Roteiro Cultural: A colorida (e pouco conhecida) Brasília de Athos Bulcão

1

Se o post anterior, sobre as obras de Oscar Niemeyer em Brasília, foi em preto em branco, esse será completamente colorido! Um artista que deu cor e vida a diversos edifícios e espaços da nossa capital: esse foi Athos Bulcão. Pode ser que você ainda não saiba, mas basta um olhar um pouco mais atento para vê-lo praticamente por toda cidade.

Arte de Athos Bulcão no Congresso Nacional
O Salão Verde do Congresso Nacional mais colorido com a obra de Athos Bulcão. Foto: GC/Blog Vambora!

Athos Bulcão foi um dos maiores artistas brasileiros, especialmente nas décadas de 50/60, ganhando em Brasília notoriedade. Infelizmente, quem não mora na cidade ou não estudou um pouco de arte pode não ter ainda ouvido falar do artista.

O interessante é que mesmo não sabendo seu nome, sua obra é vista quase que constantemente pelos brasileiros. Sabe a Pampulha em Belo Horizonte? Athos Bulcão foi ajudante de Portinari no painel de São Francisco de Assis na Igreja do complexo. Já viu na TV a Câmara dos Deputados? O painel que aparece atrás de todas as cenas importantes da história política do Brasil é também dele.

Painel de Athos Bucão na Câmara dos Deputados
Painel de Athos Bulcão na Câmara dos Deputados: todo mundo já viu só não sabe ao certo quem fez. Foto: GC/Blog Vambora!

Uma vez descoberto, fica fácil encontrar suas obras por todos os lados, especialmente nos grandes pontos turísticos de Brasília. Com um traço gráfico abstrato, abusando sempre das cores fortes e elementos em relevo, Athos realizou o sonho de muitos artistas: tem a sua obra exposta constantemente para o público, transformando Brasília em praticamente um museu a céu aberto.

Obras de Athos Bulcão em Brasília. Fotos: Edgar César Filho/Fundação Athos Bulcão
Obras de Bulcão, em Brasília (no sentido horário): Capela do Palácio da Alvorada, Brasília Palace Hotel e painéis no Congresso Nacional. Fotos: Edgar César Filho/Fundação Athos Bulcão

Seus azulejos coloridos são uma de suas marcas mais fortes. Oscar Niemeyer, pediu colaboração do artista além da capital, em diversas obras suas no Brasil e no Mundo, como na fachada no edifício Niemeyer em Belo Horizonte, na Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro e até na Embaixada do Brasil em Nova Délhi na Índia.

Painel de Athos Bulcão no Itamaraty
A escada de Niemeyer e o painel de Athos Bulcão no Itamaraty. Foto: GC/Blog Vambora!

Em Brasília, é possível ver sua arte, além da Câmara dos Deputados, em diversas outras partes do Congresso Nacional, como nos Salões Verde e Negro e no teto do Senado Federal. No Itamaraty há, por exemplo, dois painéis seus: um no térreo, em mármore que dá textura a gigante parede do salão principal, e outro no mezanino, todo vazado, dando cor e nuances ao espaço. Fazendo a visita guiada, tanto no Congresso (veja mais sobre aqui) como no Itamaraty, é possível ver bem de perto sua arte.

Painéis de Athos Bulcão em Brasília. Fotos: Edgar César Filho/Fundação Athos Bulcão
Arte de Bulcão espalhada por Brasília: Afresco no Brasília Palace Hotel e azulejos no Aeroporto Internacional. Fotos: Edgar César Filho/Fundação Athos Bulcão

Outras de suas obras conhecidas e totalmente acessíveis na cidade são os azulejos da fachada da Igrejinha, a Capela do Palácio da Alvorada, a cobertura e ambientes internos do Teatro Nacional, o painel do Brasília Palace Hotel e até mesmo uma das paredes do Aeroporto Internacional. Não há desculpa para não ver o artista por toda capital.

Igrejinha em Brasília com os azulejos de Bulcão. Foto: Ricardo Padue/Fundação Athos Bulcão
Igrejinha em Brasília com os azulejos de Bulcão. Foto: Ricardo Padue/Fundação Athos Bulcão

Em Brasília, existe a Fundação Athos Bulcão, que procura preservar e divulgar a sua obra, mas a melhor forma de ver o artista mesmo é conhecendo sua arte pela cidade. Faleceu em 2008 mas deixou um belo legado nos seus 90 anos de vida. Uma capital colorida e cheia de arte, Vambora então ver de perto as obras de Athos Bulcão em Brasília!

+ informações: http://www.fundathos.org.br

*** MAIS DICAS DE BRASÍLIA NO BLOG:
Conhecendo as obras de Oscar Niemeyer em Brasília 
– Visita guiada ao Congresso Nacional
– Copa em Brasília: Dicas para torcedores e turistas

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui