Sobre a incrível, e amadora, arte de viajar – Daniel Piza

7
Arte de Viajar, Daniel Piza
Ilustração publicada originalmente no artigo “A amadora arte de viajar” de Daniel Piza, em 28/01/2008 – Estado de SP. http://migre.me/7mPNr

Todo bom viajante é um chutador de pedrinhas imaginárias.

É com olhos livres e sapatos gastos que se faz uma viagem marcante.

Não basta visitar os lugares manjados e comer os pratos típicos; é preciso estar aberto ao novo, correr os riscos, ter a paciência de não sair catalogando o que vê como “maravilhoso” ou “decepcionante” e nada mais.

O bom de viajar não é nem ir nem voltar, é poder ir. É saber que se é livre para escolher entre tantas alternativas, mesmo que se escolha mal ou se prefira “viajar à roda do quarto”.

Se viajar é uma arte, como disse Alain de Botton, somos todos amadores nela.

Daniel Piza, jornalista do grupo Estado desde 1991, escrevia sobre praticamente tudo. Desde viagem, cotidiano, cultura, política, urbanismo e até futebol! Um máximo acompanhar a Copa por ele! Seus textos (que você pode ler no seu blog), mostram o quanto era inteligente, bem humorado e absolutamente critico com o mundo em que vivemos – como não ser?

Os trechos colocados acima são do meu texto favorito dele: “A amadora arte de viajar”, de 28/01/2008. Gostei tanto que publiquei no blog e continuo relendo sempre, como fonte de inspiração e informação (quem ainda não tem o livro “A arte de viajar”, de Alain de Botton, que ele cita, corre para a livraria ou site mais perto e compre – Bibliografia obrigatória para qualquer pessoa que se diga viajante). O artigo é genial e está por completo aqui: https://www.blogvambora.com.br/?p=845

No último dia 30/12/2012, vitima de um AVC fulminante, Daniel Piza faleceu aos 41 anos, deixando família, amigos, esposa e filhos. Uma tristeza gigante para todos, incluindo seus leitores.

Muito triste ver alguém tão novo e tão inteligente ir assim. Ainda bem que seu trabalho excepcional ainda vai existir, seja já publicado no papel, seja online. Esse legado, ninguém tira.

Sendo ele um ateu convicto, não vou me alongar mais. Como ele mesmo escreveu recentemente (veja aqui), “apesar das falas pseudo consoladoras do tipo “É a vida” (não, é a morte mesmo) e “Tudo vai ficar bem” (defina “bem”), a dor ganha intervalos, mas a ausência fica.

Termino aqui com um dos meus trechos favoritos e final do texto “A amadora arte de viajar”:

O único pecado que um viajante pode cometer é ficar parado.

Tire “viajante” e coloque “você”, “alguém”, “ser humano” que ainda fará todo sentido. Vambora?…

+ Blog de Daniel Piza no Estadão: http://blogs.estadao.com.br/daniel-piza/

*** Veja também:
– A incrível viagem pela sua própria cidade
– A amadora arte de viajar
– Era uma vez “a Maison de la Radio”

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

7 COMENTÁRIOS

  1. Fiquei penalizada, apesar de assinante do Estadão, suspendi a assinatura neste período de férias, pois na praia nem o jornal queria ler e não fiquei sabendo desta perda, sua leitura era obrigatória no domingo, que pena …..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui