Relato de viagem: Lavandário de Cunha – Todas as dicas para ir conhecer!

4
Lavandario de Cunha
Por do sol no Lavandário de Cunha. Foto: GC/Blog Vambora!

O Lavandário de Cunha, cidade no interior de São Paulo (bem na fronteira com o Rio de Janeiro), foi um dos lugares mais bonitos e surpreendentes que visitamos nesse último ano.

Se as lavandas fazem a alegria dos turistas na região da Provence, na França, no Brasil, o Lavandário de Cunha conseguiu superar qualquer expectativa!

No Lavandário ocorre o plantio e poda das lavandas de forma rotativa em toda a propriedade. Assim, é possível ver as flores em todo o seu esplendor em qualquer época do ano!

É claro que dependendo do clima, a sua visita pode se tornar ainda mais bonita, mas fique tranquilo que todas as dicas para visitar a gente já vai dar logo abaixo!

O Lavandario
O Lavandario em Cunha. Foto: GC/Blog Vambora!

O fato é que já são mais de 40 mil pés de lavandas plantados no local e a meta é chegar aos 100 mil pés. E como ele fica numa região montanhosa, além das flores, é possível ter lindas vistas de Cunha e toda a região da Serra do Mar, especialmente no por do sol. É realmente lindo demais!

Confira abaixo todas as dicas para visitar o Lavandário em Cunha e venha se surpreender também. Vambora!

Lavandário de Cunha: Veja como ir conhecer!

1-) Como chegar no Lavandário

Cunha
Cunha fica na Serra do Mar, na divisa entre Rio de Janeiro e São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

A melhor forma de visitar o Lavandário é se hospedando em Cunha, cidade onde fica localizado. O local fica na Estrada SP 171, a famosa Estrada Cunha/Paraty, no km 54,7.

Dá também para visitar num bate e volta, se você estiver em Paraty (38 km) ou em Guaratinguetá, outra cidade do interior de São Paulo, próxima de Cunha. Para quem vem de São Paulo, o mais indicado é passar ao menos 2 noites em Cunha e aproveitar para conhecer outras atrações lindas na cidade.

+ O que fazer em Cunha: roteiro completo de viagem e atrações

O Lavandário está muito bem sinalizado com placas e a infra estrutura é ótima, possuindo hoje em dia três estacionamentos. Como as plantações de lavanda ficam no alto de um morro, o mais fácil é parar com o carro no estacionamento mais ao alto. O acesso até ele é feito em via pavimentada, bem fácil de chegar.

+ Aluguel de carro em São Paulo

Para quem não estiver com carro, o mais fácil é vir de ônibus da cidade de Guaratinguetá (Viação São José) até Cunha e da rodoviária pegar um táxi até o Lavandário. Para facilitar, vale combinar um horário para o taxista buscar na volta.

2-) Quando visitar Lavandario de Cunha

Por do sol Lavandario
Por do sol no O Lavandário. Foto: GC/Blog Vambora!

Como dissemos acima, é possível ver as plantações de lavanda o ano todo no Lavandário de Cunha, já que elas são plantadas e podadas de forma rotativa. No local você consegue ver desde as lavandas no início do crescimento, até em todo o seu esplendor, não importa a época.

É claro que alguns fatores ajudam a ver os campos de lavanda assim, super roxos:

  • Procure visitar o Lavandário numa época menos chuvosa, especialmente no outono e inverno, época mais seca na região.
  • A luz do sol também ajuda a ver o espetáculo das lavandas de maneira mais bonita, sendo o por do sol o horário ideal para ir visitar.
Lavandario
Foto: LG/Blog Vambora!

Como o Lavandário fica numa parte mais alta de Cunha, a vista de lá de cima é linda, o que faz a visita ao horário do por do sol ser ainda mais especial. Para saber, nós visitamos o local no fim de agosto e foi lindo, como dá para ver nas fotos. 🙂

Dica: Para conseguir chegar mais tranquilamente e estacionar o carro sem passar perrengue, especialmente em feriados, tente chegar 1h antes do por do sol para fazer a visita.

Dá assim para passear pelos campos com calma, tirar muitas fotos, e a hora que o sol começar a se por, conseguir um lugar para apreciar o momento com tranquilidade.

3-) Atrações do Lavandário de Cunha

Lavandario Cunha
Lavandario em Cunha, na Serra do Mar. Foto: GC/Blog Vambora!

O Lavandario é um lugar de apreciação da natureza, especialmente das lavandas, que além da cor roxa intensa, possui aromas e propriedades medicinais. Em plena Serra do Mar, com uma vista deslumbrante da região de Cunha e Paraty, ele consegue transmitir beleza e paz para os visitantes.

O local é bem grande e as lavandas estão localizadas em praticamente toda a propriedade no alto da montanha. Como falamos mais acima, as lavandas são plantadas de forma rotativa, assim você consegue vê-las o ano inteiro!

Há caminhos por todos os campos, que devem ser respeitados, onde os visitantes conseguem se aproximar e apreciar bem de perto as flores. Uma dica: para sentir melhor o aroma das lavandas, passe os dedos delicadamente nas flores e depois sinta o cheiro nas mãos.

Vista Lavandario Cunha
Vista do Lavandário em Cunha. Foto: GC/Blog Vambora!

Além disso, o local possui café e loja, que vende os mais diversos produtos relacionados as lavandas. Há desde óleos essenciais, sabonetes, velas e perfumes, até outros mais inusitados, como o sorvete de lavanda!

Antes da pandemia, existia um passeio chamado de “Vivências”, no qual os visitantes conseguiam acompanhar de perto como são feitas as plantações de lavanda, poda, etc. Infelizmente esse tour não está ocorrendo neste momento e não há ainda previsão de volta.

4-) Horários e ingresso para o Lavandário de Cunha

Visita Lavandario Cunha
Visita ao Lavandário de Cunha. Foto: GC/Blog Vambora!

O Lavandário de Cunha fica normalmente aberto de sexta a domingo, das 10h, podendo entrar até às 16h30. O local ficar aberto até o fim por do sol.

Devido a pandemia, os dias e horários de abertura podem sofrer alterações. Indicamos entrar no site e redes sociais do Lavandário antes da sua visita para confirmar como estão os horários na data da sua viagem.

Já os ingressos, custam R$ 20, por pessoa, sendo que maiores de 60 anos pagam R$ 10,00. Crianças até 12 anos tem entrada gratuita.

Os ingressos devem ser comprados diretamente na portaria do local, sendo que são aceitos cartões de crédito e débito.

5-) Dicas finais para visitar o Lavandário de Cunha

Por do sol Lavandario
Por do sol no Lavandario em Cunha. Foto: LG/Blog Vambora!
  • Vá com calçados confortáveis (nada de salto!), já que os campos das lavandas não são pavimentados e como é uma região montanhosa, há diversas subidas e descidas.
  • É obrigatório o uso de máscaras em todo local, inclusive para tirar fotos. É indicado respeitar o distanciamento social, de 1,5m de outras pessoas também.
  • Não esqueça também de passar protetor solar e repelente, caso seja alérgico a insetos, como abelhas que fazem a festa no local.
  • Respeite as áreas entre as plantações, não invadindo, nem arrancando as flores. Cada pé de lavanda leva cerca de 3 a 4 meses para florir.
  • Não é permitido fumar, beber bebida alcoólica ou fazer picnic no local.
  • Animais de estimação são permitidos usando coleira.
  • Curiosidade: a espécie de lavanda que mais se adaptou ao clima e solo brasileiro é a L.Dentada e para 500ml de óleo essencial são precisos 80 kg de lavanda!

Nós adoramos visitar o Lavandário em Cunha e esperamos que com essas dicas você se apaixone pelo lugar assim como a gente. Vambora?

*** VEJA MAIS DICAS DE CUNHA:
Onde ficar em Cunha: Dicas dos melhores hotéis, pousadas e casas de temporada
O que fazer em Cunha: roteiro completo de viagem de 2 ou mais dias
8 Lugares românticos para viajar perto de São Paulo!

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


4 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito tenho um Pastor da igreja Metodista que é de CUNHA Pastor Flávio e sua esposa Iolanda vou visitar e ver essa lindeza das Lavandas.

  2. Tenho muita vontade de visitar o Lavandaria de Cunha, já que não tenho condições de ir ao de Provence
    Vou me preparar financeiramente para me programar
    Gostei das dicas e das fotos

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui