Descanso merecido: Hotel fazenda no Rio de Janeiro – 12 melhores lugares para ir!

0
Hotel Fazenda Uniao Rio de Janeiro
Hotel Fazenda União no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

Muita gente ao pensar no Rio de Janeiro se lembra mais das praias, mas esquece que o estado possui lindos destinos de serra e hotéis para ficar pelo interior! Neste post vamos mostrar qual é o melhor hotel fazenda no Rio de Janeiro para diferentes orçamentos, dos mais folgados aos mais curtos!

Nossa seleção considerou os melhores hotéis desse tipo do estado, de acordo também com diferentes perfis de viagem: seja para quem quer curtir mais com a família, ou fazer uma viagem mais romântica por exemplo.

Mas você sabe o que é um hotel fazenda?

Cafe da manha - Hotel Fazenda Santa Barbara
Café da manhã do Hotel Fazenda Santa Barbara. Foto: Divulgação

Pela classificação do Ministério do Turismo, um hotel Fazenda é um tipo de hospedagem localizada em ambiente rural, com atividade agropecuária e que oferece algum tipo entretenimento e vivência do campo.

Áreas ao ar livre com rios, cachoeiras e piscina, além passeios a cavalo, hortas são bons indícios que se trata de um hotel Fazenda.

Algo que torna os hotéis fazenda no Rio de Janeiro muito especiais e diferenciados do resto do país é a história dessas propriedades. Muitos existem desde o período imperial brasileiro e foram transformados em hotéis lindíssimos!

Confira abaixo então essa seleção de hotéis fazenda no Rio de Janeiro e escolha seu favorito para ir! Vambora!

Hotel fazenda no Rio de Janeiro: 12 melhores opções para ir!

12-) Hotel Fazenda 3 Pinheiros

Hotel Fazenda 3 Pinheiros RJ
Hotel Fazenda 3 Pinheiros em Resende. Foto: Divulgação

O Hotel Fazenda 3 Pinheiros é considerado um dos melhores hotéis fazenda do Rio de Janeiro e um dos mais antigos do tipo no Brasil. Fica localizado em Resende, perto da cidade de Penedo, a somente 167km da capital carioca.

O local é histórico, sendo que servia de caminho e parada para D.Pedro I e a família imperial. A natureza da região é linda, já que fica entre as serras da Mantiqueira e Bocaina.

Ainda que o 3 Pinheiros tenha esse estilo clássico de fazenda de época, os quartos foram modernizados, com todos incluindo TV LCD, ar condicionado, frigobar, lareira, sendo que algumas unidades tem até banheira de hidromassagem!

Nas áreas de lazer há piscina ao ar livre, recreação infantil, quadras de futebol, tênis, pedalinho, caiaque, arvorismo e restaurante.

Veja aqui valores para se hospedar no Hotel Fazenda 3 Pinheiros em Resende.

11-) Hotel Fazenda Caluje

Hotel Fazenda Caluje
Hotel Fazenda Caluje. Foto: Divulgação

O Hotel Fazenda Caluje fica localizado a apenas 95 km do Rio de Janeiro, na cidade de Engenheiro Paulo de Frontin. É conhecido por ser um hotel fazenda com diárias mais em conta no Rio de Janeiro.

A estrutura do Hotel Fazenda Caluje é bem completa, incluindo piscina ao ar livre, quadras esportivass, fazenda com animais, arvorismo, tirolesa, pesca, restaurante e mais!

Os quartos se dividem entre suítes aconchegantes e Chalés Românticos, espalhadas em diferentes partes da propriedade.

Veja aqui valores e datas para se hospedar no Hotel Fazenda Caluje.

10-) Hotel Fazenda Santa Barbara

Hotel Fazenda Santa Barbara
Quarto do Hotel Fazenda Santa Bárbara. Foto: Divulgação

O Hotel Fazenda Santa Barbara também fica localizado em Engenheiro Paulo de Frontin, bem perto do Rio de Janeiro e do aeroporto internacional do Galeão.

Essa antiga fazenda de café foi comprada pela Ordem dos Jesuítas que construiu até mesmo uma igreja na propriedade. Foi só em 1984 que o local foi transformado num hotel fazenda.

A propriedade é lindíssima, incluindo uma ampla área de lazer com piscina externa e interna (aquecida), campo de futebol, quadras, academia, tirolesa, paintball, canoagem, salão de jogos, recreação infantil e muito mais.

Existem diferentes categorias de quartos, sendo os mais novos as suítes com ar condicionado, ala casarão e quartos standard. As diárias incluem café da manhã, almoço e jantar e tem bons preços!

Veja aqui os valores e datas para o Hotel Fazenda Santa Barbara no Rio de Janeiro.

9-) Fazenda Cachoeira Grande

Hotel Fazenda Cachoeira Grande
Hotel Fazenda Cachoeira Grande. Foto: Divulgação

A Fazenda Cachoeira Grande fica localizada em Vassouras, a apenas 121 km do Rio de Janeiro.

Essa antiga fazenda é diferente dos demais hotéis fazenda dessa lista por possuir apenas uma hospedagem exclusiva para hóspedes: o Chalé do Lago.

Trata-se de um chalé aconchegante com 2 quartos, cozinha, além de terraço e jardim, com vista para o lago da fazenda. É um tipo de hospedagem bem privativa e exclusiva, ótima opção para os tempos que estamos vivendo atualmente!

Dentro da fazenda é possível fazer diversas atividades como trilhas, passeios de bicicleta e pesca. É também possível fazer visitas guiadas pela propriedade sem estar hospedado.

Veja aqui valores e datas para se hospedar na Fazenda Cachoeira Grande em Vassouras.

8 -) Hotel Fazenda Le Canton

Hotel Village Le Canton no RJ
Área da piscina no Hotel Village Le Canton. Foto: Divulgação

O Le Canton é considerado um dos mais completos e melhores hotéis fazenda do Rio de Janeiro! Ele fica localizado em Teresópolis, a cerca de 97km da capital carioca.

Com clima e decoração suíça, esse hotel fazenda lembra até mais um resort, todo cercado por natureza e com vistas para a Serra dos Órgãos.

A estrutura é tão grande que há um parque de diversões indoor (o Parc Magique, que lembra um castelo!), dentro da propriedade. Apenas o valor da entrada deste ser pago a parte das diárias do hotel.

Entre as áreas de lazer inclusas nas diárias há um complexo de lazer completo incluindo piscinas climatizadas, recreação infantil, quadras, lago para pescaria, mini golf, pista de boliche e mais!

Além disso, um Spa by L’Occitane e atividades como paint ball, arco e flecha, arvorismo e tirolesa podem ser feitas a parte.

Já em relação aos quartos, existem diferentes tipos e áreas para hospedagem, sendo que a Village possui quartos da categoria standard, a mais econômica. As diárias incluem café da manhã, almoço e jantar.

Veja aqui os valores e datas para o Village Le Canton em Teresópolis.

7-) Hotel Fazenda São Moritz

Hotel Fazenda Sao Moritz
Hotel Fazenda São Moritz. Foto: Divulgação

Outro hotel fazenda em Teresópolis, o São Moritz foi criado por um casal de suíços no começo dos anos 40, num terreno que lembrava muito a terra natal deles na Suíça, cercado por montanhas e uma nascente de água.

O estilo arquitetônico do Hotel Fazenda São Moritz também tem um clima suíço, usando muita madeira e hospedagens em chalés. Ao todo são 63 quartos disponíveis.

A área de lazer é bem ampla, com uma fazendinha, além de piscina, quadras esportivas, espaço fitness, sauna e restaurante. Dentre as atividades há também passeios de charrete, aulas de tênis e aluguel de bicicletas pagos a parte.

Veja aqui os valores e datas para o Hotel Fazenda São Moritz em Teresópolis.

6-) Fazenda Vista Alegre

Fazenda Vista Alegre no Rio de Janeiro
Fazenda Vista Alegre em Valença, no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

A Vista Alegre é uma fazenda histórica do Ciclo do Café, localizada em Valença, a cerca de 157km do Rio de Janeiro.

Como na fazenda Cachoeira Grande (mais acima), eles possuem um conceito de hospedagem mais privativo e exclusivo, no estilo guest house, chamada por eles de “turismo de habitação”.

São apenas 6 quartos (sendo 3 suítes), localizadas na sede, um palacete rural original do séc. XIX.

Além da hospedagem, eles oferecem visitas guiadas e locação do espaço para fotos, filmagens e casamentos, além de centro equestre. Mais informações podem ser vistas no site da Fazenda Vista Alegre: https://fazendavistaalegre.wordpress.com/

5-) Hotel da Cachoeira

Hotel da Cachoeira em Penedo
Um dos quartos do Hotel da Cachoeira em Penedo. Foto: Divulgação

O Hotel da Cachoeira fica localizado em Penedo, cidade da única colônia finlandesa do Brasil, a cerca de 170km do Rio de Janeiro.

Cercado por natureza, o hotel possui 32 quartos, entre chalés e suítes, alguns incluindo até banheira de hidromassagem!

Das áreas de lazer, o Hotel da Cachoeira possui piscina aquecida, área de jogos e como o nome diz, até uma cachoeira dentro da propriedade, cercada por muito verde!

Dentro do hotel há também uma SPA com diversos tipos de terapias, incluindo aulas de yoga e reiki. Também pode se fazer passeios a cavalo dentro da propriedade.

Veja aqui valores e datas para se hospedar no Hotel da Cachoeira em Penedo.

4-) Hotel Fazenda Vilarejo

Hotel Fazenda Vilarejo
Hotel Fazenda Vilarejo. Foto: Divulgação

O Hotel Fazenda Vilarejo fica localizado em Conservatória, a cerca de 150km do Rio de Janeiro. É outro hotel fazenda muito famoso no estado e super bem conceituado!

O hotel existe desde 1982 e foi criado dentro de uma antiga fazenda da região. Inclusive, a Casa Velha, a antiga sede da fazenda original, foi transformada atualmente na loja de souvenirs e artesanato do hotel.

Nas áreas de lazer, há piscina, salão de jogos, quadras esportivas, academia, além de uma cachaçaria própria e fazendinha com diversos animais.

Há uma grande variedade de quartos também, incluindo uma casa com 3 quartos, bangalôs privativos (estilo chalé), além de apartamentos comuns.

Veja aqui valores e datas para o Hotel Fazenda Vilarejo no Rio de Janeiro.

3-) Hotel Fazenda Florença

Hotel Fazenda Florença RJ
Hotel Fazenda Florença em Conservatória. Foto: Divulgação

Localizado também em Conservatória, o Hotel Fazenda Florença é outro lugar histórico no Rio de Janeiro, sendo que a sede do casarão foi erguida em 1852.

Inclusive, para quem quiser, dá para somente fazer uma visita guiada ao local. Mas se você quiser se hospedar, provavelmente não vai se arrepender, já que a infra estrutura do hotel é linda!

Das áreas de lazer, há piscina, quadra de tênis, academia, salão de jogos e áreas recreativas para crianças, além de locais para fazer trilha.

Os quartos são organizados em alas, sendo a Ala das Nolinas a mais recente e a Ala das Quaresmeiras com os maiores apartamentos, todos com varanda.

Um hotel fazenda lindo e histórico! Veja aqui valores e datas para se hospedar no Hotel Fazenda Florença.

2-) Fazenda União

Fazenda Uniao em Rio das Flores
Linda Fazenda União em Rio das Flores, no Vale do Café. Foto: Divulgação

A Fazenda União fica em Rio das Flores, um município localizado no Vale do Café, a cerca de 180km do Rio de Janeiro. O Hotel faz parte do Roteiros de Charme pela sua história e características únicas!

O Casarão da fazenda é de 1836, sendo um dos mais bem preservados do Brasil império! E por todos os lados você vê história, como o atual local do restaurante, que era onde o café era armazenado antigamente.

Das áreas de lazer, o hotel é bem completo e atende desde crianças, até casais procurando romance. Há piscina aquecida, passeios a cavalo, área de pesca, além de brinquedoteca e parquinho.

Ao todo são 5 categorias de quartos, totalizando 22 suítes, cada uma com uma personalidade diferente. Mesmo tendo uma decoração mais clássica, os quartos tem muito conforto e infra estrutura, como ar condicionado, camas Queen/King, TV e até banheira de hidromassagem em algumas unidades.

Valores e datas para a Fazenda União no Rio de Janeiro podem ser vistas somente no site oficial do local: http://www.fazendauniao.com.br/index

1-) Fazenda Gamela Eco Resort

Fazenda Gamela Eco Resort
Fazenda Gamela Eco Resort. Foto: Divulgação

O Hotel Fazenda Gamela Eco Resort fica localizado em Cantagalo, ao norte do estado, a cerca de 232 km do Rio de Janeiro. Cercado por natureza, tem uma área imensa própria para descanso e atividades ao ar livre.

O hotel possui uma ampla estrutura de lazer e esporte de aventura, incluindo uma tirolesa com 1200 m de extensão! Há também 4 piscinas (sendo uma coberta e aquecida e outras ao ar livre), quadras esportivas, mini golfe e área de SPA.

Para as crianças, há recreação das 7h30 até às 22h, com diversas atividades, incluindo área com criação de animais, como cavalos, ovelhas, porcos, galinhas e coelhos.

Os quartos são bem espaçosos, sendo que o chalé master tem 71m²! Todas as refeições estão inclusas na hospedagem.

Veja aqui os valores para o Fazenda Gamela Eco Resort no Rio de Janeiro.

Quais desses hotéis fazenda no Rio de Janeiro vocês gostaram mais? Deu para ver que há ótimas opções por todo estado, sendo diversos localizados bem perto do Rio de Janeiro.

Se você já se hospedou em algum deles ou conhece aqui outro hotel fazenda legal para ficar no estado, deixe seu comentário e indicação aqui nos comentários. Vambora!

*** VEJA TAMBÉM:
Hotel fazenda em São Paulo: 12 melhores opções para ir!
6 cidades perto do Rio de Janeiro para conhecer
Hotéis e Pousadas em Penedo: Onde ficar na cidade

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui