Relato de viagem: Um passeio por Frutillar e Puerto Octay nos Lagos Andinos

2
Frutillar
Frutillar, uma das cidades mais fofas da região dos Lagos Andinos. Foto: GC/Blog Vambora!

Perto de Puerto Varas, ficam outras duas cidadezinhas super charmosas e simpáticas para visitar na região dos Lagos Andinos, no Chile: Frutillar e Puerto Octay. perfeitas para conhecer num bate e volta desde Puerto Varas.

Puerto Octay
Restaurante em Puerto Octay. Foto: GC/Blog Vambora!

Ambas tem grande influência da cultura alemã, dos imigrantes que colonizaram a região em meados do século XIX, desde nas características de sua arquitetura até na gastronomia. Outro destaque das cidades é que, como em Puerto Varas, ambas ficam a beira do Lago Llanquihue, com vistas igualmente (ou até mais) incríveis dos vulcões Osorno e Calbuco no horizonte. É mesmo um passeio lindo e que realmente vale a pena fazer!

Lago Llanquihue no Chile
Vista do mirante em Puerto Octay. Foto: GC/Blog Vambora!

Para se chegar nas cidades (tanto Frutillar como Puerto Octay) pode se alugar um carro em Puerto Varas (veja aqui opções) ou usar transporte público, através de micro-ônibus que servem a região. Esses tem o nome de “Thaebus” e saem no centro de Puerto Varas. Há um site muito útil do governo sobre o transporte na região dos Lagos Andinos onde é possível conferir os horários de saída, trajeto e exatos locais de saída e chegada desses ônibus, planejando a viagem. Veja aqui: http://www.loslagos.transporteinforma.cl

ônibus "Thaebus" Puerto Varas
Opção de transporte: Micro-ônibus “Thaebus” que sai de Puerto Varas e vai para as cidades. Foto: Google Street View

A primeira parada desse bate e volta na região dos Lagos Andinos, pode ser FRUTILLAR, cerca de uma hora de distância de Puerto Varas (o nome “Frutillar”, aliás,  vem de “Frutilla”, que em português significa morango). Na verdade só cruzei com um pequeno morango durante minha visita, mas o que importa mesmo é que a cidade é pequena mas muito fofa, parecendo quase que um conjunto de “casas de boneca”.

Morango em Frutillar
Frutilla, ou morango, em Frutillar. Foto: GC/Blog Vambora!
Casa em Frutillar
Casas estilo “de boneca” em Frutillar. Foto: GC/Blog Vambora!

Muitas construções em madeira e esculturas de notas musicais, ao longo do Lago Llanquihue, deixam o clima da cidade literalmente “meigo”. Aliás, Frutillar é muito famosa na região por sediar um dos eventos de música mais importantes de todo o Chile, o Semanas Musicales, desde 1968. Por essa razão também a cidade possui um grande teatro moderno, o Teatro Del Lago, que é possível visitar e ver apresentações o ano todo.

Teatro del Lago
O moderno Teatro del Lago em Frutillar, contrastando com a arquitetura germânica. Foto: GC/Blog Vambora!

Contudo, a maior razão para visitar Frutillar é mesmo as vistas belíssimas que se tem do Lago Llanquihue e a influência alemã observada por todos os lados. No primeiro caso, uma volta na principal avenida (a beira lago), especialmente num dia de tempo aberto, já é de impressionar: impossível não ficar abismado com a beleza dos vulcões Osorno e Cabulco no horizonte. No verão um belo calçadão, píer e até uma praia, servem de local ideal para turistas e locais relaxarem, fazerem atividades ao ar livre e até tomar um banho de lago (mesmo com a água sendo friiaaaa).

Vulcão Osorno
“Praia” com vista do vulcão Osorno e…… Foto: GC/Blog Vambora!
Vulcão Calbuco
….e Vulcão Calbuco em Frutillar. Fotos: GC/Blog Vambora!

Não dá também para deixar de experimentar em Frutillar a Kuchen, uma torta de creme e frutas de origem alemã, encontrada em vários cafés e restaurantes na cidade. Quem tiver com mais tempo, vale a pena conhecer também o Museu Colonial Alemão, mostrando melhor a influência da cultura germânica na cidade. Cheguei lá no final de tarde, quando o museu já estava quase fechando, mas o pessoal do blog Nerds Viajantes, conta nesse post (veja aqui) mais sobre como é visitar o local.

Torta Kuchen
Torta Kuchen em Frutillar: tem que experimentar. Fotos: Carolina Hornig e Mirthe / Flickr

De Frutillar, se vai para PUERTO OCTAY em meia hora. Menor, mais rústica e com um ar bem interiorano, para mim, a grande graça da cidade foi o mirante com uma vista incrivelmente (talvez a mais bonita de todas) dos vulcões Osorno e Calbuco e do lago Llanquihue. Interessante prestar atenção no caminho entre as cidades, mostrando bem o lado rural da região dos Lagos Andinos, que nem todo mundo conhece.

Mirante em Puerto Octay
Mirante em Puerto Octay: uma das melhores vistas da região. Foto: GC/Blog Vambora!

Um dia visitando duas cidades fofas e mais vistas de tirar o fôlego resultam nesse bate e volta perfeito para se fazer desde Puerto Varas, Vambora?!

Pier em Frutillar
Pier em Frutillar com vista para o vulcão Osorno. Foto: GC/Blog Vambora!

*O Vambora! viajou a convite da SERNATUR Los Lagos e do Turismo do Chile.

*** Veja mais dicas dos LAGOS ANDINOS no Chile:
Onde se hospedar em Puerto Varas
– Puerto Varas: um roteiro pela cidade (com mapa!)
– Onde ver pinguins no Chile
Como é a travessia dos Lagos Andinos, o Cruce Andino

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

2 COMENTÁRIOS

    • Olá Rebecca,
      Que bom que está gostando das dicas aqui do Vambora!
      Sobre sua dúvida não é viável um bate e volta, pois fica muito distante de Santiago. E para pegar um avião ou dirigir muitas horas, compensa mais vocês separarem alguns dias para conhecer a região dos lagos. 🙂
      Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui