Vivendo e aprendendo: Viagem de trem na Europa – 10 dicas para planejar sua viagem!

0
Estação Trenitalia Frecciarossa Reggio Emilia. Foto: Trenitalia
Estação Trenitalia Frecciarossa Reggio Emilia. Foto: Trenitalia

Está pensando em fazer uma viagem de trem na Europa? Essa é uma das formas mais clássicas, práticas e divertidas para conhecer o continente europeu.

Com uma grande estrutura ferroviária, viajar de trem na Europa é também uma maneira confortável e econômica de se deslocar na maioria dos países europeus. Para saber, a Europa possui cerca de 250 mil quilômetros de ferrovias, conectando mais de 20 países!

Para ajudar a planejar a sua viagem, reunimos nesse post 10 dicas práticas para você aproveitar ao máximo sua viagem de trem na Europa, economizando tempo e dinheiro, além de tornar cada trecho do seu roteiro mais especial! Vambora!

10 dicas para fazer uma viagem de trem na Europa

1-) Quando vale a pena viajar de trem na Europa

Em geral, vale a pena viajar de trem na Europa em trajetos entre cidades de curta a média distância (até 5 horas) e com estações centralizadas. Isso porque o tempo total da viagem acaba sendo menor do que pegar um voo, além de considerar os deslocamentos para aeroportos, check-in e controle de segurança.

Além disso, os trens são excelentes para quem quer evitar o estresse do trânsito ou dirigir em países com leis e sinalizações diferentes. É também a melhor forma de explorar múltiplas cidades sem se preocupar em devolver carros alugados ou pagar por estacionamento, por exemplo.

Porém, se você for viajar longas distâncias (mais de 5h de trem) ou viajar para cidades e vilarejos pequenos (sem estação de trem próximas) ou até mesmo seu trajeto de trem tiver muitas baldeações, talvez vale a pena considerar também usar avião, carro ou ônibus na Europa.

2-) Rotas de trem mais bonitas da Europa

Glacier Express. Foto: Pixabay
Glacier Express. Foto: Pixabay

Uma das grandes vantagens de viajar de trem na Europa é poder ver de perto paisagens lindíssimas pelo caminho. Inclusive, muitos trens na Europa são considerados praticamente passeios panorâmicos!

Confira abaixo três rotas de trem, consideradas algumas das mais bonitas da Europa:

Glacier Express (Suíça)

O Glacier Express conecta as cidades de Zermatt e St. Moritz, em uma viagem de cerca de 8 horas atravessando os Alpes suíços.

O trem possui janelas panorâmicas e passa por 91 túneis e 291 pontes, com vistas maravilhosas das montanhas e vilarejos da Suíça.

Bergen Railway (Noruega)

Ligando Oslo a Bergen, na Noruega, esta rota atravessa florestas, fiordes e montanhas cobertas de neve, sendo especialmente bonita durante o inverno.

Uma dica é combinar o trajeto com o famoso Flåm Railway, trem turístico que desce até os fiordes com vistas de tirar o fôlego!

Cinque Terre (Itália)

Viajar de trem entre os vilarejos de Cinque Terre (Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso) é uma forma encantadora de conhecer essa região da Itália.

Os trilhos passam por túneis entre os penhascos e o mar Mediterrâneo e tem vistas únicas da costa italiana!

3-) Onde pesquisar e comprar passagens de trem

site Omio

Planejar com antecedência é uma das melhores formas de economizar em sua viagem de trem na Europa. A maioria das companhias ferroviárias oferecem tarifas promocionais para quem compra com antecedência e os preços podem variar bastante dependendo da demanda.

Um site ótimo para pesquisar passagens é a Omio, plataforma de reservas online de passagens, incluindo trem, ônibus e avião, já muito famosa na Europa, existente desde 2013.

Eles chegaram recentemente no Brasil e já estão facilitando a vida dos viajantes brasileiros, especialmente para reservas de trem. O site é todo em português, o que facilita muito a pesquisa e compra das passagens.

Para pesquisar e comprar passagens de trem, basta:

  • Entrar no site da Omio;
  • Inserir os dados da sua viagem (datas, destino, número de passageiros);
  • Em seguida você já verá uma lista de todas as opções de passagens e preços disponíveis!

Busca passagens trem Omio

Algo bem legal é que você pode filtrar a pesquisa, escolhendo as passagens por preço, tempo de viagem, conexões, etc.

Outra vantagem é que na plataforma você consegue comparar tarifas de diferentes companhias, como Eurostar, Renfe (Espanha), Trenitalia (Itália), Deutsche Bahn (Alemanha) e SNCF (França), por exemplo.

4-) Qual classe de trem escolher?

Frecciarossa Classe Premium. Fonte: Trenitalia
Frecciarossa Classe Premium. Foto: Trenitalia

Na maioria dos trens europeus, você encontrará duas opções: primeira classe e segunda classe. Ambas oferecem conforto, mas há algumas diferenças:

  • Segunda classe: mais econômica, é ideal para quem quer economizar e ainda assim ter uma boa experiência. Os assentos são confortáveis, mas com menos espaço;
  • Primeira classe: tem poltronas mais largas e mais espaço para pernas. Os vagões tendem a ser mais silenciosos e, em alguns casos, oferecem Wi-Fi e snacks, além de mais espaço para bagagens.

Para escolher, vale conferir os preços: se a diferença for pequena ou se você for viajar longas distâncias, vale a pena investir na primeira classe do trem.

5-) Bagagem nos trens  

Uma dica importante para quem pretende viajar de trem pela Europa é considerar viajar com malas pequenas ou no máximo médias.

Isso porque as estações de trem europeias nem sempre têm escadas rolantes ou elevadores. Por isso, carregar malas pesadas ou grandes pode ser um transtorno.

Também, nos trens há espaços limitados para bagagens. Embora a maioria aceite malas médias, há poucos compartimentos disponíveis para bagagens maiores.

Assim, vale a pena viajar preferencialmente apenas com malas de mão e/ou também mochilas.

6-) Chegue com antecedência para embarcar

Embora o embarque em trens europeus seja, em geral, mais simples do que nos aeroportos, é importante chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência, especialmente em estações grandes e movimentadas.

Isso porque encontrar a plataforma certa pode levar alguns minutos, principalmente em estações maiores como de Paris, Roma ou Berlim, por exemplo.

Também, em viagens internacionais, como no Eurostar, é necessário passar por controle de passaporte e segurança, exigindo ainda mais tempo.

Assim, ao planejar chegar com antecedência, você evita contratempos, pode encontrar seu vagão com calma e ainda acomodar sua bagagem com tranquilidade.

7-) Compre algo para comer no trem

Embora alguns trens europeus ofereçam serviço de bordo, nem todos contam com vagões-restaurante ou venda de lanches. Também, os valores cobrados a bordo são sempre maiores do que nas cidades e estações.

Assim, para evitar ficar com fome durante o trajeto e pagar mais caro, é recomendável comprar sempre algo para comer e beber antes do embarque.

Em estações de cidades maiores, inclusive, há boas opções de cafés, padarias e mercados, incluindo além de lanches fast food, opções mais saudáveis, como frutas e saladas prontas.

8 -) Viagens noturnas de trem valem a pena?

Cabine privativa da European Sleeper. Foto: Omio/Divulgação
Cabine privativa da European Sleeper. Foto: Omio/Divulgação

A resposta é depende. O trem noturno é uma opção em geral mais econômica de deslocamento entre destinos, já que possui passagens mais baratas e também “economiza” uma diária de hospedagem.

Porém, é preciso prestar atenção em alguns detalhes antes de comprar a passagem:

  • Prefira sempre cabines privativas, tanto por possuírem beliche e garantirem uma noite de sono melhor, como por segurança para deixar as suas bagagens com você, enquanto dorme;
  • Fique atento ao horário de chegada, já que é comum chegar em cidades muito cedo, sem que a maioria do comércio e atrações esteja aberto;
  • Caso seu trem faça muitas baldeações coloque alarmes para acordar e ficar atento para descer no seu destino e não ir parar em outro lugar.

Se o valor da passagem de trem noturno for muito menor do que da diurna e você estiver disposto e seguir as dicas acima, pode ser que valha a pena!

9-) Passes de trem

Alguns passes de trem podem ser vantajosos, dependendo do seu destino de viagem. Especialmente na Suíça e Alemanha os passes de trem são bons aliados dos viajantes, já que nesses países é possível com viajar em qualquer trem, sem reserva.

Porém, muitos outros passes de trem atualmente acabam não valendo a pena, pois a maioria dos trens de alta velocidade exige ter um lugar marcado. Assim, além do valor do passe será preciso pagar uma quantia extra para fazer a reserva.

Assim, a nossa dica para escolher é pesquisar o valor do passe com os preços das passagens individuais em sites como da Omio e fazer as contas, se no caso da sua viagem vale a pena ou não.

10-) Aproveite a paisagem!

Paisagem Trenitalia Frecciarossa. Fonte: Trenitalia
Paisagem do Trenitalia Frecciarossa. Fonte: Trenitalia

Uma das maiores vantagens de viajar de trem na Europa é poder admirar as paisagens ao longo do caminho. De trem, você viaja apreciando a paisagem com calma, passando por vilarejos históricos, castelos, campos floridos, montanhas e lagos.

Nossa dica é tentar sempre pegar um assento na janela e pesquisar se há um lado melhor do trem para escolher. Por exemplo, no trajeto de Munique até Fussen (para visitar lindo Castelo de Neuschwanstein), vale pegar um lugar na janela do lado esquerdo, para ter lindas visões dos Alpes, lagos e vilarejos pelo caminho.

Viajar de trem pela Europa é uma experiência incrível! Com essas dicas e com bom planejamento você vai conseguir aproveitar ainda mais a sua viagem pelo continente europeu! Vambora!

*Post Publieditorial

*** VEJA TAMBÉM:
Dicas para viajar de trem na Espanha
Como viajar de trem e ônibus na Alemanha
Como viajar de ônibus e trem na República Tcheca

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação com a Melhor Seguro para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA15! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Dólar mais barato, cashback e acesso a Sala Vip em Guarulhos com a Nomad. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui