Vivendo e aprendendo: Oxford e a origem de “Alice no país das maravilhas”

5

Fazia muito tempo que um filme não causava tanto furor, mas agora que aconteceu a estréia de “Alice no país das maravilhas”, de Tim Burton, fica difícil não falar sobre o filme!

Filme Alice no Pais das Maravilhas

Muito bem feito, a direção de arte é uma verdadeira viagem para os para os olhos e mente! E por falar em viagem, descobri esses dias, através de uma reportagem do Uol, a grande relação de inspiração entre a cidade de Oxford e a história de Lewis Carroll. 

De acordo com a reportagem, “Alice nos País das Maravilhas” teria nascido durante passeios de barco pelos rios Tâmisa e Charwell, que passam ao fundo do terreno da faculdade” de Christ Church, em Oxford. A Alice original, era filha do reitor dessa universidade.

Carroll costumava levar ela e suas irmãs “para caminhar pelas margens do rio e andar de barco. Numa dessas vezes, contou às meninas o que viria a ser o embrião da história. Esse passeio ainda pode ser feito e há uma empresa que faz o passeio de barco pelo Tâmisa durante o verão.” Legal não?!

Passeio de barco em Oxford
Passeio de barco por Oxford. Foto: anataman, Flickr

Entre outras relações com o livro, dizem que uma castanheira centenária no jardim interno da Christ Church teria inspirado o monstro Jabberwock, da história. Será?!?

Ilustração Jabberwocky Alice no País nas Maravilhas
Ilustração original do monstro Jabberwocky do Alice no País das Maravilhas

Bom, só sei que Oxford é uma cidade linda e fica só a 80 km de Londres (cerca de 1 hora de trem ou 1h30 de ônibus) e é uma ótima opção para quem quer conhecer melhor a Inglaterra, saindo um pouco do agito e preços caros de Londres (se bem que pelo menos para chegar até lá, há passagens baratas, como da companhia aérea low cost Easyjet).

Além de conhecer a Christ Church, ficar bobeando nos gramados da Oxford University é uma parada obrigatória.

Oxford University
Os campos verdes da Oxford University. Foto: Odd Bod, Flickr

Quer ver mais Alice na cidade? Então visite também o refeitório da Christ Church que possui um vitral retratando a garota, além da lojinha Alice’s Shop, cheia de coisinhas variadas com o tema do livro e que ainda faz tours guiados pela cidade, com a temática Alice. Uma festa para quem é fã!

alice shop oxford
Um dos produtos da Alice Shop, em Oxford. Foto divulgação

Tudo bem que o filme é legal, mas eu ainda prefiro ir para o local onde tudo começou! 😉 Vambora para Oxford?!

*Post Publieditorial

*** Veja mais dicas da INGLATERRA no blog:
Aston Towers: o parque de diversões mais legal da Inglaterra
Roteiro de Viagem Inglaterra
London Eye sem filas
O maior outlet da Inglaterra

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


5 COMENTÁRIOS

  1. Tudo bem Guta ?

    Encontrei o seu link la no Viaje na Viagem e achei bacana os seus textos, pois tem a premissa de passar mais do que meras impressões de uma viagem e esse tipo de texto eu acho mais valoroso, pois já aprendi que esse toque pessoal que faz a diferença na hora de encontrar um lugar legal para viajar !

  2. Ainda não tive oportunidade de conhecer a Inglaterra 🙁
    Mas morro de vontade.
    Mas falando em Alice, a Melissa lançou uma coleção baseada no filme. Está demais. Aliás a Melissa tem um museu do Plástico Conceitual em São Paulo. Ainda não pude ver, mas li que é tão bacana, que uma Personal Guide São Paulo, Flavia Liz (se não me engano), leva turista estrangeiros em visita ao Brasil neste museu.

    Deve valer a pena.

    Parabéns pelo blogue. Muito legal =D

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui