Vivendo e aprendendo: Berlin Welcome Card – Seu passe para circular e passear em Berlim

8
Região na frente da Ilha do Museus em Berlim
Região na frente da Ilha do Museus em Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

Passes combinados de desconto (em atrações e transporte público) são muito comuns na Europa e Berlim não é exceção: aqui o principal deles se chama Berlin Welcome Card. Como Berlim é uma cidade muito grande e repleta de atrações o passe ajuda exatamente nesses dois pontos cruciais da sua viagem: deslocamento ilimitado e descontos em muitas atrações importantes, incluindo museus.

O cartão (na verdade mais um voucher em formato de papel) possibilita você usar o transporte público em Berlim (metrô, ônibus e trens) além de descontos em mais de 200 atrações, incluindo restaurantes, tours e lojas. Variando conforme o tempo na cidade (48h, 72h, 4, 5 ou 6 dias), zonas (AB – centro de Berlim, incluindo o aeroporto de Tegel ou ABC, incluindo centro de Berlim + áreas adjacentes como Potsdam e o aeroporto Schönefeld) e até um passe incluindo a Ilha dos Museus, essas são as variações do Berlin Welcome Card que você pode adquirir:

Berlin Welcome Card: Preços e qual é a melhor opção 

Berlin Welcome Card Tipos e Preços
Berlin Welcome Card Tipos e Preços. Foto: Reprodução Site Visit Berlin

Como dá para ver, os valores (atualizados para a data de publicação desse post em Agosto/2016) são proporcionais ao tempo e distâncias. A escolha do passe ideal para você então depende da permanência em Berlim e quais atrações deseja conhecer.

Entre algumas das atrações mais famosas de Berlim, e que o passe dá desconto, destacamos:

Catedral de Berlim
Catedral de Berlim na Ilha dos Museus. Foto: GC/Blog Vambora!
  • Berliner Dom (28% de desconto) – Catedral de Berlim, onde se pode subir para ter belas vistas da cidade.
  • Berliner Unterwelten (27% de desconto) – Passeio super legal por um Bunker da 2ª Guerra que contamos mais nesse post aqui (veja).
  • Madame Tussauds Berlim (25% de desconto) – Unidade do Museu de Cera mais famoso do mundo em Berlim.
  • Torre de TV Berliner Fernsehturm (25% de desconto) – Um dos maiores símbolos de Berlim, para ver a cidade do alto, em Alexanderplatz.
  • Panoramapunkt (25% de desconto) – Torre Panorâmica também com ótimas vistas de Berlim, localizada na Potsdamer Platz.
  • Olympiastadium (28% de desconto) – Tour pelo estádio Olímpico de Berlim.
  • Bauhaus-Archiv (25% de desconto) – Museu da Bauhaus, parada obrigatória para quem ama design e arquitetura.
  • DDR Museum (25% de desconto) – Museu da Alemanha Oriental, super interativo e legal como contamos nesse post (veja).
  • Mauermuseum no Checkpoint Charlie (25% de desconto) – Museu ao lado do Checkpoint Charlie, veja mais nesse post (veja).
  • Museu Judaico (25% de desconto) – Um dos museus mais impressionantes da cidade.
  • Potsdam (desconto de 25% a 50%) no complexo nos arredores de Berlim.

Para quem viaja com crianças, há também atrações interessantes com desconto como LEGOLAND (30%) e Zoo de Berlim (25%) e são só alguns destaques, sem contar tours (de bicicleta, barco, citytour e até segway) e descontos em lojas (como a Berlim Store de souvenirs) e restaurantes (inclusive da super loja famosa de chocolates Ritter Sport – veja nesse post).

Loja Ritter Sport Colorful ChocoWorld em Berlim
Loja Ritter Sport Colorful ChocoWorld em Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

E pode ficar tranquilo: ao adquirir o passe (veja mais abaixo como), ele vem com um pequeno livro/guia com todas as informações de quais são as atrações que possuem desconto, bem como valores dos mesmos em cada, com descrições completas dos serviços. Ou seja, não tem desculpa para não conseguir aproveitar! 🙂

Dá para ver facilmente que o passe já vale a pena por aqui. Para quem quiser ver em números, no próprio site do cartão é possível ver algumas comparações de valores, entre usar ou não usar o passe. Veja abaixo um exemplo:

Comparação Berlin Welcome Card
Comparação Berlin Welcome Card X Entradas por conta própria. Foto: Reprodução Site Visit Berlin

Berlin Welcome Card + Museum Island 72h

Ilha dos Museus em Berlim
Ilha dos Museus em Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem gosta de museus e quer visitar vários deles em Berlim (muitos imperdíveis, como da Ilha dos Museus, incluindo o Pergamon e Neusmuseum – veja mais nesse post) a opção de passe combinado do Berlin Welcome Card + Museum Island 72h é uma ótima opção.

O Museum Island 72h garante a entrada em todos os 5 museus da Ilha do Museu (válido para as exposições principais), durante 3 dias. Para quem quiser fazer uma visita focada na parte cultural da cidade, visitando diversos museus nesse período de tempo, pode valer a pena, mesmo sendo um período curto de tempo. O ideal mesmo seria o passe valer por uns 5 dias, massss…..é só o de 72h que tem mesmo rs…

Como funciona e onde comprar o Berlin Welcome Card

Berlin Welcome Card
Berlin Welcome Card. Foto: GC/Blog Vambora!

O Berlin Welcome Card pode ser comprado online pelo site oficial (veja aqui) ou pessoalmente nos centros de informação turística, em muitos hotéis, em guichês ou máquinas de transporte público (metrô, trem e ônibus por exemplo). Nos aeroportos da cidade é possível também. Quando fomos, vimos em grandes estações máquinas vendendo o passe então é fácil mesmo de encontrar.

Uma vez adquirido, ele passa a valer a partir do momento do primeiro uso, seja no transporte ou alguma atração e a sua validade transcorre até o final do passe escolhido (48h, 72h, 4, 5 ou 6 dias). É importante sempre andar com o passe, pois no transporte o mesmo pode ser pedido (se não estiver com ele, paga-se multa) e esse deve ser mostrando em todas as atrações para obter o desconto. Ganha praticamente a mesma importância que um documento essencial para você circular por Berlim.

Outras opções: Berlin Museum Pass, Berlin CityTourCard ou somente Cartão de Transporte

Ainda que seja o principal passe turístico da cidade, existem outras alternativas ao Berlin Welcome Card como:

Museum Pass Berlim
Museum Pass Berlim. Foto: ©VisitBerlin / visitberlin.de

– Museum Pass Berlin: Nesse caso você consegue a entrada em cerca de 50 museus em Berlim, incluindo da Ilha do Museu (válido para as exposições principais), durante 3 dias, sem o transporte incluído. Bom para quem quiser focar a viagem para conhecer muitas atrações culturais em Berlim. Veja no site oficial mais informações: http://www.visitberlin.de/en/museum-pass-berlin

– Berlin CityTourCard: Funciona da mesma forma que o Berlin Welcome Card, possibilitando uso ilimitado de transporte público e desconto em atrações, por um determinado período de tempo. São atualmente 10 pontos turísticos que o cartão dá desconto, incluindo DDR Museum e a Torre de TV, mas exatamente por não possuir uma grande variedade de atrações inclusas, mesmo sendo um pouco mais barato acaba não sendo o preferido dos turistas, que optam muito mais pelo Berlin Welcome Card, que engloba muito mais possibilidades. Veja no site oficial mais informações: http://www.citytourcard.com/en/

– Cartão de transporte: Para quem for ficar mais tempo em Berlim ou não adquirir um dos passes que dão direito a transporte público, vale comprar o cartão de transporte. Esses podem ser adquiridos diretamente nas estações de trem e metrô, por exemplo, e basta seguir as instruções nas máquinas na entrada das estações para comprar:

Bilhete metro berlim
Maquina de compra de bilhete de metro em Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!
  • Na tela (pode escolher a versão em inglês) selecione o tipo de cartão (de 1 ou mais dias) e área para circular (AB ou ABC, como nos passes descritos acima).
  • Escolha a tarifa (Standart Fare é a normal) e realize o pagamento, simples assim.
Validador de bilhetes no metro de Berlim
Validador de bilhetes no metro de Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

Uma vez com o cartão, valide-o ao entrar no transporte a ser usado e o período de validade passará a contar. Isso é algo muito importante para se fazer, pois ainda que o transporte público em Berlim não possua catraca, há uma fiscalização constante e se por acaso você for pego sem o bilhete ou o mesmo não estiver validado, pode acarretar em altas multas, além do mico de ser pego fazendo isso, é claro rs.

Dica importante: quem compra o passe de 1 dia, o mesmo é válido para viagens ilimitadas até as 3h da manhã do dia seguinte e não 24h seguidas. Ou seja, se você comprar o passe às 8h da manhã, por exemplo, o mesmo funcionará em todos os sistemas de transporte público até as 3h da manhã no dia seguinte não até as 8h da manhã no dia seguinte.

Agora que você tem todas as dicas e pode escolher qual melhor passe para você, Vambora passear por Berlim!

*** O Berlin WelcomeCard foi uma cortesia do Visit Berlin.

*** Veja mais dicas de BERLIM:
10 comidas típicas da Alemanha para experimentar
Berlim Descolada: Kreuzberg, Neukölln, Friedrichshain e Prenzlauer Berg
Como visitar o Reichstag em Berlim, uma das maiores atrações da cidade
TODAS as dicas de BERLIM no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


8 COMENTÁRIOS

  1. Tudo bem?

    Pretendo comprar o Berlim Welcome Card para 6 dias só preciso validar ele na primeira vez que usar ou todas os dias que utilizar?

    obrigado

    • Olá Alexandre,
      Para usar seja no transporte, seja em atrações, você sempre precisará mostrar seu ticket. A validade dele é que passa contar a partir do primeiro uso, seja no transporte ou alguma atração e a sua validade transcorre até o final do passe escolhido (48h, 72h, 4, 5 ou 6 dias).
      Boa viagem!

  2. Olá, os descontos em atrações do BWC são válidos apenas para os dias (2, 3, 4, 5, 6) ou para mais dias? obs. (vou ficar 30 dias) vale a pena comprar? levando em conta q vou ter um tempo maior para passear?

    • Olá Francisco,
      Os descontos são válidos para os dias, em sequência, pois é um passe turístico. Como você irá ficar 30 dias, vale fazer as contas e verificar na sua programação se conseguiria fazer tudo nesses dias. Como vai ficar mais tempo, talvez valha a pena no seu caso usar um passe de transporte dos próprios moradores mesmo e se estiver viajando a estudo por exemplo, usar o desconto de estudante nas atrações.
      Boa viagem!

  3. Olá
    Bom dia
    Vou visitar Berlim em Junho e, pretendo adquirir, via net, o Berlim wellcomecard para 6 dias.A minha dúvida reside no seguinte:Compro o cartão ,via net, e eles enviam um voucher que devo imprimir.É esse documento que vou utilizar no dia a dia, para viajar nos transportes públicos e para as entradas nos museus?Chego ao aeroporto e tomo o bus e mostro esse documento ao funcionário e ele valida?Como funciona este cartão?
    Cumprimentos,
    João Mota

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui