Lugares improváveis: Templo Zu Lai em Cotia – Um bate e volta zen e surpreendente de São Paulo

2
Templo Zu Lai em Cotia
Templo Zu Lai em Cotia, pertinho de São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Cerca de 30 km de São Paulo, o Templo Zu Lai em Cotia, é o maior templo budista da América Latina e um bate e volta incrível para fugir do caos de São Paulo. Mesmo tão perto da capital, ir até o templo dá a impressão de viajar para muito longe, para um esconderijo zen na natureza.

Mesmo para quem não é budista, como meu caso, o Templo Zu Lai continua sendo interessantíssimo, tanto para conhecer o local, lindo, tanto para conhecer um pouco mais dessa religião, bem como cultura, tão difundida no oriente mas ainda pouco conhecida no Brasil.

Patio Templo Zu Lai
Patio principal do Templo Zu Lai. Foto: GC/Blog Vambora!

Aberto em 2003, o Templo Zu Lai é o primeiro templo do Monastério Fo Guang Shan na América Latina, uma escola religiosa do budismo chinês com sede em Taiwan. Um de seus principais objetivos é divulgar o Budismo Humanista, procurando propagar lições essenciais do Buda, como a compaixão. O local também serve como base de desenvolvimento de diversos estudos e cursos, tanto da filosofia budista como da cultura oriental chinesa, incluindo sua língua e culinária.

Durante a visita é comum ver também grupos de pessoas (não apenas monges) que vivem temporariamente no local, fazendo retiros de meditação, inclusive um que promove o “Nobre Silêncio” (silêncio total da fala e da mente), já imaginou?! Veja abaixo mais detalhes de como visitar o Templo Zu Lai.

1-) O Templo Zu Lai – O que ver e fazer

Jardim Templo Zu Lai
Jardim do Templo Zu Lai com vista para o Templo. Foto: GC/Blog Vambora!

Só de se aproximar ao Templo Zu Lai, parece que já começa a pairar uma calma no ar. O local foi construído inspirado no estilo dos palácios chineses, tendo a contribuição de arquitetos chineses, taiwaneses, japoneses e brasileiros. A sensação mesmo é viajar para um lugar muito longe no Oriente.

Com entrada totalmente gratuita, logo no começo você já é recebido por imagens de Buda e estátuas de monges. Existe um grande estacionamento também gratuito no próprio local (veja mais abaixo em “Como chegar”) e o templo em si fica localizado no alto de um morro.

Entrada Templo Zu Lai
Entrada do Templo Zu Lai. Foto: GC/Blog Vambora!

Dentro do templo você chega num grande pátio que dá acesso aos locais da prática religiosa budista (incluindo meditação) e sala de cerimônia. Nas laterais ficam áreas de serviço como cafeteria, restaurante/refeitório (100% vegetariano, aberto para o grande público somente aos sábados, domingos e feriados das 12h às 14h30) e uma lojinha (com objetos e livros ligados a cultura oriental e ao Budismo).

Incensario Templo Zu Lai
Incensário na entrada da sala principal de cerimônias. Foto: GC/Blog Vambora!

Na sala de cerimônia principal, é comum encontrar no Zu Lai voluntários que explicam aos visitantes como funcionam alguns princípios e boas práticas budistas dentro do Templo. Quando fomos, por exemplo, nos explicaram sobre o incensário que fica logo em frente, que devemos oferecer um incenso antes de entrar, fazendo uma pequena reverência, pegar uma mensagem, entre outros sinais de respeito. Ainda que com poucas áreas abertas ao público geral, o local é grande, então recomendo que você passeie por lá sem pressa, inclusive, se quiser, para tentar meditar um pouco.

Imagem de Buda na sala de cerimonias no Templo Zu Lai.
Imagem de Buda na sala de cerimônias no Templo Zu Lai. Foto: GC/Blog Vambora!

Na parte externa, há um lindo jardim com um pequeno lago com carpas e tartarugas, além de um gramado e caminho bem bonito que leva até o alto do morro, onde se pode encontrar mais uma imagem de Buda. No meio do ano, cerejeiras florescem, deixando o lugar ainda mais bonito!

Importante: Por todo o Templo é preciso seguir regras de conduta, que estão expostas no site do próprio e que devem ser seguidas por todos os visitantes. São elas:

  1. Não é permitido trazer quaisquer bebidas e alimentos para o interior do templo, logo, também não são autorizados piqueniques;
  2. Não trazer animais de estimação;
  3. Não vir com roupas inadequadas (decotes, regatas e shorts);
  4. Não fotografar nem filmar atividades no interior das salas sem autorização prévia;
  5. Não fumar absolutamente em nenhum local do templo;
  6. Não pegar nada que não tenha sido oferecido;
  7. Não assumir posturas inadequadas nas dependências (deitar pelo pátio, debruçar-se nas muretas, estátuas e etc.);
  8. Não manifestar contatos íntimos (beijos, abraços, carícias e etc.);
  9. Não tocar nos instrumentos de darma;
  10. Não fazer barulho e evite aglomeração na porta da sala principal (evite perturbar a concentração e o momento de oração dos praticantes).
 jardim do Templo Zu Lai
Lindo jardim do Templo Zu Lai. Foto: GC/Blog Vambora!

Se por acaso estiver um dia muito quente, uma dica é levar lenços longos e usá-los para se cobrir dentro das dependências do templo, cobrindo colo e pernas. Dentro da sala de cerimônias inclusive eles oferecem panos para se cobrir e poder entrar no local. De qualquer forma, como sinal de respeito, já vale vir preparado de casa. 😉

Outra dica: na moda de selfies e fotos a toda hora, às vezes as pessoas podem se empolgar e desrespeitar o local, o que não é permitido mesmo. Para evitar levar no mínimo uma bronca (vi váriasss pessoas sendo advertidas), vale se controlar. Com crianças, nada também de correria e gritaria. Ainda que seja um espaço amplo, lindo, próximo da natureza e aberto ao público, não dá para esquecer que é um local religioso.

Mensagem Templo Zu Lai
Mensagem durante visita ao Templo Zu Lai em Cotia, perto de Sao Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Dentro do site oficial do Templo Zu Lai você também encontra mais informações sobre a religião, dicas de meditação, cultura, símbolos encontrados por lá, bem como cursos e festivais que ocorrem durante todo o ano. Antes de ir, vale muito a pena visitar (veja mais abaixo).

2-) Como chegar ao Templo Zu Lai

Templo Zu Lai em Cotia
Templo Zu Lai em Cotia. Foto: GC/Blog Vambora!

É possível chegar ao Templo Zu Lai de duas maneiras: de ônibus (comum ou fretado) e de carro.

Recomendo especialmente vir de ônibus fretado ou carro, já que o ônibus comum não deixa na entrada do Templo e é preciso caminhar por cerca de 20 minutos pela estrada que dá acesso ao local (a Estrada Fernando Nobre). De qualquer forma, quem quiser vir com esse meio de transporte, deve pegar um ônibus em São Paulo com destino a Cotia, que sai na Praça Waldemar Ortiz, na parte de trás da Estação Butantã do Metrô de São Paulo e descer no quilômetro 28,5/29 da Rodovia Raposo Tavares (super urbana nessa área).

Já o ônibus fretado direto até o templo existe somente aos domingos, não é necessário agendar e sai nas proximidades da Estação Liberdade do metrô de São Paulo (na Rua Dr. Rodrigo Silva, ao lado da loja Ikesaki), num único horário de ida (8h30 da manhã) e horário de retorno às 16h. O valor é de R$ 15 por pessoa (ida e volta). Tanto o acesso por ônibus comum, como pelo fretado, você pode ver todas as informações e mais detalhes no próprio site do Templo Zu Lai (veja aqui).

Buda Jardim Templo Zu Lai
Buda no jardim do Templo Zu Lai em Cotia. Foto: GC/Blog Vambora!

De carro, para quem está em São Paulo, o caminho mais comum é chegar direto pela própria Rodovia Raposo Tavares e nela, entrar pela estrada que dá acesso ao Templo (Estrada Fernando Nobre, 1461, acesso pelo Km 28,5 da Rodovia Raposo Tavares). Ele fica aberto para visitação nos seguintes dias e horários:

De terça feira à sexta feira: das 12h às 17h.
– Sábados, domingos e feriados: das 9h30 às 17h.
– Segundas-feiras: Fechado (mesmo se feriado).

Vale conferir no site do Zu Lai também o calendário do templo, para saber de eventos, festas especiais e cerimônias que ocorrem por lá todo ano (e que podem fazer a visita mais cheia).

Um lugar lindo, tranquilo e surpreendente nos arredores de São Paulo. Vambora conhecer e se encantar com o Templo Zu Lai!

+ info: http://www.templozulai.org.br

*** Veja mais dicas de SÃO PAULO no blog:
Onde ficar em SP: Hotéis bons, bonitos, baratos e bem localizados na cidade
Dicas para usar e circular no trem e metrô de São Paulo
10 APPS de São Paulo, para conhecer e aproveitar a cidade
TODAS as dicas de São Paulo no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui