Lugares Improváveis: Observação de baleias em San Diego, Califórnia

15
Baleia em San Diego Califórnia
Whale Watching em San Diego. Foto: gebl, Flickr

Ao planejar uma viagem para San Diego, na Califórnia, nunca pensei que teria uma das experiências mais lindas da minha vida: a observação de baleias em alto mar.

O melhor, e mais inesperado, é que essa descoberta foi totalmente ao acaso! Procurando programas para fazer na cidade, durante o inverno, me deparei com a expressão “Whale Watching” e quase pirei! Era uma incrível descoberta para alguém que sempre sonhou em ver uma animal desses no ambiente natural.

Pesquisando mais profundamente o assunto, descobri que se tratava da migração das baleias cinzas, fugindo do inverno do Alasca, em direção as águas mais mornas na Baja Califórnia no México.

Há diversas empresas que fazem o passeio para ver as baleias, possibilitando diferentes experiências, por diferentes preços:

Whale Watching em San Diego
Barcos das empresas Hornblower e H&M. Foto: GC/ Blog Vambora!

-> Hornblower Cruises: Possui o maior barco de todos, com capacidade para dezenas de pessoas. Quem acompanha o passeio e dá explicações são especialistas do San Diego Natural History Museum. Por ser maior, tende a ser o mais lento durante as manobras para seguir as baleias, além de ter que disputar um bom lugar com os outros tripulantes, o que é péssimo. Garante  seu dinheiro de volta caso você não veja os animais. Valor = $ 34 a 39

-> Harbor Cruises: Possui um barco não tão grande quanto a Hornblower, mas ainda sim de grande porte (são 2 andares, com áreas cobertas e ao ar livre, bar, banheiros, etc). Conta com a explicação de biólogos do aquário Birch Aquarium, da cidade. Eles também garantem seu dinheiro de volta se durante o passeio você não avistar baleias! Foi a minha escolha. Valor = $ 30 a 35

-> H&M Landing: Possui o menor barco dos três, com capacidade para pequenos grupos. Embora com uma infra estrutura menor, devido ao tamanho da embarcação você consegue chegar mais perto e rápido dos animais, o que garante uma experiência mais íntima. Não está na principal parte portuária da cidade, ficando distante do centro. Pela falta de infra estrutura, possui o menor entre as outras operadoras. Valor = $ 25 (3 horas) a 50 (cruzeiro de 5 horas)

Legal é que em todas as empresas é possível fazer as reservas online, mas como essa é uma época de baixa, se fosse você, reservaria o dia estando lá, aproveitando para ver os dias com melhor tempo, temperatura, visibilidade, etc. Para passeios menos cheios, escolha o período mais cedo, sempre pela manhã.

Baía de San Diego
Baía de San Diego, a bordo do Harbor Cruise. Foto: GC/Blog Vambora!

O passeio começa com o barco saindo da baía da cidade (linda por sinal, e que vale ao menos um dia inteiro de passeio), em direção ao alto mar. No caminho, ainda próximos da orla cidade já é possível se empolgar com leões marinhos e vários golfinhos pulando ao lado do barco. Alguns quilômetros adiante, são liberados sonares para rastrear os animais….Embora já seja lindo ver golfinhos, leões e focas, todo mundo fica torcendo para ver os atores principais: as baleias!!!

Leões Marinhos em San Diego
Pelo caminho: leões marinhos….Foto: AdrB/Blog Vambora!
Golfinhos em San Diego
…e golfinhos também! Foto: AdrB/Blog Vambora!

Ao menor sinal, os barcos começam a seguir os sons dos animais e do nada você vê o jato de água de respiração…as baleias estão lá!

Baleias em San Diego
Finalmente elas: as BALEIAS! Foto: maduarte, Flickr

Só que a sorte tem que estar do seu lado….do barco! 🙂 Se você estiver do lado contrário onde os animais aparecem não verá muita coisa…Os jatos, ocorrem, aproximadamente cada 10/15 minutos, então dá para tentar se programar para filmar e tirar fotos. No meu caso, a emoção foi tão grande que todas saíram tremidas e o vídeo mostrou mais o céu, do que as baleias no mar! Ainda bem que existe o google e o flickr para pessoas como eu, lembrar desses momentos para sempre! 🙂

whale watching em san diego
Tentando vê-las dos barcos. Foto: Doug Fisher, Flickr

Como, geralmente, as baleias não migram em grupos muito grandes, todas as três operadoras irão atrás do mesmo animal naquele dia (todas usam radares e sonares para detectar os grupos), mas ainda não é algo muito conturbado, e sim emocionante! No meu dia, vi uma mãe e seu filhote…

whale watching em san diego. Foto: Port of San Diego, Flickr
Foto: Port of San Diego, Flickr
Baleias em San Diego
Foto: Tomcio77, Flickr

Há ainda a opção de tentar ver as baleias no mirante do parque Cabrillo National Monument. É mais difícil de enxergar (leve um binóculo) e chegar, porém é de graça…Veja qual é o melhor custo x benefício para você.

Parque Cabrillo em San Diego
Mirante do parque Cabrillo. Foto: hyperion327, Flickr

De uma forma ou de outra, a experiência é incrível!!! Desde a visita a linda baía da cidade, até as dezenas de golfinhos e leões marinhos que você encontra durante o percurso. Mesmo tendo um Sea World em San Diego, eu prefiro MIL vezes mais ver os animais no ambiente natural. É uma experiência linda e inesquecível para toda família.

O período de observação vai de meados de dezembro (geralmente a partir do dia 20/12, até o começo de abril, 10/04). Estando na cidade nesse período, não deixe de fazer esse passeio. É animal! 😉

Vambora????!!!!!

Whale Watching
Vá bem agasalhado e chegue antes para pegar um bom lugar. Foto: skwagner, Flickr

Obs1: Por ser o período de inverno vá bem agasalhado, pois os ventos em alto mar são bem frios. Uma jaqueta térmica (que fecha até o pescoço), luvas, gorro e óculos escuros vão deixar o seu passeio bem mais confortável.

Obs2: Chegue pelo menos 20 minutos antes para evitar longas filas e pegar um bom lugar no navio (próximo a proa e as laterais).

*** Veja também:
O que fazer em San Diego: Dia e Noite! 
Visitando o San Diego Zoo
Planejando uma viagem de carro pela Califórnia

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

15 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde,
    Ja pedi algumas dicas de LA e agora quero de San Diego…rs
    Vc conhece o zoo san diego? nao sei se faço o passeio no zoo ou se faço o safari…sera q pode me ajudar???
    Vou voltar de San Diego para Vegas com meu namorado pq o casal de amigos vai seguir de carro p Sao Francisco…vc sabe a forma melhor de transporte…onibus, aviao ou carro??? Se souber onde vejo essas opçoes agradeço!!!
    Beijos Bruna

    • Oi Bruna!
      Eu ainda nao fiz o post do Zoo de San Diego mas já te adianto que amei la! Lindo e gigante!!! O Safari deve ser legal mas acho que como passeio completo, o Zoo tem mais a oferecer.
      Eu fiz San Diego para Las Vegas de carro e a viagem, mais ou menos de 5h é longa, mas passa por vales e desertos lindos. Achei o trajeto lindo!
      Se vc estiver com o tempo corrido ou achar uma passagem barata de aviao, ou ônibus, vale a pena dar uma olhada, pq um carro em Las Vegas não é tão essencial para se deslocar assim.
      No site kayak.com dá para pesquisar as passagens mais baratas de avião. Vale dar uma pesquisa.
      bjus

  2. Estarei em San Diego no final de outubro e início de novembro, será que dá para fazer este passeio de barco e ver as baleias?
    Fico no aguarde
    Grata
    Juracy

    • Olá Juracy! O período de observação vai de mais ou menos meados de dezembro (geralmente a partir do dia 20/12), até o começo de abril (10/04) que é o período de migração delas pela região.
      Acho difícil, mas pode ser que você dê sorte e consiga ver algumas antes desse período. A melhor coisa a se fazer é quando estiver na cidade se informar com uma das empresas citadas no post para ver se naquela data, há chances de visualização.
      Espero que dê certo e dê sorte, pois é realmente lindo!

    • Olá Keyla,
      A duração depende muito de empresa para empresa e do tipo de passeio que vc quer fazer, mas em geral a média dos passeios mais tradicionais é de 2 a 3 horas.
      Entrando nos sites das companhias indicadas você consegue ver mais informações.
      Abs!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui