Roteiro Cultural: Onde tudo acontece ou deveria acontecer – Visita Guiada ao Congresso Nacional

4
Congresso Nacional
Congresso Nacional em Brasília. Foto: GC/Blog Vambora!

O coração de Brasília, e porque não, do próprio Brasil, é aqui: esse é o Congresso Nacional. Sede do poder legislativo do Brasil (ou seja, onde são feitas e decididas, todas as leis que regulam o Estado), é o local onde todos nós brasileiros somos ou deveríamos ser representados ao máximo.

Olhar o Congresso de fora já é emocionante. É quase impossível não vir a mente algumas cenas da história do Brasil que lá aconteceram (como posses de presidentes, o fim da ditadura Militar e até o impeachment do ex-presidente Collor).

Congresso Nacional
A cúpula voltada para cima é a Câmara dos Deputados; a para baixo o Senado Federal. Foto: GC/Blog Vambora!

Chegar perto das rampas e finalmente entrar lá, porém, dá a impressão de entrar numa casa, que você sabe que é sua, mas de certo modo, se sente meio deslocado… Exatamente para mostrar esse espaço que nos representa em Brasília, é que acontece essa visita guiada ao Congresso Nacional.

Tudo começa no Salão Negro, a área comum entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. É aqui que você encontra o stand de informações e da onde saem os tours gratuitos (realizado de 30 em 30 minutos, todos os dias da semana) e que duram em media 1h30/2h.

Visita guiada ao Congresso Nacional
Visitas guiadas ao congresso acontecem todos os dias. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois de ver um vídeo contanto um pouco da história e construção do Congresso, junto com o guia, somos levados para conhecer melhor o local. Primeiro, a sede do Senado Federal, a parte do governo legislativo que representa os governos estaduais. Obs: Para quem olha de fora e vê as duas cúpulas desenhadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Senado Federal fica localizado na naquela voltada para baixo, enquanto a dos Deputados, é a voltada para cima.

Senado Federal
Interior do Senado Federal. Foto: GC/Blog Vambora!

Ainda que muitos de nós tenhamos aprendido isso alguma vez na escola, todo o processo de criação e aprovação das leis, por todas as instâncias do governos não é óbvio e todas essas informações e outras curiosidades são contatas pelo guia durante o passeio. A cada ala e salão visitado, mais e mais a responsabilidade e importância de ser um cidadão consciente vai sendo trazida à tona.

Visita ao Congresso Nacional
Tudo muito bem explicado pelos guias. Foto: GC/Blog Vambora!

Interessante ver que por praticamente todos os corredores e salas, o Congresso é repleto de obras de arte lindas. Murais de Di Cavalcanti, esculturas de Victor Brecheret, obras contemporâneas impressionantes de artistas poucos conhecidos do público em geral, como Marianne Peretti e Athos Bulcão (falo dele num outro post), além de dezenas e dezenas de presentes (como vasos, esculturas, jóias) trazidos por delegações de outros países para o Brasil.

Obras de arte no Congresso Nacional
Algumas das obras de arte no prédio: de Brecheret a Di Cavalcanti. Foto: GC/Blog Vambora!

Ainda que visualmente o Senado seja lindo, é na Câmara dos Deputados que bate uma emoção a mais. Ele é maior e mais ligado diretamente a nós, pois os deputados são os nossos representantes diretos no governo. As cenas de votações que parecem quase nunca acabar, os bate e bocas, as decisões mais importantes do país, é lá que primeiro acontecem.

Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados. Foto: GC/Blog Vambora!

Aliás, grande parte desse nosso passado está retratado no “Túnel do Tempo”, uma galeria que liga o edifício principal com um dos anexos do Congresso Nacional, com os aspectos mais importantes da história do país, decididos no Congresso. Um espaço importante para vermos o quanto já conseguimos e o quanto ainda falta fazer pelo Brasil.

Plenarinho Congresso Nacional
Plenarinho: móveis antigos mostrando como era o Senado no seu início. Foto: GC/Blog Vambora!

Por fim, tudo mundo fica livre para visitar o Salão Nobre, hoje o Museu do Senado, com um acervo e mobiliário antigo, da sede do governo desde quando era no Rio de Janeiro.

Nova República no Brasil
Foto mostrando a comemoração da queda do Regime Militar e início da Nova República no Congresso Nacional. Reprodução

Muito, mais muito melhor e mais interessante do que eu imaginava, é um passeio informativo, organizado e super bem feito; algo que todo brasileiro deveria fazer em Brasília. Bom para a gente relembrar a importância do nosso voto e ficar mais consciente de que essas escolhas é que regem o futuro da nossa grande casa, o Brasil. Vambora!

+ informações: http://www.senado.gov.br/senado/visite/

*** VEJA TAMBÉM:
Brasília: a capital pouco conhecida do Brasil
Copa em Brasília: Dicas para torcedores e turistas
Guia gratuito da Copa das Confederações 2013

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui