Roteiro Cultural: As mais tradicionais (e pouco conhecidas) Mesquitas de Istambul

12
Mesquita de Süleymaniye, uma das mais belas Mesquitas de Istambul
Mesquita de Süleymaniye, uma das mais belas Mesquitas de Istambul. Foto: Blog Vambora!

Istambul já teve diversos nomes no seu passado, mas hoje em dia não é raro escutar as pessoas a chamando de “Cidade dos Minaretes”, devido as 3 mil mesquitas de Istambul.

A de Santa Sofia (que na verdade hoje não funciona mais como mesquita como falei nesse post) junto com a Mesquita Azul são as mais famosas da cidade, localizadas praticamente uma em frente a outra. Construída com azulejos e vitrais em azul (por isso o nome) no começo do século XVII, a Azul continua sendo usada pelos muçulmanos para preces, com todos os detalhes construtivos e funções típicas (como o Mihrab, a estrutura que indica a direção para Meca; o salão de oração, ocupado apenas por um grande tapete e o local para se purificar antes de entrar).

Não muçulmanos conseguem ter acesso apenas a uma parte da mesquita, sempre respeitando algumas normas, como retirar os sapatos para entrar (eles te dão um saquinho para guardar) e não expor muitas partes do corpo (nada de bermuda, saia curta, regatas e mulheres com cabelos cobertos sempre).

Mesquita Azul, Istambul
Interior da Mesquita Azul: separada entre muçulmanos e não muçulmanos. Fotos: Blog Vambora!

Eu achei linda a Mesquita Azul, mas honestamente, o lugar está hoje mais para local de peregrinação de turistas do que fiéis…Nada contra, mas grande parte da graça de ir num lugar desses não é só observar a parte visual, mas entrar em contato com a cultura, escutando as preces, observando as pessoas. Na Mesquita Azul é quase impossível fazer isso com o salão dividido ao meio, cheio de turistas não muçulmanos de um lado (falando alto, tirando milhares de fotos, derrubando lenço para todo lado) e do outro poucos turistas muçulmanos sortudos, por pelo menos terem mais espaço e angulo de visão para apreciar o local…Por isso tudo achei muito mais interessante e até mais bonitas outras mesquitas na cidade.

Mesquita de Suleymaniye
Jardins da Mesquita de Suleymaniye. Foto: Blog Vambora!

Bons exemplos disso são outras mesquitas de Istambul, como a Mesquitas de Süleymaniye e a de Eyüp Sultan. A primeira, é a maior e com absoluta certeza uma das mais imponentes da cidade. Só sua área externa é gigante, com dezenas de lugares para os peregrinos se purificarem antes de entrar. São vários pátios, jardins e até um cemitério onde está enterrado o próprio Sultão Suleyman, o magnífico, que foi quem solicitou a criação da mesquita no século XVI. É linda demais e recomendo ficar uma boa hora para conseguir ver tudo.

Mesquita de Suleymaniye
Local onde os fiéis de purificam antes de entrar na mesquita. Foto: Blog Vambora!

Já a Mesquita de Eyüp Sultan não é muito grande, mas entre todas, achei a que tinha mais o clima de mesquita mesmo e não atração turística. Ela é uma das mais importantes da cidade pois dizem estar lá Abu Ayyub al-Ansari, um dos companheiros de Maomé, enterrado no local em 670 d.c, junto com diversos objetos pessoais do profeta. Era um dia de semana comum mas mesmo assim tinham diversos fiéis querendo tocar e rezar no local do túmulo. Lá dentro, finalmente deu para ver pessoas rezando em paz, com pouquíssimos turistas ao redor.

Mesquita Eyüp Sultan
Interior da Mesquita de Eyüp Sultan, uma das mais tradicionais e menos conhecidas pelos turistas. Foto: Blog Vambora!

Talvez por estar num bairro ainda não muito explorado, por ser menor do que outras da cidade, foi finalmente sentada naquele carpete com o lenço na cabeça e naquele silêncio comecei a sentir um pouco que estava num país muçulmano…A pena é que em horários de culto a mesquita continua fechada para pessoas fora da religião. Quem não for muçulmano mas quiser assistir alguma cerimônia, na Mesquita Yeni ou Mesquita Nova me disseram que era possível entrar no local durante a penúltima oração do dia. Infelizmente não consegui passar por lá nesse horário para testar, mas quem quiser não custa tentar! Se der mesmo certo comente por aqui depois Ok?!

Mesquita Nova Istambul
Mesquita de Yeni ou Mesquita Nova vista da Ponte de Gálata. Foto: Blog Vambora!

E mesmo se não for possível entrar nos horários de oração, a Mesquita Yeni também é linda e está localizada no ponto estratégico mais fotogênico de Istambul: praticamente de frente para a Ponte de Gálata e ao lado do Mercado de Especiarias. Não tem como você não passar por lá!

Só uma curiosidade: os horários das orações no islamismo são feitos a partir de cálculos astronômicos mas além do chamado vindo dos minaretes vi muitas pessoas conferindo a hora da oração em Istambul usando um app!! Achei isso sensacional! Além de indicar a direção para Meca ele toca um alarme para todas as orações do dia. É quase como ter um minarete no seu bolso! 😀 Fiz um teste depois que cheguei de viagem e funcionou direitinho!

App Orações islamismo
Modernidades do islã: App para saber a diracão de Meaca e horário das orações. Foto: Divulgação

Tecnologias e turistas à parte, mesmo sendo a Turquia um país super aberto o islamismo e as mesquitas fazem parte da essência de Istambul, e se você quiser sentir de verdade a cultura do país, vale demais a pena tentar visitar esses locais menos turísticos e mais tradicionais. Vambora?

*** Veja mais dicas de ISTAMBUL no blog:
Uma visita a Santa Sofia e as Cisternas de Yerebatan em Istambul
As Pechinchas do Grand Bazaar e Mercado de Especiais em Istambul
– Um Cruzeiro pelo Bósforo
– Onde se hospedar em Istambul: melhores hotéis e regiões

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

12 COMENTÁRIOS

  1. A cultura deles é muito diferente da nossa e isso acaba refletindo não só nos costumes, mas também na arquitetura da cidade. A única mesquita que conheci foi a de Foz do Iguaçu e já foi um impacto. Imagina visitando um país islâmico como a Turquia.

  2. There is an app for that. Nem que o “That” seja a hora das orações! hehehe
    Visitei uma mesquita em Kuala Lumpur, na Malásia, e achei muito legal. O bom é que lá era o templo mesmo,igual essa que você falou, sem muitos turistas e com vários fiéis. Foi incrível. =)

  3. Olá Guta!
    Estou gostando um tanto das matérias, muito valiosas pra mim.
    Gostei da idéia de visitar uma oração na Mesquita Nova, e quero pegar o app pra não perder a hora, qual o nome dele?

    • Olá Fellipe! Que bom que vc está aproveitando as dicas!
      Muito provavalmente você vai escutar o chamado das orações de tantas mesquitas que tem a cidade mas vale baixar o app sim! Existem vários do tipo (só procurar como “pray to meca”) mas esse especificamente se chama “Islamic Compass”, versão gratuita 🙂

  4. Que d+ Guta. Temos uma viagem para a Turquia marcada para final de Maio. VOu ficar de olho nas dicas. Vamos levar nossa pequena de 1 anos e meio e já sabemos q a aventura vai ser grande. Ainda não sei como vou fazer no Grand Bazaar. aff…
    Por um acaso vc já foi para a Costa Mediterranea da Turquia?

    Adoro o blog.
    Bjs
    Roberta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui