Relato de viagem: Maranello, Itália – Onde a Ferrari é sempre pole!

36
Um dos carros de Felipe Massa, expostos na Galeria. Foto: Adr.Ben
Um dos carros de Felipe Massa, expostos na Galeria. Foto: Adr.Ben

Mesmo que essa temporada daF1 não esteja nada óbvia, há uma cidade italiana em que a Ferrari sempre é a única campeã: Maranello, sede da Galeria Ferrari: um museu dedicado a marca de carro mais famosa do mundo.

Saindo de Milão, são mais ou menos 2 horas de viagem. O endereço do museu, Via Dino Ferrari, já denuncia o clima “ferrarista” que envolve toda a cidade.

Entrada da Galaria, em Maranello. Foto: Adr.Ben
Entrada da Galeria, em Maranello. Foto: Adr.Ben

Logo ao entrar no seu perímetro, você passa ao lado da imensa fábrica da empresa, vendo seus trabalhadores andando pelas ruas vestindo macacões vermelhos, no melhor estilo “pit-stop” da fórmula 1. Alguns instantes depois você encontra um restaurante da Ferrari, bares da Ferrari, passa por casas com as bandeiras vermelha com o “cavallino rampante”, etc. Bem que podiam acabar com a protocolo e chamar a cidade de uma vez por todas de Ferrari!

A Galeria, em si, é um templo para os adoradores da marca. Logo na entrada, há uma “gift shop”, que já adianta o que você irá ver na “Ferrari Store”, a alguns quarteirões de distância. Além claro, da “Caffetteria del Cavallino, dentro do local, na qual o vermelho é a cor principal!

Um dos primeiros modelos da marca. Foto: Adr.Ben
Um dos primeiros modelos da marca. Foto: Adr.Ben

Logo na entrada, os adoradores de carro já levam o primeiro susto: modelos para todos os gostos, desde as primeiras Ferraris de corrida da década de 50, passando pela modernização dos designs dos carros, nas décadas de 70, 80 (Gilles Villeneuve, Alain Prost, entre outros) até os modelos utilizados nos títulos do Schumacher e os mais atuais, usados por Massa e Raikkonen. Sem contar os inúmeros jogos de pneus, e motores em exposição. Para fechar o térreo: troféus, MUITOS troféus.

O Auditório...Foto: Adr.Ben
O Auditório…Foto: Adr.Ben

No primeiro piso começam os “carros de passeio”, que eles chamam de “GT and Sports-cars”. Sem dúvida estão expostos aqui os modelos mais significantes de toda a produção da Ferrari. Ao subir o primeiro lance de escadas há uma sala de exposição com a belíssima Ferrari Califórnia; nas paredes, fotos de praticamente todos os modelos já produzidos. Numa extremidade do saguão dá ainda para ver uma sala de projeções passando um documentário sobre Enzo Ferrari. Na outra ponta, uma porta que leva ao Auditório onde você literalmente se vê cercado por ferraris! Há modelos para todos os gostos.

ferrari_panorama3_med
Qual dessas você levaria para casa?Foto: Adr.Ben

No segundo andar, há uma outra ampla sala com os principais carros (todos vermelhos, claro!), enfatizando a evolução tecnológica da empresa através das décadas de 1950 e 1960. Belíssimos modelos como F250 e F550, além de clássicos absolutos como Ferrari Testarossa, F40, F50, e a Enzo Ferrari com seus 660 cavalos. A brincadeira aqui é escolher qual modelo você levaria para casa na hora.

F50, um dos clássicos da Ferrari. Foto: Adr.Ben
F50, um dos clássicos da Ferrari. Foto: Adr.Ben

Neste andar ainda podem ser vistos modelos e maquetes utilizados em estudos preliminares, túneis de vento, além da evolução na fabricação dos motores. Nas paredes, modelos dos cockpits ilustram a evolução no quesito aerodinâmica.

Como você pode ver, o lugar é um prato cheio para quem é aficionado pelo mundo automobilístico. Para pessoas não muito interessadas (principalmente as mulheres que acompanham namorados e maridos 🙂 ), a dica é ficar na caffeteria ou dar umas voltas nas lojinhas e nos arredores na galeria.

Cafferia da Galeria. Foto: Adr.Ben
Caffeteria da Galeria. Foto: Adr.Ben

Para os amantes de carros, é um passeio que satisfaz tanto aos fãs de formula 1 quanto aos admiradores dos modelos de rua. Mesmo um pouco longe dos grandes centros da Itália, até a viagem de carro a Maranello pode render boas surpresas como, por exemplo, ser ultrapassado por Lamborghinis, Porsches e, é claro, Ferraris!

Vambora para Maranello?!

Galeria Ferrari em Maranello
O Cavallino rampante, símbolo da Ferrari. Foto: Adr.Ben

+ informações: www.galleriaferrari.com
Galleria Ferrari: Aberta todos os dias das 9.30h as 18h
Os ingressos, custam 13 euros. Crianças pagam 9 euros. Estudantes e idosos pagam 11 euros.
Há ainda um passe familiar (pais com filhos), em que se paga 9 euros cada.

Obs(1): Grande parte do texto e fotos são do meu amigo Adr.Ben! Obrigada pela contribuição Adr!

Obs(2): Para quem quiser, bem próximo a Galeria é possível alugar uma Ferrari para dar umas voltinhas pela cidade…As voltinhas mais rápidas e caras da sua vida! Mas para quem sonha com esse momento, essa pode ser a oportunidade!

*** Veja também:
– Roteiro de viagem por Roma
– ITALO, o novo trem de alta velocidade da Ferrari na Itália
Cinque Terre, um lugar para se apaixonar

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

36 COMENTÁRIOS

  1. Gente é possível andar numa Ferrari F340 em Maranello, basta procurar a empresa Salome, que fica do lado do museu da Ferrari, ontem (18/05) andei pela cidade e autoestrada por 20 minutos, foi incrivel, a emoção é fortissima. Eles me propusseram uma realização de sonho. Porém não vai achando que vai andar de graça, que isto é impossivel, mas os 100 Euros que gastei (R$ 290,00) valeu a pena, pois agora posso falar para todo mundo que já andei em uma Ferrari.
    Paulo Meirelles (psergiomeirelles@globo.com) para maiores informações.

  2. Oi pessoal….
    estou indo para Itália em aproximadamente 15 dias, para ser mais especifica estou indo a florença e roma.
    Alguém saberia me dizer se eu encontro lojas da Ferrari para comprar jaquetas,etc. nestes lugares ou só em Maranello???
    Agradeço pela ajuda!

  3. Muito legal seu relato…..deu mais vontade ainda de conhecer….
    No começo do ano vou para aqueles lados e ficarei dois dias em Milão. Gostaria de saber como ir de lá para Maranello, preferencialmente de trem ou de ônibus. Vi na internet um hotel chamado Planet que, segundo o site, fica “quase ” dentro da fábrica. Por acaso alguém o conhece? O preço parece razoável (na faixa de 100 euros para duas pessoas).
    Obrigado.
    CLaudio

  4. Quero fazer uma surpresa pra meu marido no aniversário dele, e alugar uma Ferrari pra ele andar, em maio. Ma to comuma dúvida terrível… A CNH daqui habilita ele a pilotar a FERRARI lá, ou preciso pedir uma habilitação especial???
    Muito perfeita as dicas que vc deu!!! Parabéns!!

  5. Cara Lilian….depois de amanhã estarei em Maranello fazendo um test drive com a ferrari………… comprei o teste e mais uns outros passeios pela agência “I love Maranello”…..o contato da agência chama se Fábio………ele não falou nada sobre a necessidade de algo especial relativo a CNH……assim, presume se q nada seja necessário fazer……………se quiser maiores informações, na semana q vem poderei passá las…. um abraço….claudio

    • Pessoal,

      estarei indo para Italia com minha esposa e colocamos no roteiro a visita na cidade Maranello, com direito a uma voltinha de Ferrari, pesquisei alguns videos no youtube e encontrei uma agencia legal não me lembro o nome mas posso pesquisar.
      minha dúvida é se é fácil ir de Milão para Maranello?

      Abraço
      RC

  6. Fui a maranello com minha esposa e amigos visitei o museu fiz o passeio na fabrica,o passeio na fabrica só pode ver a construção da Ferrari mais tudo bem e o final o teste drive em uma Ferrari que no caso fiz teste com 3 Ferraris,Ferrari california com minha esposa. ,f430spider e a top 458 italia fizemos eu e meus amigos esse teste drive com a dupla de irmãos pernambucanos sao muitos bacanas atendimento impecável o melhor o teste drive vem o pernambucano ao seu lado deixando voce tranquilo para acelerar as machinas italianas ,então para vocês que esta pensando em fazer esse teste drive procurem esses irmãos eles te ajudaram em tudo que for possível Gean e Alexsandra, minha esposa acabou de me falar o nome deles bom passeio em maranello

  7. Ainda estou sorrindo e muito feliz,fui em Maranello encontrei os irmaos Pernambucanos,eu nao andei de Ferrari eu pilotei as 3 ferraris desses irmaos Pernambucanos Gean é o Pernambucano ele vai Como instrutor no passeio fiz 20 minutos de f430 spider Linda foi magnifico o Gean me deixou acelerar ha 200km foi incrivel,ai Como todo Brasileiro gostei e pilotei a Ferrari California com minha esposa na montanha uma hora de muita satisfacao o Brasileiro sempre me deixando a vontade onde fiz coisas que jamais faria em meu carro depois pilotei a 458italia por meia hora nao foi como na montanha mais gostei,quem for ha Maranello nao va nas lojas dos italianos procurem a loja dos BRASILEIROS É O MELHOR PRECO E ATENDIMENTO,nao va em Maranello para procurar empresa de testedrive que tenha muito luxo voce ira pagar isso,va para o Brasileiros nao tem luxo mais o que tem de simplicidade ja paga.

    • Olá Luiz! Essa dica desses irmãos foi um leitor que deu mas não deixou mas nenhuma outra informação. Para ser mais garantido o seu passeio melhor usar empresas mais conhecidas. Outros leitores deram essa dica da empresa I Love Maranello (veja nos comentários acima), bem ao lado do Museu.
      Abs!

  8. Venho Deixa um comentarário de satisfação,fui a Maranello com um Grupo de 38 Pessoas e encontrei o Tal Brasileiro o Gean Silva fiz um otimo evento com meu Grupo e todos por sinal ficaram tambem satisfeito , em quanto outras empresas me cobraram passageiros para ir junto na Ferrari o Gean nao cobrou indicou um bom restaurante onde almoçamos muito bem e um bom preço,coloquei o site do Gean logo a cima mais irei colocar Aqui tambem e como um bom Brasileiro irei ajudar um Brasileiro,www.testdriveferrari.com.br procurem o cara é Bacana te ajuda em tudo

  9. Sem Palavras o cara é isso mesmo, fiz o tour para imola incrível, e esse tour para imola procurei informações so ele faz,outras empresas cobra mais caro para andar por maranello mais o Gean leva vc ate imola na pista onde o senna correu pela última vez, incrível, algumas pessoas fala de outras empresas por não conhecer essa mais a empresa dos brasileiros é foda muito legal vc acelera bastante e nao escuta grito de italiano no seu ouvido, se vou para um lugar gastar meu dinheiro quero ser bem atendido, e o Gean atende muito bem e so tem carroes vou deixar aqui o TripAdvisor da empresa do Gean http://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g187802-d4493781-Reviews-Test_Drive_em_Maranello-Maranello_Province_of_Modena_Emilia_Romagna.html

  10. Boa noite a todos!
    Venho agradecer ao blog e aos parceiros pelos comentarios e atraves dos comentarios fui pesquisar me informei e fui a empresa do Gean realmente incrivel so macchinas Berlinetta,458 Italia,california,scuderia,Lamborghini so carrao fiz o tour Imola 2 horas e 20 minutos de pura emoção indico a todos vou deixar o link tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g187802-d4493781-Reviews-Test_Drive_em_Maranello-Maranello_Province_of_Modena_Emilia_Romagna.html

  11. Boa Tarde a todos! e agradeço a Guta pelo seu blog que me ajudou muito em relaçao a maranello, Fiquei dois dias em maranello linda cidade cheia de ferraris por todos os cantos,e claro fui procurar esse Gean que todos falam,claro que existe outras empresas, mais como todos falam bem desse brasileiro gostaria de te a certeza se era realmente isso que falam sobre ele,fiz o test drive com o proprio Gean isso mesmo conhecir Rapaz que todos falam,muito simpatico e trabalhador e da muita atençao as pessoas,quando o encontrei ele fiz muitas perguntas, gostaria de saber de tudo antes de fazer o test drive ele me ajudou em tudo ate lugares para visitar fora de maranello ate o shopping ele me ensinou como ir para levar minha querida e amada esposa,eu deixo aqui meu comentario sobre a Loja do Gean è pequena mais é muito organizada tem diversos modelos como F12,Lamborghini,458 Italia,Scuderia,California, Pagani,eu pilotei 4 modelos a 458 italia foi incrivel,depois fui na california com minha esposa foi um passeio fantastico nas montanhas de maranello,depois na lamborghini para sentir outro carro esportivo italiano è realmente corre bem cheguei aos 260 km no passeio de 30 minutos imagina um passeio de uma hora com essa maquina ,e claro deixei para ultimo a F12 motor v12 cara isso nao è um carro è um aviao com seus 740 cavalos deixei ate algumas ferraris para tras que encontrei na estrada fazendo test drive e o Gean sempre ali dando todas as dicas e ajudando em tudo entao para finalizar concordo com os brasileiros que deixaram seu comentario indicando o gean e indico a todos.

  12. Se você esta em duvida sobre fazer esse teste drive recomendo fortemente que você o faça com o Gean que é um brasileiro que tem um atendimento excepcional, você acabará se tornando amigo dele! Eu reservei ainda do Brasil conversando com ele pelo whatsapp e paguei pelo PayPal, porém na correria acabei mandando a data errada pra ele, mas quando cheguei lá dois dias antes não teve problema nenhum ele já arrumou sem problemas. Depois fui fazer o teste drive e como haviam muitas pessoas na hora acabei fazendo com outra pessoa, foi bacana mas tivemos um problema com a filmagem, sabendo disso fizemos um acerto com o Gean e andamos mais 10 minutos em uma Ferrari Califórnia com minha esposa de passageira, a experiência de dirigir com o Gean foi excepcional não há palavras para descrever. Quando for fazer tente fazer com ele nem que tenha que esperar um tempo para isso pois vale muito a pena. Depois fomos ao museu e quando saímos o encontramos na rua e ele ainda nos deu várias dicas sobre a Itália. Se você estiver em dúvida, não tenha mais, faça o test drive com ele que valerá muito a pena!! Recomendo 30 minutos para realmente poder sentir o carro!! Obrigado ao Gean e a equipe!!

  13. Foi uma experiência que a muitos anos não vivi.
    Andar em uma Ferrari.
    Última vez 1981 em uma dino foi minha primeira experiência com está máquina mágica.
    Dino 240 Km foi por muitos anos meu maior limite.
    Mas com passar dos anos e com motos acima 1000 chegar a 300 Km e fácil mas em carros e mais difícil.
    O Gean desta empresa em Maranello me fez acordar ou melhor recordar como e prazeroso acelerar uma máquina acima dos 250 km nesta lenda do automobilismo.
    Para nos brasileiros ele Gean deu me uma atenção acima das expetativas.
    Parabéns pelo profissionalismo meu amigo.
    Show.

  14. Excelente atendimento do Gean super prestativo, nota mil ! Cheguei no estacionamento em frente ao museu e o Gean já foi nos recepcionado e nos levou até o pátio da locadora nos explicando tudo ! Foi super eficiente , recomendo a todos

  15. Fui a maranello especialmente para pilotar uma Ferrari. Após uma pesquisa rápida pela internet acabei encontrando o Gean. Combinei facilmente com ele via whatsapp como seria a programação do dia seguinte. Ao chegar em Maranello via shuttle bus da Ferrari a sua irmã estava nos esperando na descida, fomos com a van até a loja e como o modelo que eu escolhi não estava disponível na hora eles levaram eu e minha esposa até o hotel para realizarmos o checkin e no horário combinado foram nos buscar para pilotar a máquina! Sempre muitos solícitos e simpáticos se preocuparam com todos os detalhes para que eu tivesse a melhor experiencia possível! A ida até lá vale a pena para esse test-drive! Recomendo fortemente que você faça isso com o Gean e sua equipe

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui