Roteiro Cultural: Santa Sofia e Cisterna de Yerebatan em Istambul

0
Santa Sofia, Istambul
Santa Sofia: símbolo de Istambul. Foto: Blog Vambora!

Uma é o símbolo de Istambul, a outra um dos seus segredos mais bem guardados: Santa Sofia e a Cisterna de Yerebatan são duas grandes atrações apenas a poucos metros de distância, que valem muito a pena serem visitadas juntas para entender melhor a história antiga da cidade.

Santa Sofia ou Hagia Sofia foi construída primeiramente para ser uma igreja, funcionando como tal de 360 até 1453, quando foi convertida em mesquita com a tomada de Constantinopla pelo Império Otomano. O nome Santa Sofia continuou por todo esse tempo porque não há referência a nenhum santo religioso como a gente pode pensar: Santa Sofia significa “Divina Sabedoria” em grego.

Santa Sofia, Istambul
Reparando no detalhes da antiga igreja e mesquita. Foto: Blog Vambora!

Funcionando hoje como Museu (é considerada Patrimônio Mundial), mesmo linda por fora, você só tem a real dimensão da história e grandeza do lugar quando vai chegando mais perto.

-> Ingresso online antecipado para evitar filas na Santa Sofia

Nas suas laterais é possível ver as suas bases de origem greco-romana, que ajudaram a reformar a Igreja por três vezes, até que ganhasse o titulo de maior catedral do mundo até o século XVI. Olhando para cima a igreja vira mesquita com seus 4 minaretes e inscrições em árabe nas suas paredes. Santa Sofia se tornou portanto a síntese da história religiosa e cultural de Istambul.

Santa Sofia, Istambul
Entrando em Santa Sofia. Foto: Blog Vambora!

Entrando por suas portas gigantes, a mescla de culturas fica ainda mais clara: a cúpula gigante, tão tradicional das igrejas romanas agora é cercada por imensos medalhões em árabe. O altar foi substituído pelo Mihrab, indicando a direção para Meca…

Santa Sofia, Istambul
Inscrições de quando era uma mesquita. Foto: Blog Vambora!

Mas ainda há muitos vestígios de quando era uma catedral. Em respeito a arte, vitrais e murais da época bizantina, cheios de desenhos e figuras religiosas detalhadas foram apenas cobertos quando ela passou a ser mesquita e expostos novamente hoje, se apresentam muito bem preservados.

Santa Sofia, Istambul
Detalhes da época em que era uma catedral. Foto: Blog Vambora!

Do térreo é possível ver todos esses detalhes de perto, mas subindo para o segundo andar, dá para ter uma noção melhor da sua dimensão gigante, até para os nossos padrões de hoje em dia (imagina na época!). Logo ao lado da entrada principal, do lado esquerdo, há uma sequência de rampas em pedra que te levam ao segundo andar. Suba, porque o esforço é compensado por uma visão incomparável lá de cima.

Interior de Santa Sofia, Istambul
Vista do segundo andar. Foto: Blog Vambora!

A sua importância foi e continua sendo tão grande que as demais mesquitas de Istambul acabaram se baseando na arquitetura de Santa Sofia para se tornarem tão imponentes quanto. Ela pode ser visitada todos os dias menos às segundas e vale a pena chegar cedo (a partir das 9h) para evitar filas (são milhares de pessoas, mesmo na baixa temporada). Obs: No site do museu há indicação que dá para comprar os ingressos online mas o sistema estava fora do ar até onde eu vi….

A poucos metros da entrada de Santa Sofia está uma das atrações mais escondidas de Istambul e que combinam muito bem com a antiga catedral: a Cisterna da Basílica ou a Cisterna de Yerebatan (que em turco significa “o palácio subterrâneo ou afundado”).

Cisterna de Yerebatan
Cisterna de Yerebatan ao lado de Santa Sofia. Foto: Blog Vambora!

Construída por volta de 532 d.c, durante o período bizantino, as cisternas eram o grande reservatório da cidade, com uma área de 10 000 m² e capacidade para 30 milhões de litros de água: uma construção gigantesca e extremamente avançada para época.

São 336 colunas romanas de antigos templos, incluindo duas cabeças de medusas, uma deitada e outra de ponta cabeça que sustentam a estrutura subterrânea. Há diversas histórias e lendas sobre o porquê das medusas e de suas posições estranhas, mas a explicação mais simples é que os construtores da época usaram qualquer material disponível existente, incluindo as imagens que para eles não importava estarem de pé ou deitadas, desde que sustassem direito as colunas. 😉

Cisterna de Yerebatan
Medusa dentro das Cisternas. Foto: Blog Vambora!

O projeto foi tão bem feito que foram amplamente usadas até o final do século XIV, quando permaneceram escondidas e só foram abertas ao público em 1987.

Durante a alta temporada ocorrem lá dentro apresentações de música, então vale a pena se informar antes no site da atração sobre os horários dos concertos. Dizem que a acústica do local é impressionante! A entrada meio escondida fica à esquerda para quem olha Santa Sofia de frente, logo atravessando a rua.

Para visitar as duas atrações, separe pelo menos uma manhã inteira para conseguir ver com calma todos os seus detalhes e se surpreender ainda mais com a história de Istambul. Vambora?

+ informações:
Santa Sofia www.ayasofyamuzesi.gov.tr
Cisternas de Yerebatan www.yerebatan.com

*** Veja mais dicas de ISTAMBUL no blog:
Onde ficar em Istambul: Hotéis e Regiões
As melhores vistas de Istambul
Pechinchando no Grand Bazaar e Mercado de Especiarias

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui