Relato de viagem: Lopes Mendes, como visitar uma das praias mais lindas do Brasil e do mundo!

8
Praia de Lopes Mendes
Praia de Lopes Mendes, considerada uma das mais lindas do Brasil e do mundo! Foto: GC/Blog Vambora!

A praia mais famosa de Ilha Grande e considerada uma das mais lindas do Brasil e do mundo, Lopes Mendes é mesmo espetacular! Super extensa, com seus quase 3km de areia branca fininha e um mar transparente em vários tons de azul, deixa qualquer visitante impressionado!

Esse é um passeio de um dia inteiro, já que a praia está quase isolada do resto de Ilha Grande, no Rio de Janeiro. É uma praia que dependendo dia dia pode ter mar mais calmo ou agitado, mas não importa, sempre vai ser lindo!

Confira abaixo então então todas as dicas para visitar a Praia de Lopes Mendes em Ilha Grande, desde como ir, até dicas de passeios e locais para explorar. Vambora!

Praia de Lopes Mendes: Veja como visitar!

Trilha Lopes Mendes
Final da trilha para a praia de Lopes Mendes, em Ilha Grande. Foto: GC/Blog Vambora!

1-) Como é a Praia de Lopes Mendes

Além da cor do mar super clara, algo que impressiona muito em Lopes Mendes é o tamanho da praia: imensa, tanto em comprimento, como a largura da faixa de areia. Vale percorrer a praia em toda extensão, para conhecê-la melhor em sua plenitude.

O canto direito da praia, é geralmente o que fica com mais gente e tem formações de pedras, da onde se pode subir e ter uma vista mais ampla de toda sua extensão. Nessa parte também há alguns coqueiros e árvores que fazem sombra, ótimo para relaxar depois do banho de mar.

Praia de Lopes Mendes
Canto direito da Praia de Lopes Mendes. Foto: GC/Blog Vambora!

Já o canto esquerdo é mais vazio, onde passa um rio e as águas tendem a ser mais calmas, melhor para o banho. Nesse local também há uma antiga boia de navio que virou cartão postal da praia.

Importante dizer que a estrutura de Lopes Mendes é quase inexistente, com somente com poucos vendedores ambulantes na alta temporada e finais de semana. Vale então ir preparado para levar algo para comer e beber, se quiser.

2-) Como chegar em Lopes Mendes

Escuna Lopes Mendes Ilha Grande
Escuna do passeio para a praia de Lopes Mendes, em Ilha Grande. Foto: GC/Blog Vambora!

Como maior parte das praias mais lindas do mundo, seu acesso não é assim tão óbvio, o que ajuda a preservar o local, hoje em dia, parte de uma reserva ambiental.

Há pelos menos 3 maneiras de se chegar em Lopes Mendes, sendo que uma é a mais fácil e usada pelas turistas, ainda que envolva uma pequena trilha.

– Barco + Trilha

Essa é a forma mais fácil e comum de se chegar em Lopes Mendes para quem está hospedado em Ilha Grande.

Saindo de barco, da Vila do Abraão (local da maioria das hospedagens e serviços de Ilha Grande), depois de 30/40 minutos se chega na Praia do Pouso, na enseada das Palmas. Veja no mapa abaixo:

Aqui o barco atraca e você segue a pé, seguindo por um trecho da praia e depois por uma pequena trilha na mata até chegar em Lopes Mendes (trilha chamada de T11).

Essa trilha tem dificuldade “fácil a media”, já que é curta (cerca de 1km), bem sinalizada mas possui trechos bem íngremes e declives. Vale ir de com tênis para facilitar a caminhada. Leva-se cerca de 20 a 30 minutos nela até chegar a Lopes Mendes.

Trilha Lopes Mendes
Início da trilha para praia de Lopes Mendes. Foto: GC/Blog Vambora!

O valor do barco do Abraão até a Praia do Pouso varia de R$ 30 a 50 por pessoa, dependendo da época e da embarcação. Nossa dica é fechar esse passeio, já escolhendo o horário da volta, que começa por volta das 15h (os primeiros barcos saem do Abraão por volta das 9h/10h, dependendo da época do ano).

Volta barco Lopes Mendes
Volta de barco para Vila do Abraão, da praia de Lopes Mendes, em Ilha Grande. Foto: GC/Blog Vambora!

Aqui vale escolher bem a embarcação, preferindo as escunas do que as lanchas menores, mesmo sendo essas mais rápidas.

Como o trajeto é em alto mar, muitas vezes agitado, dependendo das condições do mar andar numa lancha pequena ás vezes pode ser até perigoso. Por isso, prefira as escunas, maiores e mais seguras, especialmente se o mar estiver agitado no dia que for.

Praia do Pouso Ilha Grande
Linda Praia do Pouso em Ilha Grande, caminho para Lopes Mendes. Foto: GC/Blog Vambora!

Uma dica: a Praia do Pouso, onde o barco atraca, é maravilhosa, com águas claras e calmas. Vale separar pelo menos uma hora do seu dia, na ida ou na volta, para curtir o local!

Para quem estiver hospedado em Angra dos Reis, existem passeios fechados que levam os turistas até Lopes Mendes. Nesse passeio, estão inclusos todos os transfers e barcos até a praia.

+ Veja valores para o Passeio para Lopes Mendes saindo de Angra dos Reis

– Trilha desde a Vila do Abraão

A segunda opção para chegar em Lopes Mendes é por uma trilha que passa por dentro de Ilha Grande. É a forma ideal para quem gosta de fazer trilhas e caminhadas.

Saindo da Vila do Abraão, deve-se pegar a trilha T10 que chega próximo da Praia do Pouso. De lá você também segue pela trilha T11 até chegar em Lopes Mendes. Todas as trilhas são demarcadas e bem indicadas.

No total, são quase 3h de caminhada, num nível de dificuldade médio, já que são muitas subidas e descidas. Esse é um caminho mais indicado para quem tem mais experiência em trilhas e tem mais tempo em Ilha Grande.

Para facilitar, uma opção que muitas pessoas fazem é na ida ir pela trilha e na volta ir de barco até a Vila do Abraão, para ser menos cansativo.

– Roteiro Super Sul

Praia de Lopes Mendes
Milhares de tons de azul no mar de Lopes Mendes! Foto: GC/Blog Vambora!

O Roteiro Super Sul é um passeio famoso de Ilha Grande, passando por várias praias da região. É bom para quem tem pouco tempo na ilha.

A princípio, deveria ser a forma mais fácil de se chegar em Lopes Mendes, mas nem sempre as condições do tempo e mar ajudam. Por isso, não é garantia que ao fazer esse passeio você consiga descer em Lopes Mendes.

Outra questão importante: o tempo de permanência na praia não é muito grande. São por volta por volta de 50 minutos, e considerando que Lopes Mendes é bem extensa, é tempo de dar um banho de mar, uma caminhada pequena e já voltar.

Para quem quiser mais tempo para curtir a praia, e ter a garantia de conhecê-la, vale ver as outras duas opções acima.

3-) Dicas finais para visitar Lopes Mendes

Praia de Lopes Mendes
Praia de Lopes Mendes em Ilha Grande. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois de ver as dicas acima de como chegar e o que visualizar em Lopes Mendes, vale conferir essas dicas na hora de ir!

Procure sair cedo pela manhã, para conseguir aproveitar a praia com calma, pegando os primeiros horários se for de barco (9h/10h) na Vila do Abraão.

O ideal é ir num dia de sol e céu aberto. Isso fará toda diferença para conseguir ver as águas claras e curtir o mar mais calmo.

Praia de Lopes Mendes
Imensa praia: tente caminhar de ponta a ponta para conhecer. Foto: GC/Blog Vambora!

Como já dissemos acima, não há estrutura de serviço em Lopes Mendes, então como a maneira mais comum de se chegar é por trilha, leve pelo menos uma água e algo leve para comer por lá.

Além de algo para beber e comer, vale levar uma canga para deitar na areia (não há estrutura de cadeiras) e um tênis para a trilha, especialmente quem não tem costume de fazer esse tipo de caminhada. Levar repelente, chapéu e protetor solar é também essencial, já que a única sombra na praia vem das árvores.

Restaurante Lua e Mar Ilha Grande
Peixe com banana no restaurante Lua e Mar em lha Grande. Foto: GC/Blog Vambora!

Uma boa opção é na volta, fazer um belo almoço/jantar na praia do Abraão, em Ilha Grande, no Restaurante Lua e Mar, famoso pelo seu peixe com banana! Totalmente pé na areia, fica bem próximo do píer da onde saem e chegam os barcos, de frente para o mar.

Depois de todas essas dicas, Vambora então visitar Lopes Mendes? Com absoluta certeza, uma das praias mais lindas que já visitamos no Brasil!

*O Vambora! fez essa viagem a convite do Angra e Ilha Grande Convention & Visitors Bureau.

*** VEJA MAIS DICAS DE ANGRA E ILHA GRANDE:
O que fazer em Angra dos Reis: Roteiro completo de viagem
Onde ficar em Angra: Melhores Hotéis, Pousadas e Casas de Temporada
Como chegar e melhor época para viajar para Angra dos Reis e Ilha Grande

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


8 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite,
    Vamos a Angra e ficaremos hospedados por 7 dias. Porém temos um filho de 1 ano e 8 meses. Acha válido e tranquilo fazer esse passeio de Lopes Mendes? Fiquei preocupada com relação as condições do mar. Pensei logo na questão de ir e o mar estar tranquilo, porém na volta nos depararmos com péssimas condições.

    • Oi Tatiane,
      O passeio de Lopes Mendes depende muito da condição do mar no dia e como seu filho se comporta nesse tipo de passeio (se é tranquilo ou mais agitado). Se estiver o mar estiver tranquilo, pode ir com criança sim, se não, é melhor mesmo evitar, seja com crianças ou adultos.
      Vale conferir a previsão do tempo, maré e com o próprio marinheiro do barco que forem contratar. Aliás, se forem, indico que façam o passeio com um barco grande, do tipo catamarã, e não lancha menor, pois ele tende a ter mais estabilidade e ser uma viagem mais tranquila, ainda que mais demorada do que de lancha.
      Importante destacar: em Lopes Mendes não há nenhuma estrutura de praia, barraca e até banheiro. Então caso você ache que precise ter mais apoio, como dar um banho no seu filho, ter um lugar com sombra, para trocá-lo, ou comer, é melhor ir em outra praia da região.
      Depois conte aqui o que decidiu fazer e como foi!
      Boa viagem!

  2. Olá me chamo Lucia gostaria de mais informações, estarei chegando no dia 18 /09 .irei por mangaratiba .
    Horário das barcas ,onde pegar .
    Alguém me ajuda
    Minha primeira vez em ilha grande 2 adultos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui