Próxima viagem: Imigração espanhola – Alguém já teve algum problema?

177
Aeroporto de Barajas, em Madrid. Foto: rvr, Flickr
Aeroporto de Barajas, em Madrid. Foto: rvr, Flickr

Depois de tanto falar de Barcelona e Valência aqui no Vambora, faltou comentar um assunto muito importante, e que se tem escutado nos últimos tempos: o número de brasileiros barrados ao passar pela imigração espanhola.

Casos recentes e que saíram na mídia, como o do artista plástico Menelaw Sete (veja a matéria aqui) e de uma idosa de 77 anos (veja a matéria aqui), reforçam isso.

Eu, por experiência própria, não senti nenhuma dificuldade ou alguma pressão ao viajar para o país agora no começo do ano. Na imigração do aeroporto de Barcelona, perguntas de quanto tempo pretendia ficar, mostrar a passagem de volta e reserva de hotel foram feitas, mas depois disso tudo Ok. Não durou mais do 2 minutos todo o processo. Nem no período de espera, vi alguém ser levado para sala de imigração. Mas a questão é: eu cheguei por Barcelona, pela Singapore Airlines.

A grande, se não a maioria dos casos de deportação vistos, tem sido de pessoas que chegam pela capital, através do Aeroporto de Barajas, em Madrid, não necessariamente tendo como destino final a Espanha. Com bons preços, muitos brasileiros tem comprado voos baratos para Europa pela Ibéria e Air China, por exemplo, e acabam descendo em Madrid para conexão; nessa hora, o que se viu nas reportagens acima é que quem não apresentou todos os documentos rigorosamente solicitados, acabou sendo deportado.

Foto: Aticolunatico™, Flickr
Foto: Aticolunatico™, Flickr

Toda essa história começou exatamente por isso: o governo espanhol deixou mais rigorosas as medidas para se entrar no país. Confira abaixo a lista de documentos e informações que você deve levar quando for viajar apara Espanha para evitar qualquer problema na hora de passar pela imigração.

Documentos que devem ser levados e podem ser solicitados pela imigração espanhola ao entrar no país para quem vai a turismo:

-> Comprovantes de reservas de hotéis ou carta-convite, caso for ficar na casa de alguém (“emitida pela Esquadra de Polícia correspondente ao seu local de residência“).;
-> Comprovantes de passagens de ida e volta;
-> Provar que têm recursos para se manter no país no período da estadia (fatura do cartão de crédito, por exemplo), sendo “A quantia mínima a provar é de €64,86 por pessoa e dia, num mínimo de €583,74, ou o seu equivalente legal em moeda estrangeira“;
-> Passaporte “válido até três meses após a data prevista de saída do território dos Estados-membros e deverá ter sido emitido nos dez anos anteriores”;
-> Seguro viagem no valor mínimo de 30 mil Euros, obrigatório para todos os países europeus do Tratado de Schengen, incluindo a Espanha.

Todas as informações sobre requisitos para entrada na Espanha podem ser vistas no site oficial Embaixada da Espanha em Brasília, veja aqui: http://www.exteriores.gob.es/Embajadas/BRASILIA/pt/InformacionParaExtranjeros/Pages/RequisitosDeEntrada.aspx

E você? Sofreu ou conhece alguém que recentemente teve algum problema na imigração espanhola, ao entrar no país? Ou foi como eu e não teve dificuldades?

A Espanha é linda e interessante demais para que existam problemas assim com os turistas e parece que ultimamente menos problemas tem ocorrido.Então, Vambora para Espanha?

ATUALIZAÇÃO 05/06/2012 -> Num encontro dos governos dos dois países, ficou menos burocrático entrar na Espanha. Veja mais detalhes dessa notícia no Jornal O Globo: http://glo.bo/10PXuu0

*** VEJA TAMBÉM:
– Todos os posts e dicas de MADRID no blog
– Todos os posts e dicas de BARCELONA no blog
– Todos os posts e dicas de VALÊNCIA no blog
Desconto do SEGURO VIAGEM para os leitores

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

177 COMENTÁRIOS

  1. Há uns 8 meses fui de férias a Londres e voei pela Air China, com escala no Barajas. Não tive problemas, mas confesso que senti uma má vontade bastante grande por parte da mulher que estava na imigração. As perguntas foram as mesmas de costume em qualquer imigração, mas senti que ela queria arranjar algum motivo para não me deixar entrar no país, mesmo que por apenas duass horas.

    • Johnny comparado com o dos EUA, acabaram me fazendo mais perguntas e tive que mostrar inclusive documentos, que nos EUA não precisei. Como no seu caso, que era apenas uma conexão, acho que o problema é exatamente esse: um nível de exigência um pouco fora do comum. Vamos ver como vai ficar a situação com essa nova reunião, agora em Junho!
      Obrigada por ter deixado seu relato! 🙂

  2. Fui em junho do ano passado para Madri com um destes vôos promocionais da AirChina. Confesso que estava bem nervosa, pois era a minha primeira viagem sozinha. Brasileira, sozinha, 30 anos, tentando entrar na Espanha, tudo de ruim para a imigração. Mas foi bem tranquilo, eu estava com todas as reservas de passagens e hotéis impressas numa pastinha, não precisei mostrar nada. O funcionário foi perguntando algumas coisas enquanto folheava meu passaporte, porém não mostrei nenhum comprovante. Talvez por ter muitos carimbos e visto para os EUA, tenha sido mais fácil. Não levou nem 2 minutos. E meu destino final era Madri mesmo. Meus passeios por Valencia e Barcelona foram bem parecidos com os que você tem postado Guta! Eu ainda não consegui publicar…

  3. Bem, eu viajei para Espanha, no pico das deportações, em dezembro de 2010, não tive problema nenhum mesmo sendo minha primeira viagem e além do mas estava sozinha, o policial só me pediu o passaporte e bilhete do voo, não demorou nem 2 minutos, minha entrada foi por Madri, nesta viagem uma casal que estava comigo também conseguiu embarcar para Italia sem problemas, não vi niguem ser levado para a famosa “salinha”, muitas coisas influenciam: roupa, comportamento, papeis,…. acho que tb é questão de Sorte, vá que um dia o homem ou homem esta de mal humor? Bom.. minha viagem foi ótima e pretendo voltar em janeiro do próximo ano.

  4. Belo espaço. Inteligente e criativo.
    Estarei por aqui sempre para buscar informações e me atualizar.
    Sua comunicação flui facilmente deixando-nos à vontade.
    Gostei muito do estilo do blog e vou trabalhar para o meu, que está recem inaugurado, ter a mesma qualidade.
    A propósito, dê-me a honra de sua visita. Necessito de colaboração, críticas e sugestões. Elas serão bem-vindas.
    Sempre que puder estarei participando com sugestões, caso entenda serem pertinentes e construtivas.
    Sucesso sempre, foco contínuo.
    Forte abraço.
    agamenonplait.blogspot.com

  5. Oi gente, vou para Barcelona no final desse mês. vou com meu bebe que tem nacionalidade espanhola, e tow bem nervosa com a imigraçao. Estou fazendo todos os documentos direitinho e espero nao ter problemas por lá. Queria ir direto para barcelona mais nao sei se seria uma boa. Alguem pode me dizer como esta o tempa agora de deportaçao…sera que vou ter problemas? tenho passagem ida e volta, reserva hotel, dinheiro, seguro saude, autorizaçao para viajar com menor.todos os docs do bb estao em dia.

    • Olá Jaira! Estando com toda documentação correta não precisa se preocupar. Para ficar mais tranquila leve tudo, inclusive comprovante de renda, fatura do cartão de crédito, carteira de trabalho (se tiver), etc.
      E se seu destino final for Barcelona, ainda mais com uma criança pequena, tente ver um voo direto para lá mesmo. Será menos estressante e pelo que vi, como Barcelona tem menos conexões internacionais que Madrid, por exemplo, as filas da imigração tendem a ser mais rápidas

  6. Pessoal, boa noite, gostaria de saber se poderiam me ajudar em umas duvidas.
    vou daqui a um mes para lisboa com escala em Madri. Apesar de ficar em casa da minha cunhada, que esta lá por um ano para concluir seu doutorado, preferi nao arriscar e reservei um hotel para mim e minha esposa para todo o periodo em que ficarei na Europa. Com essa reserva minha entrada sera muito mais segura que se eu tivesse que apresentar uma carta convite da minha cunhada que não e cidada portuguesa?

    De Lisboa ainda iremos para Barcelona passar 4 dias. Retornaremos para Lisboa para depois retornar ao Brasil. A minha outra pergunta é se eu tenho que informar isso na imigracao em Madri, quando chegar na Europa e mostrar as reservas e passagens de ida e volta tambem? Ou terei que fazer isso somente em Barcelona?

    Meu receio é que coloquei a reserva em Lisboa para todo o periodo que eu estarei na Europa, considerando ainda o tempo em que estarei em Barcelona, para evitar que a policia de madrid encrenque com alguma coisa por estar indo para uma casa de residente temporario.

    • Olá Igor, geralmente ter a reserva de um hotel é mais fácil do que a carta convite (ainda mais por sua cunhada não ser espanhola) mas ambas são possíveis e viáveis. Só não ficou claro a parte de Barcelona: você ainda não tem uma reserva de hotel para lá?
      Para evitar problemas e não se enrolar nas respostas, caso o oficial pergunte, é bom ter todos os documentos corretos, bem como a reservas em mãos, de todo o seu itinerário. Não esqueça também que para a Europa é obrigatório ter um seguro viagem (de acordo com o tratado de Schengen).

  7. Boa noite, na verdade estou com uma duvida, vou fazer uma viagem de férias do Brasil a Lisboa com meus 2 filhos (9 anos e 6 meses) e meu marido, temos as passagens de ida e volta, a carta convite, o cash por dia para nos 4, porém nosso voo tem escala em Madrid, vamos esperar 3 horas no terminal de Barajas, corremos o risco de sermos deportados pela Imigração de Madrid ou é tranquilo? ou só quem deporta nesse caso é o destino final (Lisboa)?? Ah seria interessante eu levar nossos dados empregatícios ou documentos de imoveis no Brasil??? não quero q nada ocorra de errado pois estamos levando um bebe…

    • Olá Dessa! Com toda documentação correta não há risco. Tendo as informações de carteira de trabalho leve sim, não custa. Imóveis não precisa. Uma boa é levar também a fatura do cartão de crédito que usará na viagem também.

  8. Olá, meu nome é felipe, tenho 16 anos, e talvez eu vá para sevilha, na espanha, em setembro, para estudar, até junho de 2014, estou com medo de ser barrado em madrid, pelo fato de ser menor, mais onde irei estudar é um internato, será que terei problemas? porfavor me ajude e me de todos os conselhos possiveis!!

    • Olá Felipe! Tendo todos os documentos da viagem corretos, incluindo o atestado da sua escola na Espanha e autorização de seus pais, você não deve ter problemas.
      Para tirar todas as suas dúvidas entre em contato com a empresa e/ou internato que você pretende estudar para saber direitinho quais são todos os documentos e procedimentos necessários para o seu caso (menor e estudando por quase 1 ano no país).

    • genteee eu nao sei pq o povo tem tanto medoo eu sou trans ja entrei por madrid mas de 10 veses …..so falar com seriedade e pronto nao tem medo nenhummm lembrando que ja fui para irlanda..eua….london….noruega …suecia e muitos mas….lembrando quem deve teme

  9. ola tenho 20 anos ano passado fui de 5 de julho a 17 de agosto na italia entrando por madri em janeiro de 2013 estarei indo com 800 euros seguro viagem passagem de ida e volta 2 cartoes visa para 10 dia corro risco de ser deportada meu passaporte tem um visto de madri levarei comprovante de meu pagamento referente a 1 ano corro risco

    • Olá Iasmim! Não ficaram muito claras suas informações mas levando todos os comprovantes de renda, passagem ida e volta, acomodação e seguro viagem você não deve ter problemas. Procure levar todo e qualquer comprovante de renda associando você ao Brasil para se garantir (incluindo carteira de trabalho, carta de estágio, fatura do cartão levado, previdência privada, etc, se tiver).
      Só duas observações, se entendi direito suas dúvidas:
      – Em relação ao seguro viagem, não é o quanto que você pagou o que importa, mas o que ele cobre. No caso, para os países europeus que fazem parte do Acordo de Schengen, que inclui a Espanha (veja aqui http://pt.wikipedia.org/wiki/Acordo_de_Schengen) o valor de cobertura mínimo do seu seguro deve ser de 30.000 euros.
      – Todo turista aprovado na imigração pode ficar até 90 dias na Espanha sem visto. Para ficar mais tempo é preciso ter um comprovante que irá fazer um curso ou ter um convite de uma empresa (para trabalho), se não não entra no país.
      Recomendo que você leia o site do Consulado geral do Brasil em Madrid para conferir mais informações sobre todos os requisitos de entrada na Espanha: http://consuladobrasil.es/requisitos/

  10. Olá…

    Irei embarcar no próximo dia 8 para Madrid e é minha primeira viagem para fora do Brasil.
    Separei vouchers dos hoteis, passagem de volta, declaração de imposto de renda, certidão de nascimento da minha filha (que não irá). Será que terei problemas?

    Quais as orientações?

    Meu amigo me disse que existe uma fila para All passaports que é melhor. Isso é verdade?

    • Olá Viviane! Além da reserva de hotéis, passagem ida e volta e seguro de saude (itens básicos, além do passaporte é claro) indica-se levar também toda documentação que comprove que você “tem uma vida no Brasil e não vai querer ir morar na Espanha”. Por isso comprovante de fatura do seu cartão de crédito que vai usar na viagem e até mesmo carteira de trabalho são bons comprovantes.
      Como essa será sua primeira viagem internacional é bom explicar: você só vai mostrar esses documentos se o responsável da alfandega pedir. Por isso, antes de viajar, separe todo eles e leve na mão, numa pasta ou plástico dentro da bolsa e mochila. Assim, se for solicitado alguma coisa você terá tudo a mão e poderá mostrar prontamente.
      Em relação a fila só a opção de quem tem passaporte europeu e quem tem outros passaportes. Se você tiver apenas o brasileiro, vá para essa fila desses “outros”. Geralmente é onde a maior parte do seu voo irá (já que a maioria são brasileiros). É tudo bem indicado e não tem que se preocupar.
      Com tudo certinho e documentos em ordem é bem tranquilo. Boa viagem!

  11. Olá ! Ano q vem estarei indo à Europa. A base será Portugal, na casa de uma amiga, com carta-convite. Irei à Madri e Barcelona, mas de trem, saindo de Lisboa. Será q por via terrestre, a burocracia p entrar na Espanha é menor ?? Ficarei 5/6 dias por lá e pegarei um vôo para Paris. Levarei toda a documentação solicitada. Será q indo de trem tem algum problema ???

  12. Olá! Vou para Sevilha em dezembro e passo por Madri. Estou nervosa pq vou sozinha, vai ser minha primeira viagem, vou ficar por quase um mês na mesma cidade e tenho 26 anos. Faço doutorado e posso conseguir uma declaração. Eles aceitam não sendo em Espanhol?? Vou ficar hospedada na casa de um amigo que me fará uma carta convite. Ele é espanhol, mas está com problemas pq a polícia não sabe informar que carta convite é esta e o cartório disse que só faz carimbar o que a polícia fizer (não sabemos o q fazer). Ele pode fazer uma carta em casa com todos os dados meu e dele sem carimbo do cartório? Precisa ser enviada para o Brasil pelos correios ou digital serve?

  13. ola tenho uma duvida, recentemente fui ao México, e na imigração não me fizeram perguntas foram logo pedindo para eu ir fazer um entrevista em uma salinha, lá me fizeram inúmeras perguntas o que eu ia fazer, onde ia ficar, que pontos tauriscos eu ia conhecer, e depois me perguntaram se eu era Índio, e tiver que mostrar todos os comprovantes, mostrei tudo só não mostrei os do meu trabalho, pois sou microempreendedor e trabalho por conta própria,mais tenho CNPJ e tudo, depois de quase 20 minutos eles me deram um papel para eu assinar, pensei que ia ser deportado, mais ai ele carimbou meu passaporte e me deu boas vindas ao México.
    agora fico com medo pois vou a Portugal ano que vem, e irei ate Paris, será que vão fazer a mesma coisa só pelo fato de eu ter traços indígenas? pois vou com todas as passagens compradas e hotel pago tudo certinho, mais tenho um pouco de medo!!!!

    • Olá Edi! Com toda a documentação para entrar no país correta você não tem o que se preocupar.
      Pode até ser que algo do tipo possa acontecer com você novamente (como pode com qualquer pessoa), mas com tudo em dia, pode viajar tranquilo.
      Abs!

  14. Olá, muito interessante o blog, passa muita credibilidade para quem lê e precisa de informações para a sua viagem. Passagem de ida e volta pra Madri em Outubro (início da viagem), além de fazer o seguro viagem, documento do hotel que vou me hospedar, comprovante dos valores no cartão, preciso de mais alguma coisa? Abraços

    • Olá Marcelo,
      Conforme falamos no post, esses são os documentos essenciais para entrar no país:
      -> Comprovantes de reservas de hotéis ou carta-convite, caso for ficar na casa de alguém;
      -> Comprovantes de passagens de ida e volta;
      -> Provar que têm recursos para se manter no país no período da estadia (fatura do cartão de crédito, por exemplo)
      -> Passaporte com pelo menos 6 meses de validade;
      -> Seguro viagem no valor mínimo de 30 mil Euros, obrigatório para todos os países europeus do Tratado de Schengen, incluindo a Espanha

  15. Boa note,

    comprei uma passagem para madri em uma super promoção no inicio de janeiro de 2014. Nem queria ir pra pra madrid mas a promoção era mto boa mesmo. De fato pretendo fazer eu e meu marido estilo mochileiro, por isso pergunto, os valores exigidos de 60 euros por dia por pessoa sao realmente estes pois ficarei 15 dias chego la dia 06/08/2014 e retorno dia 21/08/2014 mas estava espernado gastar algo em torno de 50 euros por pessoa. As reservas que eles exigem de hotel podem ser feitas pelo booking? pois pretendo fazer a viagem sozinha sem auxilio de agencia de viagem, e vou reservar somente aqueles hoteis que poderei pagar no dia que chegarei que não exijam pagamento antecipado. No caso de sim caso a imigração solicite posso mostrar copia da reserva do site? Pretendo viajar por madri a barcelona depois a paris e depois a milao, veneza e roma, tudo de trem, preciso comprar o passe daqui ou posso comprar lá? Lógico que se for realmente fazer as reservas pelo booking e comprar as passagens de trem lá irei levar a quantia além de 50 euros por dia por pessoa mais o valor da hospedagem e masi os valor do transporte, ou seja algo de 5500 reais (hospedagem e trasnporte) mais 5000 para gastos por dia. Vcs acham que dessa forma eu e meu marido passaremos trnquilos pela imigração? E na imigração os dois podem ser entrevistados juntos, vistos que somos casados e o meu marido não fala nada alem de portugues? Os dois são funcionarios publicos e estremos de ferias, vale levar comprovantes de vinculo? Registro de imovel certidao de nascimento de filho que ficara no Brasil , para comprovarmos que iremos voltar?
    Att,

    Karla

    • Olá Karla, vamos para as suas dúvidas:
      – Em relação ao dinheiro, não é preciso gastar a quantia por volta de 60 euros por pessoa, mas ter provas que possui em conta no mínimo esse valor. Por isso, levar o ultimo extrato da conta corrente e limite cartão de crédito é um bom comprovante.
      – Sobre reservas, é importante já levar aqui do Brasil todas ou pelo menos as do hotel na Espanha já quando chegar ao país. E a reserva pode ser o comprovante do Booking sem problemas (ela já vem com o nome, endereço do hotel e valor da diária).
      – Sobre outras documentações, como comprovante de vínculo empregatício é também bom levar para garantir.
      Na hora da imigração, você e seu marido podem ir juntos para o guichê sem problemas. É até melhor para mostrar que estão viajando juntos.
      Não se esqueça também que é obrigatório estar com o seguro viagem no valor mínimo de 30 mil Euros e com o passaporte com pelo menos 6 meses de validade.
      Com tudo isso em mãos, e a passagem de volta, não tem o que se preocupar. 🙂
      Espero que tenha tirado as suas dúvidas.
      Boa viagem!

    • Olá Daniela, no site da Embaixada da Espanha no Brasil é isso que eles dizem sobre a carta convite: “carta de invitación de un particular, si se hospeda en su domicilio, expedida por la Comisaría de Policía correspondiente a su lugar de residencia.”
      Ou seja, a carta convite deve ser emitida pela Comisaria de Polícia onde a sua amiga mora. Para mais detalhes e informações entre em contato com a embaixada espanhola aqui no Brasil ou peça para a sua amiga ver isso diretamente lá.

  16. Muito bom o post. Muitas dicas importantes. Não tive problemas com a imigração para a Espanha uma vez que fui da França pra lá, ou seja, não passei pela imigração, mas conheço umas pessoas que passaram aperto por ter alguns documentos faltando. Parabéns pelo post. Abraços.

  17. Olá, muito boa as dicas, obrigada!
    Estou fazendo um estágio aqui na Alemanha e minha mae vai vim me visitar em Junho vai passar 14 dias aqui junto com minha irma de 10 anos. Infelizmente elas vao ter que passar pela imigracao na Espanha, pq o preco das passagens estavam muito baixo. Entao eu queria algumas dicas, minha mae tem 50 anos é funcionaria publica e minha irma tem 10. Quais documentos você indica, referente minha irma de 10 anos o que é preciso levar? Muito obrigada.. Elas ficaram na minha casa, precisa autenticar a carta convite?

    • Olá Letícia,
      Leve todos os documentos citados aqui no post. Como sua mãe é funcionária pública, vale levar também a carteira ou contrato de trabalho, e da sua irmã um comprovante de matrícula escolar.
      Em relação a hospedagem, vale conferir quais são os documentos que o governo alemão solicita no caso de hospedagem em casa.

  18. Olá!

    Tenho uma dúvida. Minha esposa vai fazer doutorado na Bélgica por 9 meses. Já vai sair do Brasil com o visto para isso. Já tem uma carta declarando que ela vai receber uma bolsa (suficiente para se manter durante todo o período por lá) do governo brasileiro. E tem também um documento comprovando uma reserva de aluguel de um apartamento.
    A grande questão, e não sei se isso pode complicar, é que ainda não compramos sua passagem de volta, pois o recurso para isso ela irá receber apenas no final dos 9 meses. Será que isso será algum problema grave caso agente compre sua passagem passando por Madrid? Os valores com escala em Barajas estão quase mil reais mais barato…
    Obrigado!

    • Olá Diego, idealmente em qualquer país, é melhor ter em mãos já a passagem de volta. Como é um caso bem específico vale tirar a dúvida direto com a a Embaixada da Espanha.Você pode ver os contatos no link no final do post.
      Abs!

  19. Oi! Vou para madri em novembro (conexao) sou advogada tenho 25 anos e vou c meu namorado mais velho. Nao tenho comprovante de renda, ja q sou autonoma. Corro o risco de ser barrada?
    Outra coisa, nao entendi o q eh essa fatura do cartao de credito que voces dizem.. Eu tenho conta poupanca… Que fatura devo tirar? Obrigada!

    • Olá Michelle,
      É bom você levar qualquer comprovante de renda aqui do Brasil, como por exemplo seu extrato bancário da poupança, ou outras contas que tenha.
      Outros documentos de renda, como previdência, também podem ser boas opções. Resumindo: é importante você ter provas que possui renda para realizar a viagem.
      Abs!

  20. Boa noite,
    Sou ‘quase advogado’ no Brasil, pois dei entrada na carteira de advogado, no entanto, ela só sairá mês que vem. Ocorre que me formei há 1 mês e não tenho profissão até lá (ou seja, até receber a tal carteira). Meu pai deu a viagem de presente. O que posso fazer para comprovar essa minha condição?
    Vou ficar 23 dias… Tenho 2200 euros (1100 em espécie e 1100 em VTM), mais 300 libras. Tenho todos hosteis integralmente pagos, e todas as passagens (Trem e Avião). Achas que posso ter problema? O meu roteiro inclui 7 países em 23 dias.
    Obrigado!

    • Olá, levando todos os documentos indicados no post pelo governo espanhol, você não deve encontrar problemas para entrar no país. Só vi que você não citou, mas o seguro viagem é também obrigatório. Dê uma conferida no texto acima se tem tudo em mãos antes de viajar.

  21. Buenos chicos y chicas! Permanecen tranquilos! La viaje y la inmigración por el España estás muy pacifica! No piden nada para los brasileños, pero por suerte es bueno tener los documentos y tickets del viaje de regreso! Mira que Brasil es la 9 economía del mundo y sólo estas creciendo! Y Europa estás en abarcada! Suerte! Buenos destinos y “vambora” hasta luego! Yo soy brasileño y aquí estoy en Madrid

  22. Olá Guta pode me ajudar?
    Estou indo para Barcelona visitar minha tia e primos que vivem na Espanha já ha 8 anos, comprei passagem para voltar em 2 meses, fiz o seguro que cobre 30 mil euros e minha prima vai me enviar a carta invitation, mas não vou levar o equivalente a 60 euros por dia, levarei menos, minha prima disse que não terei problema já que não irei gastar com alimentação e hospedagem, mas estou morrendo de medo da imigração, o que você me aconselha?
    (Também estou com medo pois a maioria dos voos tem conexão, o meu parará em munique, não sei falar nada da língua, é complicado esse lance de conexao e escala ou tranquilo, meu sonho mesmo era ir direto pela Singapore mas a agente de viajem não aconselhou pois disse que eu parando em um país e já estando na Europa seria mais fácil entrar na Espanha.)
    desde já obrigada 😉

    • Olá Fernarda,
      O importante é você levar alguma documentação (fatura do cartão, poupança ou qualquer outro comprovante) que mostre que você tem como se manter usando a quantia mínima indicada por dia.
      Com todos os documentos certinhos não tem o que se preocupar 🙂
      Abs!

  23. Olá,

    Pretendo entrar pela fronteira, usando trem, ônibus, ou aqueles serviços de carona paga, o fazendo por Portugal, ou pela França. Pelo fato de ambos serem países da União Européia, a fiscalizão é menor? Caso, eu entre sem que a imigração tenha noção, posso eventualmente ter algum problema? Pretendo ficar cerca de 10 dias, em albergues, que posso contratar previamente e assim ter os documentos necessário, mas em momento nenhum pretendo entrar por avião.

    • Olá Felipe,
      A imigração é constante e exigente seja no aeroporto seja via terrestre, por isso para viajar tranquilo, independente de como vá viajar, melhor ir garantido com toda documentação necessária.

  24. Gostaria de saber se alem da carta convite, tem algum outro documento que seja obrigatório ir em espanhol ? e se essa tradução tem que ser realizada por um interprete oficial!?

  25. Boa Tarde

    Estou com um certo receio estou com uma viagem marcada a Madrid e vou ficar lá por 15 dias , mas, aluguei um apartamento por 30 dias com um amigo que já está lá. Estou com toda documentação + euros + seguro exigidos. Será que por ficar lá 15 dias e ter um contrato de 30 dias (em meu nome e no dele) pode parecer estranho para eles?

  26. Agora em novembro vou passar 15 dias em Portugal, entrando por Barajas. A parte da documentação já está certa, mas ainda estou confusa quanto ao valor/dia de euros que devo comprovar na imigração. Pesquisei em vários sites e cada lugar indica um valor diferente. Afinal qual seria um valor ideal para não me causar problemas na imigração espanhola? 60 euros/dia é suficiente?

    • Olá Amanda,
      No site da embaixada da Espanha você pode ver o valor exato, no link no final do post, mas copio aqui a informação já para você: “Para la acreditación de los medios económicos, se tendrá en cuenta lo dispuesto en la Orden PRE/1282/2007, de 10 de mayo, sobre medios económicos cuya disposición habrán de acreditar los extranjeros para poder efectuar su entrada en España. La cantidad mínima a acreditar es de 64,53 euros por persona y día, con un mínimo de 580,77 euros o su equivalente legal en moneda extranjera.”

  27. No final do ano irei para a casa da mae da minha namorada em Madrid, temos todas as autorizacoes de pai e mae para viajar para o exterior, por sermos menores, porem nao vai ser possível fazer carta convite e já temos passagens de ida e volta compradas, poderei encontrar problemas ?

  28. Oi, Guta! Adorei seus posts.

    Estou indo fazer um curso de espanhol de 2 semanas em Madrid, em março. Passarei por Barajas. Terei carta convite para ficar em casa de família pelas 2 semanas.
    Mas quando terminar o curso, passarei 2 meses e meio fazendo turismo.
    Será um mês só em Barcelona, e o restante na Hungria e Itália. Onde não conheço ninguém.
    Estou com medo porque já fui barrada na França há 5 anos sem motivo aparente, mas entrei no país. Além disso, sou jovem e mulher desacompanhada.
    Estou me certificando de levar todos os documentos. Mas ainda assim… fico apreensiva.

    • Olá Lays! Que bom que está aproveitando as dicas do blog! 🙂
      Sobre sua dúvida, estando com todos os documentos em mãos não há o que se preocupar. Além deles, só não esqueça também de procurar já levar aqui do Brasil a sua passagem de volta comprada, bem como as reservas das hospedagens que ficará no restante do tempo na Europa. Isso dá garantias as autoridades que você não pretende ficar na Europa, mas voltar ao Brasil.
      Não esqueça também do seguro viagem e de ter em mãos e conta a quantia de dinheiro recomendada pelas autoridades.
      Todos os ítens estão ai no post, deve dar tudo certo!
      Abs!

  29. Olá! No mês de fevereiro de 2015 farei uma viagem a França Paris, estou com o passaporte, seguro viagem, e a passagem. Levarei o cartão de crédito com limite de R$ 2.500,00 e 300 euros. Porém ficarei na casa de amigos, estou com carta convite. E ficarei lá 1 mês. Mas a minha conexão é Madri e me disseram que eles tem a fama de “barrar brasileiros”, ainda mais jovem como eu, tenho 20 anos de idade e irei sozinha. Tem alguma possibilidade de eu ser deportada?

    • Olá Camila,
      Estando com todos os documentos OK não tem o que se preocupar. Vale conferir no site da embaixada francesa se eles solicitam algum documento ou comprovante a mais do que esses listados pela Espanha.
      Uma dica que sempre dou é também levar cópias de documentos que provem sua ligação com o Brasil, como carteira de trabalho com vínculo de emprego (se tiver, estágio, etc), comprovante de matrícula da escola/faculdade, etc.

  30. Olá, Adorei as dicas do blog!

    Estou com uma série de dúvidas quanto a esta carta-convite. No fim de dezembro vou visitar meu namorado na Alemanha, ele é alemão e fará a carta para mim. Farei conexão em Madri, esta carta deve ser nos moldes da Espanha ou da Alemanha? Ele precisará levar esta carta em uma delegacia ou só usar este modelo que você sugeriu e assinar?
    Obrigada!

    • Olá Carolina, que bom que está gostando das dicas do blog! 🙂
      Sobre sua dúvida, como envolve apenas uma conexão em Madrid (já que seu destino final é Alemanha), vale entrar também em contato com a embaixada da Alemanha para saber quais são os procedimentos da carta convite por lá e se há outros documentos necessários para a entrada no país no seu caso.
      As informações aqui citadas, especialmente da carta convite, são para caso a pessoa tenha como destino final a Espanha, por isso vale conferir com a embaixada alemã como funcionaria no seu caso específico.
      Abs!

  31. Estarei indo para Europa,por cerca de 25 dias. Sairei do Brasil e chegarei de avião em Berlim ou Frankfurt, depois seguirei de trem para Amsterdam e Londres. De Londres pego um avião para Porto em Portugal, de Porto gostaria de ir até Santiago de Compostela de trem e voltar para Porto pois é de onde volto para minha cidade aqui no Brasil.
    Minha pergunta é, de Amsterdam para Londres sei que preciso fazer a imigração novamente. E de Porto para Santiago de Compostela, também haverá entrevista?
    Grata

    • Olá Mara,
      Por ambos países fazerem parte do Tratado de Schengen, uma vez que você entrou pelo Porto (Portugal) não precisará passar pela imigração em Santiago de Compostela (Espanha) já que pelo tratato há livre circulação de pessoas entre os países signatários, ou seja não precisa carimbar passaporte, etc. Como a Inglaterra não faz parte, lá você precisa passar pela imigração.

  32. Oi, eu vou para Madrid com conexão em Lisboa, em fevereiro do ano que vem, tenho 20 anos, sou auxiliar de escritório e essa é uma viagem que ganhei de presente dos meus pais de aniversário.
    Tenho dinheiro suficiente, passaporte com validade, seguro saúde, cartão em meu nome, mas tem um problema a reserva que eu tenho em meu nome só será paga no momento da saída do hotel. Você acha que isso pode influenciar na imigração por elas ainda não estarem pagas? acontece que no hotel só aceitam pagamento em dinheiro e uma garota me falou que s reservas tinham que está pagas é verdade?
    Outra coisa é que sou jovem e irei sozinho como experiência, pois meus pais estarão trabalhando, eu tenho contra cheques e contas em meu nome isso pode provar vínculos? estou com muito medo em relação as reservas de hotel.

    • Olá Thiago,
      O importante é ter a reserva de hospedagem comprovando em qual lugar você vai ficar na sua estadia: se você já pagou ou vai pagar depois que ficar hospedado não importa muito. Pode viajar tranquilo!
      Abs!

  33. Olá,
    É a primeira vez q estou indo pra Espanha. Já viajei outras vezes para europa, de mochilão e a trabalho. Só tive um problema uma vez em Paris, mas no final deu tudo certo.
    Minha questão é, estou indo de mochilão novamente, e não queria organizar toda a viagem, reservar hoteis em todas as cidades que vou, porque justamente queria viajar sem e fazer o roteiro de acordo a viagem, com o que parecer mais interessante na época. Sendo assim, não tenho como ter todos as reservas de hotel pra mostrar na imigração. Fora isso, todos os documentos estao em dia! Chegarei por madrid.

    Como faz quando é assim? Acha que é problemático?

    Att.

    A.

    • Olá,
      É importante que tenha a reserva pelo menos do primeiro local que vai ficar na Espanha, ou seja, Madrid. É importante ter esse endereço tanto para responder o questionário de entrada no país como para confirmar para as autoridades caso seja perguntado na imigração.

  34. Olá,
    Tenho 20 anos, sou universitário e ganhei uma viagem para a Europa no meu aniversário de 21 anos. Conexão de 1:30 em Amsterdam com destino a Madri, minha dúvida é se a imigração será feita em Amsterdam ou em Madri? Já estou praticamente com todos os hotéis pagos e bilhetes aéreos de outros lugares que vou na Europa, dinheiro suficiente, seguro e cartão de crédito no meu nome (sou adicional do meu irmão) tem algum problema eu levar a fatura do cartão mesmo o titular sendo meu irmão? Me tirem essas duas dúvidas, por favor!

    • Olá Rodrigo,
      A imigração será feita em Amsterdam mesmo. Sobre o cartão não tem problema o titular ser seu irmão. Se quiser, só por garantia, leve outros documentos que comprovem renda, como conta poupança ou algo do tipo.

  35. Olá, dia 30 de dezembro irei para Lisboa com conexão em Madrid. Me sinto um pouco inseguro por quanto é minha primeira viagem internacional.
    Vou ficar 8 dias. Meus documentos estão corretos ?
    Passaporte
    Passagens de ida e volta
    Vouchers do hotel
    Dinheiro 600 euros
    E cartão de crédito.
    Trabalho no Exército Brasileiro sou soldado isso não implica em nada né?

    • Olá Bruno,
      No seu check list está faltando o seguro saude. Sem ele você não entra no país, então é preciso fazer um antes de viajar e levar o comprovante. Faça o check list de todos os ítens necessários citados aqui no post que não terá problemas.
      Sobre ser soldado, não vejo problema nenhum, inclusive é uma vantagem já que mostra sua ligação profissional com o Brasil. Leve os comprovantes de seu trabalho também.

  36. Bom dia,

    Estou indo para Europa de navio, ano que vem, primeira cidade Europeia, que irei visitar é Santa Cruz de Tenerife, a imigração será feita em Tenerife, e atracarei em Barcelona, não irei passar pela imigração no porto de Barcelona de novo?

  37. Olá, Guta!!
    Eu vou à Espanha no dia 22 agora, e tenho todas as documentações, mas a minha dúvida é:

    Eu fiz reserva em um hostel pelo hostelworld a qual pagamos 12% da estadia. Eu queria saber se terei problemas em relação a esse comprovante de hospedagem, já que as minhas diárias não estão todas pagas??

    Obrigada!!

    • Olá Suellen,
      Não terá problema nenhum: o importante é chegar no país com a reserva feita. Se ela já foi paga ou ainda será não tem problema já que é uma opção de cada estabelecimento comercial com o cliente.
      Pode viajar tranquila!
      Abs!

  38. Olá meu amigo, vou para Amsterdã com conexão de 9 horas em Madri. Estava querendo conhecer a cidade. Já fiz isso no ano passado, mas a entrada foi por Zurique. Tenho emprego fixo ( militar das forças armadas). Irei com a minha esposa que é Micro Empreendedora Individual, será que terei algum problema? Estarei com todos os comprovantes de hotéis pela Europa, somente não terei de Londres, pois vou visitar meu tio que é funcionário da Embaixada brasileira naquela cidade. No ano passado ele me enviou uma carta da própria embaixada dizendo que eu ficaria lá por alguns dias.
    Resumindo, com os dados que te passei o que acha? Será que terei problemas em sair do aeroporto ou até em pelo menos passar pela imigração para decolar no vôo para Amsterdã?

  39. Olá.
    Vou para o Egito mais mudo de avião e companhia em Madrid. Nesse caso tenho que dar entrada no país passando pela imigração?
    Minha cosultura comprou passagens separadas não é apenas uma coonexão.

  40. Vou visitar um primo que está fazendo intercâmbio na Espanha, ele já tem a carta convite q e está no nome dele, só vou ficar uma semana preciso de uma carta convite no meu nome apenas pra visitar ele?

  41. Oi Guta! Estou com uma dúvida meio urgente aqui. Já pesquisei, mas tá difícil de encontrar informações confiáveis.
    Já fui à turismo para Europa algumas vezes, mas sempre de avião. Esse ano irei de cruzeiro. O navio sai do Rio e chega em Savona na Itália, após passar por Tenerife e outras ilhas no caminho. O pacote do cruzeiro encerra em Savona, mas eu gostaria de passar 7 dias na Espanha antes de retornar ao Brasil por Barajas… você saberia me explicar como funciona a imigração nesse caso?
    Vi que você respondeu acima que a imigração seria feita na primeira cidade, mas meu medo é que seja exigido retorno imediato ao fim do período contratado no pacote marítimo… Quais procedimentos devo tomar para garantir que não tenha problema em ficar mais esse prazo?
    Muuuito obrigada desde já pelas informações disponibilizadas no teu blog e tua atenção 😉

    • Olá Elisa,
      O caso de cruzeiros funciona como no avião: nos países que fazem parte do Acordo de Schengen (incluindo Espanha e Itália) você vai passar pela imigração no próprio porto, no primeiro local de parada do navio. Pelo que você disse no comentário, será então em Tenerife ou outra ilha.
      A partir do momento que fizer a imigração, terá 90 dias para transitar sem problemas nos países que fazem parte do acordo. Caso quisesse ir por exemplo para Inglaterra (que não faz parte do tratado), teria que fazer imigração novamente.
      Assim, querendo estender a viagem pela Espanha após o cruzeiro, pode fazer sem problemas caso esteja dentro desse período. Só uma observação: ainda nesse caso, é preciso viajar com as condições mínimas para entrar na Europa, como: passaporte com validade mínima, seguro saúde, reserva de hotel, bilhete de volta, etc.

  42. Olá Gustavo, pretendo ir pra Londres em maio com conexão de umas três horas em Madrid, vou ter que fazer uma imigração na Espanha e outra em Londres? Estou em dúvida, obrigado

  43. Olá Guta, estou indo para o Mexico em Março
    ja estou com a passagem ida e volta, seguro saúde.
    Vou ficar hospedada na casa de uma amiga, ela é
    mexicana, vai enviarme a carta convite.
    Minha dúvida é, ela pode mandar por e-mail
    Ou essa carta tem que ser registrada em cartório,
    e enviada pela agência dos correios

  44. Olá Guta, boa tarde, estou indo para Paris em maio, mas entro por Madri e de lá pego o voo para Paris, não é conexão, a minha dúvida é se passarei pela imigração em Madri e em Paris? tem algum problema se eu chegar em Madri e no mesmo dia pegar o voo para Paris? estando com todos os documentos, seguro, passagens e hospedagem em Paris?

    • Olá Tatiane,
      Se não é conexão você terá que fazer a migração em Madrid mesmo e pode pegar o voo no mesmo dia sem problemas! Só esteja com todos os documentos e reservas em mãos e veja também se além desses citados, há alguma coisa a mais específica para entrada na França.

  45. pretendo ficar 3 meses na europa – melhor forma seria levar cartão de credito ou outra forma para ficar esse tempom pois vou sozinho ?
    pretendo lá ficar em algum quarto alugado no crayglist, a ideia é arrumar um hotel por uma semanam e depois lá mesmo alugar um quarto;
    sou artista plastico (pinto no computador ) será que posso levar umas 100 gravuras no papel ou somente dentro do notebook;
    obrigado

    celso

  46. Olá Guta,

    Será minha primeira viagem internacional para Roma e eu farei a conexão em Madrid (com duração de 1h e 35 min) pela Ibéria.
    Ficarei do dia 20/05 ao dia 26/06, e como ficarei na casa de um residente, levarei os seguintes documentos:

    -Carta-convite (escaneada, assinada);
    -Comprovante de residência da casa que ficarei + cópia do passaporte e documentos do mesmo;
    -passagem de ida e volta;
    -seguro-saúde;
    -500 euros em espécie + o restante em cartões de crédito/débito;
    -minha carteira de trabalho;
    -meus holerites (3 meses);
    -meu crachá;
    -imposto de renda;

    Minha dúvida é a seguinte, será que preciso levar mais dinheiro em espécie? E como ficarei 3 dias em roma na casa de outras pessoas, precisarei de 2 cartas-convite, pois ficarei em uma cidade que se chama Agropoli, que fica no sul da Italia e a pessoa já me enviou a carta com todos os dados e os dias exatos da viagem.

    Desde já agradeço!

    Laís

    • Olá Laís,
      Você pode levar a quantidade necessária de dinheiro em espécie que quiser, importante é só comprovar (caso for pedido) que possui dinheiro em conta (ou cartões) “viver” durante toda a viagem.
      E leve toda a documentação de todos os lugares que for se hospedar saindo aqui do Brasil. Caso peçam, você pode mostrar tudo tranquilamente pois tem comprovado.
      Boa viagem!
      Abs!

  47. Estou indo sozinha a Madri esse ano e gostaria muuuito de uma indicação de hostel. Quero ficar bem localizada para voltar sozinha a noite se precisar e gostaria muito de um lugar que posso conhecer pessoas. Lógico, limpeza é essencial. Obrigada

  48. Hola buenas, tengo una duda mi madre va hacer su primer viaje a España se quedara 2 meses, viene con seguro de viaje, carta de invitación, las duda es, mil euros en efectivo y la tarjeta de crédito, crees que tendrá problemas en inmigración em Madrid?

    Gracias de antemano.

    • Olá Márcio,
      Depende de quantos dias ela pretende ficar viajando pelo país. Veja no post a informação do valor mínimo diário que eles recomendam e veja se essa quantia atende ao total período da viagem.

  49. Ola, estou indo para a espanha diretamente de dublin, tenho a carta convite, as passagens e tenho o seguro saude, e um valor de 4500euros, espero conseguir o carimbo de 3 meses e nao passar por problema nenhum, voce acha que esta tudo nos conformes ??

  50. Olá,

    O seguro-saúde é realmente necessário para passar na imigracao?
    Eu moro no Reino Unido e meus pais estao vindo me visitar, só que vou encontrá-los em Madrid primeiro e eles comecaram a me questionar sobre tudo que eles deviam levar para nao serem barrados. Eles tem todos os documentos que indicaste, menos o seguro.
    Além disso, ajudaria se eu fizer uma carta falando que eu moro no Reino Unido e estou indo para Espanha para encontrá-los?

    Obrigada desde já,

    Luiza

    • Olá Luiza,
      Sim, o seguro é obrigatório para entrar em todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen e isso inclui a Espanha e Reino Unido, sendo que a cobertura mínima do plano contratado deve ser de 30 mil euros, o que é padrão na maioria das seguradoras. Nós temos uma parceria com a Mondial Travel Assistance, uma das maiores seguradoras do mundo, onde há um desconto para os leitores na compra do seguro viagem. Dê uma olhada e veja se ajuda: http://bit.ly/1dQHCgJ
      Abs

  51. Oi gente,gostaria de saber ser cnpj serve como comprovante de vinculo, pq eu sou microempresária e pretendo ir para portugal. É valido mostrar os papeis da empresa que eu tenho?

    • Olá Letícia,
      Pode ser um comprovante sim se você é microempresária. Se tiver seu cartão com site ou outro comprovante que mostre seu trabalho como empresária leve em todo caso também como garantida.

  52. olá, estou indo para a Europa em julho para passar 25 dias e ficarei na casa de uma amiga lá, como ela nunca hospedou ninguém de outro pais na casa dela, ela não sabia como seria essa carta convite, então peguei um modelo que vi na internet para se preencher os dados delas e meus, com documentos dela em anexo. foi preenchidos todos os dados assinado por ela e me enviado por e-mail.
    minha pergunta é: essa carta convite vale? para ser mostrado na imigração?

    • Olá Marty,
      Em qual país da Europa sua amiga mora? Vale conferir como deve ser o modelo dessa carta convite, pois varia de país para país. Por exemplo: na Espanha, é preciso que ela seja expedida por uma Delegacia de Polícia, já na Alemanha, não há essa necessidade e pode ser próprio punho. Veja então quais são as obrigatoriedades no seu caso e na dúvida ligue para a embaixada do país aqui do Brasil que eles podem te informar melhor e tirar qualquer dúvida.

  53. Estou embarcando para Bcn dia 13,e ficarei 2 meses la porem vou com meu amigo que mora na cidade e a qual eu ficarei nesse tempo na casa dele, sabe como funciona a imigração se e mais tranquilo eu estando com uma pessoa que vive na cidade ?? Abraços

    • Olá Marcus,
      Ficando na casa de amigos ou conhecidos será preciso apresentar então uma carta convite.
      Se tiver mais dúvidas sobre a carta convite na Espanha recomendo que entre em contato com a Embaixada da Espanha aqui no Brasil que eles lhe passam todos os detalhes e protocolo para fazer.
      Boa viagem!

  54. Olá pessoal boa noite, tudo bem, sim a minha dúvida é; já estou com toda minha documentação providenciada, só que a minha carta convite é da Itália, pois vou para a cidade de Padova, mas o meu voou vai direto daqui de São Paulo para Madri, tem algum problema pelo fato da mesma esta com os dados da Itália, pois estou indo para a Espanha , mas vou pegar o trem para a Itália. Outra dúvida, sou empresario terei que levar toda documentação da minha empresa, sou jornalista e trabalho em duas empresas também terei que levar os dados da mesma como contra cheque enfim. Obrigado pela atenção, este blog é muito legal para tirar dúvidas também. Abraços

    • Olá Wilson,
      Mas você vai passar alguma noite na Espanha ou já vai direto do aeroporto pegar o trem para Itália? Se for passar algum dia na Espanha tenha em mãos a reserva do hotel onde vai ficar.
      Sobre a documentação, leve o seu compravente de CNPJ da empresa que possui, seu cartão de jornalista e qualquer coisa que mostre seu vinculo de trabalho aqui no Brasil. De resto, fatura do cartão (de crédito e pre pago), conta bancária que prove que têm recursos para se manter no país no período da estadia são também importantes. A lista completa de todos os documentos você consegue conferir ai no post.
      Boa viagem!

  55. Olá Guta, td bem?
    Viajarei para a Italia fazendo conexão em Madri. Depois de comprar as passagens me deparei com os comentários acerca da imigração. Confesso estar em panico. A minha situação é a seguinte: viajo com minha sogra para visitar meu marido (italo-brasileiro) que esta passando uma temporada na Italia à trabalho. A carta convite pode ser um problema neste caso? no sentido de acharem que por ser meu marido estou indo pra lá com intenção de ficar? ou melhor fazer reservas em hoteis, com cancelamento gratuito, e não mencionarmos nd disso… apenas que estamos indo fazer turismo?
    Agradeço desde já.

    • Olá boa noite, sou eu novamente, Guta eu estou viajando dia 19 de agosto num voou direto daqui de São Paulo para Madri, mas o meu destino será a Itália, queria saber se terei q ter uma outra carta convite da Espanha, pois só tenho da Itália, quanto as reservas dos hotéis de Madri estão ok, tem algum problema pelo fato da minha carta ser apenas da Itália? Ou eu tenho que ter obrigatoriamente esta outra carta para a Espanha, sendo que vou ficar apenas um dia em Madri se não tiver jeito, terei q pagar a remarcação do voou direto para Milão, o q não é barato, obrigado pela atenção.

    • Olá Bia,
      Se a sua intenção não é ficar na Itália, então não precisa se preocupar 🙂
      Ser honesta e objetiva é a melhor coisa nessas horas: se você tem todos os documentos certinhos (incluindo passagem de volta para o Brasil, carta de trabalho, etc, etc) pode ir tranquila e apresentando a carta convite que vai ficar junto com seu marido nessa visita.

  56. Oi Guta:
    Eu e minha mulher vamos em Outubro a Frankfurt visitar uns amigos residentes e aproveitar para dar uma esticada até Paris. Não resistimos a um ótimo valor voando por uma empresa que faz escala em Madrid, mas no mesmo dia que paguei a passagem fiquei com a famosa “pulga atrás da orelha” por conta deste embrolho que é o aeroporto de Barajas. Aventamos até a possibilidade de entrar em contato com a empresa para estornar a passagem e escolher um voo direto em outra empresa…
    Não tenho reserva em Hotel antecipada, porque ainda não sabemos se vamos ficar cinco dias ou uma semana fora da casa destes meus amigos. VC acha que apenas a carta convite é suficiente? E esta carta deve ser traduzida para o espanhol, ou eu posso levar o original mesmo, em alemão??
    Eu sou médico, com emprego/vínculo com o Governo Federal e minha esposa é corretora imobiliária de uma construtora da família.
    A pergunta é: Com todos os documentos exigidos pela imigração, ainda assim é aleatória a escolha por parte da imigração em te reter, ou a coisa agora ficou mais confiável?
    Agradeço desde já e te parabenizo pela iniciativa.

    • Olá Ricardo,
      Para a carta convite o certo é já colocar todos os dados exatos da sua estadia, incluindo os dias exatos que vai ficar com seus amigos (Ex: de XX a YY do mês W de 2015). Na Alemanha, junto com a carta convite eles pedem também que se anexe a ela uma cópia do passaporte de quem você vai ficar e também o visto dele no país (de trabalho, estudo) comprovando que ele está em situação ok.
      Geralmente leva-se em alemão, mas no caso, vale levar uma versão dessa carta em inglês para, caso venham pedir na Espanha, vocês mostrem. Tendo isso e os documentos listados acima pode ir tranquilo! Na melhor das hipóteses não vão lhe pedir nenhum documento (só fazer as perguntas padrões de onde vai, quanto tempo irá ficar, etc), mas caso venham vc terá tudo ok para mostrar.

  57. Guta ,
    Estarei indo em definitivo para a Italia , tenho a cidadania Italiana . Minha intenção é ir de navio em função dos preços e tb pq levarei minha companheira e meu enteado brasileiros. Me informe por favor : a passagem de volta deles pode ser para outro pais fora da europa com tarifa mais barata ? ( eles não utilizarão ). Quanto custa o seguro saude dela e dele ( tem 9 anos ) Grato

  58. Olá Guta, irei a Paris e meu vôo fará conexão em Madri, ficarei 8 dias na europa, irei levar 2000 mil euros sendo 1000 euros em vtm, não vou levar cartão credito internacional só o vtm que é debito, eu posso ser barrada em Madri por não possuir cartão de crédito? Mesmo comprovando dessa outra forma?abraço

    • Olá Bruna,
      Não tem problema nenhum: caso perguntem, eles só vão querer saber se você tem $ o suficiente para ficar na Europa durante a estadia, então não importa a maneira que irá levar o dinheiro, desde que leve e comprove 🙂

  59. Ola,Guta pretendo morar na Espanha na casa do meu namorado espanhol ..qual primeiro passo você pode me indicar pois é minha primeira viagem…ah ele vem me conhecer pessoalmente e retorno com ele …me ajuda

    • Olá Dany,
      Como turista você pode permanecer na Europa por apenas 3 meses. Se ficar mais tempo do que isso e não voltar pode ser considerada ilegal, já que os 90 dias sem visto são apenas para turismo. As opções que tem para morar por mais tempo na Espanha seria conseguir um visto de estudante e de trabalho (que possuem validades maiores) ou caso seja o desejo de vocês, se casarem e conseguir um visto como esposa de um espanhol. Para mais esclarecimentos, vale entrar em contato e ver mais informaçãos com a embaixada da Espanha no Brasil: http://www.exteriores.gob.es/Embajadas/BRASILIA/pt/Embajada/ServiciosConsulares/Pages/SCBrasilia/Vistos-e-requisitos-de-entrada-na-Espanha.aspx

      • Outra coisa que esqueci comentar; na carta convite conta a data que você entra na Espanha e a saída, caso vc ñ abandone o país nessa data o anfitrião tem que comunicar na delegacia q vc vai estar “tantos ” días mais. Caso ñ comunique o anfitrião pode pagar uma multa entre 6000 y 60000€, já que sua estadia na Espanha e única e exclusivamente responsabilidade dele. Espero que essa informação os sirva de ajuda pq infelizmente, as informações que dão às agências de viaje aí no Brasil ñ são corretas e te digo por experiencia própria. Pq minha família sempre veio para Espanha sem problemas e no ano 2012 foi quando fiquei sabendo que necessitava essa carta e fiz uma manualmente e quando minha família chegou no aeroporto os responsáveis de extranjería nos chamaram ao nosso celular e disseram que podiam passar pq tinha visto que no era a primeira vez que vinham para Espanha, que as coisas tinham mudado e que dá próxima tinha que apresentar a carta convite e desde então solicitamos a bendita carta e assim evitamos problemas e lágrimas.

    • Entrar na Espanha hoje em dia já não é tão fácil. Mesmo q vc vá acompanhada de um espanhol vc necessita ir documentada. Para entrar na Espanha vc necessita pedir a carta convite; está carta tem que ser solicitada por um españhol residente na Espanha ou um extranjeiro que viva aqui legalmente. A carta convite se pede em uma delegacia y a pessoa que pede tem q demonstrar que tem uma residência fija, contracheque , e que se responsabiliza economicamente e em questão de saúde (qualquer gasto de hospital sera responsabilidade do anfitrião) durante todo o período que esteja na residência que consta na carta convite. Junto com toda a documentação que pedem aqui na Espanha também tem que ter copia do passaporte, comprovante de residência e justificar o grau de parentesco que existe entre ambas pessoas. Esta carta tem que solicitar com um mínimo de 2 meses de antecedencia; quando eles respondem através de uma carta, que enviam a residência do anfitrião, que a carta convite está autorizada, tem que ir ao banco para pagar uma taxa e o anfitrião tem que enviar esta carta ao convidado e a mesma tem que ser apresentada no aeroporto. Ñ serve fotocópias, tem que ser a original. Se você sem carta convite tem que ter reserva de hotel, o mínimo que exige o país diariamente em euros ou cartão de crédito. Sou brasileira residente e casada na Espanha desde 20 anos e todos os anos vem minhas irmãs a visitar-me. Ñ vale carta convite feita a mão nem através de cartório. A carta convite e emitida e autorizada única e exclusivamente pela “Cuerpo Nacional de Policía de Espanha”.

  60. Boa noite Guta, tudo bem? Viajarei para Lisboa e Madri em 10 dias (10 até 19 de setembro de 2015). Tenho o passaporte (a validade vai acabar em Julho de 2016), as passagens de ida e volta, vouchers do hotel, e o seguro de viagem. Tb tenho os dois cartões de crédito e levarei euros. Só mostrarei o passaporte, as passagens e os vouchers do hotel pra a polícia de imigração no aeroporto de Madri? Aguardo a sua resposta. Grato

    • Olá Rafael,
      Na imigração na verdade você deve mostrar somente seu passaporte obrigatoriamente para que eles possam carimbar e liberar sua entrada. Caso o agente durante o processo solicite mais algum documento (passagem, reserva do hotel por exemplo) é sempre bom ter elas fácil em mãos para mostrar caso necessário.
      O que eu faço é sempre levar uma pastinha com todos esses comprovantes na bolsa/mochila e caso peçam, você consegue pegar e mostrar tudo tranquilamente.
      Boa viagem!

  61. Sinceramente quase toda a informação q vc da aqui é completamente incorreta. .. Ñ existe visto de esposa de espanhol, nem de trabalho. Criar um blog e coisa muito séria e mais sobre esse tema. Ontem publiquei uma informação atualizada e foi borrada. Este tipo de informação que vc está dando somente vai fazer perder tempo, e criar falsas ilusões e inclusive problemas as pessoas que acedem a este site. Se vc ñ quer minha opinião eu respeito, mais pelo menos se informe bem para poder orientar à estas pessoas que confiam em suas palavras. Por isso os brasileiros vem falando mal da Espanha, por sites como esse que da informação incorreta e eles acham que como lhes disseram todas essas mentiras, porque são mentiras já que vc segue respondendo sem conhecimento, que tem razão. Vou denunciar esse site se às informações dadas a brasileiros que queiram viajar a Espanha ñ seja atualizada e corretas. Sinto muito que o responsável desse blog não seja uma pessoa coerente.

    • Olá Marilú,
      Na verdade existe visto de trabalho, como consta no site da Embaixada: “visto de trabalho por conta alheia na Espanha” http://www.exteriores.gob.es/Embajadas/BRASILIA/pt/Embajada/ServiciosConsulares/Pages/SCBrasilia/Vistos-e-requisitos-de-entrada-na-Espanha.aspx
      Em relação ao casamento entre espanhóis e brasileiros, no comentário da “Dany” usei a expressão visto, mas a palavra correta seria certidão/registro que dai possibilita que os cônjujes possam viver juntos sendo casados, no site do Consulado General do Brasil em Madrid há várias perguntas e respostas em relação a casamento entre outras informações http://cgmadri.itamaraty.gov.br/es-es/preguntas_frecuentes.xml. Já corrigi.
      Todos os seus comentários feitos estão aqui. Para saber mais sobre nossa política de comentários veja aqui: https://www.blogvambora.com.br/politica-blog/. Provavelmente vc não os viu no ar devido a diferença de fuso para que possamos aprovar por aqui no Brasil.
      Não sei se há alguma outra informação que considera errada ou não coerente que foi dita, mas caso tenha é só informar para que possamos corrigir caso necessário. No post inclusive colocamos e reafirmamos “Tire suas dúvidas de todos os documentos e requisitos de entrada no país no site da Embaixada da Espanha em Brasília: http://bit.ly/12oYCGn“, que é o orgão oficial e pode tirar quaisquer dúvidas, inclusive para casos específicos.

      • O visto do trabalho tem que ser pedido con um pré-contrato de trabalho emitido por uma empresa espanhola e aí não diz nada. De qualquer forma toda informação que sai nesse site é do ano 2013 e estamos no 2015. Houve muitas mudanças que não constam aí… Igualmente te agradeço que me responda apesar de ter me sentido incômoda ao pensar que ignorava meus comentários. Obrigada e bom dia!

        • Olá Marilú,
          Seus comentários tinham sido feitos durante a noite e madrugada aqui no Brasil, por isso ainda não tinham sido liberados 🙂
          Pois é, o post é de 2012 sobre nossa experiência de visitar o país como turista e com o tempo mais e mais pessoas entram aqui não só para contar sua experiência mas também tirar diversas outras dúvidas. Mudanças foram feitas nesses últimos anos e como pode ver estamos sempre atualizando o post. Somos um blog de viagem e a caixa de comentários é a base para sempre atualizarmos o post com mais detalhes e informações.
          Caso tenha mais detalhes para compartilhar de sua experiência e dicas, estamos sempre à disposição! Quanto mais pessoas para ajudar com informações melhor!
          Abs!

  62. Tenho que fazer conexão em Madrid e tenho 16 anõs. O meu destino final é Turin, na Italia, onde estou sobre de uma familia de amigos por motivos de estudo. Ja morei na Italia e tenho uma permissão de estadia e estava no Brasil para passar as ferias com os meus pais.
    A Iberia oferece um acompanhamento para menores, mais eu gostaria de não ser acompanhada, porque o tempo de espera é realmente muito. A Iberia oferece essa oportunidade, tendo 16 anõs, mas mesmo assim eu e meus pais temos medo que eu seja barrada na Espanha e a companhia não soube tambem nos informar a proposito disso.
    No caso o que eu teria que fazer para não ser barrada em Madrid?
    Um obrigada antecipado!

    • Olá Luiza,
      Acho que a melhor maneira de se informar é tirar essa dúvida mesmo diretamente com a companhia aérea e com a embaixada tanto da Espanha como da Itália para saber todos os procedimentos específicos para o seu caso.

  63. Desejo fazer uma viagem a Madri com o objetivo de estudar e aprimorar a língua espanhola, desejo passar no minimo 6 meses e nesse periodo, creio que precisarei arrumar um emprego. Viajarei sozinho e nao tenho carta convite, e por se tratar de longa temporada, vou precisar alugar um apartamento.
    Se vcs poderem me dar dicas seguras sobre os procedimentos que eu preciso adotar, eu agradeço.

    • Olá,
      Quando o objetivo é fazer um curso de língua estrangeira muitas vezes vale a pena entrar em contato com alguma agência ou escola de intercâmbio que tenha interesse em fazer o curso. Nesses casos é bem comum que a própria empresa ofereça o pacote completo de estudo + moradia (casa de alguma família local, residência estudantil, etc). São muitas opções e é preciso pesquisar. Aqui tem algumas das agências de intercâmbio mais conhecidas no Brasil e no Mundo https://www.blogvambora.com.br/intercambio/

  64. Estive na Europa no período de 04/09/2015 a 30/10/2015.Entrei por Madri não tive nenhum problemas, estava com td documentação e só pediram o passaporte, foi muto rápido não demorou nem 05 minutos. Viajei pela Europa td sem problemas. Em breve estou voltando por Madri.

  65. Quero fazer algumas perguntas sobre a imigração espanhola e a documentação.
    Queria saber se é mais fácil entrar no país com a carta convite (simples) ou com reservas de hotel? Pois a pessoa vai ficar na casa de um amigo, mas não tem a carta emitida pela polícia e sim uma carta simples com todos os dados dele.
    E queria saber qual as chances do cara da imigração pergustar sobre esse seguro viagem?

    Abraços!

    • Olá Carla,
      A carta convite precisa estar de acordo como consta no site da embaixada da Espanha: “expedida pela Delegacia de Polícia mais próxima da referida residência”, se não provavelmente não terá validade como documento legítimo caso seja solicitada.
      E eles podem pedir toda documentação listada, como consta no post e no site da embaixada espanhola, por isso é preciso viajar com toda documentação indicada. De qualquer forma viajar com seguro viagem é obrigatório para visita a todos os países europeus Tratado de Schengen, incluindo a Espanha. Qualquer dúvida vale entrar em contato com a embaixada.
      Abs!

  66. BOM PARA MIM O AEROPORTO DE BARAJA
    NAO FOI AGRADAVEL POIS EU TINHA TODOS OS DOCUMENTOS E A CARTA DE VISITA DO MEU NOIVO E MESMO ASSIM ELES FALARAO QUE ERA FALSA PASSEI POR ENTREVISTA
    COM A POLICIA FEDERALE MESMO ASSIM FUI LEVADA PARA A SALA QUE NAO E SALA E COMO UMA PRISAO E NAO SO EU COMO 40 BRASILEIROS FOI APRENDIDO ALGUNS DELES TRATA BRASILEIROS COMO MUITO IGNORANCIA NAO SEI SE A MOÇA DO AEROPORTO ESTAVA DE DPM SO SEI QUE TODOS OS BRASILEIROS QUE PASSAVA COM ELA ELA APRENDIA TODOS FORA QUE SO DERAO O CARIMBO DE SAIDA DA ESPANHA E TRISTE PASSA POR UMA SITUAÇAO DESSA POIS TINHA MUITAS SENHORAS QUE ESTAVA DESESPERADA POIS NAO CHEGARAO AO DESTINO FINAL ASSIM COMO EU SO TENHO QUE AGRADECER AO CONSULADO BRASILEIRO QUE AJUDOU MUITO.

  67. Ola,

    tenho 20 anos e estou indo visitar meu namorado em Barcelona, no periodo de 13 a 23 de dezembro.
    quais os tipos de comprovante de renda que eu devo levar? (não possuo cartao de credito próprio, só dos meus pais)
    estou levando 1200 euros, é suficiente?
    estou levando comprovante de matricula da faculdade, reserva do hotel, seguro saúde.
    vou ter dificuldades pra entrar no país? meu voo faz escala em londres e depois vai pra barceloa.

  68. Olá boa noite!!!
    Eu estou me casando e minha mulher é espanhola, porém os trámites estão sendo finalizados ainda. O consulado aqui me orientou a ir como turista. E tb pediu que quando chegasse a carta convite eu a levasse no consulado para registrar.
    Estamos casando por poderes e a mãe dela me representa na espanha.
    Meu receio na imigração é? Não tenho cartões de crédito, como estou indo embora, não tenho mais conta bancária e não tenho como comprovar renda a não ser um cartão pré pago…
    Esse registro aqui no consulado garante meu acesso??
    Já que o consulado não me diz nem que sim e nem que não
    ???????

  69. Olá, estou indo estudar na espanha por 6 meses. Eu ja tenho o visto e a carta de aceitação da universidade. Mesmo com o visto (o qual tive que apresentar todos os documentos para solicita-lo) eu vou precisar mostrar esses documentos todos? Quando fui buscar o visto na embaixada o rapaz disse que nao precisarei apresentar nada, apenas o visto, mas mesmo assim estou com um pouco de medo.

    • Olá André,
      Os documentos aqui listados são para quem viaja a turismo. Como o seu caso é de estudo, vale conferir no site da embaixada ou falar diretamente com eles quais os documentos que podem ser solicitados para você no seu caso específico. No próprio site que a gente indica ai no post da embaixada você consegue ver as informações completas para caso de viagens de estudo.

  70. Olá Guta,
    gostaria de fazer a seguinte pergunta:

    Estou indo para a Europa em fevereiro e irei passar 28 dias. Meu voo é para Milão, mas com escala em Madrid. No primeiro dia ficarei em Milão na casa da minha cunhada, depois sigo para Amsterdã, Londres, Paris, Barcelona, Roma e fico 6 dias em Milão antes de voltar. Você recomenda que minha cunhada faça uma carta convite para esses dias que irei passar na casa dela ou acha mais fácil eu fazer reservas de hoteis e cancelar depois? Essa carta convite como ela mora na Itália, precisa ser registrada lá ou posso scanear em casa?

    Muito obrigada!

    • OI, Gisele
      Deu certo? Ela fez a carta convite? O meu caso é parecido.
      Viajarei esse mês para a Espanha (27/09/2016). 45 dias, volta para 10/11.
      Tenho todos os documentos necessários, seguro viagem, comprovantes financeiros e até a escritura do meu apto em São Paulo.
      Meu roteiro será Ibiza – Barcelona – Roma – Lisboa (voltarei pro Brasil com embarque em Lisboa).
      Tenho as reservas de hostel feitas pelo Booking para as 4 cidades. No entanto minha reversa de hostel para Ibiza começa dia 02/10. Do dia 28/09 ao dia 02/10 ficarei na casa de um amigo, como dormirei lá só quatro noites, ele não fez a carta convite que tem um valor de quase 100 euros para ser registrada. Também não havia tempo para registrá-la na delegacia responsável.
      Será que essa falta de comprovação de hospedagem por 4 dias será um problema? (levando em conta que tenho comprovação das reservas para os demais 41 dias)?
      Muito obrigada pela atenção!

      Beijos,

      Rafaela Papareli

  71. Olá Guta,
    Vivi na Espanha por 6 anos durante esse tempo tive um filho que é espanhol. Retornei para o Brasil e estou aqui já faz 4 anos. Vou retornar à Espanha em Junho e gostaria de saber se por ter um filho espanhol tenho alguma facilidade ao passar pela imigração.(Eu tinha NIE mas venceu)
    Desde já agradeço

  72. Boa noite Guta.. Estou indo para Barcelona, meu passaporte foi carimbado na imigracao da Inglaterra quando tentei entrar la dezembro passado. Vc acha que eu deveria fazer um novo passaporte?? a pena sera que todos os carimbos de outros paises que fui nao estara la mais!. o que vc me sugere?? ou alguem pode me dar mais informacoes a respeito desse assunto?? muito obrigada

  73. Galera alguém me ajuda aí, faz um ano que estou aqui em paris, estou querendo ir em Barcelona agora em julho, mas tenho medo de ser barrado pela imigração pelo fato que meu carimbo do passaporte já está vencido, alguém aí pode me ajudar ??? Obrigado.

  74. Eu irei fazer uma viagem a Paris com conexão em Londres. Estou com varias dúvidas.eu vou sozinha e encontrar um grupo de amigos que vão em um vôo depois do meu. O combinado é eu esperá- los no aeroporto em Paris.Só que não ficaremos em hotel.Vamos alugar um apartamento para essa viagem de 16 dias.quais os documentos necessários para que tudo ocorra bem e que eu não tenha nenhum problema. Obrigada , aguardo resposta

  75. Olá.
    Vou para a La Coruña com minha família em julho, pretendo entrar por Madrid.
    O fato do meu pai ter a documentação espanhola ajuda? Eu e minha mãe não temos, mas ele conseguiu a certidão pq seu avô era espanhol.

  76. BOM DIA A TODOS, ENTÃO, SEGUE MAIS UMA HISTÓRIA IGUAL A DE MUITOS BRASILEIROS, TENTANDO VIAJAR PARA EUROPA. MEU FILHO EMBARCOU DOMINGO PARA MADRID, E LÁ A IMIGRAÇÃO O BARROU E ESTÁ DETIDO ATÉ AGORA, MAS ENTRAMOS COM RECURSO DE UM HABEAS CORPUS, UMA MULHER DISSE A ELE:ISSO NÃO É VÁLIDO, ELES FAZEM DE TUDO PARA DIFICULTAR A ENTRADA, MAS ISSO É UM DIREITO DO CIDADÃO, NESSAS CONDIÇÕES. ESTAMOS AGUARDANDO RESPOSTAS, AGORA O JUIZ ENTRA COM SIM OU NÃO, PARA SER LIBERADO A FICAR OU A VOLTAR.

  77. Meu enteado filho de minha companheira hoje, mora na espanha e tem cidadania, ele tem uma filha no Brasil ainda menor (4 anos) e a mãe dela não é esposa de meu enteado, foi um flerte. Ele quer que sua filha e a mãe dela vão pra Espanha a passeio. Precisam comprovar renda para entrar as duas (65 euros por dia), precisam de seguro viagem, carta de convite, já que o pai mora na espanha, enfim existe alguma vantajem em ele ser espanhol naturalizado ou são necessários todas as comprovações inclusive de valores. Obrigado

  78. Olá, eu e uma amiga estamos indo pra Madri esse mês, vamos pelo aeroporto de Bajaras, li alguns relatos sobre esse aeroporto e fiquei com um pouco de medo rs, gostaria de esclarecer uma dúvida sobre a hora de passar pela imigração, estamos indo com passagem de ida e vota, reserva de hotel, e o seguro, minha dúvida é, a melhor forma é passarmos juntas ou separadas pela imigração?

  79. Ola Guta,

    tenho acompanhado o seu blog, muito bom tenho anotado varias dicas…
    Queria tirar uma duvida, vi no começo desse post que o passaporte deve ter minimo de 3 meses, e ja em algumas respostas que deveria ter o minimo de 6 meses de validade. Estou com o meu para vencer em 08/03/17, e minha viagem para Madri em 28/8 a 15/09/16. Terei problemas?
    abrs

  80. Olá! Vou viajar para a Itália com conexão em Madri. Meu passaporte é aquele da série especial, emitido pela PF esse ano, sem a perfuração. Você tem conhecimento se os brasileiros com esse passaporte estão enfrentando algum problema para imigrar na Europa? Obrigada.

  81. Oi,
    Tudo bem?
    Viajarei esse mês para a Espanha (27/09/2016). 45 dias, volta para 10/11.
    Tenho todos os documentos necessários, seguro viagem, comprovantes financeiros e até a escritura do meu apto em São Paulo.
    Meu roteiro será Ibiza – Barcelona – Roma – Lisboa (voltarei pro Brasil com embarque em Lisboa).
    Tenho as reservas de hostel feitas pelo Booking para as 4 cidades. No entanto minha reversa de hostel para Ibiza começa dia 02/10. Do dia 28/09 ao dia 02/10 ficarei na casa de um amigo, como dormirei lá só quatro noites, ele não fez a carta convite que tem um valor de quase 100 euros para ser registrada. Também não havia tempo para registrá-la na delegacia responsável.
    Será que essa falta de comprovação de hospedagem por 4 dias será um problema? (levando em conta que tenho comprovação das reservas para os demais 41 dias)?
    Muito obrigada pela atenção!

    Beijos,

    Rafaela Papareli

  82. Olá!!! Estou indo para Lisboa em outubro e estou com todos os documentos ok (passagens ida e volta, seguro viagem, dinheiro + cartões e reservas e tenho até meu roteiro impresso (só não comprei os ingressos prefiro comprar na hora) minha dúvida é: hoje eu estou desempregada ouvir dizer que o extrato bancário não serve como vínculo já que só informa que eu teria mais dinheiro para me manter no país , isso é verdade? Já terminei os estudos e moro com meus pais e não tenho bens em meu nome. Vou viajar por 14 dias entre Lisboa e Sevilha , em 2014 quando viajei por Madrid (Aeroporto de Barajas) não me fizeram pergunta nenhuma , mas, como hoje estou desempregada e em Lisboa dizem que eles pedem vínculo de trabalho tenho receio de não me deixarem entrar por não ter um vínculo. Beijos Gisele Costa

  83. Olá, eu tenho uma dúvida, oq seria esse seguro viagem? E outra, irei viajar com a minha irmã de 30 anos e com uma amiga de 20 anos e eu tenho 21, nos todas não trabalhamos registradas, vamos ter uns 1mil euros cada uma pra levar, sendo q nao temos cartão de crédito, so poupança. Vamos pra alicante, paris e Londres. Vc acha que teriamos problemas com a imigração por não trabalhar registradas? Como estamos viajando junto, vamos passar pela imigração juntas?

    • Olá Raquel,
      Devido a um acordo (chamado de Tratado de Schengen) o seguro viagem é obrigatório para os turistas em passagem pela Europa, com uma cobertura médica mínima no valor de € 30.000, para garantir assistência médica em casos de acidente ou enfermidade. Sem isso, você não consegue entrar na Europa. Veja aqui mais informações: https://www.blogvambora.com.br/seguro-de-viagem/
      Sobre suas outras dúvidas, confira e faça um check list da lista de todos os documentos necessários aqui no post, no caso de entrada pela Espanha, incluindo quantia minima necessaria para o número de dias da sua viagem, além de reservas de hospedagem, passagem ida e volta, etc. Estando com tudo ok não há que se preocupar.
      Como estão viajando juntas é possível passar ao mesmo tempo na imigração sim a não ser que alguém lá na hora não permita.
      Boa viagem!

  84. Boa tarde!
    Estou de viagem marcada para a espanha, gostaria de saber se a reserva do hotel que eu fiz tera validade na imigração, pois o pagamento sera feito diretamente no hotel, sera que terei problema quanto a isso? estou indo mais minha familia passar 7 dias em barcelona. Obrigado e abçs.

  85. Olá, Boa tarde!

    Vou para Madri no final deste e mês e tenho uma dúvida com relação ao idioma da documentação apresentada. Tanto o seguro viagem, quanto as passagens de volta ao BR e carteira de trabalho e fatura do cartão de crédito estão em português. Devo me preocupar em traduzir todos os documentos ou em português mesmo servem?

    Obrigada!!

  86. Olá, boa tarde!

    Vou viajar para Paris porém vou trocar de aeronave na aeroporto de Barajas em Madrid. No site do governo espanhol diz que preciso ter uma quantia mínima de 70,77 euros por pessoa por dia com mínimo de 636,93 ou equivalente em moeda estrangeira. Como vou viajar com minha esposa e minha filha de 2 anos eu considero minha filha na conta ou não?

    Grato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui