Lugares Improváveis: Istambul e uma ponte para a Ásia

0
Europa e Ásia em Istambul
A Europa, uma ponte e a Ásia: assim é Istambul. Foto: GC/Blog Vambora!

-> Post atualizado em outubro de 2013

Entre tantas coisas que eu queria fazer e conhecer em Istambul, ir para a Ásia, era uma das maiores. Não que eu não estivesse louca para conhecer Santa Sofia, navegar pelo Bósforo, finalmente entrar em contato com a cultura islâmica, mas o fato de poder ir para a Ásia, ou pelo menos pisar num outro continente, dentro da mesma cidade, era algo muito improvável e absurdamente legal para não ficar animada.

Instiga muito mais a curiosidade o fato de que continentes tão díspares culturalmente, estarem ali tão próximos: pela ponte do Bósforo (ou 1ª Ponte, como eles chamam por lá), Ásia e Europa estão apenas a 1,5 km distância. Aliás, já pensou o que você encontra a 1,5 km da sua casa?

Lado asiático e europeu de Istambul
Do lado esquerdo, Ásia; à direita Europa. Fotos: GC/Blog Vambora!

Curiosidade atiçada, bastava agora ir. Como disse no post sobre o cruzeiro pelo Bósforo (veja aqui), dá para aportar tranquilamente no lado Asiático, sendo de barco, aliás, o meio mais fácil para ir de um continente para o outro, MAS é atravessando uma das pontes que ligam os continentes que o trajeto tão comum para os moradores locais, vira uma jornada emocionante para quem pisa lá pela primeira vez: tudo por causa dessa placa:

Placa Ásia, ponte Istambul
Uma ponte depois: “Welcome to Asia” 🙂 Foto: GC/Blog Vambora!

A ponte é uma ponte, bonita, mas é não deixa se ser uma ponte; o trânsito é pesado, tudo é relativamente normal até você ver essa placa e o pensamento instantâneo é: “Caramba, olha onde eu estou!”.

É tudo uma questão de minutos, a passagem pela placa então, segundos, mas a partir daquele momento, você já se encontra em outro continente, outro mundo.

A verdade é que o lado asiático de Istambul não se compara ao europeu: não tem tantas atrações, edifícios históricos, sendo bem mais residencial do que turístico….

Vista lado asiático de Istambul
Vista da Istambul asiática do Restaurante Çömlek Taşfırında. Foto: GC/Blog Vambora!

A graça de ir para lá é você se sentir exatamente a diferença e influência asiática na cidade. Parece óbvio, mas nesse lado de Istambul você verá pouquíssimas mulheres sem lenços na cabeça (o lado asiático é muito mais tradicional em relação a religião), placas sem estar em inglês, pessoas que não falam inglês, enfim, você finalmente se sente minoria.

Placas lado asiático Istambul
Placas do lado asiático: esqueça o inglês. Foto: GC/Blog Vambora!

Algumas pessoas ficam inseguras com isso e podem desconsiderar fazer esse passeio mas basta só substituir o medo pela curiosidade, que um dia, atravessar apenas uma ponte não será mais o suficiente e o seu mundo ficará cada vez maior… Vambora?!

-> Dicas para conhecer a Ásia de Istambul:

Restaurante Kurufasulye Istambul
Kurufasulye: prato de feijão típico no lado asiático. E claro sem esquecer do Kebab também! 🙂 Fotos: GC/Blog Vambora!

-> Para quem vai para o lado Asiático uma dica é após atravessar a ponte (vá de taxi mesmo) siga para o bairro de Kadikoy e experimente um pouco mais da culinária local. O Kurufasulye, uma espécie feijoada de feijão branco com carne, surpreende por ser tão gostoso. Um dos melhores locais para experimentar é no restaurante Çömlek Taşfırında, localizado num dos pontos mais altos do lado asiático.

Vista Istambul do lado asiático
Istambul vista do lado asiático. Foto: GC/Blog Vambora!

-> Próximo do restaurante fica um parque linear bem de frente para o lado europeu, com lindas vistas. Não se surpreenda se você for o único ocidental não muçulmano por lá, o que torna a visita além de bonita, muito mais interessante. Peça para o restaurante chamar um taxi para você na volta.

-> Obs: Foi inaugurado em outubro de 2013 um túnel ligando os lados europeu e asiático de Istambul. Mais uma opção para conhecer a Ásia pela cidade, veja: http://glo.bo/1DPl4j8

*** Veja mais DICAS de ISTAMBUL no blog:
Onde se hospedar em Istambul: hotéis e regiões
Para se apaixonar por Istambul: As vistas mais bonitas da cidade
As mais tradicionais (e menos conhecidas) Mesquitas de Istambul
Um Cruzeiro pelo Bósforo

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui