Vivendo e aprendendo: Reichstag em Berlim – Veja como visitar o Parlamento alemão!

0
Cúpula do Reichstag em Berlim
Cúpula do Reichstag em Berlim, uma das maiores atrações e vistas da cidade. Foto: GC/Blog Vambora!

O Reichstag, o prédio que abriga o parlamento alemão (chamado de Bundestag), é uma das maiores atrações de Berlim! Com sua famosa cúpula de vidro, o local é famoso tanto por sua história, como beleza e importância política atual.

Confira abaixo todas as dicas de como visitar o Reichstag em Berlim, seja fazendo um tour, seja por conta própria. Vambora!

Reichstag em Berlim: Veja como visitar!

1-) História do Reichstag

Reichstag em Berlim
Entrada no prédio para visita. Foto: GC/Blog Vambora!

A história do Reichstag é impressionante, passando por praticamente todos os principais momentos políticos e históricos do ocidente do século XIX e XX!

O edifício construído entre 1884 e 1894, passou por imperadores, república, um incêndio (em 1933, destruindo salas e sua cúpula original), pela 2ª Guerra (quando foi bombardeado e praticamente inteiro destruído), pela Guerra Fria (ficando bem ao lado da linha que dividia Berlim em duas partes) e posteriormente pela Reunificação alemã!

O local só voltou a ser sede do parlamento alemão em 1999, após uma série de reformas, incluindo sua cúpula de vidro, feita pelo famoso arquiteto Norman Foster. Esta, foi baseada na original destruída, só que numa versão muito mais moderna e democrática, pela simbologia da sua transparência perante a sociedade.

2-) Cúpula e vista de Berlim do Parlamento Alemão

cúpula do Reichstag em Berlim
Dentro do cúpula do Reichstag em Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

De todas as partes do Parlamento alemão, sua cúpula, com certeza, é a mais famosa e aguardada para ser vista pelos visitantes! Daqui de cima se tem uma das melhores vistas de Berlim, 360º de toda a cidade!

A própria caminhada até o topo da cúpula é um convite para tirar mil fotos, pela beleza das suas curvas, espelhos, reflexos e vistas estonteantes de Berlim a cada passo.

O mais legal é que nesse percurso até o topo da cúpula (que fica a céu aberto no alto), permite que você vá conhecendo aos poucos cada parte Berlim e do edifício, através de um áudio guia (com versão em português) que faz indicações de paradas e conta a história completa da cidade e do edifício. Tudo isso é de graça!

Entrada Reichstag Berlim
O Reichstag é o prédio que abriga o parlamento alemão (chamado de Bundestag). Foto: GC/Blog Vambora!

Ou seja, uma das melhores atrações para entender um pouco mais Berlim e ser introduzido a sua beleza.

Por isso, vale muito a pena programar sua visita ao Reichstag logo nos seus primeiros dias em Berlim! Assim, você já é introduzido a sua história e começa a se situar na cidade, através das vistas lindas que se tem lá de cima.

– Horário de visitação

A cúpula fica aberta das 8h até meia noite (com entrada final até às 21h45). As entradas são permitidas a cada 15 minutos e uma vez lá dentro, você pode permanecer na cúpula até a hora fechar, se quiser (inclusive há um restaurante lá em cima).

Confira abaixo então como planejar sua visita ao Reichstag e obter os ingressos para entrar!

3-) Ingressos para o Reichstag em Berlim

 Cúpula do Reichstag em Berlim
Parte interna da Cúpula do Reichstag em Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

Há alguns anos a visita ao Reichstag era bem desorganizada: filas imensas, horas perdidas esperando para entrar e falta de segurança. Atualmente o processo é muito mais organizado, seguro e fácil: basta reservar o horário da visita via internet e aparecer no dia e hora marcada, tudo de forma gratuita!

Para marcar o dia e horário de sua visita basta entrar no site oficial do Parlamento Alemão e clicar em “Visiting the German Bundestag  e depois em “Online Registration”.

Site Bundestag

Existem 3 opções de tours dentro do Parlamento alemão:

  • Visita com foco político e histórico, que passa pela câmara do Parlamento e depois segue para a cúpula, 
  • Uma visita guiada para grupo;
  • Por fim, a visita direto para a cúpula, onde você consegue usar o áudio guia em português (para conhecer mais da história da Alemanha, do edifício e de Berlim).

Esta terceira opção é a mais comum e fácil de ser feita, sendo também a mais recomendada também para os turistas em geral.

Escolhida essa a opção, basta indicar no site o número de visitantes que irão fazer a visita, incluindo você. Veja na imagem abaixo:

Site Bundestag

No próximo passo você escolhe o dia e horário de sua preferência para fazer a visita. O agendamento só pode ser feito com no máximo até 2 meses de antecedência e no mínimo 2 dias antes da visita, então não adianta tentar marcar sua visita muito tempo antes de viajar.

Porém, quanto mais perto da data da visita, menores as chances de obter uma data e horário disponível. Dessa forma, indicamos reservar sua visita ao Reichstag de 2 a 1 mês de antecedência para garantir o dia de preferência com tranquilidade.

Aliás, na hora de escolher o dia e horário disponível, você pode escolher até 3 opções diferentes! Na hora de reservar, eles procuram selecionar sempre a sua primeira opção.

Importante dizer que em alguns dias do ano, quando o parlamento fecha ou passa por manutenções, a cúpula do Reichstag fica fechada para visitas. Esses dias podem ser vistos no próprio site e na hora de fazer a reserva.

Site Bundestag

O próximo passo é inserir seus dados pessoais, contato e confirmar os dados. Depois disso basta esperar receber a confirmação da reserva no seu email. Isso pode levar algumas horas ou dias mas pode ficar tranquilo, que vai chegar!

Uma vez recebido o email com a confirmação leia com atenção pois nele estão todas as informações para você fazer a visita, incluindo chegar com antecedência, endereço, etc.

Importante: não leve só no celular, mas também imprima a reserva e leve com você, juntamente com documento de identidade no dia marcado para a visita.

4-) Tours para conhecer melhor o Parlamento e história da Alemanha em Berlim

Vista do Portão de Brandemburgo do alto do Reichstag
Vista do Portão de Brandemburgo do alto do Reichstag. Foto: GC/Blog Vambora!

Quem desejar fazer uma visita mais completa, para não conhecer somente o Parlamento alemão, mas também outros pontos turísticos de importância política e cultural em Berlim, vale a pena fazer um tour guiado.

Existem diversos na cidade, mas esses são alguns dos principais e que incluem uma parada ao Reichstag:

Excursão a Pé Terceiro Reich e Guerra Fria em Berlim

Tour Distrito Governamental com Reichstag Opcional

+ Veja mais tours e passeios para fazer em Berlim

4-) Dicas finais para visitar o Reichstag

Vista a Cupula do Reichstag em Berlim
Caminhada linda e informativa até o topo da cúpula. Foto: GC/Blog Vambora!

Se puder, procure agendar seu horário para visita a cúpula do Reichstag, no final de tarde, próximo ao horário do por do sol. Assim, poderá ver o fim de tarde no topo, bem como o anoitecer na cidade.

A entrada no Reichstag parece quase de um aeroporto, incluindo muita segurança, guardas, detectores de metal, raio X, etc.  Dessa forma, chegue com no mínimo 15 minutos de antecedência ao horário marcado, levando documento de identidade (passaporte, por exemplo) e a confirmação da visita enviada por email impressa.

Cupula do Reichstag em Berlim
Se prepare para tirar mil fotos! Lugar lindo com vistas incríveis! Foto: GC/Blog Vambora!

Uma vez lá dentro não deixe de pegar o áudio guia! Como há versão em português fica ainda mais fácil para qualquer um entender a história do local e da cidade.

Há também um terraço na cobertura do Reichstag, além da cúpula. Não deixe de dar uma volta e espiada por lá também para ter belas vistas de Berlim.

Existe um restaurante do Reichstag, lindo porém não muito barato! Aqui são servidas  refeições do café da manhã ao jantar, das 9h às 17h e das 19h até meia noite. Quem desejar ir, vale reservar pelo email: [email protected].

Por fim, existe uma opção para quem quiser visitar o Reichstag em cima da hora! Logo na frente do Reichstag, na rua Scheidemannstraße, há um serviço para tentar agendar um horário com até 2h de antecedência.

Há sempre muitas filas e o risco de não conseguir uma vaga é constante então a reserva com antecedência via internet é mesmo a melhor opção. Esse centro de reserva fica aberto das 8h às 18h no inverno (de 1/11 a 31/03) e das 8h às 20h no verão (01/04 a 31/10).

Um dos melhores lugares para começar a entender e ver Berlim. Vambora visitar o Reichstag!

*** Veja mais dicas de BERLIM:
O que fazer em Berlim: Roteiro completo de 4 a 6 dias na cidade
Como visitar a Ilha dos Museus em Berlim
Onde comer em Berlim: Dicas de restaurantes do café da manhã ao jantar

– TODAS as dicas de BERLIM no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui