Roteiro Cultural: Oktoberfest de Munique 2025 – Guia Completo para ir na festa!

0
Oktoberfest de Munique
Vambora para a Oktoberfest de Munique! Foto: CB/Blog Vambora!

Em Munique, na Alemanha, durante 3 semanas por ano ocorre um evento conhecido entre os locais como a “quinta estação“ do ano. Você sabe que evento é esse? Está certo quem pensou nela, uma das maiores festas populares do mundo: a Oktoberfest!

Todo ano Munique recebe durante a Oktoberfest mais de 7 milhões de pessoas do mundo todo! E o motivo é simples: festejar as tradições da Baviera, com música, danças, comidas e é claro, muita cerveja!

Ainda que existam atualmente diversas Oktoberfest pelo mundo (incluindo até no Brasil, como em Blumenau e São Paulo), a original é de Munique e essa continua sendo a maior Oktoberfest do mundo.

Nossa amiga Camila mora em Munique e já foi incontáveis vezes na festa. Pedimos então para ela dar dicas, vinda de uma expert da Oktoberfest de Munique!

De trajes típicos, passando por preços, cervejarias, ingressos, como chegar, onde ficar e muito mais, veja abaixo esse guia completo de como ir na Oktoberfest de Munique em 2025! Vambora!

Oktoberfest de Munique 2025: Guia Completo para ir

1-) Origem e História da Oktoberfest

cervejaria Hacker Pfschorr na oktoberfest de munique
Cervejaria Hacker Pfschorr na Oktoberfest de Munique. Foto: CB/Blog Vambora!

A Oktoberfest é mais conhecida na região da Baviera (estado a sudeste da Alemanha) pelo apelido carinhoso de “Wies’n”. Proveniente do dialeto Bayerisch, o nome faz alusão ao local onde a festa acontece, a “Theresienwiese“.

A tradução para o português seria “o gramado /o prado de Therese“, nome que se refere à origem da festividade.

No dia 17 de outubro de 1810, o príncipe Ludwig da Baviera se casou com a princesa Therese de Sachsen-Hildburghausen. Para celebrar seu casamento, resolveu convidar toda a população local para uma grande celebração, que incluiu até mesmo uma corrida de cavalos!

Cenas dessa comemoração, assim como da fundação e da história da cidade de Munique, estão retratadas no famoso relógio da “Nova Prefeitura” (Neues Rathaus), localizado na Marienplatz, no centro histórico de Munique.

Inclusive, é possível assistir à apresentação do relógio com o tocar dos sinos (“Glockenspiel“) três vezes ao dia, às 11h, às 12h e às 17h. Vale a pena dar um pulinho lá em um desses horários quando estiverem passeando por Munique (veja mais abaixo um roteiro completo do que fazer na cidade).

De qualquer forma, reza a lenda que o rei desejou que seu casamento fosse relembrado anualmente, o que deu origem à Oktoberfest que é realizada até hoje!

+ Passeio pelo Centro de Munique: Roteiro completo com mapa!

História e importância da cerveja em Munique

Comidas típicas da Alemanha.
Cervejas típicas da Alemanha. Foto: CB/Blog Vambora!

Para se ter ideia de como a cerveja é importante na região, a cervejaria mais antiga do mundo ainda existe e está localizada nos arredores de Munique: a Weihenstephaner, fundada no ano de 725 d.C. em um convento beneditino.

Na Idade Média, a Igreja Católica pregava que no período da quaresma os fiéis fizessem um jejum rigoroso. Não era permitido comer, mas não havia restrições para o consumo de bebidas.

Assim, a cerveja começou a ser produzida dentro dos conventos para que fosse bebida na época do jejum, pois continha em sua receita ingredientes com bons valores nutricionais, como a cevada e o lúpulo.

No ano de 1516 foi oficializada a “Reinheitsgebot“, “lei da pureza“, em português. Ela regularizou os ingredientes permitidos para a fabricação de cervejas de qualidade na Alemanha, sendo esses apenas cevada, lúpulo e água.

Com o passar dos anos, a Oktoberfest foi se aperfeiçoando e crescendo em número de visitantes, que vêm ao festival não só pelas famosas cervejas.

Atualmente, além das tendas das cervejarias, encontram-se na área do evento diversas outras atrações, como montanha-russa, chapéu mexicano, brinquedos dedicados ao público infantil, eventos LGBTQIA+ e também quiosques de comidas e bebidas variadas, espalhadas por uma área de 34,5 hectares, o que dá mais de 40 campos de futebol!

2-) Oktoberfest de Munique 2025: Datas, Localização e Horários

tendas da Oktoberfest em Munique
Uma das grandes tendas da Oktoberfest. Foto: CB/Blog Vambora!

Ao contrário do que sugere o seu próprio nome, a Oktoberfest não acontece no mês de outubro, mas sim termina no primeiro final de semana de outubro. Ela dura no total pouco mais de duas semanas e tem início em setembro.

Em 2025 a Oktoberfest de Munique acontecerá entre os dias 20 de setembro a 5 de outubro, sendo a sua 190º edição.

A Oktoberfest acontece todo ano no mesmo local, na Theresienwiese, uma grande praça de eventos a céu aberto, perto do centro de Munique.

Os horários de funcionamento variam de acordo com o dia da semana. Veja abaixo:

  • De segunda a quinta: das 10h às 23h30;
  • Sextas e na quinta, dia 2 de outubro: 10h à meia noite;
  • Sábado: das 9h à meia noite;
  • Domingo: das 9h às 23h30.

Importante: nas tendas das maiores cervejarias, a venda de cerveja começa às 10h e se encerra às 22h30. A música para de tocar também por volta desse horário.

Uma exceção são as tendas Käfer Wiesn-Schänke e o Kufflers Weinzelt que ficam abertas até 1h da manhã, sendo que as últimas bebidas são servidas nelas às 00h30.

3-) Como chegar na Oktoberfest em Munique

Mapa Oktoberfest
Mapa Oktoberfest. Imagem: Divulgação

A forma mais indicada de chegar na Theresienwiese, local onde ocorre a Oktoberfest de Munique, é indo de transporte público ou mesmo a pé, dependendo de onde você estiver hospedado na cidade (veja abaixo mais dicas de onde ficar em Munique).

As estações de metrô mais próximas da Oktoberfest são:

  • “Theresienwiese” (linha U5) ao norte;
  • “Schwanthalerhöhe” (linha U5) a oeste;
  • “Poccistraße (linhas U3 e U6) ao sul;
  • “Goetheplatz” (linhas U3 e U6) a leste;
  • “Hauptbahnhof” (a estação central, por onde passam todas as linhas de metrô e trem, assim como muitos bondes e ônibus), um pouco mais distante.

Ainda que fique cheio, especialmente no horário de saída, o metrô é a maneira mais fácil e econômica de ir até a Oktoberfest em Munique.

Como o espaço é muito grande, se você tiver algum local específico para ir dentro da Oktoberfest, como uma tenda ou atração, é aconselhável dar uma olhadinha em aplicativos de navegação (como Google Maps) para saber qual a estação de metrô está mais próxima da entrada que precisa ir.

Uber e táxis são também boas opções para ir e voltar. Importante só ressaltar que eles são bem mais caros na Alemanha, do que no Brasil.

Por isso, se preferir usar esse tipo de transporte, vale a pena se for dividir com amigos, por exemplo. Dica: O Uber em Munique é só um pouquinho mais barato que o táxi e os carros têm um adesivo indicativo.

Vale lembrar também que na Alemanha não é permitido andar de bicicleta alcoolizado, então mesmo que você decida ir de bicicleta até o evento, volte de transporte público ou Uber/Taxi para evitar acidentes e multas.

4-) Ingressos para a Oktoberfest de Munique: Precisa comprar?

cervejas Oktoberfest Munique
Cervejas na Oktoberfest. Foto: CB/Blog Vambora!

Felizmente a entrada na Oktoberfest, assim como nas tendas, é totalmente gratuita! Somente para acessar a “Oide-Wiesn” (a “Oktoberfest antiga”, uma área mais tradicional que fica dentro do espaço da Oktoberfest, com festivais folclóricos e brinquedos históricos) é cobrado um ingresso no valor de 4 euros. Mas se quiser economizar, a entrada nessa área é gratuita todos os dias depois das 21h.

Uma vez dentro da Oktoberfest, apenas para acessar atrações é necessária a compra de ingressos nas respectivas bilheterias. Isso vale, por exemplo, para brinquedos como roda-gigante, montanha-russa, carrossel, etc.

Uma dica para quem quer economizar é dar uma pesquisada no site as atrações e só realmente ir naquelas que quiser realmente conhecer. Mais abaixo mostramos mais a grande variedade de atrações existentes no evento e as nossas favoritas!

Outro gasto que você vai ter na Oktoberfest é com comidas e bebidas. Veja abaixo também mais detalhes sobre preços.

Como conseguir entrar nas tendas da Oktoberfest

Tendas das cervejarias na Oktoberfest de Munique
Tendas das cervejarias. Foto: CB/Blog Vambora!

A entrada nas tendas (onde são servidas as cervejas) na Oktoberfest é por ordem de entrada ou através de reservas. Para saber: há 14 tendas grandes e 21 tendas pequenas na Oktoberfest, além de três tendas no Oide Wiesn (área da antiga Oktoberfest, sendo apenas aqui a entrada paga).

Para entrar nas tendas com mais tranquilidade, a dica é ir no evento durante um dia de semana (de preferência de segunda a quinta), acessando durante o dia e ficando até a noite, se desejar.

Dessa forma, você poderá aproveitar muito melhor tudo o que a festa tem a oferecer e evitará filas para entrar nas tendas e conseguir mesas. Dica: se você só puder ir no final de semana, tente chegar na parte da manhã para garantir uma mesa, caso queira sentar e não tiver reserva.

Aliás, é comum aos finais de semana, na hora de abertura da Oktoberfest, as pessoas saírem correndo em direção a suas tendas favoritas para garantir lugar nas mesas.

Se você chegar mais tarde, talvez possa contar com a sorte para conseguir um lugar, ou então poderá entrar nas tendas e ficar em pé dançando. Importante: não é permitido pedir comida ou bebidas fora das mesas.

Pode ser que algumas exceções, especialmente para pedir cerveja sejam feitas em algumas tendas, em sua maioria em dias de semana mais tranquilos. Porém, o padrão é que se deve estar estar numa mesa para pedir comidas e bebidas.

Algumas tendas fecham quando o número máximo de pessoas é atingido. Mas se você estiver sem pressa, com certeza encontrará várias outras tendas com lugares suficientes para aproveitar o evento.

Se você achou confuso ou está inseguro para ir por conta própria, existem tours guiados que levam turistas para a Oktoberfest, incluindo entrar nas tendas e comer e beber, sem filas.

Para quem tem pouco tempo em Munique, esse também é um ótimo passeio para fazer, já que possui também um tour pelo centro da cidade, incluindo conhecer as cervejarias mais famosas.

+ Tour pela Oktoberfest com comida e bebida incluídos

Como reservar uma mesa na Oktoberfest

Caso você vá para a Oktoberfest com um número grande de pessoas, pode tentar reservar uma mesa em sua tenda favorita. As reservas costumam iniciar em abril ou maio e é possível reservar uma mesa para 10 pessoas ou duas mesas juntas para 20 pessoas.

É necessário realizar o pagamento já no ato da reserva. No valor da reserva, que varia em cada tenda, estão inclusos cupons para o consumo de duas cervejas de um litro (“Maß”) e meio frango assado (“Halbes Hendl”) por pessoa.

O cupom também pode ser usado para pedir qualquer outro item do menu pelo mesmo valor. A reserva deve ser realizada online diretamente no site oficial de cada tenda.

No site da Oktoberfest estão listados os endereços de reserva de todas as tendas. Entrando nele, basta clicar em “Reserve your seat in the big tends” ou “ Reserve your seat in the small tends” para garantir seu lugar.

As reservas são feitas por períodos, geralmente almoço e jantar. É comum, aliás que entre os horários das reservas, seja feito um anuncio para as pessoas saírem das tendas para entrada das próximas reservas, inclusive para quem está de pé. Mas fique tranquilo que é possível voltar, sendo apenas uma questão de organização interna das tendas.

Se achar confuso fazer isso pelo site oficial, algumas agências de viagem também vendem tours com reservas de mesas incluídas na Oktoberfest.

O bom é que o passeio é guiado, com um guia contando mais sobre a festa, mostrando todo o local e levando até a tenda com lugares reservados, onde está incluído o consumo de cerveja e comida.

+ Tour pela Oktoberfest de Munique com reserva de mesa

5-) Onde Ficar em Munique durante a Oktoberfest

Boutique Hotel Krone Munique
Boutique Hotel Krone Munique. Foto: Divulgação

Todo ano, milhões de turistas vêm a Munique para visitar a Oktoberfest. Então já se prepare, pois os preços das diárias podem ficar altos nessa época.

A dica então para conseguir os melhores preços de hospedagem é reservar com a maior antecedência possível! Vale reservar até mesmo antes de comprar seus voos, preferindo escolher opções com cancelamento gratuito, se você precisar cancelar sua viagem ou alterar as datas.

Os hotéis costumam ser mais caros próximos da área da Theresienwiese, onde acontece o evento. Se quiser economizar na hospedagem, reserve hotéis mais afastados, mas de preferência próximos a alguma estação de metrô (“U-Bahn”).

Se quiser economizar ainda mais, procure hospedagens nos municípios vizinhos a Munique, mas com acesso a pé a estações de trem local, o chamado “S-Bahn”.

+ Onde se hospedar em Munique: Veja mais dicas de hotéis e regiões

Melhores bairros de Munique para ficar na Oktoberfest

Na nossa opinião, esses são os 5 melhores bairros para ficar em Munique durante a Oktoberfest:

  1. Glockenbachviertel: Bairro cheio de restaurantes, bares, muitos jovens e próximo da cidade histórica. Dá para ir andando até a Oktoberfest;
  2. Schwanthalerhöhe: Outro bairro com vários restaurantes e bares, próximo da Oktoberfest e da estação central (dá também para ir a pé até o evento);
  3. Isarvorstadt: Também com as mesmas características dos bairros acima, mas com um clima mais tranquilo e residencial;
  4. Maxvorstadt: Área mais agitada, com um público mais jovem, especialmente estudantes. Dá também para ir a pé até o evento, mas fica um pouco mais longe do que dos demais bairros acima;
  5. Sendling: Vizinhança muito gostosa, porém um pouco mais afastada da Oktoberfest, sendo mais fácil ir de metrô. Bairro um pouco mais alternativo e por isso com hospedagens um pouco mais em conta.

10 hotéis e apartamentos excelentes para ficar na Oktoberfest

Apartamento One Bavaria Homes em Munique
Apartamento One Bavaria Homes em Munique. Foto: Divulgação

Veja abaixo uma seleção de 10 hotéis e apartamentos com boa localização e ótimos reviews para se hospedar durante a Oktoberfest de Munique, para diferentes estilos e bolsos:

10-) Motel One München Hauptbahnhof: Hotel com ótimo custo benefício, da rede Motel One e excelente localização para ir até a Oktoberfest a pé ou de metrô. Tem design moderno, com quartos bem confortáveis. Veja aqui valores e como reservar.

9-) Jugend- und Familienhotel Augustin: Localizado literalmente ao lado da Oktoberfest, é um hotel com design moderno e bons preços. Possui café da manhã incluído na diária. Veja aqui valores e como reservar.

8 -) Boutique Hotel Krone München: Outra opção de hospedagem ao lado da Oktoberfest, é um hotel boutique muito charmoso e com ótimos preços pela localização. Veja aqui valores e como reservar.

7-) Lizz Hotel Munich: A cerca de 10 minutos a pé da Oktoberfest, é um hotel mais econômico mas bem charmoso. Perfeito tanto para ir na festa, como conhecer o restante de Munique. Veja aqui valores e como reservar.

6-) Design- und Kunsthotel München: Recém reformado, fica próximo do centro histórico de Munique e também do metrô. Tem decoração mais moderna e quartos bem espaçosos! Veja aqui valores e como reservar.

Hotel Uhland em Munique
Hotel Uhland em Munique. Foto: Divulgação

5-) Hotel Uhland: Outra opção próxima da Oktoberfest para ir a pé, fica num edifício histórico que foi totalmente renovado internamente. Possui desde quartos individuais até outros maiores, perfeitos para ir com amigos ou família. Veja aqui valores e como reservar.

4-) Mozart Apartment München: Localizado bem próximo do local da Oktoberfest, este apartamento é uma ótima opção para quem vai com amigos ou família para o festival. Podendo receber até 6 pessoas, o apartamento tem 2 quartos, cozinha completa e até máquina de lavar roupa. Veja aqui valores e como reservar.

3-) One Bavária Homes: Outro opção de apartamento bem próximo para ir a pé até a Oktoberfest. O local possui vários tamanhos de flats, de 2 até 5 pessoas, incluindo uma cozinha compacta. Veja aqui valores e como reservar.

2-) CVJM Jugendhotel München: Para quem deseja economizar, ficar num hostel em Munique é uma boa alternativa durante a Oktoberfest. Esse fica entre o local do evento e o centro da cidade, incluindo opções de quartos exclusivamente femininos e masculinos, até quarto individual e familiar com banheiro privativo, ótimo para dividir entre amigos. Veja aqui valores e como reservar.

1-) Koenigshof, a Luxury Collection Hotel, Munich: Quem desejar ficar num hotel mais confortável e luxuoso em Munique, perto do centro e da Oktoberfest, o Koenigshof é perfeito. Ele possui uma ótima estrutura também, com academia, restaurante, estacionamento e até serviço de concierge. Veja aqui valores e como reservar.

6-) O que Vestir na Oktoberfest

Roupas típicas da Oktoberfest
Roupas típicas da Oktoberfest. Foto: CB/Blog Vambora!

Como dissemos mais acima, a origem da Oktoberfest evidencia a forte conexão cultural entre o ato de beber cerveja e o espaço físico onde ela é celebrada.

Isso também é retratado nos tradicionais trajes típicos da região, chamados de “Tracht“ em alemão. Existem diferentes tipos para homens e mulheres:

  • Homens: geralmente vestem uma calça de couro com suspensórios (“Lederhose“) e camisa xadrez;
  • Mulheres: vestem um vestido tradicional, chamado de “Dirndl“, que pode ter cores variadas, incluindo um avental.

Originalmente esses trajes eram usados pelos trabalhadores do campo, que precisavam de roupas robustas e duradouras para o trabalho braçal na lavoura ou na cozinha. Isso explica também o uso de aventais pelas mulheres, numa época em que a divisão do trabalho entre homens e mulheres era muito mais rígida do que no mundo atual.

Nos últimos anos, o uso de Tracht se popularizou entre os turistas da Oktoberfest e a venda dessas vestimentas teve um “boom”. Isso impactou até mesmo a população local, que passou a investir cada vez mais em trajes autênticos e diferenciados para se destacar dos turistas.

Vale dizer que não é obrigatório ir com roupas típicas na Oktoberfest, porém essa é uma forma divertida e cultural de se integrar melhor na celebração.

Onde comprar roupas típicas alemãs 

Atualmente há um grande número de lojas especializadas na venda desses trajes típicos em Munique, com variedades de cores, preços e estilos para todos os gostos!

Abaixo seguem duas lojas muito boas para ir, por terem fácil acesso, serem conhecidas pela qualidade dos produtos e por terem preços mais acessíveis em Munique:

Quem quiser, consegue também comprar no Brasil esses trajes típicos, que são usados também nas Oktoberfest de Blumenau e São Paulo, por exemplo.

Vale dizer que a qualidade não é a mesma de se comprar diretamente em Munique, mas os preços são bem menores, especialmente em grandes sites de comércio e venda online, como na Amazon.

+ Trajes Típicos da Oktoberfest: Veja tipos e valores para comprar

7-) O que Comer e Beber na Oktoberfest

Comidas típicas alemãs na Oktoberfest
Comidas típicas alemãs na Oktoberfest. Foto: CB/Blog Vambora!

Na Oktoberfest há um total de 14 tendas grandes e 21 pequenas, além de 3 tendas no Oide Wiesn (área da antiga Oktoberfest, com entrada paga).

Veja abaixo as principais comidas e bebidas para experimentar na Oktoberfest de Munique, além de nossas tendas favoritas para ir no festival!

Cervejas e outras bebidas

Somente cervejarias localizadas no município de Munique podem vender suas bebidas na festa. Atualmente essas são as seis maiores da cidade:

  • Paulaner;
  • Augustiner;
  • Hofbräu;
  • Hacker Pschorr;
  • Löwenbräu;
  • Spatenbräu.

Cada uma delas possui tendas enormes, que são construídas todos os anos especialmente para o evento. As construções começam cerca de três meses antes do início da festa e toda a infraestrutura é desmontada logo após o seu término.

As cervejas são vendidas em canecas de meio ou um litro (chamadas de “Maßkrug“). Em 2025, os preços variam entre 14,50 euros a 15,80 euros por litro.

No site oficial da Oktoberfest você consegue ver com antecedência o preço de todas as cervejas que serão vendidas em cada tenda.

É também possível pedir bebidas não alcoólicas, sendo a mais famosa o suco de maçã misturado com água gaseificada (o “Apfelschorle“). Entre uma cervejinha e outra também é uma boa pedida beber água com gás (“Sprudelwasser“) ou sem gás (“Stilles Wasser”).

Em algumas tendas específicas, como é o caso da “Kufflers Weinzelt”, também é possível beber vinho e champagne. O público dessa tenda costuma ser bastante elegante, assim como a decoração, composta de muitas flores e uma iluminação bastante romântica.

Vale dizer que nos últimos anos observou-se o aumento da ingestão de bebidas não alcoólicas nas tendas, tendência essa que cresce a cada ano. Desde 2023, há bebedouros com água gelada e gratuita nas áreas ao ar livre da Oktoberfest.

Importante: não é permitido levar bebidas de fora para a Oktoberfest. São aceitas somente garrafas de plástico vazias, que podem ser enchidas nos bebedouros gratuitamente e o consumo da água é somente permitido fora das tendas.

Tendas e Cervejarias favoritas

Hacker Pschorr-Himmel der Bayern
Tenda da Hacker Pschorr-Himmel der Bayern. Foto: CB/Blog Vambora!

Na nossa opinião, entre as tendas mais famosas uma de nossas favoritas é a “Hacker-Festzelt”, da cervejaria “Hacker Pfschorr”, cujo tema é “Himmel der Bayern” ou o “céu da Baviera” em português.

Em alusão ao tema, seu interior tem as paredes e o teto pintados como uma vila tradicional da Baviera, o que traz uma atmosfera muito acolhedora em seu interior.

Algo especial nessa tenda é também o estilo musical: aqui as bandas costumam tocar rock!

Agora, se você quiser festejar com os locais e vivenciar uma das tendas mais antigas da Oktoberfest, a escolha certa é a “Schützen-Festzelt, da cervejaria Löwenbräu. O mezanino é decorado com trajes antigos e se toca músicas tradicionais da região.

Dica: Em muitas tendas há música tradicional com bandas tocando ao vivo! O auge da apresentação acontece quando a música mais conhecida de todas é tocada: “Ein Prosit der Gemütlichkeit“ (“um brinde ao aconchego“ em português).

Confira no vídeo acima! Nesse momento, todos sobem nos bancos, cantam e dançam juntos. Ao fim da música, todos brindam e bebem juntos. Estima-se que por hora e por tenda essa música seja tocada de duas a três vezes.

Ou seja, mesmo sem saber falar alemão, se prepare para sair da Oktoberfest sabendo cantar essa música de cor e salteado!

Comidas na Oktoberfest 

Lebkuchen, doce tipico da Alemanha
Lebkuchen, doce típico da Alemanha. Foto: CB/Blog Vambora!

Dentro das tendas são oferecidos também variados pratos típicos da cozinha bávara, tanto salgados como doces.

Os mais pedidos e famosos são:

  • Hendl: Frango assado douradinho, que pode ser pedido inteiro ou somente uma metade (“Halbes Hendl“);
  • Schnitzel: Filé de porco ou baby beef, empanado;
  • Schweinshaxe: joelho de porco, famoso prato típico alemão;
  • Bratwürste: variadas salsichas, inclusive com opção para os vegetarianos;
  • Käsespätzle: uma espécie de gnocchi com molho de queijo, cebola frita e cebolinha por cima;
  • Ochsenbraten: assado de carne bovina, famoso da cervejaria Spaten.

Aliás, para vegetarianos e veganos há cada vez mais opções também nas tendas, incluindo desde saladas até bife de soja e pratos mais rebuscados.

Alguns dos acompanhamentos possíveis para os pratos principais acima são: o Bretze (pão “pretzel”) com “Obatzda” (creme de variados tipos de queijo), Bratkartoffel (batatas de frigideira), “Sauerkraut” (chucrute) e Pommes (batata frita).

A sobremesa mais pedida é o Kaiserschmarrn, uma espécie de panqueca cortada em pedaços pequenos e servida tradicionalmente direto na frigideira com açúcar de confeiteiro e geléia de frutas vermelhas e mousse de maçã. É uma porção enorme, perfeita para dividir com amigos!

Os preços das comidas variam bastante, por isso, se quiser economizar com gastos em alimentação, a dica é ou comer algo antes de ir para a Oktoberfest ou petiscar em algum quiosque na área externa do evento.

Há diversas opções de comida nos arredores mas geralmente são no estilo “fast food”. Nesse caso você pagará valores muito mais baixos em comparação aos valores de alimentação dentro das tendas, já que os quiosques da Oktoberfest são bem mais caros.

+ Comida típica na Alemanha: Veja 10 pratos e bebidas para provar

Sobre o pagamento das comidas e bebidas

Uma informação importante sobre a forma de pagamento utilizada em quase todas as tendas: infelizmente não é possível usar cartão de crédito ou débito, e sim somente dinheiro vivo ou cupons adquiridos anteriormente (“Gutscheine”).

Se você não tiver dinheiro, poderá sacar em caixas eletrônicos disponíveis nas proximidades dos banheiros públicos, na área externa da Oktoberfest.

Vale lembrar também que tudo é cobrado pelo garçom da sua mesa diretamente após a chegada de cada pedido. Também é necessário pagar gorjeta para todos os pedidos, mesmo que sejam só bebidas.

Para saber: o usual é pagar de 5% a 10% do valor do pedido em gorjetas, mas muitas vezes é mais fácil arredondar a conta pra cima. Então, se o valor do pedido for por exemplo 23 euros, você poderá arredondar para 25 euros.

No caso de você pagar usando cupons, é necessário pagar as gorjetas em moedas ou notas de euros. Ou seja, se planeje para ter sempre um pouco de dinheiro vivo para esse propósito.

8 -) Principais atrações da Oktoberfest de Munique

Desfile da Oktoberfest de Munique
Desfile da Oktoberfest de Munique. Foto: CB/Blog Vambora!

Além das tendas com cervejas, comidas e bebidas, a Oktoberfest de Munique é repleta de atrações e eventos que acontecem durante as duas semanas do festival.

Confira abaixo as principais atrações e eventos para conferir:

Abertura da Oktoberfest: Entrada dos cervejeiros

A abertura da Oktoberfest é um desfile muito bonito pelo centro de Munique. Chamado de “Einzug der Wiesnwirte” (traduzido para português como “entrada dos cervejeiros da Oktoberfest”), ele acontece sempre no primeiro dia da festa, na parte da manhã.

Todas as cervejarias participantes, políticos e personalidades importantes (da cidade e do estado da Baviera), desfilam em carroças tradicionais e super decoradas, que são puxadas por enormes cavalos.

Os cavalos também puxam os barris de cerveja de cada cervejaria e os levam simbolicamente do centro de Munique até a tenda principal de cada uma, dentro da Oktoberfest.

Pontualmente ao meio dia, o primeiro barril de cerveja é inaugurado pelo prefeito na tenda “Schottenhamel-Festhalle”, com um grito simbólico que informa: “O barril de cerveja está aberto!“, ou em Bayerisch, dialeto local, “O` zapft is!”. Somente a partir desse momento é permitida a venda de cerveja em toda Oktoberfest.

Desfile de trajes tradicionais e caçadores

Outro desfile que você não pode perder acontece no segundo dia de Oktoberfest: é o “Trachten und Schützenzug” (“desfile de trajes tradicionais e caçadores”), que acontece desde o ano de 1950, sempre no primeiro domingo da festa.

Ele remonta à tradição sobre o uso de trajes para o cotidiano de trabalho no campo e também para a realização de caça na região.

Ainda hoje existem muitos clubes de caça na Alemanha (”Schützenvereine”). Outros clubes voltados à manutenção das tradições locais se dedicam aos trajes em si e são chamados de “Trachtenvereine” (clubes de trajes). Há também os clubes de música de instrumentos de sopro (“Blasmusik”), que tocam também marchinhas tradicionais e militares.

Os clubes da região de Munique participam desse desfile, que é preparado com muito capricho. O desfile começa às 10h da manhã e percorre um trajeto de quase 7 quilômetros.

A “Münchner Kindl” (“criança de Munique”, figura relacionada à fundação da cidade e que usa um traje específico com as cores da bandeira de Munique, amarelo e preto) abre o desfile, seguida do prefeito de Munique e sua família.

Além de ver os belíssimos trajes da região e ouvir a música bávara, lá você também poderá observar lindas carroças decoradas.

Oide-Wiesn

Outra dica para quem quer vivenciar a tradição e a história da Baviera a fundo é visitar a Oide-Wiesn, ou a “Oktoberfest antiga”, sobre a qual já comentamos acima.

Localizada na parte sul da Oktoberfest, nela é possível vivenciar as tendas e muitas atrações de “antigamente”, geralmente construídas em madeira e ornamentadas com pinturas e detalhes da arquitetura local.

Para entrar na Oide-Wiesn é necessário adquirir um ingresso no valor de 4 euros. Em compensação as atrações são muito mais em conta do que no restante da Oktoberfest, custando apenas 1,50 euro por passeio!

Na Oide-Wiesn acontecem também muitas apresentações culturais. Essa área também não é tão cheia quanto o restante da Oktoberfest, sendo muito recomendada para famílias com crianças.

Eventos LGBTQIA+ na Oktoberfest

O público LGBTQIA+ é muito bem vindo à Oktoberfest! Várias tendas organizam anualmente eventos especiais, incluindo encontros como o “Gay Sunday” e o “ProudWiesn”.

No site oficial da Oktoberfest é possível ver o calendário completo dos eventos planejados para a edição de 2025!

Teufelsrad

Entre as atrações mais antigas e divertidas da Oktoberfest está a Teufelsrad”, a “roda do demônio”!

Como o nome já sugere, a atração consiste em uma grande roda que começa a girar após grupos de pessoas subirem em sua superfície. O objetivo de cada participante é tentar ficar até o fim em cima da roda, que gira cada vez mais rápido. É um desafio muito divertido!

Após pagar a entrada, você pode ficar lá o quanto tempo quiser, podendo participar ou apenas assistir da platéia. É uma atração que tem um ar de programa de auditório antigo.

Sugerimos que, principalmente se você for em um grupo de amigos, participe e aceite o desafio, pois a diversão é garantida!

Olympia-Looping

Se você gosta de atrações mais radicais, uma boa sugestão é ir ao “Olympia-Looping”. Trata-se de uma montanha-russa com 5 loopings no percurso!

Ela fica ainda mais emocionante com o cair da noite, não só por conta da bela iluminação, mas também pelo ar de surpresa quando estiver dentro do carrinho, sem saber ao certo por onde a jornada te levará no escuro!

Além dessas mais famosas, há muitas outras atrações na Oktoberfest, incluindo lojas de souvenirs, barracas de brincadeiras (incluindo desafio de força com martelos) e muito mais! Todas podem ser vistas no site oficial da festa.

9-) Crianças na Oktoberfest

Atrações da Oktoberfest
Atrações da Oktoberfest. Foto: CB/Blog Vambora!

Crianças podem ir à Oktoberfest e é comum famílias irem curtir o evento, especialmente durante a semana, de manhã e à tarde. Há até uma área chamada de “Familienplatzl”, com bancos e mesas grandes para caber toda família, além de espaço para carrinhos de bebê, trocador, banheiro infantil e até micro-ondas!

Se tiver que escolher um dia, a terça-feira é o dia favorito das famílias irem à Oktoberfest, já que até às 19h muitos brinquedos e lanchonetes oferecem descontos e preços especiais.

É claro que, sendo um evento que envolve bebida alcoólica, algumas regras devem ser cumpridas. São elas:

  • Crianças menores de 6 anos, mesmo quando acompanhadas por adultos, não são permitidas em barracas de cerveja e estabelecimentos de alimentação após as 20h;
  • Menores de 16 anos só podem ficar na festa após as 20h se estiverem acompanhados dos pais ou responsáveis.

Na Oktoberfest de Munique a idade mínima para beber cerveja é 16 anos e 18 anos para vinho e outras bebidas destiladas. Não esqueça de levar um documento de identidade para comprovar a sua idade.

10-) Dicas essenciais para aproveitar melhor a Oktoberfest

Mesas reservadas na Oktoberfest
Mesas reservadas na Oktoberfest. Foto: CB/Blog Vambora!

Confira abaixo algumas dicas importantes para ir na Oktoberfest de Munique:

Leve apenas o essencial

Ao se organizar para ir até a Oktoberfest, vale conferir as regras do que é permitido levar até lá, pois é feito um grande controle dos visitantes em todas as entradas do evento.

Somente bolsas com o tamanho máximo de 20cm x 15cm x 10cm podem entrar com você. Caso algum de seus itens seja barrado, ou você tiver bolsas maiores do que desse tamanho, você pode deixar seus pertences em um guarda-volumes próximo à entrada.

No entanto, o melhor é evitar que isso aconteça, pois são comuns filas longas, valores altos e dependendo do horário pode até não haver mais espaços vagos. Por isso nossa dica é: leve somente o necessário, incluindo dinheiro vivo e documento de identidade.

Segurança na Oktoberfest

Mesmo sendo um evento bem cheio, muitos policiais percorrem a área da Oktoberfest e furtos não são comuns. De qualquer forma, fique atento aos seus pertences pessoais, como celulares e carteira, deixando-os sempre junto do seu corpo.

Também, procure não ir sozinho/a de um lugar para outro, principalmente se já estiver embriagado/a, e prefira ir embora sempre com os seus amigos. O ideal é sempre ficar em grupo, onde um pode cuidar do outro e você evita situações indesejadas.

Se você tiver algum problema ou esquecer algum pertence em algum local dentro da Oktoberfest, dirija-se ao ponto policial existente no evento, localizado aos pés da estátua “Bavária”, na região oeste do festival.

Lá fica também o achados e perdidos do evento. Se precisar de ajuda policial, ligue para o número 110.

Beba com moderação  

Dica básica mas sempre importante de se lembrar: se for beber, beba com moderação.

É claro que a festa tem a cerveja como personagem principal, mas não se esqueça que a cerveja especial produzida para a Oktoberfest tem um teor alcoólico médio de 6%, maior do que as cervejas brasileiras, que geralmente tem em média 5% ABV (álcool por volume).

Então, se for beber, é importante ser prudente e ingerir sempre bastante água entre uma cerveja e outra.

Posto de saúde

Caso seja preciso, há um pronto-socorro dentro da Oktoberfest que cuida de emergências.

Vale lembrar que o seguro viagem é obrigatório para entrar em diversos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, incluindo a Alemanha.

Esse seguro viagem deve ter no mínimo um valor de € 30.000 euros de cobertura. O objetivo é garantir que o visitante possa arcar com possíveis despesas médicas durante a viagem.

O sistema de saúde na Alemanha é caro, e por isso, além da obrigatoriedade para entrar no país, o seguro viagem é essencial para você usar caso tenha qualquer problema durante suas férias.

+ Seguro Viagem Europa: Veja valores e como fazer o seu

11-) Dicionário Português-Alemão

Viktualienmarkt em Munique
Loja em Munique. Foto: GC/Blog Vambora!

Em Munique, além do alemão, a maioria da população também fala inglês, então quem souber falar a língua não terá problemas para se comunicar.

Porém, como uma boa forma de mostrar respeito e interesse na cultura local, é sempre bom aprender algumas palavras e expressões em alemão para usar durante a Oktoberfest e nos seus dias visitando a Alemanha.

Veja abaixo algumas expressões práticas para usar no dia a dia e também durante o evento:

Cumprimentos

  • Hallo! (pronúncia: -lo) – Olá!
  • Servus! (pronúncia: zéa-vus)- Olá! / Tchau! (no dialeto Bayerisch – se você falar isso já ganhará a simpatia das pessoas no primeiro momento)
  • Guten Morgen – Bom dia;
  • Guten Tag – Boa tarde;
  • Guten Abend – Boa noite
  • Gute Nacht – Boa noite (quando já é quase hora de ir dormir);
  • Wie geht’s? – Como vai?
  • Gut – Bom / Bem;
  • Sehr gut – Muito bom / Muito bem;
  • Schlecht – Mal;
  • Es geht – Ok (médio).

Pedindo comida e bebida

  • Bitte (pronúncia: -te) – Por favor;
  • Ich hätte gern … – Eu gostaria de pedir … (e aí fale ou mostre o que quer comer no cardápio, por exemplo);
  • Ist das vegetarisch? – Isso é vegetariano?
  • Ist das vegan? – Isso é vegano?
  • Wo ist die Toilette, bitte? – Onde é o banheiro, por favor?
  • Danke (pronúncia: dân-ke)– Obrigado/a
  • Die Rechnung, bitte – A conta por favor
  • Darf ich mit Karte zahlen? – Posso pagar com cartão?
  • Bier – Cerveja;
  • Wasser – Água.

Despedida

  • Auf wiedersehen! / Tschüss! / Servus! / Ciao! – Tchau / Até!
  • Mach’s gut! – Tudo de bom! (informal e usado entre amigos, não em restaurantes)

+ Viagem para Alemanha: 8 dicas essenciais para quem vai viajar pelo país

12-) O que fazer em Munique durante a Oktoberfest

Karlstor Munique
Karlstor: um dos portões medievais de entrada para o centro histórico de Munique. Foto: GC/Blog Vambora!

Nossa última sugestão para quem for visitar a Oktoberfest é: não fique somente no festival e aproveite para conhecer também mais Munique!

Indicamos ficar pelo menos 4 dias na cidade durante a Oktoberfest. Assim, você consegue aproveitar bem a festa e ainda conhecer atrações lindas em Munique.

Veja aqui o post que fizemos com um roteiro completo do que fazer em Munique, incluindo as principais atrações e passeios para conhecer na cidade.

neuschwanstein
Neuschwanstein: o verdadeiro castelo da Cinderela em Munique. Foto: GC/Blog Vambora!

Se você puder ficar mais de 4 dias, dá para conhecer também o entorno da cidade, que possui atrações maravilhosas, como o lindíssimo Castelo de Neuschwanstein, que serviu de inspiração para o Castelo da Cinderela da Disney.

+ O que fazer em Munique: Principais atrações e passeios

Esperamos que essas dicas ajudem você a planejar a sua visita na Oktoberfest e conhecer Munique! Ficou com alguma dúvida? É só deixar nos comentários!

Vambora e Viel Spaß! (Bom divertimento!)

*** VEJA MAIS DICAS DE MUNIQUE:
Starkbierzeit: O festival da cerveja em Munique que você (ainda) não conhece
Onde ficar em Munique: Dicas de hotéis e melhores regiões para se hospedar
7 bares, biergarten e cervejarias em Munique para conhecer!

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação com a Melhor Seguro para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA15! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Dólar mais barato, cashback e acesso a Sala Vip em Guarulhos com a Nomad. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui