Vivendo e aprendendo: Turismo em Brasília além do Eixo Monumental

4

É muito fácil ficar focado no Eixo Monumental, a grande avenida, cheia de monumentos e edifícios políticos, quando se vai fazer turismo em Brasília. É claro: ela é a nossa capital e não dá para viajar para cidade sem passar por lá. O fato é que Brasília tem outras grandes atrações e passeios legais para se fazer, sem ser algo ligado diretamente a história e política do nosso país. Abaixo coloco alguns deles:

-> Pontão do Lago Sul

Pontão do Lago Sul
O agradável Pontão do Lago Sul em Brasília. Foto: Divulgação

Um dos lugares mais gostosos para passear na cidade e que os brasilienses adoram. Nessa área ao lado do lago ficam diversos restaurantes e bares legais, atraindo tanto jovens, como famílias até esportistas fazendo wakebord e a nova moda do momento: o SUP, ou stand up paddle (esse tipo de remo em pé num “pranchão). A Anna do blog Nós no Mundo, fez inclusive um post bem legal sobre essa prática na cidade.

Prato Cervejaria devassa
Prato “light” na Cervejaria Devassa ;-). Foto: GC/Blog Vambora!

Bom, o meu esporte favorito por lá foi na verdade comer 😀 e opções é que não faltam! Já fã das filiais da Cervejaria Devassa no Rio, foi lá que escolhemos almoçar naquele dia de calor. O prato de carne, farofa de banana, queijo coalho, bolinho de mandioca, pão de alho e é claro cerveja, é matador e sempre repetido. 🙂 Opções mais saudáveis e chiques, como BierFass, Café Antiquário e Restaurante Soho também ficam por lá.

Ponte JK vista do Pontão. Foto: Pedro Xavier de Mendonça/Flickr
Ponte JK vista do Pontão. Foto: Pedro Xavier de Mendonça/Flickr

O Pontão é quase como um parque particular, com entrada e portão, lotando especialmente aos sábados e domingos. A vista para a Ponte JK, um dos ícones da cidade é ótima de lá. O estacionamento é gratuito. Geralmente há taxis, mas na falta de um, peça para o restaurante chamar um para você.

-> Santuário Dom Bosco

Santuário Dom Bosco
Santuário Dom Bosco em Brasília. Foto: GC/Blog Vambora!

Se é fácil achar linda a Catedral Metropolitana de Niemeyer, o Santuário Dom Bosco não perde em nada para ela em “Uaus” e “Nossa! Que bonito!”.

Santuário Dom Bosco em Brasília
Não precisa ser católico para achar o local lindo! Foto: GC/Blog Vambora!

Ao invés de paredes, a igreja tem suas laterais formadas por painéis de vidro em tons de azul. A luz que entra lá, mesmo em dias nublados é linda, deixando o clima do local muito especial. Um lustre gigantesco de murano deixa o ambiente ainda mais bonito.

Detalhes do Santuário Dom Bosco
Detalhes das paredes em mosaico do santuário. Foto: GC/Blog Vambora!

Fica aberta de segunda a Sábado das 7h às 19h e aos domingos das 7h/12h e 14h/20h. Fica pertinho do setor hoteleiro Sul, podendo ir até lá a pé. Mais informações: http://santuariodombosco.org.br

Outras atrações fora do eixo monumental e político da cidade, super recomendadas, mas que não tive tempo de fazer são:

-> Catetinho: a antiga casa de Juscelino Kubitschek, durante a construção de Brasília, é hoje um museu.

-> Torre da TV Digital: o mais novo monumento da cidade, projeto de Niemeyer, inaugurada em 2012, tem uma bonita visão ampla da cidade.

-> Centro Cultural Banco do Brasil: com uma vasta programação cultural e edifício projetado também por Niemeyer.

O problema é que chegar nos dois primeiros locais é ruim para quem está sem carro (ficam em extremos da cidade – uma corrida de taxi sairá cara para ambos). Já o CCBB oferece um ônibus gratuito do centro para outros locais culturais da cidade.

Uma capital que a gente geralmente não vê e conhece: Vambora fazer também esse tipo de turismo em Brasília?!

*** VEJA MAIS DICAS DE BRASÍLIA NO BLOG:
A colorida (e pouco conhecida) Brasília de Athos Bulcão
As obras de Oscar Niemeyer em Brasília
– Visita guiada ao Congresso Nacional 

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

4 COMENTÁRIOS

  1. Caros amigos viajantes,de segunda a sexta todos os predios da Esplanada tem restaurantes no kilo inclusive a amara dos Deputados, a comida boa e bem limpa e tem nutricioista presente que trabalha para o restaurante, cada Bloco e um ou dois ministerios e cada bloco tem restaurante o melhor e do Ministerio da Agricultura e o mais caro e o Senado , todos abertos a publico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui