
Munique é vista por muitos como a capital da cerveja da Alemanha, e provavelmente do mundo. Porém, seria muito injusto classificar a cidade só desse ponto de vista!
Sim, a cidade é famosa pela Oktoberfest e outros festivais de cerveja, por seus bares, biergarten e cervejarias incríveis, mas Munique é também a terceira cidade mais populosa da Alemanha e uma das cidades mais ricas de toda Alemanha.
Se atualmente a cidade exibe desenvolvimento e modernidade, basta andar um pouco pelo seu centro para ficar surpreso por toda sua história!
Parte essencial de qualquer viagem para Munique, confira esse roteiro completo para conhecer o centro de Munique, incluindo mapa! Vambora!
- História de Munique
- Como chegar no centro histórico de Munique
- Roteiro pelo centro de Munique com MAPA
- Onde comer no centro de Munique
- Passeios e Tours para fazer no centro de Munique
Roteiro Completo para conhecer o Centro de Munique
1-) Sobre a História de Munique

Fundada em 1158, Munique sofreu altos e baixos como principal cidade da Baviera, mas foi durante o século XX, mais precisamente na 2ª Guerra Mundial, que a cidade viu sua maior desgraça e depois apogeu.
Ela foi reduto do Partido Nacional-Socialista e berço do nazismo, depois praticamente quase destruída durante a guerra para depois ser reconstruída com ajuda do governo americano.
Passado esse histórico dolorido da 2ª Guerra, não se pode esquecer que a cidade tem mais de 850 anos de história, sendo que o centro histórico de Munique resplandece como um dos mais bonitos da Alemanha.
Chamada de Altstadt (ou Old Town em inglês), o centro histórico de Munique é o coração da cidade, repleta de ruas de pedestres e algumas das maiores atrações da cidade (veja abaixo quais são!).
Para quem quiser, inclusive, há um tour que conta mais sobre a história e lendas de Munique, super interessante e que passa pelo centro da cidade. Vale a pena fazer, para quem quiser se aprofundar mais nas lendas, histórias e mistérios na cidade.
+ Tour pelos Mistérios e Lendas de Munique: Veja como fazer e reservar
2-) Como chegar no Centro de Munique

A forma mais fácil de chegar ao centro de Munique, o Altstadt, é indo de transporte público.
Tendo como ponto de partida a Marienplatz (Praça de Maria), a alma do centro histórico, se pode chegar aqui de S-Bahn (trem urbano ou tram, como conhecemos no Brasil) e o U-Bahn (metrô), na estação de mesmo nome.
Por ser uma estação central, ela é bem grande, sendo um cruzamento de várias linhas de tram e metrô. Ou seja, não importa onde você esteja em Munique, vai ser muito fácil de chegar.
Também, quem estiver hospedado em Munique na região central, consegue facilmente chegar até a praça caminhando mesmo. Aliás, a região da Marienplatz é uma das melhores áreas para ficar em Munique, inclusive durante a Oktoberfest!
+ Onde se hospedar em Munique: Melhores Hotéis e regiões
3-) Roteiro pelo centro de Munique com MAPA!
Legenda mapa: Em vermelho estão as atrações, em laranja bares, cervejarias e restaurantes e em azul comércio.
Uma vez na Marienplatz, a praça principal e central da cidade, você consegue fazer esse roteiro para conhecer o centro de Munique todo a pé! Para ver todas as atrações, considere passar um dia inteiro na região.
Esse roteiro pode ser feito por conta própria, mas se você quiser mais informações e detalhes, especialmente sobre a história cultura local, recomendamos fazer um passeio guiado pelo centro de Munique.
Existem algumas opções, mas uma das mais famosas é o Free Tour pelo Centro Histórico de Munique. Super comum na Europa, nesse tour você encontra o guia e o grupo na cidade e fazem um percurso a pé.
Uma vez que o passeio finaliza, os turistas podem pagar ao guia o valor que acham justo pelo tour. Assim, ainda que o nome “Free” indique que o passeio seja gratuito, é de bom tom e no mínimo educado pagar ao guia pelo trabalho realizado, sendo o indicado para um tour de até 2h, de 15 a 20 euros, por pessoa.
+ Free Tour pelo centro de Munique: Veja como fazer
Veja abaixo todos os detalhes das principais atrações e passeios para fazer no centro de Munique!
Marienplatz

Comece o dia de manhã na Marienplatz (Praça de Maria), a alma do centro histórico.
O prédio mais imponente da praça é o Neue Rathaus, em estilo gótico. Ele é a sede da prefeitura e possui um relógio animado chamado de Glockenspiel, com sinos e bonequinhos dançantes que contam um pouco da história da Bavária.
O sino toca diariamente às 11h e 12h (e de março a outubro, também às 17h) o que atrai muitos turistas. Tem gente que acha um pouco sem graça, mas achamos bem fofo e tradicional da cidade. Confira no vídeo abaixo como funciona:
Algo bem legal é que na Marienplatz há wi-fi gratuito (e bem rápido) para usar. Essa é uma das poucas áreas públicas de Munique que oferecem isso, então se quiser aproveitar e para usar celular, agora também é a hora! 🙂
Chegando na praça por volta das 9h/10h, dá antes do “show do relógio” para aproveitar para subir na torre da prefeitura (de elevador!) para se ter uma visão dos principais pontos turísticos de Munique do alto.
Para quem tem mais fôlego (e saúde rs), dá para nessa hora visitar também a Peterskirche, a igreja mais antiga de Munique (do ano de 1150). Sua torre de 92m tem a vista mais bonita da cidade e em dias limpos dá para ver até o distante estádio Allianz Arena e o Parque Olímpico!
O único porém é que só se pode subir lá a pé, então vá preparado pois os 306 passos exigem fôlego. Para ambos os casos paga-se de 1 a 2 euros para subir.
Karlstor

Andando alguns metro se chega no Karlstor, o lindo portão medieval de Munique, mencionado na história da cidade desde 1302. Para saber, os outros portões famosos medievais da cidade e que estão próximos também, são o Isartor e o Sendlinger Tor.
Atravessando-o, já começa uma ótima rua de comércio de Munique, aberta somente para pedestres. A Kaufingerstraße é cheia de lojas como Zara, H&M, entre outras, sendo um bom lugar para voltar mais tarde ou até mesmo outro dia para fazer compras em Munique.
+ O que fazer em Munique: Roteiro completo de 1 até 6 dias na cidade
Viktualienmarkt

Depois de ver a apresentação do Glockenspiel, vá em direção sul ao Viktualienmarkt, um dos maiores mercados de alimentos da Europa. Ao ar livre, ele é cheio de lojas de comidas típicas alemãs, como o Lebkuchen, um tipo de pão de mel em forma de coração bem famoso de Munique.
Dá para encontrar todo tipo de comida por aqui, de queijos deliciosos até carnes diferentes, sendo tudo muito organizado e bonito. No verão fica aqui também um dos biergartens (local para beber cerveja ao ar livre) mais cheios de Munique!
Aliás, quem for no final do ano para Munique, nessa região também acontecem os Mercados Natalinos, que são lindíssimos! Recomendamos, inclusive, para quem quiser conhecer melhor fazer um Tour Natalino por Munique nessa época, para conhecer e viver de perto essa época mágica na cidade.
+ Tour Natalino por Munique: Veja valores e como fazer

Porém recomendo que você segure um pouco a fome (ou compre somente doces para comer depois de sobremesa) e vá almoçar numa das cervejarias mais famosas da Alemanha e que fica pertinho dessa região: a Hofbrauhaus.
A Hofbrauhaus é a cervejaria mais famosa de Munique e uma das maiores do mundo! Sua origem vem do século XVI, quando o Duque da Bavária, Guilherme V famoso apreciador da bebida, abriu em Munique uma cervejaria própria para a corte.
Com muitas cervejas deliciosas e muitas comidas típicas alemãs para provar, é um ótimo lugar para almoçar no centro de Munique.
+ Hofbrauhaus: Como conhecer a mais famosa cervejaria de Munique
Frauenkirche

Devidamente alimentado, vale voltar em direção a Marienplatz para conhecer a Frauenkirche, o maior edifício do centro de Munique!
Trata-se de uma igreja com duas torres abobadas de 99m de altura. O edifício serviu de base para que nenhum outro prédio pudesse ultrapassá-lo no centro da cidade.
Praticamente toda reconstruída no pós Guerra, é uma igreja bonita mas bem simples. No seu interior háplacas dos papas João Paulo II e Bento XVI (que nasceu na Baviera) onde pessoas rezam e prestam homenagem.
Para quem tiver pique, também é possível subir (a pé) até o alto das torres. Porém, honestamente, a vista da Peterskirche ou a facilidade de subir de elevador a Neue Rathaus, para nós, compensam mais.
Michaelskirche
Lá perto também fica a Michaelskirche, uma outra igreja bem bonita de estilo renascentista, onde está a cripta de Ludwig II, o rei louco e um dos principais personagens da história da Baviera e da Alemanha.
Ele é, inclusive, o mesmo Rei que construiu o castelo dos sonhos mais visitado do mundo, o Castelo de Neuschwanstein, pertinho de Munique (e bate e volta essencial da cidade), que já falamos em outro post.
+ Castelo de Neuschwanstein: Todas as dicas para visitar
Residenz Museum

Siga agora norte, atravessando a Maximilianstraße (uma das ruas de comércio mais chiques de Munique, onde estão diversas lojas de grife famosas) até chegar ao lindo Residenz Museum, uma das maiores jóias de Munique e o maior palácio urbano da Alemanha.
Separe pelo menos umas 2/3h da sua tarde para visitá-lo e se puder, de preferência faça uma visita guiada ao Residenz Museum para entender e aproveitar melhor toda história e beleza do local.
+ Visita guiada ao Residenz Museum: Veja como fazer e reservar o passeio
Hofgarten

Depois de tanta cultura e bate perna, chegou a hora de relaxar! Dá para curtir os jardins do Hofgarten logo ao lado do museu ou quem ficou com vontade, pode voltar para as ruas Maximilianstraße ou a Kaufingerstraße para fazer umas comprinhas!
Uma curiosidade sobre o Hofgarten: ele foi construído no início do século XVII em estilo renascentista italiano e originalmente projetado para ser o jardim privado da família Wittelsbach, que governava a Baviera.
Um dos pontos mais fotografados do jardim é o pavilhão de Diana, essa construção octogonal da foto acima, que frequentemente recebe apresentações culturais.
4-) Onde comer no Centro de Munique

Seja para terminar a noite ou ver outras opções de lugares para almoçar (sem ser a Hofbrauhaus), o centro de Munique possui diversas opções de restaurantes, bares e cervejarias para ir.
De restaurantes, fica na região estabelecimentos muito bem recomendados, como o Spatenhaus an der Oper (lindíssimo, com comida internacional e típica alemã) e o Vapiano (uma rede de restaurantes com foco em comida italiana, rápida, barata e saborosa).
Outra opção, mais indica para terminar a noite, é ir em um bar ou cervejaria nas proximidades. Algumas opções são a cervejaria da Augustiner (uma das cervejarias mais famosas de Munique), ou quem quiser algo mais animado, vale conferir o bar Jodlerwirt (com música ao vivo e clima mais aconchegante) ou pub Killians (para dançar e beber).
+ 12 Melhores Bares e Cervejarias de Munique
5-) Passeios e Tours pelo Centro de Munique

Para quem quiser conhecer o centro de Munique, de forma mais rápida e guiada, fazer um tour guiado é a melhor opção.
Como comentamos mais acima, existem diversos tours em Munique, mas se podemos indicar apenas um, vale a pena fazer o Free Tour pelo Centro Histórico de Munique.
Além da questão do preço (onde apenas no final do tour você paga um valor para o guia, que achar condizente com o passeio), ele dá uma ótima introdução as principais atrações de Munique, que estão no centro da cidade. Mesmo sendo gratuito, é preciso reservá-lo com antecedência, dada a grande procura.
Para quem quiser um tour mais aprofundado por Munique, vale a pena fazer a Visita Guiada pelo centro Histórico e/ou o Tour dos Mistérios e Lendas de Munique.
E para finalizar, para curtir a parte gastronômica da cidade, vale conferir o Tour da Cerveja de Munique, que passa pelos principais bares e cervejarias centrais da cidade, e o Pub Crawl, que passa por bares mais agitados da cidade.
+ Veja mais opções de tours e passeios para fazer em Munique
Gostou desse roteiro pelo centro de Munique? Lembrando que vale a pena dedicar um dia inteiro para conhecer bem a região, incluindo seus museus.
Salve este post para sua viagem e compartilhe com quem vai com você! E se já visitou, conte nos comentários o que achou dessa região histórica! Vambora!
*** Veja mais dicas de MUNIQUE:
– O que fazer em Munique: Roteiro completo de 4 a 5 dias na cidade
– Residenz Museum, como conhecer uma das maiores jóias de Munique!
– Allianz Arena: Como visitar o super estádio do Bayern de Munique na Alemanha
![]() |
SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação com a Melhor Seguro para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA15! Veja mais. |
![]() |
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking. |
![]() |
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto. |
![]() |
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais. |
![]() |
CÂMBIO: Dólar mais barato, cashback e acesso a Sala Vip em Guarulhos com a Nomad. Veja mais. |
![]() |
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais. |
Newsletter gratuita!
Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.
Ótimo post!! E excelentes fotos, principalmente a primeira…
Valeu Paula!
Ótimas dicas de Munique, ótimo também para começar a rota romântica.
Visite também viagem360.com