Vivendo e aprendendo: Viajando de ônibus e trem na República Tcheca

2

Viajar de ônibus e trem na República Tcheca é muito fácil, mesmo não sabendo falar nada em tcheco. Como na maioria dos países europeus, a rede ferroviária da República Tcheca é boa, ligando a maioria das principais cidades. Mas se por acaso alguma cidade do seu roteiro não tiver uma estação de trem, ou você estiver com um orçamento mais apertado, dá também para viajar tranquilamente de ônibus (aliás, alguns dos melhores que já vi na vida!), sem nenhum perrengue e o melhor, com preços muito bons.

Abaixo você confere todas as dicas para viajar de ônibus ou trem na República Tcheca. Vambora!

1-) Viajando de trem na República Tcheca

Estação de Trem na República Tcheca Praga
Estação de Trem na República Tcheca, a principal da capital Praga. Foto: GC/Blog Vambora!

A Czech Railways ou České dráhy (conhecida também como CD) é a principal empresa ferroviária da República Tcheca e é provavelmente por ela que você irá viajar de trem pelo país.

O site da companhia tem um versão em inglês e de modo geral é bem fácil de usar e comprar a passagem. Somente de vez em quando ele pode ir para a versão em tcheco mas basta clicar no símbolo para traduzir para o inglês que as coisas começam a fazer um pouco mais de sentido novamente. 😉

Uma dica importante é sempre procurar reservar seu assento no trem quando for viajar na República Tcheca. Em viagens longas ou trens regionais, é muito comum as pessoas já comprarem suas passagens com o assento reservado, então caso você não reserve seu assento é bem provável que terá que mudar de lugar constantemente a cada parada do trem, quando entram novos passageiros. São raros os assentos que ficam livres o tempo todo, sem nenhuma reserva.

Os trens da Czech Railways são bons, mas em comparação com de outros países como Alemanha ou Holanda, alguns tipos (ver mais abaixo) podem ser um pouco antigos, com muitas vezes cabines onde ficam os passageiros (por volta de 6 em cada compartimento), como foi o caso do trem regional que usamos.

Aliás, para quem vai para a Europa e quer viajar de trem, vale sempre optar ou por mochilas, malas pequenas ou no máximo malas de tamanho médio para ser mais fácil guardá-las no trem. É comum também que muitas estações não tenham elevador ou rampas de acesso as plataformas, então quanto mais leve e menor a bagagem, melhor.

Site ingles Czech Railways
Site em inglês Czech Railways. Foto: Reprodução

Como na maioria dos países europeus, também existem diferentes tipos de trem na República Tcheca, dos locais e mais lentos (que geralmente param em diversas estações) até os mais rápidos e diretos. Os mais lentos e locais chamam-se Osobní (Os) e Spěšný (Sp), já os mais rápidos e regionais são o Rychlík (R), Express (Ex), InterCity, EuroCity (IC, EC) e o Supercity (Pendolino), esse último o mais novo e moderno da frota.

E claro, quanto mais rápido o trem, mais cara é a passagem, porém de qualquer modo, o quanto antes conseguir comprar sua passagem, mais barata ela será. Nós por exemplo, comprando a passagem com 2 meses de antecedência conseguimos ótimas promoções, como o trecho Munique-Praga por 19 euros e Praga-Dresden por 9 euros! Realmente excelente e mais barato do que um ônibus até!

Dentro do trem os atendentes em sua maioria falam um pouco de inglês então não é complicado se comunicar. Já os avisos sonoros, a grande maioria são feitos em tcheco, com exceção de quando o trem faz paradas em cidades bem turísticas, como Praga, em que os avisos sonoros são feitos também em inglês. É comum também alguns atendentes falarem alemão.

Como a maioria das pessoas usam Praga como ponto de saída ou chegada para viajar de trem na República Tcheca é bom saber que a estação principal de trem se chama Praha hl.n (Autobusová St. Wilsonova) e fica localizada bem próxima do centro da cidade.

A estação é imensa, linda e tem todas as facilidades para os viajantes, como lojas, lanchonetes até caixas eletrônicos (ATM), o que é especialmente bom para quem está chegando de outro pais e ainda não tem nenhuma coroa tcheca para usar (a República Tcheca ainda não faz parte da zona do euro).

2-) Viajando de ônibus na República Tcheca

Onibus Student Agency
Ônibus da empresa Student Agency na República Tcheca. Foto: GC/Blog Vambora!

Viajar de ônibus na República Tcheca acabou sendo uma ótima surpresa, desde a qualidade do ônibus como das próprias estradas. Fiz um dos percursos mais famosos do país que é o bate e volta de Praga até a linda cidade medieval de Cesky Krumlov, patrimônio da humanidade (veja mais nesse post) e a viagem de ônibus de quase 3h foi excelente!

Nem todas as cidades do país tem estações de trem (como é o caso de Cesky Krumlov), por isso viajar de ônibus nesses casos acaba sendo a única opção mas depois dessa viagem, deu para ver viajar de ônibus na República Tcheca pode ser muitas vezes mais barato e confortável do que viajar de trem.

No próprio site da Czech Railways, dependendo do trajeto, eles te dão opções de como aquele trecho pode ser feito (só de trem, ônibus ou juntando os dois), mostrando variações de preço, tempo de viagem e local de saída e chegada.

A empresa mais famosa de ônibus na República Tcheca é a Student Agency e ao contrário do que o nome indica ela não é só para estudantes. A qualidade dos ônibus é excelente, tem serviço de bordo, wifi, são pontuais e falam inglês. Facilidade e qualidade ótima, além do preço, esse sim, para estudante nenhum botar defeito (super barata!). Além da República Tcheca eles fazem itinerários que atendem outros países europeus como Alemanha, então pode ser uma ótima opção! Por exemplo, não é estranho achar com eles promoções como Berlin-Praga por 9 euros e Dresden-Berlin por 5 euros! Fantástico!

Site ingles da Student Agency
Site em inglês da empresa Student Agency. Foto: Reprodução

A única coisa para se prestar mais atenção é que, como ocorre em muitos países no exterior, os locais de saída e chegada dos ônibus, em geral, não são tão centrais quanto as estações de trem. Por outro lado, em geral há sempre uma estação de metrô ou ônibus comum próxima, o que facilita o deslocamento até o centro da cidade.

Além do preço geralmente mais barato, uma outra vantagem de viajar de ônibus na República Tcheca é que especialmente nos meses mais frios, devido a tempestades e nevascas, é mais garantido viajar de ônibus do que trem. Explico: é muito comum nessa época haver problemas com os trilhos, arvores caírem, tempestades fecharem estações, etc e nisso as viagens de trem podem sofrer atrasos e até mesmo serem canceladas, o que geralmente não ocorre com viagens de ônibus, pois as estradas tem uma manutenção mais fácil. No nosso caso por exemplo, uma viagem simples de trem entre Praga e Dresden de 2h, acabou durando 6h, devido a uma arvore que caiu nos trilhos, o que provavelmente não aconteceria se estivéssemos de ônibus…

Neve na República Tcheca, vista ônibus
Paisagem do interior da República Tcheca, pela janela do ônibus. Foto: GC/Blog Vambora!

Na Europa é comum nem consideramos muito viagens de ônibus, já que essas são tão comuns no Brasil e sempre ficamos com mais vontade de viajar trem pela Europa, mas muitas vezes o custo X benefício acaba valendo a pena e com uma qualidade tão boa, viajar de ônibus pode acabar sendo uma ótima opção.

Vale pesquisar então tanto nos sites da Czech Railways como da Student Agency (veja abaixo os links) os trechos que você quer fazer, comparando preço, tempo de viagem e local de chegada e saída em ambos os casos. Com isso, fica mais fácil decidir qual é a melhor opção para sua viagem: viajar de trem ou ônibus pela República Tcheca. Vambora!

+ info:
– Czech Railways: https://www.cd.cz/en/
– Student Agency: https://www.studentagency.eu/en/

*** Veja mais dicas da REPÚBLICA TCHECA no blog:
Cesky Krumlov na República Tcheca, uma cidade de contos de fadas para chamar de sua
Onde comer em Praga: Dicas de Restaurantes, Cafés e Bares para experimentar (e não pagar muito por isso)
Praga, como não se apaixonar?

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


2 COMENTÁRIOS

  1. gostaria de saber como faço para reservar a cabine dupla que comprei – não sei se consegui fazer direito… viagem prevista para 11/7. Se possível me escreva por email ok? agradeço;;; 🙂

    • Olá Danilo,
      A reserva dos lugares pode ser feita na hora da compra mesmo. Veja se na passagem há alguma indicação de lugar, se não no dia da viagem basta entrar no trem e procurar um lugar que não esteja reservado (muita gente não reserva lugar, pode ficar tranquilo).
      Boa viagem!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui