Vivendo e aprendendo: Ingressos para Copa de 2014 – Como garantir o seu!

10

logo Copa de 2014

*Post atualizado em 30/10/2013

A partir do dia 20/08 começa a venda oficial dos ingressos para Copa de 2014 no Brasil. Um dos eventos esportivos mais importantes do mundo na nossa casa. Que emoção!

Quem quiser ver os jogos de perto e, especialmente, assistir os de abertura, encerramento e da seleção brasileira, melhor se programar para não ficar sem ingressos. Por isso, fiz esse post para tirar dúvidas e mostrar o passo a passo de como garantir seus ingressos para essa Copa. Vambora!

Ingressos para Copa de 2014: Por onde começo?

Antes de qualquer coisa é preciso estar cadastrado no site da FIFA para realizar a compra via internet. Essa ocorrerá até praticamente até acabarem os ingressos as vésperas da Copa, em Junho de 2014. Outra maneira é comprar em centros de ingressos nas cidades-sedes, mas esses só funcionarão a partir de Abril de 2014.

Dá para realizar o cadastro no site da FIFA já agora, antes do início da venda oficial, que começa dia 20/08/2013. Só pessoas cadastradas terão acesso as compras online.

Quais são as cidades-sedes mesmo?

Lembrando: vão ocorrer jogos da Copa do Mundo de 2014 em 12 cidades do Brasil, sendo:
Belo Horizonte: jogos da 1ª fase, oitavas de final e semi final
Brasília: jogos da 1ª fase, oitavas de final e quartas de final
Cuiabá: jogos da 1ª fase
Curitiba: jogos da 1ª fase
Fortaleza: jogos da 1ª fase, oitavas de final e quartas de final
Manaus: jogos da 1ª fase
Natal: jogos da 1ª fase
Porto Alegre: jogos da 1ª fase e oitavas de final
Recife: jogos da 1ª fase e oitavas de final
Rio de Janeiro: jogos da 1ª fase, oitavas de final, quartas de final e FINAL
Salvador: jogos da 1ª fase, oitavas de final e quartas de final
São Paulo: ABERTURA, jogos da 1ª fase, oitavas e semi final

Até agora, sabe-se apenas que o Brasil vai jogar na abertura em São Paulo (12/06/2014) e ainda na 1ª fase, em Fortaleza (17/06/2014) e em Brasília (23/06/2014). Contra quem e o restante dos outros jogos só serão decididos num sorteio a ser realizado pela FIFA no dia 06/12/2013.

Entenda as fases de venda

Como na Copa das Confederações, as vendas dos ingressos serão divididas em 3 fases. Veja abaixo (obs: Devido uma auditoria a data da segunda fase de venda dos ingressos passou do dia 05/11/2013 para 11/11/2013):

Fases de venda - Ingressos para Copa de 2014

A primeira fase será dividida em duas etapas: de 20/08/2013 a 10/10/2013 é a primeira, sendo possível solicitar ingressos para todos os jogos do Mundial. Se houver maior procura que ingressos por jogo ou categoria (veja mais sobre abaixo) haverá um sorteio. Todos os sorteados e não sorteados serão avisados via SMS ou email até dia 10/11/2013.

A partir do dia 11 de Novembro começa a segunda etapa ainda dessa 1ª fase de vendas, que vai até dia 28/11/2013. Nessa etapa não haverá sorteio: se houver ingressos que você procura, compre! Se não houver, você terá que torcer para que tenha algo na próxima fase.

Esse esquema de repetirá na segunda fase de vendas: do dia 08/12/2013 a 30/12/2014, haverá também um período de vendas por solicitação e sorteio. De 26/02/2014 a 01/04/2014 será o período de “mata a mata”: se há tem ingressos, compre na hora. Se não tem, espere para comprar na próxima e última fase.

Por fim, a partir de 15/04/2014 começa a fase final de vendas, indo até dia 13/07/2014. Essa será por compras por ordem de chegada (acabam os sorteios). A partir dessa fase também será possível comprar os ingressos nos centros de ingressos oficiais da FIFA nas cidades-sedes (endereços a confirmar), também por ordem de chegada.

Sobre os ingressos: preços, categorias e quantidades

A FIFA já fechou os valores do ingressos dessa Copa do Mundo de 2014: os preços vão de R$ 30,00 a R$ 1980,00. Veja abaixo:

Valor ingressos Copa do mundo de 2014

-> Ingressos individuais

Cada pessoa pode pedir/comprar até 4 ingressos por partida e todos devem ser da mesma categoria. Só será possível também pedir/comprar ingressos para até 7 jogos da Copa, sendo que não será permitido pedir ingressos para jogos realizados num mesmo dia. Esses preços estão fixos e valerão para todas as fases de venda.

Como dá para ver pelo valor, as categorias indicam essencialmente a localização do assento no estádio, sendo:
– Categoria 1 (a mais cara +-= melhor localizada): cadeiras nas laterais do campo;
– Categoria 2 e 3: cadeiras nos cantos e no fundo do campo;
– Categoria 4 (a mais barata +-= pior localizada): cadeiras atrás dos gols, nas arquibancadas superiores

Os ingressos da categoria 4 são exclusivos para brasileiros e nessa, e somente nessa categoria, poderá ser comprada meia entrada de estudantes e ingressos para beneficiários do bolsa família. Então, se por exemplo, um estudante quiser um ingresso na categoria 1, só conseguirá comprá-lo pagando o preço integral. Se quiser um na categoria 4, ai então pagará meia entrada (se ainda houverem ingressos). Pessoas com mais de 60 anos terão 50% de desconto em todas as categorias e tipos de ingressos (individuais e carnês – veja mais abaixo).

Outros torcedores também podem comprar ingressos na categoria 4 (a mais barata) mas a chance deles acabarem antes de todos os outros é maior, já que boa parte estarão separados para os grupos especificados acima (300 mil no total). Portadores de deficiência física poderão comprar ingressos com valores descritos da categoria 3, com direito a pedir um ingresso de cortesia para o acompanhante (nesse caso, a localização do assento vai depender de cada estádio).

Observação importante que consta no site da FIFA: “Os indivíduos enquadrados em mais de um dos critérios descritos acima não poderão desfrutar de mais de um desconto sobre o preço dos seus ingressos”.

-> Carnês de ingressos: para estádios ou seleções específicas

Além dos ingressos individuais será possível comprar pacotes de tickets para ver diversos jogos num mesmo estádio ou acompanhar um seleção específica durante todo o torneio.

Os carnês de ingressos para sedes específicas (chamados de CISE) são para as partidas em um mesmo estádio, incluindo jogos da 1ª fase (sem contar a partida de abertura), e oitavas de final e decisão do terceiro lugar, se houver. Como se pode ver abaixo, o valor dos ingressos dependem da quantidade e importância dos jogos em cada cidade/estádio. Obs: Para o Rio de Janeiro, esse pacote não incluirá a final do torneio.

Valor ingressos por estádios

Já os carnês de ingressos para seleções específicas (chamados de CISEL) são para acompanhar jogos de uma seleção específica durante a copa. Dependendo de qual CISEL for solicitado, ele poderá conter entre três e sete jogos da mesma seleção. Caso a escolhida seja o Brasil (e a outra seleção do primeiro jogo), o pacote de ingressos vai ser um pouco mais caro, pois inclui o jogo de abertura. Veja abaixo os valores:

-> Pacote de ingressos para acompanhar o Brasil e a seleção rival do jogo de abertura:

Ingressos para assistir jogos da seleção brasileira

->  Pacote de ingressos para acompanhar as demais seleções:

Valor do ingresso para assistir outras seleções

Importante: Caso a sua seleção escolhida não se classificar para uma fase que você comprou ingresso, o seu ticket continua assegurado, dando direito a assistir ao jogo da seleção vencedora do grupo de sua seleção escolhida. A tabela abaixo da FIFA, ilustra como isso vai funcionar:

Explicação para ingressos Cisel

Por fim, a escolha das cadeiras fica por conta do sistema automático da FIFA, sendo que o torcedor só poderá escolher a sua categoria. Mas pode ficar tranquilo: ingressos comprados em grupos, na cota de até 4 por pessoa, o sistema procura garantir lugares um ao lado do outro.

Dicas finais

-> Essa etapa inicial da fase de venda é a ideal para quem já quiser garantir ingressos para os jogos mais disputados, especialmente abertura e final, não importando se você vai solicitar seu ingresso no dia 20/08 ou até 10/10. Como é sorteio, é mais uma questão de sorte mesmo. O mesmo não ocorre nas outras etapas que funcionam por ordem de chegada, por isso fique atento as datas das fases de venda.

-> O custo x benefício de se comprar os carnês de ingressos vale a pena, especialmente para quem mora numa das cidades sedes e quer assistir ao máximo os jogos. Quem é muito fã de uma determinada seleção (no caso em especial do Brasil), o valor também vale a pena, pois em certos casos de CISEL, vem com um desconto.

-> A forma de pagamento no site da FIFA será por cartão de crédito e boleto (todos sem parcelamento). Nos postos de venda será aceito pagamento em dinheiro, mas só em Abril de 2014.

-> O início das vendas começa às 7h (horário de Brasília) do dia 20/08/2013. Nesse mesmo dia será aberto um telefone para tirar dúvidas. No Brasil o número é 0300 021 2014 e no exterior 0041 (0) 445 831 000. Há também no site da FIFA um manual completo tirando todas as dúvidas para comprar ingressos para Copa de 2014 (veja aqui).

Ufa! Pode parecer complicado mas não é! Fique ligado nas datas e das dicas acima para garantir mais tranquilamente seus ingressos para Copa de 2014 e Vambora!!!

+ informações: http://pt.fifa.com

Obs: Todas as tabelas acima são do site oficial da Copa do Mundo da FIFA.

*** Veja também:
Copa em Brasília: dica para torcedores e turistas
Hospedagem boa e barata no Rio de Janeiro, existe?
Especial Copa de 2010 no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

10 COMENTÁRIOS

  1. Ótimo post. Fiquei com dúvida: somei o preço do jogo de abertura do Brasil e mais os das 2 partidas seguintes. Sai mais barato comprar ingresso individual do que o carnê Cisel 3 do Brasil. Mas no post vcs dizem que tem desconto no preco do carnê. Poderiam esclarecer p favor? Obrigado

    • Olá Sérgio! Acho que você achou um furo nesse pacote de ingressos: realmente nesse caso o valor total dos ingressos individuais sai mais barato que o CISEL 3! Analisando o CIESEL 4 por exemplo, o pacote dai sai mais barato…realmente estranho…
      De qualquer maneira ótima observação! Já vou corrigir no post que esse desconto não acontece em todos os casos…

  2. Oi, Guta,
    Mto útil seu post. Só hoje fiquei conhecendo e fui me inscrever no site da FIFA, mas dá “service unavailable”. Será q ñ posso mais me cadastrar??
    Agradeço se puder me ajudar.
    Lu

    • Olá Lu!
      Como as vendas se iniciaram hoje o sistema provavelmente deve estar sobrecarregado. Tente novamente mais tarde ou outro dia mesmo: até dia 10/10/2013 será possível fazer as solicitações de ingressos no site da FIFA para essa primeira fase de vendas.
      Fique tranquila que dará certo 🙂
      Abs!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui