, para pegar as atrações mais vazias, especialmente na alta temporada, ou também fazer um passeio de lancha privativo (mas dai paga-se mais por isso).

+ Passeio de lancha em Angra dos Reis: Veja como foi nossa experiência

2-) Roteiro e atrações do passeio

Ilha de Cataguas
Ilha de Cataguás em Angra dos Reis. Foto: GC/Blog Vambora!

No passeio de escuna em Angra, você vai passar por alguns dos maiores cartões postais da região, que você com absoluta certeza irá querer conhecer quando estiver lá!

O nome específico do passeio é Passeio de Barco ou Escuna pelas Praias de Angra dos Reis e os locais que você irá conhecer são:

  • Ilha de Cataguás (ou Ilha de Cataguases)
  • Lagoa Azul
  • Praia do Araçá
  • Praia de Japariz

O passeio começa na Ilha de Cataguás, considerada uma das mais bonitas da região. Aqui já há uma parada para mergulho mas não dá para descer na praia (a dica é voltar aqui depois com mais tempo, para curtir a praia em si).

Passeio de Escuna Angra dos Reis Ilha Grande
Passeio de escuna na baia de Angra dos Reis e Ilha Grande. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois chega a hora de curtir um dos cartões postais da baia de Angra dos Reis e Ilha Grande: a Lagoa Azul! Já começo dizendo que a lagoa azul na verdade é mais verde do que azul….mas tudo bem! As águas, super claras, são um convite para mergulhar e ver muitos, mas muitos peixes mesmo!

Quando fizemos esse passeio de escuna o dia estava meio nublado, mas mesmo assim deu para ver a cor da água clara e cristalina, além do mergulho, que possui muita visibilidade! Imagino só como deve ser ainda mais lindo num dia de sol!

Mergulho na Lagoa Azul em Ilha Grande.
Mergulho na Lagoa Azul em Ilha Grande. Foto: GC/Blog Vambora!

Quem quiser, eles oferecem dentro da embarcação o aluguel de máscara e snorkel. Há também aqueles famosos “paus de macarrão” para conseguir boiar com mais facilidade no mar.

Depois, fizemos a parada para almoço na Praia de Japariz em Ilha Grande, onde praticamente todas as escunas vão para almoçar. A parada por aqui dura por volta de 1h/1h30 e o valor do almoço geralmente não está incluso no passeio, você paga a parte.

praia de araça ilha grande
Praia de Araçá. Foto: GC/Blog Vambora!

Por fim, seguimos para a última parada, a Praia do Araçá, super bonita, com águas calmas e uma surpresa: uma igreja no alto de um pequeno morro, a Igreja da Freguesia de Santana.

A história diz que nesse local foi construída uma das primeiras capelas do Brasil em 1502, sendo demolida em 1843 para dar origem a Igreja que existe até hoje.

+ Veja aqui como reservar o passeio de Escuna em Angra dos Reis

3-) Valores do passeio e como comprar

Praia de Japariz
Praia de Japariz, uma das paradas do passeio. Foto: GC/Blog Vambora!

É indicado comprar o passeio de escuna com antecedência. Para quem estiver em Angra dos Reis, o Passeio de Escuna sai por volta de R$ 70 por pessoa. A saída do barco é da Estação de Santa Luzia, no centro de Angra.

+ Veja aqui como reservar a escuna em Angra dos Reis

Já quem está no Rio de Janeiro (capital) e deseja só fazer o passeio de escuna, como falamos mais acima, é também possível. A diferença em relação a quem sai de Angra é o tour inclui transfer do Rio para Angra e almoço, totalizando 13h de passeio (incluindo deslocamento).

Trata-se mesmo de um passeio de um dia inteiro em Angra, saindo do Rio de Janeiro. O valor é em média R$ 260 por pessoa.

+ Veja aqui como reservar a excursão para Angra, saindo do RJ

4-) Dicas finais para o passeio de escuna em Angra dos Reis

Pier Angra dos Reis
Pier de Angra dos Reis, da onde saem os passeios de escuna. Foto: GC/Blog Vambora!
  • Leve tudo o que precisa para passar o dia na escuna, isso inclui roupa de banho, toalha, protetor solar, chapéu, máquina fotográfica/celular (especialmente com capa protetora para água ou que possa ser molhado) e dinheiro, já que alguns lugares nas paradas podem não aceitar cartão.
  • Devido a pandemia, para quem faz o tour saindo do Rio de Janeiro, o uso de máscara é obrigatório, especialmente nos translados de ônibus.
  • Na alta temporada, a saída do passeio é diária, porém na baixa temporada, não ocorre todos os dias. Veja aqui se há vagas para quando deseja fazer o passeio.
  • Vale lembrar que o passeio de escuna, por ter mais pessoas, geralmente tem um estilo mais animado, com música alta, pessoas bebendo, etc. Se você prefere ou gosta de um passeio mais privativo e tranquilo, indicamos fazer o passeio de lancha em Angra dos Reis.

+ Veja também mais passeios para fazer em Angra dos Reis

Pronto! Todas as dicas para você planejar e fazer um dos passeios mais bonitos e famosos no estado do Rio de Janeiro!

Quem tiver mais alguma dúvida, só deixar sua pergunta aqui nos comentários! Vambora!

*O Vambora! fez essa viagem a convite do Angra e Ilha Grande Convention & Visitors Bureau.

*** VEJA MAIS DICAS DE ANGRA DOS REIS E ILHA GRANDE:
Onde se hospedar em Angra dos Reis: dicas de hotéis e pousadas

Lopes Mendes: visitando uma das praias mais lindas em Ilha Grande
– O que fazer em Angra dos Reis: roteiro completo com dicas!

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


8 COMENTÁRIOS

    • Olá Dayane,
      Tem coletes salva vidas na lancha, então você pode mergulhar se quiser no mar! 🙂
      Em todo caso, as praias mais bonitas ficam longe da costa, então o passeio é a melhor forma de ver as mais bonitas atrações de Angra. Ou seja, vale a pena ir mesmo que você não saiba nadar, as paisagens compensam muito!!
      Boa viagem!

    • Olá Jonathas,
      Aqui no post a gente indica a empresa que fizemos esse passeio em Angra, no caso a Doce Angra.
      Vale entrar em contato direto com eles para saber o preço para o seu caso de um grande grupo.
      Boa viagem!

    • Olá Elisângela,
      Você pode entrar em contato direto com uma das empresas que falamos aqui, para saber valores por pessoa e/ou grupo. Nós fizemos esse passeio de escuna com a empresa Doce Angra e gostamos! Mas existem diversas outras empresas que fazem também por lá.
      Boa viagem!

    • Olá Cynara,
      As regras estão mudando constantemente nesta pandemia, por isso vale a pena entrar em contato direto com a agência/empresa da escuna, com um pouco antecedência, para saber o que eles estão solicitando neste momento.
      Bom passeio!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui