Vivendo e aprendendo: Aluguel de carro em Los Angeles – Todas as dicas para fazer!

0
Getty Museu Vista Los Angeles
Los Angeles vista do Getty Museu. Foto: GC/Blog Vambora!

Los Angeles é a segunda maior cidade dos Estados Unidos e famosa por seu trânsito. As distâncias por aqui são grandes e por isso é comum alugar um carro em Los Angeles para conhecer a cidade.

O transporte público existe, mas é pouco em relação ao seu tamanho. Tanto que os próprios moradores de Los Angeles preferem andar de carro, do que metrô ou ônibus.

Por isso, nesse post, vamos dar todas as dicas de como fazer um aluguel de carro em Los Angeles, incluindo preços, modelos, documentos necessários, etc. Também, iremos dar dicas de como dirigir na cidade, incluindo pedágios e estacionamentos, até leis de trânsito locais para prestar atenção.

Confira abaixo e Vambora então ver como alugar um carro e dirigir por Los Angeles!

Aluguel de carro em Los Angeles – Todas as dicas para fazer!

1-) Porque vale a pena alugar um carro em Los Angeles?

Centro de Los Angeles
Centro de Los Angeles. Foto: GC/Blog Vambora!

Los Angeles é a segunda maior cidade dos Estados Unidos, ficando atrás só de Nova York. LA, como também é chamada, é na verdade um condado, onde foram incorporadas 88 cidades, incluindo a própria Los Angeles e outras como Santa Mônica, Malibu, Beverly Hills, etc.

Sim, Beverly Hills não é um bairro de Los Angeles (como muita gente pensa)! E todas essas 88 cidades estão conectadas por ruas e as famosas highways, grandes rodovias expressas.

Por esse motivo, Los Angeles é uma cidade imensa, com atrações bem espalhadas. Para saber: com esse emaranhado de cidades, não é raro andar mais de 30km por dia, em média, em LA.

Como falamos acima, existe um sistema de transporte público em Los Angeles, com ônibus e metrô, mas as linhas são poucas. A área mais bem servida de metrô é o Downtown LA, mas as atrações da cidade não ficam só por aqui.

O fato é que a maior parte dos moradores de Los Angeles usa carro e no caso dos turistas, a situação não é diferente. Para ter noção: em LA, o número de usuários do metrô é de 300.000 passageiros/dia, enquanto em São Paulo, o número chega a 5.000.000/dia.

Basta circular para ver que tirando poucas áreas turísticas e comerciais, é raro ver pessoas andando nas ruas e calçadas. E nos principais eixos que ligam a cidade, as Highways, há cerca de 6 pistas em média, para cada sentido do trânsito, mas nenhuma faixa de pedestre.

Ou seja, LA é uma cidade feita para conhecer de carro e é praticamente unanimidade que alugar um automóvel é essencial para o turista conhecê-la bem e por completo.

2-) Quanto custa um aluguel de carro em Los Angeles

preço aluguel de carro Los Angeles na rentcars

O bom é que os preços do aluguel de carro em Los Angeles são bem em conta e há muitas opções e possibilidades de estacionamento, praticamente em cada esquina da cidade.

Usamos o site Rentcars para comparar valores e alugar carro em praticamente todas as nossas viagens, inclusive nessa para a Califórnia.

Numa pesquisa rápida para uma semana, a média do valor do aluguel de carro em Los Angeles é de cerca de R$ 142/dia, o que dá cerca de U$ 30 por dia, para um carro econômico.

Considerando que o passe diário de metrô em LA é US$ 5 e que viagens de Uber não dão em média menos de U$ 10 na cidade, se você viaja com mais de uma pessoa, o aluguel do carro em Los Angeles é barato e acaba compensando muito.

3-) Como alugar um carro em Los Angeles

aluguel de carro rentcars

Agora que você sabe como é importante e vale a pena alugar um carro em Los Angeles, vamos mostrar o passo a passo de como pesquisar preços e alugar um carro na cidade.

Como comentamos acima, usamos a Rentcars para pesquisar, comparar preços e alugar carro nas nossas viagens. Eles atuam em mais de 160 países, com mais de 200 locadoras do redor do mundo.

Além disso, na Rentcars você não paga IOF e ainda pode parcelar o valor em reais em até 12x no cartão de crédito.

Nos Estados Unidos, a oferta de carros, bem como a quantidade de locadoras é bem grande, então o custo benefício do aluguel compensa bastante!

Para fazer a pesquisa e alugar seu carro em LA é muito fácil:

  • Basta entrar no site rentcars.com.br e colocar os dados da sua viagem, com local e horários de retirada e entrega do carro, além das datas;

aluguel de carro rentcars 2

  • Depois basta verificar as opções e escolher o automóvel de acordo com as características que deseja (tamanho, modelo, etc). Aqui você já consegue ver também os preços em diversas locadoras e estipular o orçamento que quer ficar;

aluguel de carro rentcars 3

  • Uma vez escolhido o carro, basta seguir com o aluguel, incluindo possíveis adicionais, como cadeirinha de bebê, motorista adicional, seguro, etc.

aluguel de carro rentcars 4

  • Tudo escolhido, basta inserir os dados do motorista, fazer o pagamento e em instantes você receberá a confirmação da sua reserva por email. Simples assim!

4-) Dicas para economizar no aluguel de carro

Calçada da fama em LA
Calçada da fama em LA. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem vem do Brasil de avião e desce em Los Angeles, a dica é tirar o carro direto no Aeroporto internacional, o LAX, o maior e principal, da cidade. Essa opção já aparece quando você escreve “Los Angeles” na pesquisa da Rentcars e dai basta selecionar.

Caso você vá fazer uma viagem de carro passando por diversas cidades nos EUA, dá para pegar o automóvel e entregá-lo em cidades diferentes. Nós fizemos isso na nossa última viagem pelo país, pegando o carro em Los Angeles e entregando em Las Vegas e praticamente não houve diferença de preço.

Aluguel de carro em Los Angeles

Dica: tente sempre colocar o mesmo horário de retirada e entrega. Caso seja diferente, você irá pagar geralmente pela diária completa, mesmo que se só for uma diferença de 1h ou 2h.

Outra dica para economizar no aluguel de carro em Los Angeles: quanto antes você garantir o aluguel, mais barato será o valor. Quem deixa para fazer o aluguel em cima da hora, geralmente paga mais caro.

Em geral, indicamos já garantir o seu carro com 3 meses de antecedência da data da viagem, especialmente na alta temporada (férias escolares, Natal, Thanksgiving e Réveillon).

Especialmente quem quiser alugar um carro elétrico nos Estados Unidos é preciso ser ainda mais atento com a antecedência, pois há ainda uma quantidade pequena desse tipo de automóvel disponível para aluguel. Veja abaixo no item “Qual carro escolher” mais sobre carros elétricos em Los Angeles.

Por fim, quanto maior o tempo com o carro alugado, menor serão os valores das diárias.

5-) Qual locadora escolher

Os Estados Unidos possuem muitas locadoras de carro e no site da Rentcars, você encontra as principais. Nós, por exemplo, já usamos pelo país a Hertz, Alamo e Avis.

Achamos os serviços de todas bem parecido, sendo que os preços mais em conta que vimos pelo site da Rentcars foram os da Alamo e Avis. Há outras mais em conta, como a Dollar, mas não testamos ainda os serviços para comentar.

6-) Qual carro escolher

aluguel carro eletrico eua

No site da Rentcars você também consegue selecionar os mais diversos tipos e tamanhos de carro. A escolha, depende muito do seu estilo de viagem.

Você consegue selecionar desde o tamanho do automóvel pelo número de pessoas, até ver o tamanho do bagageiro (para saber quantas malas cabem no porta malas), quantas portas prefere que tenha, ar condicionado, etc.

Para saber: em Los Angeles nós vimos muitas SUV e sempre há vagas em estacionamentos para veículos grandes. Então independentemente do tamanho do carro escolhido, não haverá problema em ter vagas de estacionamentos na cidade.

Também, atualmente na Califórnia, especialmente em Los Angeles, além dos carros tradicionais, já há opções de carros elétricos para alugar. Para ver, basta selecionar a opção “Elétricos” no site da Rentcars.

Como comentamos mais acima, a quantidade de carros elétricos disponíveis é ainda menor do que carros tradicionais, por isso para encontrar, vale fazer o aluguel com mais antecedência.

Na Califórnia, a maior parte dos carros elétricos são da marca Tesla e por todo estado vimos muitas estações de carregamento da própria companhia. Foi comum vermos pontos de carregamentos em shoppings, mercados, etc.

Porém, saindo da Califórnia e Nevada, não vimos tantos carros elétricos, bem como pontos de carregamento. Por isso, indicamos que você alugue um modelo assim, se for viajar por estados com mais postos de carregamento (veja aqui o mapa da Tesla com postos pelos EUA).

7-) Opcionais no aluguel de carro

Google Maps em Los Angeles

Você pode incluir no aluguel do carro diversos adicionais. Em específico, o GPS nós não recomendamos mais incluir, pois hoje em dia praticamente todos os carros vem com um sistema de bordo e tela digital no painel principal.

Nesse caso, basta conectar o seu celular com um cabo ou Bluetooth, que o painel do carro irá mostrar o Google Maps ou Waze do seu telefone, na tela do carro. É claro que para isso, é preciso estar com internet no seu celular no EUA.

Porém que fique claro: é essencial dirigir em Los Angeles com aplicativos de mapa e localização. Tanto para mostrar os melhores caminhos, como ajudar na questão do trânsito (que é intenso na cidade), saber melhor as velocidade das vias, etc.

Vale dizer que em Los Angeles, o APP de mobilidade que mais vimos sendo usado foi Google Maps e foi ele que usamos para fazer todos os nossos deslocamentos na cidade e pelos EUA em geral.

Também é possível inserir no aluguel um condutor adicional, bebê conforto, etc. Em geral, é praxe das locadoras já colocar 1 (um) motorista adicional, além do condutor principal.

Caso você pretenda dividir a direção com mais de uma pessoa, o valor extra aparecerá já na tela da pesquisa.

8- ) Documentos necessários para alugar um carro nos EUA

PID - Permissão Internacional para dirigir.
PID – Permissão Internacional para dirigir. Foto: RS/Blog Vambora!

Para dirigir nos Estados Unidos você precisa dos seguintes documentos:

Carteira de motorista brasileira: a carteira de motorista brasileira é válida por até 3 meses para dirigir nos EUA. Importante: leve o documento físico original e não só o digital;

– Cartão de crédito: de preferência o mesmo que foi usado para fazer o pagamento do aluguel do carro, e com limite mais alto. Na hora de retirar o automóvel na locadora, é padrão fazerem um “caução” no cartão de crédito, que será liberado quando o carro for entregue; 

– Seguro completo para aluguel de carro: sempre escolha o seguro mais completo disponível na hora de alugar, para evitar maiores problemas. Esse é o tipo de economia que não se deve fazer, já que qualquer problema pode custar milhares de dólares sem um seguro de carro.

No próprio site da Rentcars, você consegue incluir o seguro na hora de alugar o automóvel, que sai muito mais em conta do que fazer direto no balcão da locadora.

Dicas extras para alugar um carro nos EUA:

– É preciso ser maior de 21 anos para um turista alugar um carro nos EUA, sendo que menores de 25 anos pagam em geral uma taxa extra na diária da locação;

– Leve o voucher impresso do seu comprovante do aluguel de carro e não só online. Essa é uma prática comum que vimos para alugar um carro nos EUA.

– A PID (Permissão internacional para Dirigir) não é obrigatória nos Estados Unidos, ainda que seja um documento indicado para se ter numa viagem de carro, por ser aceito internacionalmente.

9-) Dicas para retirar o carro no Aeroporto de Los Angeles

Aluguel de carro no Aeroporto de Los Angeles
Aluguel de carro no Aeroporto de Los Angeles. Foto: GC/Blog Vambora!

Essa é a pratica mais comum para quem aluga o carro em Los Angeles: retirar o automóvel no Aeroporto Internacional da cidade, o LAX.

Logo depois da passagem da imigração e retirada das bagagens, haverá placas com indicação de “Rental Car Shuttles”, bastando segui-las. O aeroporto é imenso e as locadoras não ficam dentro mas fora de LAX.

Por isso, há ônibus gratuitos de cada locadora que saem do Aeroporto numa área chamada de “Ground Transportation”, e levam os viajantes até os locais de retirada dos veículos.

Não é preciso apresentar nada para embarcar nos ônibus: basta entrar no sinalizado da sua locadora escolhida na hora do aluguel. Em geral o trajeto não dura mais do que 10 minutos.

Uma vez na locadora, basta apresentar o comprovante de aluguel de carro (lembre de levar impresso para facilitar), apresentar os documentos e fazer todo trâmite burocrático.

Algumas dicas na hora de pegar seu automóvel:

  • É comum acontecer que o modelo exato do carro escolhido não esteja disponível na hora que você for retirar. Exemplo: Você selecionou um SUV FORD, mas na hora não há exatamente um FORD, mas um MASDA, do mesmo tamanho e tipo. Isso é uma prática comum, então é bom saber para diminuir as expectativas;
  • Na hora de pegar as chaves, faça uma inspeção completa no automóvel, especialmente para ver possíveis arranhões e batidas. Filme e fotografe tudo o que você ver, pois isso é a prova do estado original do carro que você recebeu e pode evitar uma dor de cabeça na entrega.

10-) Dicas para dirigir em Los Angeles

por do sol em malibu
Pôr do sol em Malibu. Foto: GC/Blog Vambora!

Já se prepare: o trânsito em Los Angeles é intenso e são comuns congestionamentos, especialmente durante a hora do rush (na manhã e a noite).

Vale dizer, entretanto, que ficamos poucas vezes parados num engarrafamento, sendo que o trânsito mesmo carregado, sempre fluía. Para quem mora em grandes cidades do Brasil, como São Paulo, Rio, BH e Salvador, pode achar até tranquilo dirigir em LA! 😉

Algo essencial é andar sempre com o GPS. Especialmente nas autoestradas é importante estar conectado e atento ao mapa sempre, já que existem muitas bifurcações. Porém, caso erre, não se desespere: sempre há retornos e saídas próximos.

Aliás, uma dica importante em Los Angeles: considere sair com bastante antecedência para qualquer compromisso ou passeio que vá fazer. É bem comum levar cerca de 40min a 1h para se deslocar pela cidade, não importa aonde você se hospede.

Isso ocorre porque em LA, tudo é muito espalhado! Então não se estresse, só se previna saindo cedo. Outras dicas do trânsito de Los Angeles são:

– Pedágio em Los Angeles

pedagio em los angeles
Highway com pedágio em Los Angeles. Foto: GC/Blog Vambora!

Existe na Califórnia um passe de pedágio chamado de Fastrak. Na retirada do carro em Los Angeles é comum as locadoras oferecerem o Fastrak ilimitado por um preço adicional ao aluguel do carro, porém, em geral não vale a pena incluir isso.

Isso porque em Los Angeles há basicamente duas vias com pedágio (tools em inglês) e somente em faixas expressas. São elas:

  • I-10 (El Monte Busway): que começa na Alameda Street em Los Angeles;
  • I-110 (Harbor Transitway): entre a 182nd Street e a Adams Boulevard.

Importante dizer que você não pagará pedágio por entrar numa dessas rodovias, só se acessar as pistas expressas onde o pedágio existe. Em geral, ele fica nas faixas mais à esquerda e são claramente sinalizados, tanto por placas, como por estruturas na pista (veja pela foto acima), que separam essas vias com pedágio, das demais.

Perto de Los Angeles ainda há outros pedágios, em geral em acessos e pontes, mas são mais escassos. Por isso, o custo do Fastrak não compensa para o viajante em geral, não valendo a pena incluir esse item no aluguel do carro, na nossa opinião.

Uma dica: ao colocar o seu itinerário do Google Maps em Los Angeles, selecione no APP a opção “NO TOOLS” que ele indicará o caminho sem pedágios.

Para saber: se por acaso você passar por um pedágio sem querer, a locadora do carro entrará em contato para você pagar o valor pendente da multa.

– Carpool Lane

As Carpool lanes são faixas exclusivas para carros com 2 ou mais pessoas, existentes em algumas highways. Essas faixas são indicadas através de placas e com sinalização no próprio asfalto e ficam geralmente na faixa da esquerda.

Essa é uma prática comum, especialmente no estado da Califórnia, para incentivar o uso de automóveis por mais pessoas.

Importante: preste bem atenção na sinalização, pois você não pode entrar e sair da carpool a qualquer hora. Também, não use essas faixas sem ter mais de 2 pessoas no carro, se não a multa cobrada será altíssima!

– Estacionamento em Los Angeles

estacionamento em venice beach
Estacionamento em Venice Beach. Foto: GC/Blog Vambora!

Há diversos por toda Los Angeles e você consegue parar na rua ou pagar para estacionar em praticamente qualquer lugar.

Para ter noção dos valores: no centro de Los Angeles, um estacionamento para um período de 12h, custava U$ 10. Já na região mais turística de Hollywood, os preços são mais caros, iniciando por U$ 5 a primeira hora.

Em parques e museus, os preços são ainda mais salgados: na Universal, por exemplo, pagamos U$ 30 pelo dia todo, e no Getty Center foi U$ 20. Não deixe de incluir esses gastos na hora de planejar uma viagem de carro em Los Angeles.

Dica: muitos hotéis em Los Angeles tem estacionamento incluso na diária e outros não. Se você for alugar um carro na cidade, vale pesquisar se o valor está embutido ou se será preciso pagar algo extra na hospedagem.

– Preço do Combustível em LA

postos de gasolina em los angeles no google maps

A Califórnia é um dos estados mais caros para abastecer nos Estados Unidos. Sabendo disso, considere gastar por volta de US$ 5 por galão de gasolina na cidade (em outros estados vizinhos, como Nevada e Arizona, a gasolina custa por volta US$ 4, o galão). Esses são valores de Outubro/2023.

Para encontrar os melhores preços e abastecer com mais economia, pesquisamos no próprio Google Maps e clicamos na aba “Postos de Gasolina”. Ele mostra perto de você em Los Angeles, os postos mais próximos com os preços atualizados.

Dica: evite abastecer em locais muito turísticos, como perto dos parques da Disneyland e Universal, Hollywood, etc. Foi num posto perto da Disney onde pagamos mais caro toda gasolina da nossa viagem: US$ 6 o galão!

Para quem for alugar um carro elétrico nos EUA, vale lembrar que também existe um custo, por quilowatt hora. O valor total depende muito do tempo necessário para carga completa (em geral, cerca de 2h, quando a bateria está zerada), mas os valores ficam em média de US$ 40 para 100% de carregamento total de uma bateria.

– Leis de trânsito americanas

Em geral, as leis de trânsito nos Estados Unidos são bem parecidas com as do Brasil, mas existem algumas exceções, como por exemplo:

  • Conversão à direita no farol vermelho
Downtown Los Angeles
Conversão vermelha com farol vermelho é permitida. Foto: GC/Blog Vambora!

Nos Estados Unidos é bem comum poder fazer conversão à direita com o sinal fechado. Em geral há placas indicando onde é possível ou proibido fazer isso.

Importante: o pedestre deve ser sempre priorizado, então caso você veja alguém atravessando a rua, espere. O mesmo vale para o trânsito do cruzamento: sempre confira antes se a via está livre para poder virar.

  • Pare sempre na presença de ambulâncias e policia

Outra prática comum nos Estados Unidos é se ver carros de policia ou bombeiros no trânsito, além de tentar sair da via para facilitar o tráfego, sempre reduza a velocidade e pare o carro no acostamento se for possível (mesmo que o veículos esteja no outro sentido da pista).

  • Escolas e ônibus escolares

Sempre ao passar por áreas escolares, reduza a velocidade de acordo com as placas de trânsito locais.

O mesmo vale para respeitar as faixas de pedestres e também ônibus escolares. Uma vez que eles param, o trânsito de toda via deve também parar (dos dois lados), para que o estudantes possam atravessar.

  • Milhas para km

Por fim, para fazer uma conta rápida de milhas/hora (unidade local de velocidade) para km/hora, multiplique 1 milha por 1,6. Por exemplo: se você ver uma placa de velocidade máxima de 50 milhas/por hora, isso quer dizer 80km/hora.

Um post bem completo com dicas de como alugar um carro em Los Angeles, além como dirigir na cidade e pelos Estados Unidos. Se ficou com qualquer dúvida, deixe seu comentário abaixo para que possamos ajudar!

Vambora então dirigir por Los Angeles e conhecer a cidade!

*Post Publieditorial

*** VEJA MAIS DICAS:
Viagem de carro pela Califórnia: Roteiro e dicas para fazer
Seguro Viagem Estados Unidos: Veja se é preciso fazer!
– Route 66 nos Estados Unidos: Veja quais lugares conhecer pela Rota

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui