Descanso merecido: Onde ficar em Arraial d’Ajuda?

76
Uma das suites da Pousada dos Coqueiros, em Arraial d'Ajuda
Uma das suítes da Pousada dos Coqueiros, em Arraial d’Ajuda. Foto: Divulgação

Se você gostaria de ir para o sul da Bahia, mas não quer pagar as quantias exorbitantes de Trancoso, nem encarar a micareta de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda pode ser o destino ideal para você.

A cidade oferece uma vasta gama de atrações, atraindo, ao mesmo tempo, jovens (casais e solteiros) e famílias inteiras. Além do mais, se você ficar com algum remorso de ir conhecer Trancoso ou Porto Seguro, as duas cidades estarão a poucos km de distância ( respectivamente 50 e 5 km).

Dessa maneira, fica a questão de onde ficar em Arrail d’Ajuda. De modo geral, a maioria das hospedagens são pousadas mas também há opções de hotéis e resorts.

Porém, antes que você tome qualquer decisão é preciso saber que a geografia da região pode influir muito na sua escolha. Isso porque, como grande parte das cidades do sul da Bahia, Arraial d’Ajuda fica no alto de uma escarpa, fazendo com que o acesso as praias seja um pouco mais complicado do que uma leve caminhada: entre você e o mar estará uma grande ladeira da Estrada Mucugê ( a principal via da cidade, que de estrada não tem nada!): tranquila para descer; um inferno para subir depois de horas e horas de praia.

Para “facilitar” a vida do turista há vans que fazem esse trajeto, porém elas tendem a lotar e seus horário não são muito britânicos, mas nada que uma água de coco na praia não faça você esperar um pouco mais para subir motorizado para a cidade.

Voltando ao assunto hospedagem, essa ladeira do Mucugê também dificulta um pouco o acesso de quem está próximo a praia: subir ela a noite dá preguiça para qualquer um, porém a vista que você terá se ficar por lá é de tirar o fôlego. A pousada Beijo do Vento, um das mais bonitas da cidade fica bem na descida do Mucugê. Mesmo com diárias altas, se você não ficar nela, toda vez que passar na sua frente no percurso até a praia vai imaginar como seria ficar por lá, com aquela vista…

Vista da Pousada Beijo do Vento
Vista da Pousada Beijo do Vento. Foto: Divulgação

Outra área em que estão localizados grande parte dos hotéis e pousadas é na Praia de Araçaipe e do Apaga Fogo:  mais próximas de Porto Seguro. Ainda que a região tenha praias mais tranquilas, para quem não está de carro, ficar por lá pode ser uma grande furada. Isso porque essa praia está bem longe do agito do Mucugê ( onde se concentra grande parte dos restaures, bares e lojas da cidade) e o acesso ao centrinho se dá, nesse caso, por uma estrada mesmo. Ir para as praias e jantar no Mucugê fica bem complicado para quem está sem carro na região.

O Arraial d`Ajuda Eco Resort, por exemplo, fica na praia do Apaga Fogo e para quem vai com crianças é uma ótima opção, já que toda a sua infra-estrutura (incluindo um parque aquático), reduz a necessidade de ter que sair sempre do hotel para realizar alguma atividade. Outra opção é a Manacá, ainda na estrada de acesso a Arraial, porém mais perto do centro do que as outras. Aliás, a vista da pousada também é linda! Se você estiver de carro, vale conferir!

Vista do Parque Aquático do Eco Resort
Vista do Parque Aquático do Eco Resort. Foto: Divulgação

Por fim, se hospedar no Mucugê é o jeito mais fácil e badalado de ficar em Arraial. São só alguns passos para qualquer bar e restaurante. As pousadas Erva-Doce e Paraíso do Morro são boas opções ( bem arrumadinhas e com um ótimo custo X benefício). Agora, se você quiser ficar no centro, mas um pouco mais longe do burburinho, há algumas pousadas que ficam em ruas próximas, como a Marambaia e a Pousada dos Coqueiros, também com boas instalações.

Pousada Erva-Doce
A Pousada Erva-Doce, como quase todas em Arraial d’Ajuda, tem uma rede na sacada: vida difícil! Foto: Divulgaçãi

Agora que você já sabe tudo isso: Vambora para Arraial d’ajuda?!

*** Veja também:
Club Med Trancoso
Pousada Uxua, em Trancoso
Onde ficar em Morro de São Paulo

 

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

76 COMENTÁRIOS

  1. olá,
    tenho uma reserva para as pousada Beijo do Vento, percebi que sua localização tem um dos visuais mais bonitos dentrea as pousadas, só as acomodação é que não consegui ver direito, sabes me informar se a estrutura dela é bom?

    • ANA CLAUDIA, vc deu uma olhada no site deles ( está na listinha no final do post)? Tem algumas fotos dos apartamentos, área de lazer, etc. Quando fui para lá, só cheguei até a recepção e achei tudo muito bonito. Dê uma olhada no site, mas uma coisa eu te dou certeza: vai ter uma varandinha com rede para vc descansar e ver o visual de Arraial! Boa vigem!

  2. Olá !
    Você falou da Erva Doce, mas não ficou claro se ela é perto da praia ou não. Estou pensando em ficar nela. Não precisa ser na frente da praia, mas é tranquilo para ir caminhando ou chega a ser meio longe ? Será que ela chega a pegar muito barulho de notie ? Você tem mais alguma dica dela ? (tipo, até uns 300m é tranquilo para dar uma caminhada até a praia)…

    Obrigado !

    • Rodolfo, a pousada Erva doce está relativamente perto da praia, a unica questão é que há uma baita ladeira para chegar ate la…A pé, na descida, não mais do que 7 minutos de caminhada, andando devegar…O ruim é a volta, mas para isso há as vans que fazem esse trajeto e todo mundo pega elas. Há um ponto, próximo a barraca do faria (a direita, de quem está olhando para o mar), onde elas saem para o centro de Arraial.
      Em relação ao centro da cidade ela está super bem localizada, o que é otimo para o período da noite: so alguns passos e vc está em todos os lugares legais da cidade. Sobre o barulho, não há problema não. O terreno da pousada é fundo e o som não atrapalha ninguem. Estive la a noite e não dava nem para perceber direito o burburinho.
      Resumindo: a pousada é boa e está bem localizada. Sobre a questão da praia, só comentei pq geralmente ninguem vai la preparado para ter que descer uma ladeira ate a praia. Mas é bem tranquilo!

  3. Gostei de Arraial d’Ajuda, mais bonita que Porto Seguro e tem mais vida que Trancoso! Que eu gosto de Arraial d’Ajuda e que tudo mundo te deixa tranquilo, não tem vendedores muito persistentes…

    • Oi Vânia! A Manacá fica bem no começo da cidade de Arraial. O bom é que de lá se tem uma vista linda das praias, o ruim é que realmente fica longe delas.
      Se a sua idéia é ter acesso mais fácil, tente pegar alguma pousada na própria rua do Mucugê. Se vc quiser mais tranquilidade, ou está com carro, a Manacá é uma ótima opção!

  4. Olá Melody!
    O Arraial d’Ajuda Eco Resort prima pela atendimento para com seus hospedes! Além de estar de frente para a praia do Arraial d’Ajuda, você também poderá ver o Rio Buranhém.
    A Gastronomia é fantástica, onde o chef Salmo Oliveira a deixará degustar de pratos que agradam os paladares mais exigentes!
    Você estará em um Resort 5 estrelas na melhor praia do Brasil!
    Além das vantagens de ter uma balsa exclusica, piscinas, sauna, clubinho (para quem tem filhos pequenos), passeios, o Eco Parque, famoso em todo o mundo.
    Enfim, suas férias serão sensacionais!
    Será muito bom poder hospedá-la!

  5. Passei férias pela primeira vez na Bahia e escolhi Arraial d’Ajuda, mais precisamente o Eco Resort. Foram férias MARAVILHOSAS!!!
    O pessoal que trabalha é 10! A limpeza, a comida, a atenção que nos dão…fui tratada como rainha!
    Falei para meus amigos e agora para todos os que procurarem o nome do Hotel. é perfeito!!!!
    Quero voltar ano que vem! 😉

  6. Olá Gisele!
    Ficamos muito felizes em saber que suas férias no nosso Resort superaram suas expectativas.
    Primamos por proporcionar momentos inesquecíveis, como você mesma disse, para que se sinta uma princesa, onde não precisa fazer nada, só relaxar e aproveitar dias maravilhosos.
    Nosso objetivo é ser o melhor Resort do Brasil. Para tanto, trabalhamos arduamente. É prazeroso esse feed back, que nos mostra que nossos esforços estão dando resultado!
    Att.
    Natacha

  7. Oi Guta:
    Estou com passagens compradas para passar uma semana em janeiro em Arraial com meu marido e minha filha de 3 aninhos.
    Agora estou procurando uma pousada. Qual a melhor praia para ir com ela. Busco uma praia com mar calminho.
    Esse mar da praia do Mucugê é calmo?
    Vi a praia da Pitinga tb.
    Pode me dar alguma dica?

    • Olá Marina!
      As melhores praias para quem está com criança são mesmo as mais ao norte, em direção a Porto Seguro, principalmente a do Apaga Fogo, Araçaípe e a própria do Mucugê, na maré baixa quando formam piscinas naturais e as crianças adoram! A da Pitinga é bonita mas bem mais isolada, o que dificulta ir para o centro de Arraial, especialmente a noite (vocês tendem a ficar mais isolados por lá e acabar aproveitando mais o hotel/pousada da região).
      O melhor custo benefício de Arraial com crianças é o Arraial d’Ajuda Eco Resort, pois fica bem em frente a praia do Apaga Fogo e ainda dá para ir para o centro de Arraial com o transfer que eles possuem.
      Se o orçamento estiver mais curto, vocês não estiverem com carro e sua filha for do tipo mais tranquila, eu ficaria no centro de Arraial, no Mucugê, e usaria as vans para ir para a praia (a ladeira é mesmo puxada para crianças menores irem a pé, especialmente na volta da praia). Vocês estariam perto de tudo e daria tanto para ela como para vocês aproveitarem as praias e infra estrutura de Arraial melhor. Nesses quesitos, a Pousada dos Coqueiros e a Marambaia, ficam perto e longe o suficiente do super agito do Mucugê para a sua filha dormir tranquila, o que é importante!
      Espero que tenha ajudado! 🙂

  8. Boa noite Guta, você recomendaria o Hotel Mar Paraíso que fica na praia do Mucugê? Seria para 02 adultos e 02 crianças.

    Grato, aguardo retorno.
    Rogério.

    • Olá Rogério! Pessoalmente não me hospedei no Hotel Mar Paraíso então não poderia te dar uma opinião formada. Uma coisa que sempre recomendo é ler os comentários que as pessoas fazem em sites como o Tripadvisor e o Booking.com.
      O Booking é especialmente melhor para ler essas resenhas pois só pessoas que se hospedaram nos hotéis podem escrever comentários, enquanto no Tripadvidor qualquer um pode escrever.
      Espero que essa dica lhe ajude a tomar uma decisão!
      Abs!

  9. Guta,bom dia! Irei para Arraial D’ajuda nas férias de janeiro/2014 com meu marido e os dois filhos (06 e 09 anos.)Estive pesquisando os hóteis e 2 chamaram-me atenção: Hotel Paraíso do Morro(rua do Mucugê) e Hotel Mar Paraíso (praia do Mucugê), sendo que deste último gostamos muito da localização e visual, porém lemos comentários favoravéis e desfavoravéis (atendimento, café, comida e alguns quartos deficientes…)
    Você tem conhecimento acerca destes 2 hóteis? Você sugere outros?

    Obrigada! Aguardo resposta.
    Sheila.

    • Olá Sheila!
      Como o Rogério, no comentário acima, não posso dizer muito sobre o Hotel Mar Paraíso pois não me hospedei no local. Já o Hotel Paraíso do Morro, não dormi nele, mas conheci a parte externa do hotel e é realmente maravilhoso! Localização ótima, bem no final da Rua do Mucugê, perto o suficiente do agito da rua mas longe o suficiente para o barulho não atrapalhar. A vista da praia que se tem dele é linda!
      Com filhos pequenos, veja qual dos dois oferece melhor infra estrutura (no caso, especialmente a piscina) para eles aproveitarem. Nesse estilo, uma outra opção de hotel pode ser o Arraial D’Ajuda Eco Resort, que tem um parque aquático dentro do hotel.
      Dê uma olhada nas resenhas de sites como Tripadvisor (para ver as fotos “não comerciais”) e Booking.com (para ler os comentários) e veja qual deles você “simpatiza” mais. De qualquer forma todos parecem ser boas opções!
      Espero que tenha ajudado!
      Abs!

  10. Boa Noite,
    Estou para Arraial, com marido e duas crianças, estamos querendo ficar no Marina Porto, o que voce acha, ele longe das praias bonitas? E tambem gostaria de saber se nas praias paga as cadeiras … é verdade ? Obrigada

    • Olá Elaine! Não conheço esse hotel mas pelo que vi ele fica localizado na Praia do Apaga Fogo que é bem bonita e tranquila, por isso boa opção para ir com crianças. O único porém é a localização um pouco longe do centro de Arraial, por isso vale checar se o hotel possui alguma van que leve até o centro ou fica mais tranquilo se vocês estiverem de carro.
      Sobre a outra dúvida das cadeiras, se elas fazem parte de alguma barraca pode ser que você pague pelo serviço, mas o hotel provavelmente deve disponibilizar algumas para os hóspedes sem custo. Se você está realmente interessada nesse hotel vale a pena mandar um email ou ligar para eles e tirar a dúvida.
      Qualquer outra coisa é só falar!
      Abs!

  11. Oi Guta!
    Comprei uma promoção em uma compra coletiva da Pousada Manhã Dourada, eles não falam se ficam perto do centro de Arraial, gostaria de saber a localização dela , e se vc conhece, se indicaria.
    Obrigada!

    • Olá Ivany! Não conheço essa Pousada, mas pelo que vi no site deles fica na Rua Vista Alegre, relativamente perto da rua do Mucugê (o centrinho mais agitado de Arraial).
      Para saber mais dela, dê uma olhada nos comentários que outros usuários colocaram em sites de resenhas, como o Tripadvisor e especialmente o Booking.com, onde somente pessoas que realmente se hospedaram podem colocar seus comentários.
      Qualquer outra dúvida é só falar! Boa viagem! 🙂

  12. Oi Guta,

    Eu e meu esposo estamos querendo ir no início de janeiro, de carro, e estamos pensando em alugar um chalé, pois queremos ficar por duas semanas, tem cozinha, ficamos mais à vontade e é mais em conta. Nesse caso, você indica qual região da cidade para nos hospedarmos? E, caso não consigamos chalés, qual a melhor pousada no nosso caso?

    • Olá Camilla,
      Como vocês vão estar de carro é possível de hospedar em praias um pouco mais distantes do Mucugê, como Araçaipe e Apaga Fogo e que tem diárias com preços mais em conta também.
      De opções de hotéis e pousadas, com cozinha, é muito bem recomendado o Residence Pé na Areia, veja mais aqui: http://bit.ly/17RBTuL
      Para valores mais baixos, mas ainda bem localizados, podendo usar o carro ou a pé, as indicadas no post como a Marambaia e Erva Doce tem bons custo x benefícios, mesmo nessa época que é alta temporada.
      Espero que tenha ajudado! 🙂 Qualquer outra dúvida é só falar!
      Abs,

      • Guta, ajudou muito! Vi o quanto você é prestativa e pontual em responder as perguntas das pessoas e não perdi tempo em consultá-la. Dá pra perceber que é bastante observadora e tem muito boa percepção. Muito obrigada e parabéns pela iniciativa e pelo espaço!

  13. Olá .. estou lendo as informações sobre Arraial Vou em Março p/ la .. e estou muito na dúvida de onde ficar. Eu e meu marido vamos estar sem carro …

    Gostei do Hotel Atlantic .. vc conhece? Sabe me falar alguma coisa sobre a localização ?? Outra coisa eu li .. a respeito das vans .. é tranquilo essas vans ???

    Obrigada .. aguardo sua resposta.

    Luciana

    • Olá Luciana,
      Por estar sem carro recomendo que você fique no centro da vila, para aproveitar melhor especialmente a vida noturna. Sobre as vans são tranquilas sim, mas elas geralmente só saem quando estão lotadas, por isso é normal esperar um pouco.
      Sobre o Hotel Atlantic não conheço, mas depois de uma breve pesquisa parece bom mas um pouco longe do centro de Arraial para ir a pé (já que vocês estão sem carro), especialmente a noite. Vale perguntar se eles oferecem algum serviço de transfer para os hospedes.
      Espero que tenha ajudado!
      Abs!

  14. ai me ajuda guta

    vou para arraial e não vou de carro.
    estou em duvida se fico numa pousada linda na praia de aracaipe com cozinha (pousada pe na areia) e sem café da manha ou no centro nem tao bonito com café da manha e sem cozinha.
    se puder me responder urgentemente, tenho que fechar hoje ou amanha bjsssssss
    simoneribeiro2 @ zipmail ponto com ponto br

    • Olá adri,
      Só consegui ver seu comentário agora mas espero que ajude: se você quiser ficar mais isolada, a opção da pousada em Araçaipe pode ser uma ótima opção, melhor ainda se oferecem algum tipo de transfer até o centro, já que você estará sem carro. Já se você não quiser ficar tão isolada, especialmente a noite, ficar no mucugê é a melhor opção pela variedade de opções, seja para comer, se divertir e até mesmo ir para outras praias.
      Espero que tenha ajudado! Depois conte aqui qual foi sua decisão 🙂
      Abs!

  15. Olá Boa noite;

    Gostaria de informações sobre a pousada enseada dos corais. Estou indo com uma criança de dois anos e queria informações a respeito da pousada, principalmente da qualidade dos quartos e da praia em frente.

    Muito obrigado.

    • Olá Eric,
      Em relação a praia é boa, mas de Arraial é uma das mais agitadas, então se quer um pouco mais de tranquilidade vale caminhar um pouco e ir para as demais. Sobre os quartos, vale a pena dar uma olhada no site Booking para ver melhor as fotos e a opinião de pessoas que já se hospedaram mais recentemente por lá http://bit.ly/1wfgVgR

  16. olá alguem conhece o condominio Beira do Ceú, fica no Beco do Jegue, na entrada da rua Mucuge. Estouquerendo ficar lá mas não encontro nenhum comentario a respeito, é um chalé.Se alguem conhece por favor me informe.
    Obrigada.

  17. Boa tarde Guta

    Estou indo no começo de março para Arraial d Ajuda e ficarei no HOTEL & MARINA QUINTA DO PORTO, estarei sem carro, este hotel fica perto do centro?

    • Olá Vinícius,
      Na verdade esse hotel fica mais perto de Porto Seguro (logo após a travessa da balsa para Arraial) do que Arraial em si (são 4km de distância do hotel ao centro da cidade). Sem carro, ir para o centro de Arraial d’Ajuda pode ser um problema, mas vale conferir se o hotel não oferece algum tipo de sistema de vans que levam até o centro.

  18. Olá! Pretendo ir para arraial em junho, estarei com um bebê de 6 meses e uma criança de 2 anos…. Andei pesquisando e me chamou a atenção o hotel saint tropez, q e de frente p o mar e não tão caro qto o arraial eco resort…. Vc sabe me dizer se a praia do parracho é boa p banho, tranqüila para crianças? E outra coisa , pensei em Trancoso, qual hotel vc indicaria? Obrigada!

  19. Olá!!!Irei para Arraial agora em Fevereiro, na sequência do carnaval. Estou vendo a pousada do beijo e fiquei encantada, porém pelo mapa não fica exatamente na estratada do Mucugê, fica em uma travessa. Como irei sozinha, tenho receio de ficar muito afastada. Pelo sua postagem parece que a pousada fica na propria mucugê, pode esclarecer? Teria alguma preocupação com segurança no lugar?
    Obrigada

    • Olá Nayara,
      A Beijo do Vento fica na estrada do Mucugê (com acesso por essa travessa) no caminho entre o centro e a praia. Não é bem no agito mas perto o suficiente para ir a pé tranquilamente.

  20. Bom dia Guta.
    Iremos para Arraial em julho. Ficaremos (eu, esposa e filha de 5 anos)na pousada Villa Bianca (Araçaípe). Pelo que vi de seus comentários, um carro fará toda diferença no passeio. Pensava inicialmente em me virar com os ônibus e vans (parece que a demanda é boa), mas depois de ler seus posts, tz mude de ideia. Até pq ficaremos dois dias em Arraial, depois conheceremos a Praia do Espelho, pernoitaremos em Trancoso e voltaremos a noite para Arraial. Depois ainda ficaremos dois dias em Coroa Vermelha.
    Minhas dúvidas são: Pitinga (barraca do Faria)e Mucugê é boa pedida de praias em Arraial?
    Em Trancoso, a praia dos Coqueiros é mais bonita que a praia dos Nativos?
    O melhor lugar de Arraial a noite é mesmo Mucugê?

    • Olá Gustavo,
      Vale perguntar se a pousada que ficará em Arraial oferece serviço de vans a noite até o Mucugê: assim conseguirá aproveitar a noite no centro da cidade que é uma delícia e tem muitas opções para experimentar.
      Sobre as praias, a própria praia do Araçaipe é uma boa opção para ir com sua filha. Indo em direção a Trancoso, as praias de Pitinga e Taipe são lindas, sendo que a primeira tem mais infra-estrutura que a segunda (quase deserta). A do Mucugê achei um pouco muvucada demais, ainda que seja a que tenha mais barracas e opções, mas vale andar so mais um pouco para a Pitinga. A barraca do Faria é ótima.
      Em relação a Trancoso, temos alguns posts aqui no blog sobre lá, já viu? Veja aqui: https://www.blogvambora.com.br/category/brasil/bahia/trancoso/
      Das praias de Trancoso, a dos Nativos tem o Rio e a dos Coqueiros não, vale o que vc gostar mais, mas sem dúvidas a melhor praia de Trancoso é a do Espelho, então vale mesmo passar pelo menos uma noite por lá. 🙂
      Depois que voltar de viagem diga o que achou!
      Boa viagem!

  21. Iremos para Arraial em julho. Ficaremos (eu, esposa e filha de 5 anos)na pousada Villa Bianca (Araçaípe). Pelo que vi de seus comentários, um carro fará toda diferença no passeio. Pensava inicialmente em me virar com os ônibus e vans (parece que a demanda é boa), mas depois de ler seus posts, tz mude de ideia. Até pq ficaremos dois dias em Arraial, depois conheceremos a Praia do Espelho, pernoitaremos em Trancoso e voltaremos a noite para Arraial. Depois ainda ficaremos dois dias em Coroa Vermelha.
    Minhas dúvidas são: Pitinga (barraca do Faria)e Mucugê é boa pedida de praias em Arraial?
    Em Trancoso, a praia dos Coqueiros é mais bonita que a praia dos Nativos?
    O melhor lugar de Arraial a noite é mesmo Mucugê?

  22. Olá, bom dia. Iremos para arraial D’Ajuda em Junho/2015 (casal com filho de 9 anos).Estaremos sem carro e estamos em dúvida entre o hotel Mar Paraíso Resort e o Saint tropez hotel. Gostaria muito de uma seguestão e desde agradecemos a atenção.

    • Olá Eduardo,
      Não conheço pessoalmente as duas pousadas, mas pesquisando vi que uma é bem no centro de Arraial e a outra pé na areia, com necessidade de uso de transporte para chegar ao centro da vila. Vale então ver o que vocês gostariam mais: ficar diretamente na praia ou ter mais opções de serviços ficando no centro da vila e caminhando todos os dias até a praia.
      Abs!

  23. Olá Guta!
    Devido o trabalho do meu marido,não podemos fazer reserva antecipada, estamos pensando na segunda quinzena de julho, se ele puder, vamos para Arraial d Ajuda de carro e sem reservas .Qual as dicas você poderia nos passar?

    • Olá Neuza,
      Sites como o Booking.com tem hoje em dia a possibilidade de fazer reservas com cancelamento gratis, assim você consegue reservar o local que queira e tem geralmente até 24h antes da data da sua possível viagem a chance de cancelar a reserva sem gastar nada com isso.
      Outra dica seria já deixar separada uma lista com os hotéis e pousadas que gostaria mais de se hospedar e assim que tiver a data da viagem certa (nem se for um dia antes ou no mesmo dia), ligar para os locais perguntando se há vagas.
      Abs!

    • Olá Angelica,
      Se você quer muita festa e agito, Porto Seguro é o lugar. Se quiser mais tranquilidade e praias vazias Trancoso. Se quiser uma mistura dos dois Arraial D’Ajuda é o seu destino. 🙂

  24. Sempre que vou à Arraial me hospedo no hotel Maitei e realmente é difícil abrir mão dessa opção, pois é muito boa! Além da qualidade do hotel, a localização é excelente, pertinho da rua onde ficam todos os restaurantes e lojinhas de Arraial.

  25. Oi Guta
    Estou indo final de Fevereiro 2016 para Arraial com meu marido e filho de 6 anos. Vamos ficar em uma pousada Mathe a 800 m de Mucuge, vc tem informações sobre a pousada? Pretendo ir ao Parque 1 dia e nos 2 dias o quw me indica a fazer ja q estarei sem carro?
    Obrigado

    • Olá Andréia, seria a Pousada Machê? Se for essa é muito bem recomendada!
      Indo no parque num dia, tendo outros dois, como a pousada está bem localizada dá facilmente para vocês curtirem as praias de Arraial, como a do Mucugê bem próxima e com bastante infra estrutura, Pitinga, Parracho e até mesmo a do Taípe com lindas falásias (um pouco mais distante).
      Se quiserem fazer um passeio diferente, dá para pegar um ônibus e ir conhecer Trancoso, num bate e volta.
      Abs!

  26. Olá!!

    Estou escrevendo um site/Guia de Arraial D’Ajuda! Confira:
    http://descobrindoacosta.com.br/

    Pelo perfil do Facebook estou atualizando eventos:
    Arraial D’Ajuda (www.facebook.com/guiadoarraial)

    E pela página no Facebook e perfil no Instagram estou postando lindas fotos da região:
    Guia do Arraial d’Ajuda – Bahia – Brasil (www.facebook.com/guiadoarraialdajuda)
    http://www.instagram.com/guiadoarraialdajuda

    Obrigada pela matéria do Arraial e Trancoso!!

    Abraços.

  27. Olá,

    Pretendo ir a arraial em julho com um bebe de 1 ano e meio. Quais seriam as melhores opções de pousadas? Nessa época do ano, chove muito na região?

    Obrigada,

    • Olá Danielle,
      No seu caso viajando com um bebê vale conferir se alguma das pousadas ou hotéis tem opção de berço no quarto ou oferece algum diferencial. Por exemplo, a Pousada Coqueiros que falamos aqui no post aceita crianças e até 5 anos crianças não pagam (podendo ter um berço no quarto).
      Outra opção possível é o Arraial D’ajuda Eco Resort que tem uma estrutura maior para quem está com crianças. Clicando no nome dos hotéis aqui no post você consegue ver mais informações sobre eles.
      Sobre o clima, o inverno da região tende a ser chuvoso, por isso vale escolher uma opção boa de hospedagem, com uma estrutura maior, caso não dê para “pegar praia” em algum momento durante a sua estadia.
      Espero ter ajudado!
      Boa viagem!

  28. ola, bom dia!!!
    Reservei um periodo de estadia entre 14 e 18 de outubro na pousada praia mar e ja reservei também um carro. Qual o roteiro vocês indicariam pro meu caso?

    • Olá Claudinei,
      Em 4 dias dá para você conhecer a região e um pouco também dos arredores. Além das praias de Arraial, dá para incluir Trancoso e Praia do Espelho já que alugou um carro.
      Boa viagem!

  29. Olá Guta! Meu marido e eu, mais um casal de amigos, pretendemos ir para o sul da Bahia em Abril. Minha amiga e eu estamos pesquisando muuuuuuito as hospedagens. Pretendíamos ficar em P.S. mas gostamos do Hotel Maitei que é em Arraial. Quais vantagens e desvantagens você poderia me apontar sobre se hospedar nesse hotel/região? Nossa intenção é passear, conhecer outras praias, ir a Trancoso. Pesquisei um pouco sobre o centrinho de Arraial, o Beco das Cores. Tem boas opções de bares e restaurantes?

    • Olá Rafaela,
      Arraial é mais charmosa e tranquila do que Porto Seguro. Se vocês procuram algo mais nesse estilo, recomendo muito ficar em Arraial! É delicioso, ainda mais em casal! E o centro da cidade é cheio de restaurantes e bares super gostosos e que animam a noite.
      Dos hotéis, tanto o Maitei como a Beijo do Vento são excelentes! Vale ver qual você considera com melhor custo x benefício.
      Depois diga onde decidiram ficar 🙂
      Boa viagem!

    • Olá Fernanda,
      Todas as dicas de pousadas que damos aqui podem servir para você, especialmente as mais perto da vila, no Mucugê, para ficar bem localizada e poder fazer tudo a pé!
      Boa viagem!

  30. Olá, gostaria de saber se há transporte público da praia do Apaga Fogo, mais precisamente do Quinta do Porto Hotel, e se este é um bom hotel. Dicas sobre hospedagem!

    • Olá Andressa,
      Vale ver se esse hotel oferece transfer para Arraial d’Ajuda ou do aeroporto em Porto Seguro. Ele fica mais perto de Porto Seguro do que de Arraial, então é bom ver o que deseja conhecer mais.

  31. Bom dia!
    Gostaria de indicação de um hotel, pousada ou mesmo flat que fica proximo a praia e proximo ao centro (Mucuge).
    Obrigada pela atenção.

    • Olá Renata,
      Aqui no post a gente dá dicas de pousadas super bem localizadas no Mucugê e com bom custo X benefício, como a Erva-Doce, Paraíso do Morro, Marambaia e a Pousada dos Coqueiros.
      Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui