Roteiro cultural: Finalmente Inhotim!

13

Nunca ouviu falar? Então me deixe apresentar, essa é Inhotim

Inhotim
Inhotim é mais ou menos isso…pouco bonito né?! 🙂 Foto: GC/Blog Vambora

Um jardim do Éden. É assim que eu posso descrever resumidamente a atração.

Se você precisa de algo mais explicativo, Inhotim pode ser descrito também como um grande parque, museu, bienal de arte contemporânea, galeria, jardim botânico, localizado a pouco mais de 60 km de Belo Horizonte/MG. Um lugar lindo, lindo demais e que pouca gente conhece ou ouviu falar, ainda…

Jardins de Inhotim
Fala que não poderia ser o Jardim do Éden?! Foto: GC/Blog Vambora

Aliás, a primeira vez que eu ouvi falar de Inhotim foi na faculdade, nas aulas de história da arte, e acabou que a definição daquele lugar era tão difícil de entender quanto a arte contemporânea em si naquela época.

De lá para cá a palavra Inhotim e Brumadinho (cidade onde está localizada a atração) passou a aparecer insistentemente na minha vida e conhecer o lugar passou a ser quase uma obrigação. Uma promoção de passagem para Belo Horizonte e eu ia finalmente para lá! 🙂

+ Veja hotéis para se hospedar próximos de Inhotim

Criada por Bernardo Paz, um milionário e uma espécie de mecenas dos novos tempos, essa grande propriedade repleta de pavilhões recheados de arte contemporânea (hoje são 17 edifícios no total) embrenhada de jardins idílicos virou uma das maiores atrações do Brasil e se bobear do mundo (se alguém já ouviu falar da descrição no 3º Parágrafo em algum outro lugar, por favor se manifeste 😉 ).

Galeria Adriana Varejão em Inhotim
Galeria Adriana Varejão, uma das obras mais lindas. Foto: GC/Blog Vambora

Quem já tinha ido me dizia que era um lugar que é mais fácil ver com os próprios olhos, do que explicar. Outros diziam que era lindo demais mesmo, mas me diziam para ir com as expectativas mais baixas, para eu não me decepcionar.

No fim, não decepcionei e a melhor descrição que posso dar para quem nunca foi é a super exacerbada do Jardim do Éden mesmo: o paraíso, onde a vida começou e o homem passou a conhecer o bem e o mal, de acordo com a religião católica. Heresias a parte, pode-se dizer que Inhotim é o Jardim do Éden atualmente na terra, um lugar paradisíaco, com uma natureza exuberante, cheio de coisas lindas, como prédios e obras de arte contemporânea.

Restaurante em Inhotim
Até no almoço você tem contato com arte… Foto: GC/Blog Vambora

O melhor de tudo é que nenhum homem vai ser expulso de lá ao interagir com obras como o Penetrável Magic Square, de Helio Oiticica, o Narcissus Garden, de Yayoi Kusama e se esbaldar numa refeição tipicamente mineira no Restaurante Tamburil. 😉

Se você é uma daquelas pessoas que não gosta, não entende e não está nem ai para arte contemporânea, Inhotim vai te impressionar pela escala do seu tamanho, pelo jardim absurdamente lindo e bem cuidado e pelas obras que você não sabe que são obras (como os bancos feitos de troncos de árvore, de Hugo França).

Obra Som da Terra, em Inhotim
Obra “Som da Terra”…no meu top 5! Foto: GC/Blog Vambora

Se você gosta, se interessa um pouco por arte, vai ficar babando com tudo que eu disse acima mais os edifícios maravilhosos, como a Galeria Adriana Varejão.

Se você é curioso ou adora arte contemporânea, vai amar tudo o que eu disse acima e ainda vai achar que Inhotim é mesmo o paraiso na terra

Viu como Inhotim é para todo mundo? 🙂

No próximo post vou traçar um roteiro para que você, como eu, que tem apenas um dia para conhecer, possa aproveitar ao máximo o lugar.

Comece a se programar e Vambora então para Inhotim!

*** Veja também:
– Roteiro de um dia em Inhotim

A nova Praça da Liberdade em Belo Horizonte

Inhotim Brumadinho
Interação e descanso entre as obras de arte em Inhotim. Foto: GC/Blog Vambora!

-> Veja mais fotos de Inhotim no facebook do Vambora! http://www.facebook.com/vambora

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

13 COMENTÁRIOS

  1. Olá!!! Adorei o post!!! Tenho vontade de conhecer Inhotim desde que a Regina Casé fez uma matéria para “Um pé de quê?” (TV Futura). Agora deu mais vontade ainda!! rs
    Abraços e ótimas viagens pra vcs!

  2. Camila, eu achava que ia gostar bastante de Inhotim, mas chegando la, com as expectativas super altas, ainda consegui me surpreender! Amei la! bjus

    Juliana, pode colocar Inhotim nos seus próximos planos de viagem. E é super viável de ir! No próximo post vou colocar um roteiro para aproveitar melhor o lugar! bjus

  3. Suplantou as minhas expectativas.achei tudo de uma beleza sem par.temos em Goiás as aguas quentes de Caldas Novas mas não serve como comparação Cada uma é uma. Parabéns

  4. Inhotim é um lugar onde todos deveriam conhecer pelo menos uma vez…
    Já passamos por lá duas vezes e cada visita uma nova experiência e novas surpresas…
    Recomendamos muitos…
    Lá em nosso blog postamos algumas fotos, dicas e informações…

    Viaje Pelas Estradas de Minas Gerais…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui