Descanso merecido: Hotéis e Pousadas em Penedo – Onde ficar na cidade

2
Hotel Pequena Suecia em Penedo
Hotel Pequena Suécia em Penedo. Foto: GC/Blog Vambora!

Existem boas opções de hotéis e pousadas em Penedo, esse destino fofo e gostoso, localizado no pé da na Serra da Mantiqueira, entre Rio de São Paulo. Com atrações que incluem a colonização finlandesa na região até a natureza exuberante do entorno (veja mais nesse post), Penedo é uma cidade que atrai desde famílias, passando por casais até quem quer curtir um pouco de aventura e natureza.

Como estivemos em Penedo e Visconde de Mauá nessa viagem (cidades distantes apenas 30km, sendo a primeira no pé na Serra e a outra no alto), deu para perceber que para quem realmente deseja mais um clima de romance, algo mais intimista, é melhor ficar hospedado em Visconde de Mauá. Já para quem vai com família ou amigos para a região, Penedo já é mais recomendada. Outra dica: em geral os preços das diárias dos hotéis e pousadas em Penedo, são mais em conta do que em Visconde de Mauá.

Sabendo disso, Vambora conferir então dicas e sugestões de hotéis e pousadas para ficar em Penedo!

Hotéis e Pousadas em Penedo

Quarto do Hotel Pequena Suecia em Penedo
Quarto do Hotel Pequena Suécia. Foto: GC/Blog Vambora!

Penedo é uma cidade pequena, que em geral fica bem cheia durante finais de semana e feriados, então vale reservar a hospedagem antes de ir viajar, especialmente em datas importantes (como Natal e final do ano, quando a cidade recebe ainda mais visitantes).

Outra dica: o centro da cidade é a área onde estão a maior parte das atrações e restaurantes, então se puder, tente escolher um hotel ou pousada localizado próximo dessa parte da cidade. Estivemos por lá no final do ano e foi impressionante ver a quantidade de pessoas na cidade, incluindo muitos carros e poucos lugares para estacionar. Então se puder ficar bem localizado no centro, fica mais fácil para se deslocar, podendo inclusive passear a pé tranquilamente na maior parte do tempo.

Hotel Pequena Suecia rede
Área dos quartos do Hotel Pequena Suécia em Penedo: clima de pousada. Foto: GC/Blog Vambora!

Em Penedo ficamos no Hotel Pequena Suécia, que na verdade tem um clima mais de pousada, pois são apenas 29 quartos, espalhados num terreno imenso, em pequenos conjuntos térreos, incluindo chalés. O hotel está bem próximo do centro de Penedo (10 minutos andando) então quem quiser pode deixar o carro lá e passear tranquilamente a pé pela cidade.

Achei o clima do lugar muito gostoso, aconchegante, parecendo quase uma casa de campo, só que com uma estrutura de hotel, incluindo 2 piscinas, restaurante, biblioteca, sauna, spa, wi-fi, etc.

E a história do lugar é bem interessante: ainda que se chame Pequena Suécia, o hotel foi o primeiro de Penedo e criado por duas finlandesas nos anos 50, quando se chamava “Chácara das Duas”. Nos anos 60, o hotel foi comprado por suecos e continua com essa tradição sueca até hoje em dia.

Cavalo vermelho Pequena Suecia
Cavalo vermelho, símbolo do hotel e famoso em toda Suécia! Foto: GC/Blog Vambora!

Aliás, quem vai para o hotel, repara logo na entrada num cavalinho vermelho, símbolo do hotel e referência ao condado de Dalarna na Suécia, onde o cavalo de madeira vermelho é famoso, sendo tradição do artesanato local. Eu ainda não fui para Suécia mas dizem que lá você encontra esse cavalinho por todo lado! Na dúvida, dá para ir conferir ele em Penedo mesmo que é mais perto ;-).

Existem diversas opções de suítes no Pequena Suécia desde para quem viaja em família e com amigos até quem quer algo mais romântico, incluindo quartos com jacuzzi e lareira. Ficamos num quarto Standard, bem próximo de uma piscina e achei o quarto imenso, com cama king e decoração charmosa. Há outros quartos também com varanda e rede, etc. Vale ver as opções (veja aqui).

Jazz Village Bistrô em Penedo
Parte externa do Jazz Village Bistrô em Penedo, com vista para a piscina do hotel. Foto: GC/Blog Vamora!

Outro ponto alto que achei do hotel foi o fato de lá dentro ter o Jazz Village Bistrô, um restaurante com música ao vivo com um clima bem gostoso, decoração charmosa que é um dos mais recomendados da cidade para ir curtir a noite. Além da programação de shows, o cardápio do restaurante é imenso, agradando desde de quem só quer petiscar, comer uma pizza, massa, até quem quer experimentar um pouco da culinária finlandesa, com pratos típicos incluindo arenque e salmão defumado. O restaurante é aberto para hóspedes e não hóspedes, mas como é pequeno vale reservar antes de ir e para quem é hospede, programa delícia para curtir a noite sem fazer muito esforço.

A gente não teve tempo de visitar, mas outras pousadas em Penedo super bem recomendadas são a Pousada Rainha da Mata e a Pousada Serra da Índia, com um clima mais intimista, romântico e um pouco mais afastadas do centro de Penedo (mais indicadas para quem está de carro).

+ Mais opções de hotéis e pousadas em Penedo no Booking

Depois dessas dicas, Vambora então ficar hospedado em quais desses hotéis e pousadas em Penedo?!

*O Vambora! fez essa viagem a convite da Tereza Quinderé Comunicação.

*** Veja mais dicas de PENEDO e VISCONDE DE MAUÁ no blog:
O que fazer em Penedo, de dia a a noite
Penedo, a Finândia brasileira!
Dicas de hotéis e pousadas em Visconde de Mauá

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui