Relato de viagem: O que fazer em São Miguel dos Milagres – Melhores Praias e Passeios

2
Capela dos Milagres em Alagoas
Pôr do sol na Praia do Riacho em São Miguel dos Milagres. Foto: GC/Blog Vambora!

São Miguel dos Milagres é um dos destinos mais lindos e desejados atualmente em Alagoas. Com muitas praias paradisíacas e excelentes hotéis e restaurantes, neste post vamos mostrar o que fazer em São Miguel dos Milagres, com os melhores passeios e atrações da região.

Localizada no litoral norte do estado de Alagoas, São Miguel é um destino ideal para quem gosta de belezas naturais e tranquilidade. Ao contrário da sua vizinha Maragogi, o clima daqui é bem mais calmo, com praias mais vazias e passeios menos cheios.

E uma boa notícia: os preços da região não são tão caros! Confira abaixo então o que fazer em São Miguel dos Milagres! Clique em cada item abaixo ou deslize a página para ver todos os detalhes de cada atração:

O que fazer em São Miguel dos Milagres: Melhores Passeios e Atrações

1-) Melhores Praias de São Miguel dos Milagres para conhecer

Praia do Marceneiro
Praia do Marceneiro. Foto: GC/Blog Vambora!

A região da Rota Ecológica em Alagoas, onde está São Miguel dos Milagres, tem um dos litorais mais lindos do Brasil! As praias aqui são perfeitas, com areia branca, mar transparente e água quentinha!

Como já falamos no post sobre Como chegar e Melhor época para ir para São Miguel, a melhor época para curtir as praias na região é na primavera ou verão. No outono e inverno as chuvas podem atrapalhar passeios e deixar o mar mais mexido, frio e escuro.

Confira abaixo as praias mais bonitas para se visitar na região de São Miguel dos Milagres:

Praia de Porto da Pedra em São Miguel dos Milagres
Praia de Porto da Pedra em São Miguel dos Milagres. Foto: GC/Blog Vambora!
  • Praia do Marceneiro: É a primeira praia da região, super linda, porém tem pouca infraestrutura, com apenas alguns trailers vendendo bebidas e comidinhas, sem banheiro.
  • Praia do Riacho: Em sequencia, é onde fica a Capela dos Milagres, sendo também bem tranquila. Tem mais de estrutura, incluindo uma bela barraca de praia e restaurante (veja mais abaixo sobre Restaurantes e Bares em São Miguel dos Milagres).
  • Praia de São Miguel dos Milagres: Considerada uma das melhores e mais bonitas praias de Alagoas, e também do Brasil, a Praia de São Miguel dos Milagres tem areia branca e fina, águas mornas e piscinas naturais lindíssimas! Fazer um passeio de jangada e conhecer as piscinas naturais daqui é um dos passeios mais famosos da região!
  • Praia do Toque: Ao lado de São Miguel dos Milagres, a praia do Toque é tão bonita quanto! Daqui também saem passeios para as piscinas naturais da região (veja mais abaixo sobre).
  • Praia de Porto da Rua: Praia mais cheia e popular, com um trecho mais urbano. Ainda sim é uma praia lindíssima, especialmente nos seus extremos ao norte e ao sul.

Vale dizer que depois da Praia de Porto da Rua, as praias ao norte de Alagoas tendem a ficar mais cheias, como ocorre no Patacho e Maragogi. Por isso, para quem gosta de mais tranquilidade e praias vazias, o local ideal para ficar em hospedado Alagoas é mesmo São Miguel dos Milagres!

+ Onde ficar hospedado em São Miguel dos Milagres: Melhores hotéis, pousadas e casas de temporada da região

2-) Passeios para Piscinas Naturais

Piscinas Naturais de São Miguel dos Milagres
Piscinas Naturais de São Miguel dos Milagres.JPG

O passeio para as piscinas naturais é um dos mais famosos e essenciais para se fazer em Alagoas. Aqui se tem a opção de fazer alguns, sendo os mais famosos para as piscinas de São Miguel dos Milagres e da Praia do Toque.

Piscinas naturais são formações de corais que podem ser vistas em períodos de maré baixa, especialmente em épocas de Lua Cheia e Lua Nova. Os passeios saem geralmente quando a maré está no nível 0,4 (ou menos), período onde a água baixa tanto que se formam piscinas entre corais, transformando-as em verdadeiros aquários naturais.

As piscinas de São Miguel dos Milagres ficam a cerca de 20/30 minutos da praia e se vai até elas em pequenas jangadas motorizadas. Uma vez lá, você consegue ficar com água abaixo dos joelhos, no meio do oceano, vendo dezenas de peixes coloridos a olho nú!

Piscina natural de São Miguel dos Milagres
Piscina natural de São Miguel dos Milagres. Foto: GC/Blog Vambora!

O mesmo ocorre com as piscinas naturais da Praia do Toque, com a diferença do local de saída das jangadas e também o tempo e distância da praia até as piscinas.

É indicado levar óculos ou máscara de mergulho e snorkel e para conseguir ver os peixes e vida marinha embaixo da água com facilidade. No passeio, se fica por volta de 40 minutos/1h nas piscinas naturais.

Por todo litoral de Alagoas existem mais piscinas naturais, sendo que em Maragogi, as elas ficam mais cheias de turistas. Em São Miguel dos Milagres e na Praia do Toque o passeio é bem mais tranquilo e a visibilidade, quantidade e variedade de peixes incrível!

+ Passeio para as Piscinas Naturais de São Miguel dos Milagres: Veja valores e como reservar

3-) Passeio de Buggy

São Miguel dos Milagres Alagoas
Região de São Miguel dos Milagres em Alagoas. Foto: GC/Blog Vambora!

Outra atração super legal da região, o passeio de Buggy em São Miguel dos Milagres é especialmente interessante para quem está sem carro.

Nele, você consegue conhecer muitas praias da região em um dia, podendo dai escolher qual deseja ir depois curtir com mais calma.

Durante o passeio de buggy também se percorre caminhos e paisagens que geralmente não se vê de carro ou a pé. Além de tudo, os bugueiros da região são também excelentes guias e fotógrafos, mostrando cantinhos e histórias que geralmente não ficamos sabendo indo por conta própria.

No passeio de buggy de São Miguel dos Milagres se conhece em geral as praias da Laje, Patacho e da Tatamunha, onde fica a Foz do Rio Tatuamunha que tem um lindo pôr do sol.

+ Passeio de buggy em São Miguel dos Milagres: Veja valores e como fazer

4-) Capela dos Milagres

Capela dos Milagres em Alagoas
Pôr do sol na Capela dos Milagres. Foto: GC/Blog Vambora!

A Capela de São Miguel dos Milagres é um dos cartões postais da região! Construída em 2016, a igreja fica numa propriedade privada bem em frente a praia de mesmo nome.

Super simples, por dentro e fora, o destaque da Igreja é a vista para o mar! Por isso mesmo, são comuns casamentos por lá aproveitando as paisagens incríveis, especialmente na hora do pôr do sol.

Atualmente a entrada para conhecer a parte interna igreja é paga, sendo indicado agendar antes de visitar pelo email deles: [email protected]

Para quem não quiser pagar para conhecer a parte interna, a parte externa da igreja é acessível a pé pela Praia de São Miguel dos Milagres. Nós fomos lá no horário do pôr do sol e achamos lindo!!

5-) Visitar a Associação do Peixe Boi

peixe boi

Existe em São Miguel dos Milagres um santuário da preservação do Peixe Boi, este lindo animal ameaçado de extinção. Criada em 2009, a Associação de Preservação de Peixe Boi em São Miguel, ajuda além dos animais a comunidade local.

Trabalham no local ribeirinhos, pescadores, estudantes e moradores, informando os turistas sobre os animais, ao mesmo tempo que ajudando a preservar e criar uma atividade sustentável não predatória.

O passeio ocorre na praia e no Rio Tatuamunha e é feito de barco para ver de perto os animais em ambiente natural.

+ Visitação ao Peixe-Boi em São Miguel dos Milagres: Veja valores e como fazer

6-) Bares e Restaurantes em São Miguel dos Milagres

Mi Casa Restaurante e Praia Bar
Mi Casa Restaurante e Praia Bar. Foto: GC/Blog Vambora!

Seja para almoçar ou jantar, um dos passeios mais gostosos em São Miguel dos Milagres é conhecer os ótimos bares e restaurantes da região!

Na Praia de Porto das Ruas é onde fica a maior parte dos restaurantes de São Miguel, mas há também vários dentro de hotéis e pousadas, que geralmente também abrem para não hóspedes.

Vale dizer que é indicado reservar antes de ir na maioria deles, especialmente para jantar. Veja abaixo alguns dos melhores bares e restaurantes de São Miguel dos Milagres para conhecer:

Pratos Mi Casa Restaurante Sao Miguel Milagres
Pratos do Mi Casa Restaurante. Foto: GC/Blog Vambora!

Mi Casa Restaurante e Praia Bar: Uma barraca de praia e restaurante excelente na Praia do Riacho e próximo da Capela dos Milagres. O restaurante possui porções e pratos ótimos, com mesas sob a copa de árvores, além de cadeiras na praia para curtir o dia todo;

Tahafa Milagres: Mais novo e agitado restaurante em São Miguel dos Milagres, o Tahafa mistura cozinha oriental e tropical num ambiente super descolado. Funciona de quarta a Sábado das 18h às 23h e domingo, das 12h às 17h.

Patrícia Bistrô: Funciona apenas com reserva obrigatória, sendo um dos restaurantes mais famosos de São Miguel dos Milagres. O menu usa produtos locais e receitas regionais com um toque original, num ambiente simples mas super agradável.

Restaurante no Quintal: Funciona para almoço e jantar, sendo o último apenas com reserva. Os pratos são bem regionais, usando também produtos frescos e locais.

Restaurante Pousada Amendoeira: Restaurante dentro da Pousada Amendoeira, preza pela sustentabilidade e frescor dos alimentos, não servindo frituras ou alimentos com baixo valor nutricional.

Restaurante Sonhos do Patacho: Fica dentro do Beach Club Sonhos do Patacho, onde há também piscina, área de lazer e passeios.

Villa Milagres: Mistura de loja, atelier e restaurante, o Villa Milagres mistura cozinha local e internacional, incluindo peixes, massas e frutos do mar, num ambiente ao ar livre, charmoso e moderno.

Villa Italiana Ristorante: Para quem quiser variar o cardápio regional, possui ótimas massas, risotos e sanduíches com influência italiana. Fica também dentro de uma pousada mas é aberto a não hóspedes.

NaCasa de Boa: Bar com ambiente delicioso ao ar livre para petiscar e tomar bons drinks.

+ Veja mais passeios e tours para fazer em São Miguel dos Milagres

Existem também outros passeios para fazer em São Miguel dos Milagres, como o passeio de bicicleta nas praias (geralmente oferecido pelas pousadas da região) e a subida ao mirante Alto do Cruzeiro.

O mirante fica no alto de um morro sem muita infraestrutura e estrada de terra. Nós não fomos porque estávamos com um carro bem baixo e ficamos com receio, mas dizem que a vista é bem bonita, especialmente no pôr do sol.

Alguns passeios de buggy da região passam lá, então pode ser uma boa alternativa para quem não quiser ir com carro.

Depois dessas dicas, já sabe o que fazer em São Miguel dos Milagres? De praias paradisíacas, até tours e passeios para conhecer a fauna e flora da região, atividades legais é que não faltam!

São Miguel dos Milagres foi o nosso destino favorito na região da Rota Ecológica de Alagoas e queremos muito já voltar! Vambora?

*** Veja mais dicas de São Miguel dos Milagres e Alagoas:
Como chegar e melhor época para visitar São Miguel dos Milagres
Onde ficar em São Miguel dos Milagres: Melhores hotéis e pousadas
Passeios em Maceió: 8 opções para fazer na cidade

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


2 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui