Viajante Gourmet: Vinícola Goés – Como visitar e ir na Vindima!

0
Colheita da Uva na Vinícola Goés, em São Roque
Colheita da Uva na Vinícola Goés, em São Roque. Foto: LG/Blog Vambora!

A Vinícola Goés faz parte do Roteiro do Vinho, na cidade de São Roque, no interior de São Paulo. Distante apenas 60km da capital, visitar a vinícola e especialmente fazer parte da Vindima é um passeio super legal e completo para se fazer. Nós amamos a experiência e vamos contar todas as dicas para você também ir! Vambora?

1-) Como chegar em São Roque e na Vinícola Goés

Roteiro do Vinho em São Roque
Roteiro do Vinho em São Roque. Foto: GC/Blog Vambora!

Como falamos, São Roque fica a cerca de 60km de São Paulo, sendo que a Vinícola Goés está localizada no kilometro 09, bem no final da Estrada ou Rota do Vinho, como também é conhecida.

A maneira mais fácil de se chegar é indo de carro via São Paulo. Quem não tem ou está sem carro, a dica é alugar um por um dia, já que pela proximidade com a capital, dá para visitar tranquilamente a região num bate e volta saindo de São Paulo.

+ Aluguel de carro em São Paulo

Da capital é possível também ir usando ônibus municipais, mas pelo longo tempo de deslocamento acaba não valendo muito a pena.

Nós já tínhamos ido uma vez para São Roque, para conhecer uma outra atração do Roteiro dos Vinhos, a Villa Dom Patto, um dos maiores complexos de lazer e gastronomia da região e também foi bem fácil de chegar de carro lá.

Loja Vinicola Goes
Loja da Vinícola Goés. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem vai de carro, o caminho mais fácil e rápido é pela Rodovia Raposo Tavares. Nesse trecho há apenas um pedágio, porém há possibilidade de pegar uma estrada interna por Ibiúna que lhe deixa bem na entrada na vinícola.

Dependendo do trânsito e local de saída em São Paulo, existe também a opção de ir pela Rodovia Castelo Branco, por isso vale usar aplicativos como Waaze e Google Maps para saber o melhor, e mais rápido, caminho de carro até o local.

2-) Como visitar e atrações

Colheita da uva na Vinícola Goés em São Roque
Colheita da uva na Vinícola Goés em São Roque. Foto: GC/Blog Vambora!

A Vinícola Goés foi criada em 1938 por uma família de descendência portuguesa e é uma das principais vinícolas da região de São Roque, conhecida como Roteiro do Vinho. O local é bem grande e possui diversas atrações: você pode desde ir lá para fazer degustações, visitar o processo de fabricação do vinho, até comprar vinhos, almoçar, etc.

Dentro da Vinícola os principais passeios são:

Rosas na Vinicola Goes
Rosas na plantação da vinícola. Foto: GC/Blog Vambora!
  • Visitas monitoradas: que duram em média 1h10 e mostram mais sobre o local, a produção do vinhos, alem de fazer degustação. O valor é de R$ 45,00 com diversos horários durante a semana (de segunda a sexta, às 11h e 15h) e fim de semana (incluindo feriados, às 10h30, 12h00, 13h30, 15h00, 16h30). Para esse passeio não há reserva, então é preciso chegar com um pouco de antecedência para garantir seu lugar.
  • Eventos: que acontecem ao longo do ano e incluem eventos de harmonização de vinhos, colheita ao luar, festival de inverno e é claro, a Vindima (veja mais sobre abaixo).
Vinícola Goés
Área externa da Vinícola Goés. Foto: LG/Blog Vambora!

Além disso, há também uma loja da própria vinícola (sempre com boas promoções de rótulos próprios) e estabelecimentos como restaurante, café, sorveteria, loja de souvernis, etc.

Uma novidade bem legal que eles inauguraram recentemente foi um novo lago na propriedade, que além de jardins e áreas de descanso terá também um wine bar para quem quiser provar os vinhos ao ar livre.

2-) Vindima na Vinícola Goés

Vindima na Vinícola Goés
Vindima na Vinícola Goés. Foto: LG/Blog Vambora!

Mas afinal o que é Vindima? A Vindima é a festa que celebra a colheita das uvas! No Brasil, especialmente na região Sul e Sudeste, a Vindima ocorre entre Janeiro e Fevereiro e cada vinícola produz um evento especial para a ocasião.

No caso da Vindima na Vinícola Goés os visitantes fazem um passeio completo que inclui colheita e pisa das uvas, conhecimento do processo de produção dos vinhos, degustações, almoço harmonizado, finalizando numa área interativa ao lado dos parreirais, que inclui wine bar, música ao vivo, apresentação de dança, loja, espaço kids com monitores, etc. Ou seja, é um passeio completo para toda família.

Vindima 2020
Ônibus que leva os turistas para a vindima. Foto: GC/Blog Vambora!

Essa foi a nossa primeira Vindima e adoramos! Assim que chegamos ao local, fomos recebidos com chapéus personalizados e assistimos um vídeo contando mais sobre a história da Vinícola Goés. Depois, seguimos num trenzinho super charmoso rumo as plantações que ficam a poucos minutos parte principal da propriedade.

Lá, todos os guias nos explicaram sobre o processo de plantio das uvas e depois seguimos para a colheita! Cada visitante recebe uma cesta e tesoura, e vamos sendo guiados pelas parreiras para colher as uvas. Lindas, imensas e mega doces foi, literalmente, uma das partes mais gostosas da visita!

estrada do vinho em Sao Roque
Uvas prontas para colheita na vindima. Foto: GC/Blog Vambora!

De lá, seguimos para a área da produção dos vinhos, incluindo explicação do processo, degustação de alguns rótulos e em seguida a pisa da uva! Essa talvez seja a parte mais aguardada de quem faz a vindima e é mesmo super divertido! Ainda que na primeira vez pisando as uvas dê uma certa “aflição”, tudo é regado com muita musica e animação, remetendo como era feito o vinho antigamente.

Colheita das uvas em São Roque
Colheita da uva. Foto: GC/Blog Vambora!

O mais legal é que todos os visitantes que fazem o passeio recebem um voucher, com direito a uma garrafa de vinho que foi produzido durante a vindima, para retirar em outubro/novembro, quando já estão prontos para o consumo. É uma forma muito legal de fazer parte e aproximar as pessoas comuns do processo de fabricação dos vinhos!

Vindima Vinicola Goes em Sao Roque
Almoço típico português e italiano. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois da pisa, seguimos para o almoço, que no caso da Vinícola Goés possui comidas típicas portuguesas e italianas, seguindo a origem da família que criou a vinícola. Com um bufê super completo (incluindo até sobremesa), destaco a lasanha de alcachofra (típica da região e deliciosa) e as postas de bacalhau grelhadas para você não deixar de experimentar! Estava tudo muito delicioso mesmo!

E o melhor do almoço é poder fazer tudo harmonizando com os vinhos da Vinícola Goés, incluindo alguns dos rótulos Premium deles, como o Philosophia, além de vinhos branco, rose e espumantes.

Degustação de vinhos durante a visita
Degustação de vinhos durante a visita. Foto: GC/Blog Vambora!

Uma coisa que gostei bastante é que o passeio é acompanhado todo o tempo por funcionários super bem treinados, que vão dando informações, tirando dúvidas e no caso do almoço, dando dicas de harmonizações, tudo com muito bom humor e leveza.

Algo bem legal que eles mostraram lá, e já tenho visto em outras regiões vinícolas pelo Brasil e no mundo, é que vinho bom é aquele que você gosta! Ou seja, ninguém precisa ser um sommelier ou super estudioso para entender ou gostar de vinhos. Inclusive, ver de perto como eles são feitos, nos aproxima da bebida, fazendo valorizar, gostar e democratizar cada vez mais os vinhos para todos.

Vinicola Goes
Conhecendo o processo de produção dos vinhos. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois do almoço, seguimos para a parte final do passeio, que inclui a degustação do espumante deles e por fim, fomos para uma área de lounge e interação, incluindo musica ao vivo, wine bar com mais vinhos para tomar e provar a vontade, loja com produtos, etc.

Pisa da uva
Um dos momentos mais aguardados: pisa da uva! Foto: GC/Blog Vambora!

A Vindima na Vinícola Goés ocorre sempre entre a segunda quinzena de janeiro e início de fevereiro, sendo que as reservas podem ser feitas a partir de dezembro. Geralmente o passeio ocorre nos sábados, domingos e feriados em 3 horários: às 10h, 11h30 e 13h. Cada saída tem no máximo 100 pessoas e as vagas lotam rápido, por isso é bom reservar com antecedência.

4-) Dicas finais para a visita

Visita Vinicola Goes
Visita e degustação de vinhos. Foto: GC/Blog Vambora!

– Vá com roupas confortáveis durante a Vindima, especialmente sapatos, já que se caminha muito, e não esqueça do protetor solar.

– As visitas na vinícola não podem ser agendadas, mas a Vindima é essencial, pois as vagas acabam rápido. Para 2021, as vendas começam em dezembro.

– Para quem não bebe bebidas alcoólicas, o passeio também é super legal, inclusive para crianças! Há opções de outras bebidas sem álcool no almoço inclusive, que incluem além do suco de uva produzido na Vinícola Goés, água, refrigerante, etc.

– Para a Vindima, uma vez tendo reservado o seu dia e horário, procure chegar com pelo menos 20 minutos de antecedência.

– A Vinícola Goés é uma das maiores da região de São Roque, porém há outras vinícolas e atrações na cidade. Quem não morar próximo, vale ficar hospedado 1 ou 2 noites em São Roque para conseguir ver com calma todas as atrações. Veja aqui opções de hotéis em São Roque.

Um passeio super gostoso, completo e para toda família. Realmente adoramos! Vambora experimentar também?

+ informações: http://vinicolagoes.com.br/

*O Vambora! foi até São Roque a convite da Vinícola Goés.

*** Veja mais dicas de SÃO ROQUE e SÃO PAULO:
– Conheça a Vila Don Patto, na Estrada do Vinho em São Roque
– 6 passeios bate e volta perto de São Paulo
10 programas legais e baratos para se fazer em São Paulo

Planeje aqui a sua viagem!
SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui