Roteiro cultural: Conhecendo o Millennium Park em Chicago

4
O Cloud Gate no Millennium Park. Foto: GC/Blog Vambora!
O Cloud Gate ou “Grande Feijão”, um dos atuais símbolos de Chicago no Millennium Park. Foto: GC/Blog Vambora!

Tinha tudo para ser uma daquelas áreas urbanas abandonadas, sendo só um grande terminal de trens ao ar livre, mas em Chicago foi feito algo diferente: construiu-se o Millennium Park, o mais bonito parque urbano da cidade.

Millennium Park. Foto: GC/Blog Vambora!
Entrando no Millennium Park. Foto: GC/Blog Vambora!

Foi um projeto ousado e pioneiro: uma área habitada só por trens seria agora percorrida por gente, cercada de atrações e instalações de arte. Começou em 1998 e só terminou em 2004 (o nome Millennium era para ser uma homenagem a sua abertura em 2000), mas mesmo assim os anos de atraso valeram a pena: o parque é lindo e ninguém diz que aquela era uma área abandonada da cidade até poucos anos atrás (o terminal de trens ainda continua lá, só que no subterrâneo do parque).

Pista de patinação Millenium Park. Foto: GC/Blog Vambora!
Durante o outono e inverno surgem ringues de patinação. Foto: GC/Blog Vambora!

Mesmo não sendo imenso, o Millennium Park possui diversos edifícios culturais, instalações de arte e muitas áreas para caminhar e andar de bicicleta. Com absoluta certeza, viajando para Chicago, você irá passar por ele diversas vezes.

Mapa do Millennium Park. Foto: Divulgação
Mapa do Millennium Park. Foto: Divulgação

Entre tantas atrações no Millennium Park, essas são as que você não pode deixar de ver:

-> Cloud Gate:

Um dos principais cartões postais da cidade hoje é o Cloud Gate, apelidado carinhosamente de “o grande feijão” (porque será? :-)). É uma obra de arte imensa do artista Anish Kapoor, que pode ser atravessada e reflete tudo e todos ao seu redor. Parece bobagem mas todo mundo literalmente enlouquece quando chega perto da escultura gigante: se jogam no chão, pulam, saltam e tiram dezenas de fotos. Não sinta vergonha e se junte ao grupo! É muito legal!

Cloud Gate. Fotos: GC/Blog Vambora!
Pessoal pirando dentro da Cloud Gate. Fotos: GC/Blog Vambora!

-> Jay Pritzker Pavilion:

Outro grande marco do parque, o Pavilhão construído pelo super arquiteto Frank Gehry é um edifício para shows e apresentações culturais. Na parte ao ar livre há espaço para até 7 mil pessoas que assistem shows durante todo o verão. Nas outras épocas do ano é possível assistir apresentações na área destinada ao palco, que pode ser fechada. O lugar é lindo, com uma acústica perfeita e poder conhecer os bastidores desse grande edifício é altamente recomendado. No site do parque, você tem acesso a toda programação do Jay Pritzker e os preços são muito baratos (a peça que eu vi, que durou quase 3h horas, custou só $10! :-o)

Jay Pritzker Pavilion. Fotos: GC/Blog Vambora!
Parte externa e interna do Jay Pritzker Pavilion. Fotos: GC/Blog Vambora!

-> Crown Fountain:

Outra intervenção artística muito louca, agora do artista Jaume Plensa. É na verdade duas peças de arte em uma: uma fonte de água e um grande telão que passa imagens de moradores locais. É quase que um portal de boas vindas aos visitantes que chegam ao parque. Com 15m de altura, as torres possuem painéis de LED (esses pequenos pontos de luz) que juntos geram essas imagens gigantescas.

Crown Fountain. Fotos: GC/Blog Vambora!
Todos os detalhes da Crown Fountain. Fotos: GC/Blog Vambora!

Há ainda a McCormick Tribune Plaza, logo abaixo do “grande feijão”, que vira um ringue de patinação no inverno e ainda possui um restaurante (o Park Grill, super recomendado, mas caro), a linda passarela BP Pedestrian Bridge, entre outros. O bom é que grandes museus da cidade, como o ótimo Art Institute of Chicago (com obras de Picasso, Matisse, Renoir, Van Gogh, etc), ficam próximos ao parque e são uma ótima opção para continuar passeando pela região.

E quem diria que até poucos anos isso não existia? Não conheci Chicago antes, mas tenho certeza que a cidade se tornou melhor depois da construção do Millennium Park. Não deixe de visitá-lo quando estiver na cidade. Vambora!

+ informações: http://www.cityofchicago.org/city/en/depts/dca/supp_info/millennium_park.html

Obs: Para comprar os ingressos das apresentações no Jay Pritzker Pavilion, vá até o centro de apoio ao turista, na esquina entre a Michigan Avenue e Randolph Street, logo na frente do parque.

*** Mais dicas de CHICAGO no blog:
Os museus mais legais para se conhecer em Chicago
Tours Arquitetônicos em Chicago
Chicago e seus arranha céus: Willis Tower e John Hancock Center

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

4 COMENTÁRIOS

  1. Hello, I think your site might be having web browser
    compatibility issues. Whenever I take a look at your site in Safari, it
    looks fine however, if opening in IE, it’s got some
    overlapping issues. I simply wanted to provide you with a quick heads up!
    Besides that, excellent blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui