Vivendo e aprendendo: Como conseguir comprar, ou não, passagens de trem na Espanha pela Renfe

60
Trem da Renfe, na Espanha. Foto: GC/Blog Vambora!
Trem da Renfe, na Espanha. Foto: GC/Blog Vambora!

A Espanha tem um dos melhores sistemas de trem na Europa: a empresa responsável é a Renfe, que possui mais de 15.000 km de vias por todo o país. Tem inclusive o AVE, o super trem de alta velocidade que liga Madrid-Barcelona, a 300km/h!

Então viajar de trem pelo país parece uma ótima alternativa, e é! O único problema é se você quiser comprar suas passagens com antecedência…

Esse assunto já foi discutido no Viaje na Viagem e no blog Achados: aparentemente o site da Renfe não aceita cartões de crédito de bancos estrangeiros. Existe algum problema entre o site e a operadora na hora de autorizar a compra, e toda vez que você tenta comprar diretamente por ele, ela dificilmente (98% das vezes) não será autorizada na hora. No meu caso, foram 100% das vezes!

Renfe

Dadas as circunstâncias, existem essas alternativas:

1-) Há casos, em que algumas pessoas conseguiram comprar, com alguns cartões, de certos bancos, mas de maneira puramente lotérica (tentei com todos os meus, e não consegui nenhum)
2-) Na hora da compra, antes de colocar o nº de segurança do cartão, você liga para a operadora e pede para liberarem a compra (tentei e não consegui)
3-) Você pode ligar para a Renfe (0034 XX (operadora) 902-320-320) e tentar comprar com seu cartão, sem ter direito as tarifas Web que são mais baratas, mas mesmo assim pode ser que ele não seja aceito (não me pareceu uma solução nada boa..)
4-) Você pode comprar pelo site RailEuropa.com.br, que vende as passagens da Renfe aqui no Brasil, mas ele também não te oferece as tarifas especiais de desconto da Renfe (queria economizar, usando tarifas reduzidas)
5-) Você pode tentar comprar por um site de viagens espanhol, o Atrapalo.com
6-) Você desiste, porque nenhuma das opções anteriores deu certo e compra seu bilhete lá na Espanha mesmo, na própria estação de trem

No meu caso, queria uma passagem ida e volta, fazer o trecho Barcelona-Valência (mais ou menos 370 km de distancia). O trem, nesse caso, seria para mim a melhor opção, já que a distancia não é tão longa, os preços são razoáveis (mesmo com voos low cost existentes) e a estação de trem fica no centro da cidade, ao contrário do aeroporto. Estava resolvido: eu iria viajar de trem.

Como as alternativas de 1 a 4 não deram certo, tentei a 5ª no site da Atrapalo. Tudo parecia ok: escolhi o trecho, a data, o valor (o mais barato mas ainda mais caro que do site da Renfe), cartão e confirmei a compra. Até que 15 minutos depois eu recebi um email do site dizendo que “algo tinha dado errado na operação” e que a compra não poderia ser confirmada…Muitos xingamentos depois, e vendo que meu cartão estava funcionando normalmente, vi que a única alternativa era comprar a passagem lá mesmo, por um preço provavelmente maior, do que se eu comprasse online…

Atrapalo Espanha
Mensagem de erro no site da Atrapalo. Foto: GC/Blog Vambora!

O engraçado é que por precaução eu mandei um email para Atrapalo, e liguei na operadora do cartão, confirmando se a operação realmente não tinha sido feita, etc. Só que uns 10 dias depois, o pessoal do cartão me liga, pedindo para confirmar a compra….”Como assim?????”. Muito confuso!

Sem as passagens, já na Espanha, só consegui passar na estação de trem de Barcelona, a Sants, para comprar os bilhetes, um dia antes de ir viajar. Agora vem finalmente a parte boa da história! O que poderia ter dado tudo errado e ainda sair mais caro, no fim foi mais fácil e barato do que se eu tivesse comprado online! Eu explico:

Na estação, há dois guichês: um para compra instantânea das passagens (para quem vai viajar na hora) e outro para compra com antecedência (até 12h antes). Passei antes no balcão de informações e me deram um folheto com todos os trens (horários, tempo de viagem e preços) que faziam o trecho Barcelona-Valência. Olhando as informações, escolhi de acordo com o preço e horário, ir na ida com o trem Express (o mais barato, sem lugar marcado e que pára em todas as estações pelo caminho), e na volta com o trem Talgo (mais rápido, confortável, mas também um pouco mais caro).

Passagem de trem Renfe. Foto: GC/Blog Vambora!
Passagem comprada com desconto e até desenhos explicativos! Foto: GC/Blog Vambora!

A boa surpresa é que o valor pago, por ter sido comprado com antecedência e por ser ida-volta, teve no total uns 30% de desconto!!! Ou seja, acabei pagando até um pouco menos do que se tivesse comprado online! O mais legal é que o atendente super simpático ainda me deu dica dos melhores lugares para sentar no trem – até desenhou (vide foto) – na ida, ir na janela do lado esquerdo, para ver o mediterrâneo, disse que eu só precisava chegar uns 15 minutos antes do embarque, etc. Em resumo: foi ótimo, e bemmmm menos estressante do que toda a compra via internet (que idealmente, deveria facilitar a vida do viajante).

Viagem de Trem entre Barcelona Valência
Final feliz: viagem de trem com vista para o Mediterrâneo. Foto: GC/Blog Vambora!

Então se você estiver fazendo uma viagem pela Espanha e quer viajar de trem por lá, tente comprar pelo site da Renfe por desencargo (vai que dá!) ou comprar direto na RailEurope se não se importar em pagar a tarifa cheia. Agora, se você conseguir segurar a ansiedade, espere para comprar suas passagens pelo menos um dia antes na estação de trem na Espanha, e quem sabe (se você fizer o trecho ida e volta) você consiga preços mais baratos que online! Quem diria! Vambora!

ATUALIZAÇÃO (Maio/2016): O leitor Daniel deixou a dica nos comentários, contando que dá para comprar mais tranquilamente pelo site da Renfe usando Paypal! Mais uma alternativa para quem for comprar. Obrigada Daniel!

+ informações:
– Renfe: www.renfe.com
– RailEurope: www.raileurope.com.br

*** Veja mais dicas de viagem da Espanha:
Roteiro de viagem de 5 dias em Barcelona
Onde se hospedar em Barcelona: dicas de hotéis e regiões
Hotéis em Valência: onde se hospedar

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


60 COMENTÁRIOS

  1. Olá Guta, tudo bem? Ótimo depoimento. Imprevisto como esse que vc passou é bom que acontença. A gente acaba se virando e no final tudo dá certo. Agora, o que eu relamente não entendo é como, ainda, um site europeu não aceita cartão internacional? Vai lá entender os espanhóis. Eles devem estar nadando na nota preta, imagino.
    Bem Guta, gostaria de uma dica sua. Nossa próxima viagem será em Outubro próximo. Nossa chegada será em Paris, onde pegaremos um carro para rodar por Portugal, Espanha, França, Suíça, Áustria e Alemanha. Será a nossa 5a vez no solo do velho continente, entretanto, estou muito preocupado com a migração espanhola. Vc tem notícia de alguém ser barrado na fronteira terrestre? E se eu pegar um vôo de low cost de Lisboa/Barcelona/Lisboa, como andam os controles da imigração? Corremos riscos? Levo tudo certinho: documento, seguro, dinheiro, etc…
    Já estive em Madrid, Toledo, Segovia, Avila….em 2006, mas agora com essa “briguinha de reciprocidade” entre os 2 países vc sabe, não dá para arriscar, não é mesmo?

    Um grande abraço
    JBosco

    • Olá JBosco! Não tive nenhum problema na imigração nessa viagem. Só fizerem as perguntas básicas (quanto tempo, onde, etc). Só tive que mostrar a passagem de volta (o que já achei algo “inusitado” já que nem nos EUA tive que mostrar isso, mas faz parte).
      Não ando escutando nenhuma rejeição ou problemas com a imigração espanhola ultimamente. Acho que aquela fase mais tensa já passou, e talvez, por estarem vivendo uma crise econômica, não é do interesse de ninguém barrar turistas na fronteira (seja ela terreste, nos aeroportos, etc).
      Leve os documentos básicos e necessários (seguro saude, passagens ida e volta, comprovantes de reserva de hotel, comprovantes de credito – cartao, poupança e até comprovante de trabalho). Com tudo isso, não me preocuparia nem um pouco (ainda mais pq vc já foi e voltou da Europa algumas vezes) e nem faria mudanças na viagem (pegue o voo entre Lisboa-Barcelona se realmente quiser e nao pela imigração).
      Va tranquilo e ótima viagem! 🙂

  2. Tive o mesmo problema com a renfe, então uma amiga me deu a dica de comprar pelo viajar.com, paga-se uma taxa, mas ainda aproveita-se as ofertas online!
    Deu tudo certo, comprei, imprimi e viajei pela Espanha!
    Kiss

  3. Olá Guta, td bem?
    Estou pensando viajar de Barcelona para Madrid de trem pela Renfe. Minha pergunta é: em relação às malas, posso levar uma média de 23Kg? (essas padrões que são permitidas nos voos internos europeus…)?

    Desde já agradeço sua atenção!

    Abçs, Flávio.

  4. Cara, tive quase o mesmo problema. Efetuei as compras do itinerário Barcelona/Madrid/Lisboa e não me enviaram nenhum protocolo de compra. Quando já tinha resolvido meu problema comprando passagens aéreas, as danadas das passagens chegam em casa! Agora uma dúvida… vou pra Barcelona de qualquer jeito e tô pensando em utilizá-la na volta a Madrid. O meu problema agora é o que fazer com o trecho Madrid/Lisboa. Será que dá pra vender por lá? Levando em conta q as passagens são pessoais (mas será q intranferiveis)?

    • Vini realmente não sei se dá para vender lá…Acho que seria complicado, a não ser que vc disponha de tempo na viagem para ir até a estação e ficar tentando vender e achar alguém que quisesse comprar nessas condições. O ponto é que vc poderia não conseguir e ao invés de só perder $ perderia tempo da viagem também! Mas a decisão é sua! 🙂

  5. Caros viajantes:
    Seguindo dicas de outros internautas, acabei de conseguir comprar no site da Renfe uma passagem de Sevilla para Madri. Comprei com Itaucard Visa Gold. Antes da efetivação da compra, me foi solicitado o código gerado pelo token. Mesmo assim, na primeira vez não foi autorizado. Liguei para a central do Itaucard solicitando a liberação, o que foi feito na mesma hora. Logo a seguir, tentei novamente e consegui efetivar a compra. Boa sorte a todos!

  6. Eu é que agradeço, Guta! Suas informações foram muito importantes pra mim! Ainda vou precisar comprar mais algumas passagens na Renfe, mas ainda não estão disponíveis. Se tiver alguma novidade, pode deixar que eu posto. Bjs!

  7. Guta,

    MUITO, MAS MUUUUUUUUUUUUITO OBRIGADA POR ESSE POST!
    Eu e mais um amigo estamos planejando uma viagem justamente pra desembarcar em Barcelona, ficar cinco dias (aproximadamente) e, pasmem!, andar com o trem! Hahha… Sério, foi um MEGA ACHADO suas dicas e o blog! 😀
    Esse do trem então…. MARAVILHA!

    Ah, vc sabe me dizer mais ou menos onde fica(m) a(s) bilheteria(s) pra comprar o tíquete?

    Obrigada!

    • Karen que demais que estes posts estão ajudando vcs assim! Fico muito feliz!!! Obrigada pelo comentário!!
      Sobre a dúvida as bilheterias ficam bem no centro da estação de trem, então é fácil achar. Indo de metrô basta seguir as indicações e/ou subir as escadas rolantes até chegar nela.
      Qualquer outra dúvida é só falar!

    • Amiga Denise!!!!! Que dica preciosa cara!! Eu estou a uma semana tentando comprar essa bendita passagem pelo site da renfe, tentei de tudo, todos os cartões possíveis, Visa Certyfied, Mastercard segure Code, American….Macumba, oração de terço, ameaças e nada!!!

      Fui na sua dica do site da El Corte Ingles e peguei de primeira, pagando apenas 2 euros a mais por passageiro!!!

      Cara, se eu tivesse uma tua eu emoldurava e botava na minha parede!!

      Valeu!

  8. Também tive bastante dificuldade, o que me levou a pesquisar. Não conseguia com o cartão Visa platinum de jeito nenhum. Tentei sua dica – o atrapalo, mas não deu certo, vinha uma informação de que não havia trens para o período que eu escolhi, sendo que no site da RENFE tinha… Por puro tédio, resolvi “brincar” e tentar o cartão MASTER CARD platinum e consegui sem demora ou problema algum!!!

  9. Comprei na semana passada, com Mastercard, sem problema algum!! Já tinha lido que não dava certo, mas acredito que deram um jeito no site! Tudo mto tranquio, passagem Madrid-Barcelona por 32 euros 😉

    • Olá, Tatiana,
      E vc conseguiu comprar com quanto tempo de antecedência? EStou tentando pelo menos ver os valores e as tarifas pelo site da RENFE, mas sem sucesso. Diz que o trajeto não existe… Também quero ir de Madrid a Barcelona.
      Um abraço,
      Amanda

      • Oi Amanda…
        Eles não vendem com mais de 3 meses de antecedência. Talvez por conta disso não estejam aparecendo os preços. Lembrando que os trens rápidos para BCN saem da estação Porta de Atocha em Madri. Das demais estações saem os trens mais lentos.
        Vale um **update** aqui: estando lá em Madri e Barcelona, comprei passagens para mais 3 locais, bate e volta, com um ou 2 dias de antecedência, no site da Renfe, com cartão de crédito Mastercard e com aquele cartão pré pago bandeira Visa! Deu tudo certo – rápido, fácil, sem maiores estresses!!

  10. Bom dia, meu problema com a compra de bilhete de Lisboa para Madri com a Renfe, nem chegou ao ponto da compra com o cartão, meu problema foi no preenchimento do cadastro referente a população, não teve jeito, coloquei de várias formas, seja a população da cidade em que resido, seja a população do Brasil, vcs conhecem alguma dica para me fornecer? Um abraço.

  11. Valeu Tatiana!! Coloquei potiguar, pois moro em Natal e consegui comprar com o Master sem problemas, com o Visa não estava dando certo, muito obrigada pela dica.

  12. Depois de penar com o site da Renfe, usar todos os cartões de crédito meus e da minha esposa, sem qualquer sucesso, recebi a recomendação do site PETRABAX (www.petrabax.com), que é uma agência de viagem americana, representante da RENFE nos Estados Unidos.

    Deu muito certo! Consegui, enfim, comprar o trecho Barcelo-Madrid! Eles cobram uma taxa pela transação (em torno de US$ 10 por ticket), mas a transação é feita rapidamente e você recebe em até 24 horas os bilhetes por email. Comprei no sábado e na segunda recebi um email de um representante deles, pedindo inclusive que eu acusasse o recebimento.

    Paguei com American Express sem problemas. Sei que existem outros sites intermediários (viajescorteingles.es, rumbo.es, viajar.com, etc), mas este eu mesmo testei.

  13. Eu comprei sem nenhum problema. Meu cartão é Visa do Banco do Brasil. A única coisa que eu tive que fazer é habilitar o meu computador a fazer operações financeiras usando o web-banking do BB.

  14. Acabei de comprar os bilhetes no site da Renfe, Madri-Barcelona com o cartão Mastercard platinum do BB.
    Tinha tentado anteriormente com o Visa e Amex e nada.
    Li no site do Ricardo que algumas pessoas conseguiram com o Master platinum do bb e foi na boa…ufa!!!!

  15. Não sei se tive sorte, mas acabei de conseguir comprar, na primeira tentativa, os bilhetes (Madri-Barcelona) no site da Renfe,com o cartão Visa Platinum do Santander.

  16. Depois de três tentativas com o Amex (inclusive após contato com a assistência do cartão) e uma com Visa da Caixa, consegui fazer a compra com o Master do Citi! Thanks pelas dicas!

  17. Estaou tendando realizar o cadastro no site da RENFE, mas no item “telefone móvel” está dando erro, alguem sabe a forma correta do preenchimento? Tentei de várias formas e sempre mas não seu certo..
    Obrigada!

    • Olá Tatiana,
      Se o seu telefone for de São Paulo, ou qualquer cidade em que os celulares ganharam um 9 a mais no número, pode ser que isso seja o problema. Tente colocar o número original com 8 dígitos. E na frente do número o código de área do Brasil (55) e o DDD do seu estado

  18. Olá! Geente que dificuldade pra comprar passagem na Renfe, ta doido! Com cartões de bancos diferentes foi impossivel, aí criei o paypal porém pelo computador não quis funcionar, tive que comprar pelo celular, porém só consegui comprar uma passagem, aí logo depois consegui com o paypal do meu pai. Porém, nada é tão fácil assim e quando eu quis comprar outros 2 trechos uns dias depois, eu não conseguia mais, o paypal já não queria funcionar nem no celular e nem no computador. Então o que fiz foi baixar o aplicativo da Renfe (que eu inocentemente não conhecia) e aí então consegui comprar pelo paypal através do aplicativo no celular! Ufa!
    Então aí vai a dica, se não conseguirem, tentem baixar o aplicativo da renfe no celular e comprar por ele.

  19. Após penar horas e horas no site da RENFE e agências espanholas, li o comentário do PETER e entrei no site da PETRABAX… QUE MARRAVILHA!!!! Sem burocracia quase nenhuma, só as normais, em menos de 1/2 hora consegui os bilhetes para Segovia, Toledo e Ávila.
    Altamente recomendado.
    Abrs

  20. Depois de tentativas incansáveis… Consegui comprar no site da Renfe com a bandeira Visa (associado ao BB). Com a bandeira Amex não rolou e não tinha nenhum problema c o cartão.

    Até cogitei comprar pela agência El Corte Ingles como sugeriram aqui, mas EUR3 é dinheiro atualmente… hehe

    Pela Rail Europa estavam cobrando EUR10 por trecho… e eu precisava emitir 3 trechos. Então… muito dinheiro!

    Obrigada pelas dicas! =) Sou muito ansiosa e neurótica, não conseguiria esperar até lá p/ comprar os bilhetes. rsrs

  21. Olá pessoal,

    Parabéns pelo site! Li seu post e fiquei com medo de não conseguir.. e de fato não consegui com meu Cartão de Crédito de jeito nenhum, nem habilitando-o para uso no exterior.
    Além disso, quando eu clicava em comprar com o CC, o preço aumentava no site da renfe, cerca de 8 euros por passagem! Um absurdo para quem quer a tarifa promocional.

    Mas consegui comprar com PayPal! Mais simples e rápido! Além de NÂO aumentar o valor promocional! Tudo perfeito. Pode incluir esta informação no post que é garantido com o PayPal.

    Abraços!

  22. Bom dia!
    Estou tentando comprar passagem de trem de Madri a Sevilha para 20/09/16, e não estão disponiveis. Sabem se está havendo algum problema?Pois nos sites sempre vejo comentarios de comprar com 90 dias de antecedencia para melhores preços, e já está beirando 60 e não estão disponiveis? obrigada

    • Olá Margareth,
      Realmente é curioso isso, pois olhando no site da Renfe hoje estão liberados para compra passagens até o dia 11/09. Vale esperar os 60 dias de antecedência, pois no site da Rail Europe há a informação que “Trens espanhóis de alta velocida de Renfe bilhetes estão disponíveis para compra com 60 dias de antecedência” então provavelmente daqui a poucos dias vc já vai conseguir comprar sua passagem.
      Boa viagem!

  23. Estou tentando comprar o trajeto Ourense-Barcelona para o dia 25/09/16.

    Um parto sem fim. Até tentei pelo El cortes, petrabax, mas não tem todas as opções que aparece no site da Renfe.com.
    Pelo viajar.com já não tem mais disponibilidade.
    Pelo Rail.europe é muuuuuuuuuuiiito mais caro….
    E por fim, pelo site da renfe é realmente impossível. Já tentei váaaaarios tipos de cartões, já tentei o pay pal e não tem jeito….
    Tá dificil viu…..rsrsrs
    Difícil esperar para comprar lá…
    Não sei o que eu faço….

    • Olá Mascareñas,
      Tivemos leitores que disseram recentemente que conseguiram comprar com a opção Paypal sem problemas, o cartão de crédito ainda encontravam dificuldade.
      Caso não consiga mesmo assim, vale tentar comprar sua passagem logo no primeiro dia que estiver no país para já garantir mas como não irá na alta temporada, tende a ser mais tranquilo.
      Boa viagem!

  24. Gente, preciso comprar vários trechos no site da renfe. Como faço? São os seguintes:

    17/09: Madrid – Zamora
    26/09 (ida e volta no mesmo dia): Sevilla – Granada
    30/09: Lisboa – Madrid

    Não aparece nenhuma opção para que eu faça as 3 compras de uma vez só. Alguém me ajuda????

    • Olá Fernanda,
      A opção de compra de passagens múltiplas a principio deveria existir no site da Renfe, inclusive nesse link aqui http://www.renfe.com/viajeros/tarifas/compra_multiple.html eles dão mais informações sobre isso, porém atualmente no site não se encontra essa opção. Parece ser um problema deles mesmo isso. A alternativa então fica comprar as passagens trecho a trecho, comprar em outro site revendedor ou deixar para comprar in loco todas as passagens juntas na estação de trem. Veja o que seria melhor no seu caso.
      Boa viagem!

  25. Nossa, gente. Que sufoco esse sita da Renfe! Vou deixar o relato pq CONSEGUI comprar as passagens, depois de muita dor de cabeça e pesquisa em milhares de sites (os de dicas e os portais de revenda – como o http://www.raileurope.com.br, o Trainline.eu e outros).
    Tentei várias vezes com meu cartão Master da Caixa (desbloqueado para compras internacionais), tanto na opção de cartão crédito/débito, quanto via Paypal, sem sucesso. Milhares de mensagens diversas de erro.
    Consegui no site da Renfe com a opção Cartão Crédito/Débito com o Visa do BANCO DO BRASIL (desbloqueado pra compras internacionais tbm), direto! Ativa-se a confirmação de segurança por um link do próprio BB. No caso, chegou um SMS do banco no celular, informei o código e a compra foi confirmada.
    Aparentemente, a Caixa NÃO aderiu as opções de verificação de segurança (Veryfied by Visa e Mastercard Securecode) até hoje!
    Mas é isso. Fica o relato aí e boa sorte!

  26. Tentei várias vezes comprar e também não obtive êxito. Preocupo-me pois irei em alta temporada e somos em 06 passageiros! O telefone de contato só da ocupado e encaminhei um email mas não obtive retorno. Tentei no visa e não consegui. PayPal ( que sempre uso para os EUa ) também deu erro. Hoje lendo todos esses relatos estou vendo que a dificuldade é fato! Vou tentar nos sites indicados pelos colegas e vamos ver se consigo. Volto para relatar para vocês! Boa sorte a todos e muito obrigada.

  27. Boa tarde, fiquei procurando vários blogs a procura de alguma resposta e ainda estou em dúvida. Achei uma passagem de trem no site ATRAPALO por quase metade do preço, achei isso muito estranho. Esse site é realmente confiável, vale a pena arriscar???

    • Oi Bernardo,
      A gente nunca comprou nada com eles. Na dúvida, veja a procedência da passagem, se você irá receber ela direto, ou se deve retirar em algum lugar. Se é própria da Renfe ou revendida por outra empresa, etc.
      Depois conte aqui para a gente o que fez e se deu tudo certo!
      Boa viagem!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui