Relato de viagem: Para ver de perto pinguins no Chile – As Pingüineras de Chiloé

4
Pinguins em Chiloé
Pinguins na Baía de Puñihuil em Chiloé. Foto: GC/Blog Vambora!

Esse é o passeio mais famoso e que hoje traz mais visitantes para a Ilha de Chiloé, no Chile: ver pinguins! Muita gente que ainda não conhece direito as atrações do arquipélago acaba indo para Chiloé só para ver os pinguins de Magalhães e Humboldt que vão passar as suas férias de verão na costa chilena.

Las pinguineras
Passeio para ver os pinguins que sai da Baía de Puñihuil. Foto: GC/Blog Vambora!

Tudo acontece na Baía de Puñihuil, cerca de 28km da cidade de Ancud, a porta de entrada principal de Chiloé para o continente. Muitos turistas que ficam hospedados em Puerto Varas ou Puerto Montt fazem esse bate e volta, que dura praticamente o dia todo.

Nessa praia voltada para o pacífico, os pinguins das espécies de Magalhães e Humboldt chegam por volta de setembro para se acasalar e voltam para a Antártida, já com seus filhotinhos, em Março. Há barcos que saem diversas vezes por dia para avistar os animais nas ilhotas bem próximas a praia.

Las Pinguineras
Se aproximando das encostas onde ficam os pinguins. Foto: GC/Blog Vambora!

O passeio, que dura por volta de 40 minutos, até “Las Pingüineras”, como eles chamam por lá é realmente gostoso por nos deixar tão próximos das aves. São muitos, diversos pinguins espalhados por todos os rochedos. Nunca tinha visto um pinguim fora de um aquário ou zoológico e é possível dizer, especialmente para quem gosta desse tipo de contato com a natureza, que dá para se emocionar, ou no mínimo soltar suspiros do tipo “Que fofo!”.

pinguins de humboldt
Pinguins de humboldt. Foto: GC/Blog Vambora!

Além dos pinguins, é possível avistar outros animais e aves bem típicos da região, como os cormoranes, pato quetru, lontras e de vez em quando até baleias azul e cachalote (os mais sortudos).

Passaros de Chiloe
Outras aves vistas durante o passeio. Foto: GC/Blog Vambora!

Como disse acima, há diversos tours que saem de Puerto Varas e Puerto Montt para as pinguineras. Outra opção fácil é alugar um carro e passear pela região. Quem optar por essa segunda opção, recomendo que considere ficar alguns dias especificadamente em Chiloé para conseguir conhecer melhor a região e os trajetos não ficarem tão cansativos. Há estradas novas e bem pavimentadas que ajudam os motoristas.

Vale a pena também aproveitar para almoçar num dos restaurantes da praia para experimentar o curanto, a comida típica local de Chiloé (como mostrei nesse outro post).

Curanto
Curanto, comida tipica da região de Chiloé, no Chile. Foto: GC/Blog Vambora!

Aliás, para quem gosta de vida animal e especialmente está interessado em aves (atividade conhecida como birdwatching), há na Baía de Pullao (aproximadamente 15 minutos de carro da cidade de Castro, também em Chiloé), um observatório e passeio guiado para avistamento de aves, tanto para curiosos, como para entendedores do assunto.

Baia de Pullao
“Birdwatching” na Baía de Pullao também em Chiloé. Foto: GC/Blog Vambora!

No próximo post, dicas de hotéis legais e diferenciadospara conhecer e se hospedar na ilha. Vambora!

+ informações: http://pinguineraschiloe.cl e http://bahiapullao.cl/

* O Vambora! viajou a convite da SERNATUR Los Lagos e do Turismo do Chile.

*** Veja mais dicas de CHILOÉ e do CHILE no blog:
– Hotéis em Chiloé para conhecer e se hospedar
Um segredo no Chile chamado Chiloé
Região dos Lagos no Chile

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

4 COMENTÁRIOS

  1. Oi Guta, passando para agradecer o seu comentário no post do ConhecieCurti sobre as pinguineras de Chiloé. Como escrevi no post, o Vambora foi um dos que ajudou no planejamento de nossa viagem. Cada vez mais, nós blogueiros estamos sendo fonte de pesquisa para quem viaja por conta.
    Um abração, Di Xavier
    https://goo.gl/nQA6Zo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui