Lugares Improváveis: Montserrat – Veja como fazer um Bate e Volta incrível de Barcelona

32
Visão de Montserrat. Foto: GC/Blog Vambora!
Já no alto, essa é Montserrat! Foto: GC/Blog Vambora!

Como se tem visto nos relatos anteriores, Barcelona é uma daquelas cidades com dezenas de coisas para se ver e fazer. Agora, programando sua viagem para lá, eu tentaria deixar pelo menos 1 dia para você fazer um dos bate e volta mais incríveis que eu já fiz na vida: ir para Montserrat!

Somente a 60 km de Barcelona, você se depara com uma paisagem impressionante: um monastério do século X, encravado num mar de montanhas rochosas esculpidas ao longo de milhares de anos. É um lugar lindo e muito surpreendente!

Nossa Senhora de Montserrat. Foto: GC/Blog Vambora!
Aqui fica a imagem de Nossa Senhora, mais adorada de toda Espanha. Foto: GC/Blog Vambora!

Se num primeiro momento, a grande atração de Montserrat é o seu monastério (realmente bem bonito, histórico, cheio de religiosidade e simbolismos), o diferencial do lugar é a sua beleza natural, localizado no alto das montanhas.

Veja abaixo então todas as dicas para fazer esse bate e volta de Barcelona lindo e surpreendente. Vambora para Montserrat!

Montserrat: Veja como fazer o bate e volta de Barcelona

1-) Como chegar em Montserrat saindo de Barcelona

Montserrat. Foto: GC/Blog Vambora!
A 1ª visão que você tem de Montserrat, bem la no alto. Foto: GC/Blog Vambora!

O trem R5, que vai até Montserrat, sai todos os dias da Estação Praça España do metrô de Barcelona, a partir das 8h36 (na alta temporada) e 9h36 (na baixa). Recomendo que você pegue o trem mais cedo, para aproveitar melhor o dia.

+ Veja como circular e usar o metrô de Barcelona

Na própria estação de metrô vá seguindo o símbolo do trem local (vide foto abaixo) até encontrar a sua plataforma e os guichês vendendo passes combinados para chegar a Montserrat: bilhete do trem (ida e volta) + funicular ou teleférico para subir a montanha.

FGC Barcelona
Simbolo do trem que você vai pegar para ir até Montserrat

Se achou muito complicado, há diversas excursões e tours guiados que saem de Barcelona e vão até Montesserat usando ônibus e vans privativas. Há desde tours básicos para Montserrat de meio dia, até outros passeios mais completos incluindo almoço.

+ Veja passeios e excursões para Montserrat saindo de Barcelona

Para quem vai por conta própria, uma vez chegando na estação de trem que chega ao destino, existe uma opção de você subir a montanha e chegar ao monastério usando um funicular ou um teleférico. A viagem de teleférico pode ser comprada também online com antecedência.

+ Teleférico para Montserrat: veja valores e como comprar

Teleférico de Montserrat. Foto: GC/Blog Vambora!
Subindo a montanha pelo teleférico . Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem vai com crianças, idosos ou mesmo tem medo de altura, o funicular é uma boa opção porque possui uma infra-estrutura melhor para o turista, sendo inclusive mais confortável. Já o teleférico as vistas são mais impressionates. Ambos são boas escolhas!

Chegando de trem, para quem vai subir o monte de teleférico, deve descer na estação Montserrat Aeri, enquanto quem vai de funicular, desce na estação Monjuic de Montserrat. Tudo muito bem sinalizado e explicado dentro do trem. Não tem erro!

+ Mais opções de passeios e excursões para Montserrat

2-) O que fazer em Montserrat

Montserrat - Bate volta Barcelona
Monastério de Montserrat. Foto: GC/Blog Vambora!

Montserrat é formada basicamente pelo conjunto do monastério e a área de montanhas ao redor com trilhas. Para quem vai por conta própria, recomendamos separar o dia todo para conhecer ambos.

Uma vez subindo a montanha, existem várias opções de atrações e passeios. Confira abaixo os detalhes do que fazer em Montserrat, com suas principais atrações!

– Basílica e Monastério

Coral Basílica de Montserrat. Foto: GC/Blog Vambora!
Coral das crianças na Basílica. Foto: GC/Blog Vambora!

Chegando cedo, separe a parte da manhã para conhecer o mosteiro de Montserrat, formado por uma basílica. Nela, dá para ver de perto a imagem de Nossa Senhora (a mais icônica e adorada em toda Espanha), escutar o famoso coral das crianças na Basílica, além de visitar o museu e espaço interativo que contam um pouco mais da história do local.

O coral das crianças é bem disputado, então tente chegar ao menos 15 minutos antes na basílica para pegar um bom lugar. A apresentação é curta e ocorre de segunda a sexta, às 13h.

A imagem de Nossa Senhora pode também ter filas de fiéis. A entrada para vê-la de perto e tocá-la, encontra-se lateralmente da porta principal da Igreja.

O passeio que já podia já acabar bem por ali, ainda guardava o melhor: as trilhas nas montanhas!

– Trilhas

Trilhas de Montserrat. Foto: GC/Blog Vambora!
Visão de uma das trilhas. Foto: GC/Blog Vambora!

Existem diversas trilhas em Montserrat acessadas por um funicular que fica ao lado da basílica. Das que eu consegui conhecer, as mais bonitas foram: de Sant Jeroni, Sant Joan, Sant Onofri e Sant Magdalena, todas a direita de quem acessa a parte mais alta de Monserrat, pelo funicular de Sant Joan.

Todas essas podem ser feitas sem guia, são curtas e tem lindas vistas! Além disso, possuírem pequenas surpresas no caminho, como capelas históricas e inscrições antigas nas montanhas, que há anos são pontos de peregrinação.

Montanha Montserrat. Foto: GC/Blog Vambora!
No inverno com neve! Montserrat é linda! Foto: GC/Blog Vambora!

Em menos de 30 minutos de caminhada, você já tem a sensação de estar completamente longe da civilização, conhecendo parte da história e se deparando com uma das vistas mais bonitas de toda Espanha. Nos dias de céu completamente azul, dizem que é possível avistar até os Pirineus!

É realmente sublime! E quem sabe, você dê sorte como eu, e encontre com alguns animais selvagens, como essas cabras das Montanhas, escalando, quer dizer, pastando no meio daqueles paredões de rocha verticais. Um momento digno do “Discovey Channel”!

Cabras Selvagens. Foto: GC/Blog Vambora!
Momento Discovey Channel: cabras selvagens das montanhas. Foto: GC/Blog Vambora!

Daria para ficar mais algumas horas e até dias caminhando e descobrindo novas paisagens (aliás, é o que muitos montanhistas, de toda Europa, fazem por lá). É muito lindo!

Vá bem confortável, usando tênis e leve protetor solar e água para se hidratar durante a caminhada.

+ Veja opções de passeios e excursões para Montserrat

Trilhas de Montserrat. Foto: GC/Blog Vambora!
Placas das trilhas em Monserrat: Distância e tempo médio. Foto: GC/Blog Vambora!

Lá em cima, não tenha pressa e ande com cuidado. Muita gente se empolga e tende a sair dos caminhos marcados, correndo o risco de se perder ou escorregar (quando fui no inverno, muitas áreas estavam com neve). Como não há guias na região, evite correr riscos desnecessários e siga as orientações pelo caminho.

– Mais opções do que fazer em Montserrat

Voo de balao em Montserrat
Voo de balão em Montserrat. Foto: Divulgação

Para almoçar ou comer algo rápido, existem restaurantes e cafeteria na parte do mosteiro de Montserrat. No total são 3 restaurantes, um café e um bar.

Também, existem outros passeios na região, como um Voo de Balão com visita a Montserrat! Nele, além de conhecer o local, faz-se um passeio de balão pela região, incluindo uma taça de espumante e comidas.

+ Veja como conhecer Montserrat e fazer o passeio de balão

Gostaram dessa sugestão de bate e volta de Barcelona? Montserrat é uma das opções mais legais, porém existem outros destinos bem legais. No blog Fui ser Viajante, há mais outros destinos perto de Barcelona, tão incríveis quanto para conhecer.

Para quem escolher ir para Montserrat, deu para ver que realmente adoramos a experiência por lá! Um lugar totalmente lindo e surpreendente. Vambora!

*** Veja mais dicas de BARCELONA:
– Onde se hospedar em Barcelona: Hotéis e regiões
O que fazer em Barcelona: Roteiro de viagem e atrações
– Como conseguir comprar passagens de trem pela Renfe

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


32 COMENTÁRIOS

  1. Olá Guta!

    Primeiramente, parabéns pelo blog! Eu gostaria de saber em que mês que você foi a Montserrat. Irei agora em dezembro e imagino que o clima possa estar semelhante a quando você foi, você se lembra? Aliás, vou seguir as suas recomendações para o roteiro de Barcelona, ficarei 7 dias e acredito que o que você montou será muito útil para a elaboração do meu 😉

    Obrigada por tudo!

    Beijão!

    • Olá Thais! Fui em Fevereiro, no meio do inverno lá na Espanha. Se você for no começo de Dezembro é capaz de pegar temperaturas nem tão frias.
      E fico muito feliz de você estar aproveitando as dicas do blog! Estamos aqui para isso! 🙂
      Qualquer outra dúvida é só falar!
      Abs!

      • Olá Guta!
        Venho aqui fazer um comentário pós viagem. Como havia dito lá em cima, fui no início de dezembro. Não encontrei neve como você, mas estava um frioooo de lascar! rs… Suas dicas foram TODAS MUITO VALIOSAS. Visitamos Montserrat em um dia qualquer, e para a nossa SORTE, li o seu post antes de ir. Chegamos com antecedência para assistir ao coral e a igreja logo lotou muito rápido. Como segui o seu conselho, conseguimos um lugar bom para nos acomodar, mas aqueles que não leram o seu post ficaram em pé! rs…. Quando o coral inicia é de arrepiar… que lindo!! Sem dúvida, vale muito a pena conhecer para quem ainda está em dúvida. Outro ponto que eu gostaria de comentar aqui é que no dia que fui, o céu estava bem limpo e conseguimos enxergar os Pirineus! 🙂
        Bem, é isso, mais uma vez parabéns pelo Blog e pelas informações que são de extrema importância para quem está planejando uma viagem!
        Abs!

        • Thais você não tem idéia de como é bom ouvir um feedback assim. De verdade, muito obrigada mesmo! 🙂
          O objetivo do blog é exatamente esse: fazer todo mundo viajar mais e melhor com as dicas aqui dadas. Que bom que vc aproveitou e deu tudo certo na sua viagem!
          Volte sempre! Abs!

    • Olá Rodrigo, como citamos no post o trem até Montserrat sai todos os dias da Estação Praça España do metrô de Barcelona.
      Estando no local basta seguir as placas de indicação (veja no post a imagem que mostra o simbolo do trem) para a área de embarque.

  2. Olá Guta!
    Adorei sua indicação e gostaria de fazer com minha família. Uma dúvida: meus pais idosos irão e como pretendo fazer trilha com minhas irmãs, acha que poderia arranjar por lá algum passeio alternativo para eles aproveitarem o tempo? Obg

    • Olá Fabiana, tem passeios alternativos sim. Eles podem tanto caminhar pelos caminhos perto do Monastério (bem mais tranquilo e fáceis), bem como visitar o museu e espaço interativo que contam um pouco mais da história do local, aproveitar a cafeteria, etc.
      Mesmo que eles não façam as trilhas, vale subir no funicular para ter as vistas de lá de cima. É realmente lindo!

  3. Olá, vou à Espanha em setembro. Ficarei 4 dias em Madri e 4 em Barcelona.
    O que você sugere? Ficar os 4 dias em Barcelona e aproveitar melhor a cidade, ou destinar um dia para Montserrat? Obrigada.

  4. Embarco para Barcelona daqui há 5 dias e adorei as dicas!
    Fiquei com a mesma dúvida da Miriam: quando é a alta temporada? Na primeira semana de novembro estaremos na alta ou na baixa?

    • Olá Fernando,
      Que bom que está aproveitando as dicas aqui do Vambora!
      Sobre sua dúvida, a alta temporada na Espanha é em geral durante o verão, em feriados e datas comemorativas espalhados pelo ano.
      Boa viagem!

  5. Olá, tudo bem? Adorei conhecer um pouquinho de Montserrat com você 🙂
    Estou super em dúvida pois teremos apenas um dia de parada de cruzeiro em Barcelona.
    O que você me sugere: passar o dia em Barcelona e aproveitar pra conhecer as atrações principais por lá mesmo ou ir para Montserrat?

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui