Vivendo e aprendendo: Bagagem de viagem – Veja o que pode levar a bordo e como escolher a sua ideal

0

bagagem de viagem

Escolher qual bagagem levar, bem como fazer as malas, são um dos processos que as pessoas mais amam ou odeiam quando o assunto é viagem! Tem gente que já se anima todo ao preparar a mala, como também tem gente que morre de preguiça só de pensar em arrumar tudo.

Independentemente de qual tipo de viajante você é, saber escolher qual bagagem levar em cada tipo de viagem, bem como saber o que pode ou não despachar e ir a bordo no avião, é essencial para facilitar a viagem, evitar problemas e hoje em dia até economizar! Isso porque atualmente as companhias aéreas, no Brasil e no mundo, estão pegando pesado na verificação das malas e caso a sua não esteja no padrão, você poderá pagar (muito) por isso.

+ Veja modelos e preços de malas de viagem

Confira abaixo como escolher a melhor mala de acordo com a sua viagem e as regras para saber o que pode ou não despachar, incluindo produtos! Veja:

Como escolher sua mala de viagem ideal

Mala de viagem

Prática comum no exterior, desde 2017, uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (a Anac) começou a valer no Brasil, permitindo as companhias aéreas cobrarem pelo despacho de bagagens. Atualmente apenas a mala de mão e um item pessoal, é permitido gratuitamente, por passageiro, dentro da aeronave.

A questão é que em 2019, uma medida implementada pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), em parceria com as grandes companhias aéreas do Brasil (GOL, LATAM, Azul e Avianca), estabeleceu um padrão para bagagens de mão despachadas em voos nacionais. As bagagens que não estiverem nesse novo padrão terão que ser despachadas obrigatoriamente no Brasil, pagando valores que variam de cada companhia aérea e bilhete comprado.

Bagagem de Mao Brasil Novas Normas - Blog Vambora

O novo padrão para bagagens de mão despachadas em voos nacionais é o seguinte (dimensões máximas): 55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade. O peso dessa bagagem de mão deve também ser no máximo de 10kg. 

Já o item pessoal (como bolsa, mochila ou sacola), deve ter, no máximo: 45 cm de altura X 35 cm de largura X 20 cm de profundidade. Veja ambos na imagem acima.

Como até pouco tempo atrás as companhias aéreas no Brasil não cobravam pela bagagem de mão, as malas de bordo tinham diferentes medidas e pesos, que muitas vezes nem eram conferidos na hora de embarcar.

mala de bordo e mala media viagem
Mala média e mala de bordo: hoje em dia são as mais importantes para se ter.

Esses novos valores são baseados em padrões internacionais da Associação Internacional de Transporte Aéreo (a IATA, na sigla em inglês) e o objetivo é ter mais segurança e conforto nas aeronaves. Quem viaja bastante de avião no Brasil, sabe que antes dessa medida, não é raro ver passageiros enfrentando falta de espaço nos bagageiros, além de filas e atrasos no embarque devido a despachos de última hora. Essa medida também quer evitar esse tipo de problema.

+ Bagagem de bordo: veja preços e modelos

Os valores para despachar as malas variam de cada companhia, no Brasil e exterior, por isso quem quer economizar, viajar somente com uma mala de bordo (dentro dos novos parâmetros), é essencial! Claro que dependendo do número de dias de viagem, será preciso levar uma mala maior (em geral, de tamanho médio), por isso, fizemos abaixo uma tabela para você decidir qual bagagem é melhor levar, de acordo com seu tipo de viagem. Veja:

  • 2 a 7 dias de viagem: mala de bordo e bagagem de mão (bolsa ou mochila, por exemplo).
  • 7 a 15 dias de viagem: mala média e bagagem de mão.
  • 15 ou mais dias de viagem: mala média, mala de bordo e bagagem de mão.

bagagem de mao

Essas são dicas básicas, mas claro que pode variar de acordo com cada perfil de viajante e tipo de viagem. Por exemplo, tem muitas pessoas que conseguem viajar somente com bagagem de bordo, por mais de 15 dias.

A escolha da mala de viagem também depende do seu destino: em viagens na praia, por exemplo, a tendência é levar menos roupas e mais leves. Já no inverno, com roupas mais volumosas, é mais complicado viajar com malas muito pequenas.

E por fim, os meios de transporte também influenciam muito na escolha da sua mala ideal: quem vai viajar de trem na Europa, por exemplo, quanto menor e mais leve a mala, melhor, já que o espaço para a mesma nos trens é pequeno, além do fato de você precisar carregar a sua mala o tempo todo.

+ Veja mais modelos e preços de malas de viagem

Uma dica: viu que em nenhum momento citamos mala grande? Pois é, antigamente era comum as pessoas só terem basicamente uma mala grande, sem se preocupar muito com economia de peso e tamanho. Hoje em dia, com as novas regras e restrições das companhias aéreas, quem tem mala grande acaba sempre gastando mais, já que as suas medidas, hoje em dia, estão fora do padrão.

Por isso, se for investir numa mala hoje, procure ter pelo menos uma bagagem de bordo, dentro dos parâmetros brasileiros e internacionais, e uma mala media para viagens mais longas.

O que pode levar, ou não, na bagagem de mão

mala de bordo

Escolhida a sua mala para viajar, está na hora de saber o que você pode levar ou não na sua bagagem de bordo e basicamente isso depende se sua viagem é nacional ou internacional. Veja abaixo:

Bagagem de mão numa viagem nacional

arrumar mala viagem

Em viagens nacionais, você NÃO pode levar os seguintes itens na sua bagagem de bordo, ou seja, aquela que você irá levar com você na aeronave, sem despachar:

– Objetos cortantes, produtos inflamáveis e outros itens classificados como artigos perigosos (salvo exceções), proibidos a bordo por segurança. Eles incluem também tesouras de unha, lixas pontudas e canivetes, por exemplo, que devem ser somente transportados em malas despachadas. Na dúvida, sempre consulte a empresa aérea que for voar.

Alimentos e líquidos podem ser levados sem problemas na sua mala de mão no Brasil. Ao contrário do que acontece em voos internacionais, não há restrição em voos nacionais sobre líquidos.

Bagagem de mão numa viagem internacional

Milhas para viajar

Além dos itens anteriores, também proibidos em viagens nacionais, em viagens internacionais, você PODE levar na sua mala de mão somente:

  • Líquidos, inclusive em gel, pasta, creme, aerossol e similares, somente em frascos com capacidade de até 100 ml cada.
  • Esses frascos devem ser colocados em uma embalagem plástica transparente, que possa ser fechada, contendo capacidade máxima de 1 litro (tipo saco zip lock). Os itens devem estar dispostos com folga na embalagem, sem estar tudo abarrotado.

Importante: líquidos que estiverem em frascos com volume superior a 100 ml não podem ser transportados, mesmo se o frasco estiver parcialmente cheio! Então caso queira levar frascos maiores ou quantidades maiores de liquido, os mesmos devem ser despachados antes de voar.

necessaire de viagem

De acordo com a ANAC, somente “líquidos adquiridos em free shops ou a bordo de aeronaves podem exceder esses limites, desde que dispostos em embalagens plásticas seladas e com o recibo de compra à mostra (cuja data deve ser a mesma do início do voo) para passageiros que embarcam ou em conexão.”

Também, seja no Brasil como no exterior, é prudente levar na bagagem de mão, seus itens mais valiosos e sensíveis, como computadores, câmeras, celular, tablets, dinheiro, jóias, remédios de uso contínuo, etc.

Sabendo disso tudo, pronto para arrumar a sua mala de viagem? Vambora!

*** VEJA TAMBÉM:
– Bagagem de mão: confira se sua está de acordo com as novas regras!
Milhas: guia básico de como acumular e usar milhas para viajar
Melhor cotação do dólar: veja como encontrar!

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui