Roteiro Cultural: Chicago por olhos de arquitetos – Tours arquitetônicos na cidade

6
Tour arquitetonico Chicago. Foto: GC/Blog Vambora!
Tour de barco conhecendo o melhor de Chicago pelos seus arquitetos. Foto: GC/Blog Vambora!

Viajar para Chicago e não ver sua arquitetura é quase uma heresia. A cidade é uma “Meca” para arquitetos, designers e urbanistas do mundo todo e sem arquitetura e engenharia, Chicago não seria a metrópole diferenciada que é hoje.

Como disse no post anterior, Chicago foi destruída por um incêndio gigantesco em meados do século XIX. A cidade que crescia exponencialmente, teve que parar e ser reconstruída do zero. As casas e prédios feitos de madeira, na época, tinham que ser substituídas por um novo material. Ninguém queria correr o risco de que um novo incêndio destruísse tudo novamente.

Tour arquitetônico Chicago. Foto: GC/Blog Vambora!
Tour a pé por Chicago. Foto: GC/Blog Vambora!

Com grandes investidores e empresários industriais, um novo método construtivo passou a ser levado em consideração: a construção com ferro, mais resistente e que possibilitava atingir novas alturas, dai os arranha-céus. Essa nova vertente arquitetônica foi chamada de Escola de Chicago e teve como grandes percursores o americano Frank Lloyd Wright e alemão Mies Van Der Rohe.

Isso é só um resumo. Conhecer Chicago implica em entender a sua arquitetura e não tem melhor forma de se fazer isso do que aproveitando um dos tours arquitetônicos disponíveis na cidade.

Chicago Architecture Foundation. Foto: GC/Blog Vambora!
Maquete da cidade dentro da Chicago Architecture Foundation. Foto: GC/Blog Vambora!

A Chicago Architecture Foundation é uma instituição que visa exatamente promover e celebrar a história e arquitetura da cidade, através de dezenas de passeios a pé, barco, ônibus, trem, bicicleta e até segway. Os valores são muito bons ($10 a $40) e é difícil escolher só um para fazer.

Aliás, queria ter feito diversos mas por tempo e $ acabei escolhendo os dois mais clássicos e populares: um a pé pelo centro histórico chamado de “Rise of the Skyscraper” (exatamente sobre a história dos arranha-céus na cidade) e o de barco, mais geral, mostrando a história dos seus principais edifícios.

Edificios Chicago. Foto: GC/Blog Vambora!
O novo e o antigo lado a lado em Chicago. Foto: GC/Blog Vambora!

Outros muito interessantes e super recomendados são o de ônibus até as casas famosas de Mies Van der Rohe (como a linda Farnsworth House) e outros tours a pé, como o dos novos prédios da cidade (“Modern Skyscrapers”), levando a conhecer por exemplo a nova Trump Tower (o 2º edifício mais alto da cidade, que só não é o mais alto pois com os atentados do 11 de Setembro, os investidores acharam “melhor” não chamar tanta atenção…pode?!).

Trump Tower Chicago. Foto: GC/Blog Vambora!
Os mais novos e contemporâneos (o da direita, mais alto é a Trump Tower). Foto: GC/Blog Vambora!

Todos os tours são feitos por voluntários arquitetos, engenheiros, construtores ou puramente moradores locais que adoram a cidade e querem fazer com que os visitantes sintam o mesmo. São muito bons e recomendáveis. Vale entrar no site e ver a programação: há tours todos os dias, porém alguns (como para a Farnsworth House) são mensais, semanais, etc.

Escultura de Picasso
Descobrindo esculturas gigantes de Picasso no walking tour. Foto: GC/Blog Vambora!

O bom é que independentemente do clima (sol, chuva) se tiver pessoas, o tour sai, e eles duram em media umas 2h. E não se preocupe: se você não entende nada do assunto, os guias explicam tudo de forma clara e simples. Muito provavelmente depois deles, você não verá mais edifícios como antes.

Edifícos Chicago. Foto: GC/Blog Vambora!
A graça de Chicago está em olhar para cima! Foto: GC/Blog Vambora!

É uma ótima maneira de ver a cidade com outros olhos: a Chicago pelos olhos de um arquiteto! Vambora?

+ informações: http://www.architecture.org. A Chicago Architecture Foundation fica bem em frente ao Millennium Park e a maioria dos tours a pé saem de lá mesmo.

*** Mais dicas de CHICAGO no blog:
– Uma Chicago para se descobrir
Conhecendo o Millennium Park em Chicago
– Museus em Chicago para se conhecer

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

6 COMENTÁRIOS

  1. Olá. O artigo é muito bom. Tem informações interessantes sobre o que fazer na cidade, especialmente para arquitetos.Porém há um errinho que você poderia editar: a Farnsworth House foi projetada por Mies van der Rohe, e não por F.L. Wright.

    um abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui