Roteiro cultural: Park Güell em Barcelona – Dicas para ir visitar!

14
Parque Güell em Barcelona! Foto: GC/Blog Vambora!
O Parque Güell é a cara de Barcelona! Foto: GC/Blog Vambora!

O Park Güell é uma das maiores atrações de Barcelona para se visitar! Projetado pelo arquiteto Antoni Gaudí, faz parte do grupo de obras do artista imperdíveis para se conhecer na cidade.

Declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, o parque fica um pouco afastado do centro de Barcelona, mas o deslocamento vale a pena! Além de lindo, com diversas atrações, daqui se tem vistas lindas para Barcelona!

Confira abaixo todas as dicas para conhecer o Park Güell em Barcelona, de como chegar, ingressos, até o que você não pode deixar de conhecer quando estiver lá. Vambora!

Park Güell em Barcelona: Veja como visitar!

1-) História do Park Güell

Parque Guell Gaudi

Construído de 1900 a 1914, originalmente o Park Güell foi concebido para ser um grande condomínio residencial urbano de alto luxo. O projeto, é do arquiteto Antoni Gaudí, encomendado pelo empresário Eusebi Güell, dono do terreno e patrocinador do projeto.

Entretanto, depois de aberto, o local foi um verdadeiro fracasso comercial. Toda a modernidade do espaço parecia muito além do entendimento das pessoas da época. Assim, acabou sendo vendido para a Câmara Municipal de Barcelona em 1922 e inaugurado como parque público em 1926.

Em 1984, o Parque Güell foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, pela importância das obras de Gaudí no local.

Inclusive, o arquiteto viveu no parque por quase 20 anos. O local da sua antiga residência é hoje a a Casa-Museu Gaudí, cujo acervo inclui objetos pessoais e obras de sua autoria.

+ Veja Ingressos ao Park Güell em Barcelona

2-) Como chegar no parque

Vista Barcelona - Park Guell

O Park Güell fica localizado no bairro de Grácia, ao norte do centro de Barcelona. A melhor maneira de chegar ao parque é usando transporte público, sendo:

– De metrô, descendo na estação Lesseps (Linha 3 verde), porém depois há uma caminhada de cerca de 10 minutos até a entrada principal;

– De ônibus público (linhas H6 e D40), que da estação de parada até a entrada do parque, são apenas 10 minutos de caminhada;

Ônibus turístico Hop-On Hop-Off, que possui uma parada chamada de “Park Güell”. Dela, são apenas 10 minutos também andando até a entrada do parque. Além do parque, o ônibus turístico faz paradas em diversos outros pontos turísticos de Barcelona, como a Sagrada Família, Casa Batlló, etc. Veja aqui mais sobre o ônibus Hop-On Hop-Off  de Barcelona.

Por fim, é possível também ir usando táxi ou carros de aplicativo, caso você não esteja com um carro alugado em Barcelona.

3-) Principais atrações para conhecer

O Parque Güell é imenso, com uma área de cerca de 170.000m2! Porém, o foco da visita da maioria dos visitantes é na área monumental do parque, onde estão as obras de Gaudí.

Nesta área, inclusive, só se entra com ingresso com hora marcada (veja mais abaixo como adquirir).

Uma vez aqui, selecionamos as principais atrações do Park Güell que você deve visitar! Considere no mínimo, passar ao menos uma manhã ou tarde inteira no local, para conseguir ver tudo com calma. Veja abaixo:

– Viaduto das Jardineiras

Viaduto das Gardineiras, no Parque Guell. Foto: GC/Blog Vambora!
Viaduto das Gardineiras, no Parque Güell. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem chega ao parque de ônibus, essa deverá ser a primeira obra de Gaudí que você vai encontrar no caminho!

Trata-se do Viaduto das Jardineiras (chamado também de The Laundry Room Portico em inglês). É um viaduto/passagem/estrada, com o objetivo de proteger os futuros moradores do complexo da chuva e sol, além de facilitar o caminho das carruagens.

A estrutura se mescla no terreno, feita de pedras inclinadas. Lugar impressionante e super fotogênico!

– Praça da Natureza e Sala Hipostila

Praça da Natureza no Parque Güell. Foto: GC/Blog Vambora!
Praça da Natureza, um dos ápices do parque. Foto: GC/Blog Vambora!

Passando o 1º viaduto, seguindo reto, você já vai chegar no grande ápice do parque: a grande praça oval de Gaudí, a Praça Natureza, que deveria servir como teatro a céu aberto.

Se espelhando nos teatros gregos, a área é imensa! Aqui ficam os bancos coloridos que são super disputados para fotos, além de poder ver lindas vistas de Barcelona!

Sala Hipostila no Parque Güell. Foto: GC/Blog Vambora!
Sala Hipostila, ou o que deveria ser o “mercadão” com suas 100 colunas. Não deixe de reparar nos detalhes do teto. Foto: GC/Blog Vambora!

Descendo as escadarias laterais você chega a uma das partes mais surpreendentes do Park Güell: a Sala Hipostila, ou a área que deveria abrigar o “mercadão” do complexo!

Só que Gaudí não faz nada simples, assim resolveu colocar no local 100 colunas, todas desenhadas por ele, do pé ao topo! É um lugar lindíssimo!

– Fonte Dragão e Escadaria

O lagarto/dragão do Parque Güell. Foto: GC/Blog Vambora!
O lagarto, quer dizer, dragão fonte de Gaudí. Foto: GC/Blog Vambora!

Passando as 100 colunas você se depara com uma escadaria que dá para a entrada principal do parque e a fonte Dragão (que parece também um lagarto)!

Há muitas explicações do porquê Gaudí resolveu colocar aquela figura do dragão (lagarto) no parque, mas o que todo mundo quer saber é tirar foto com o animal! Impressionante!!!

– Viaduto do Algarrobo

Viaduto Algarrobo no Parque Güell. Foto: GC/Blog Vambora!
A onda de pedra do Viaduto Algarrobo. Foto: GC/Blog Vambora!

Para fugir da multidão suba novamente para a praça oval e vire a esquerda para encontrar o Viaduto Algarrobo.

Achamos mais bonito que o Viaduto das Jardineiras, pois suas paredes se moldam nas colinas do parque, formando quase um grande tubo/onda de pedra esculpida.

– Turó de lês treus Creus

O calvário do Parc Guell. Foto: GC/Blog Vambora!
O calvário do Parc Guell: um dos pontos mais altos do parque. Foto: GC/Blog Vambora!

Turó de lês treus Creus ou Calvário, é praticamente uma igrejinha num dos pontos mais altos do parque. Aqui você tem uma das vistas mais bonitas de Barcelona do Park Güell.

Vale a pena a caminhada até aqui, passando a praça oval e depois subindo uma pequena colina.

– Casa Museu Gaudí

Casa Museu Gaudí. Foto: GC/Blog Vambora!
Torre da Casa Museu Gaudí, vista da Praça Natureza. Foto: GC/Blog Vambora!

Se você ainda estiver com pique, dar uma volta na Casa Museu Gaudí, dedicado totalmente ao arquiteto, pode ser uma boa maneira de terminar sua visita.

Na casa onde morou por alguns anos, além de objetos pessoais, há muitas obras dele expostas. Importante: o ingresso para o Museu deve ser comprado na hora, não sendo o mesmo de entrada ao Park Güell.

4-) Ingressos para o Park Güell

Park Guell em Barcelona

A parte monumental do Park Güell, onde ficam todas as principais atrações e obras de Gaudí, são acessadas somente com ingresso pago.

O ingresso para o Park Güell tem hora marcada e pode ser adquirido com antecedência e comprado online.

Uma vez com o ingresso adquirido, você deve se apresentar no horário escolhido e a entrada só será permitida até 30 minutos depois do horário marcado.

+ Veja Ingressos ao Park Güell em Barcelona

Uma vez lá dentro, você não tem tempo limite de visita. Porém, como deu para ver acima, como o local é grande e tem muitas atrações legais para visitar, recomendamos separar ao menos uma manhã ou tarde inteira para conhecer o Park Güell.

Quem preferir, pode também fazer um Tour guiado pelo Park Güell, com um guia mostrando e explicando todos os detalhes e importância do local. O tour dura por volta de 1h15 e depois você ainda pode continuar visitando o espaço até a hora que desejar.

O local abre às 9h30 e a última entrada pode ser feita até às 19h30.

+ Veja aqui Tour guiado com ingressos para o Park Güell

5-) Dicas finais para visitar o parque

Bancos do Park Guell

  • Uma vez com seu ingresso do Park Güell, você deve chegar ao local no horário escolhido para a visita.
  • No máximo, será permitida a entrada até 30 minutos após o horário marcado. Depois disso, a entrada é cancelada e você não poderá mais entrar.
  • Uma vez dentro do parque, não há limite máximo para permanência: você pode visitar por quanto tempo quiser.
  • Existe a possibilidade de comprar o ingresso com cancelamento gratuito. O valor é um pouco só mais caro que o normal e a seleção é feita na própria hora da compra.
  • Como falamos acima, o parque é bem grande, vale separar ao menos uma manhã ou tarde inteira para visitar com tranquilidade.

Uma das atrações mais lindas e imperdíveis para conhecer em Barcelona, Vambora para o Park Güell!

*** Veja mais dicas de BARCELONA:
Onde ficar em Barcelona: Melhores hotéis e regiões
Casas de Gaudí em Barcelona: Veja quais e como visitar!
Sagrada Família em Barcelona: Todas as dicas para visitar

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


14 COMENTÁRIOS

  1. Sabe que eu AMO o Parc Guell? Me surpreendi super outro dia com a Lu Betenson dizendo que não tinha gostado. Porque toda vez que eu vou eu me sinto uuuuultra criança-feliz lá :mrgreen: E que ótimo você dar o tutorial do transporte. Lembrei que da primeira vez que eu fui desci no lugar errado e tivemos que andar um monte daquelas manzanas gigantes de Barcelona pra chegar lá.

    • Mari eu nem sabia que não dava para gostar do Parque Guell! rsrsrs Achei lá ótimo e coloquei essas dicas de quais lugares principais para ir porque fiquei passeando por lá muito mais tempo do que eu esperava e só fui ver as obras mais conhecidas do Gaudí quando reparei a hora! 🙂 E todo mundo lá me deu a dica do ônibus e não o metrô, para andar menos e aproveitar mais! 😀

  2. Não sei se já lhe disse que AMO o seu blog. ADORO viajar e quando não posso ir fisicamente visito blogs interessantes como o seu. Estive em Barcelona por dois dias, muito pouco para ver tanta arte. A Casa Batló é a mais linda obra de Gaudi na minha opinião. Na próxima vez que eu for a Barcelona vou, com certeza, recorrer ao seu blog. Continue nos trazendo a beleza deste planeta. Tudo de bom sempre.

  3. oiiiii adorei as dicas, vou recomendar seu blog pra todos! . estou em ibiza na casa da minha filha q mora aki e vou a barcelona com ela amanha de manha, mas volto quarta a noite! ja tenho hospedagem, pode me dar uma dica de roteiro cultural adequado para o pouco tempo? obs.: sou designer grafica e gosto mais de arte q de arquitetura. aguardo obrigada!!!

  4. Olá Guta, tenho uma dúvida, quando você diz que estudante e idoso pagam meia entrada, mas aceitam carteira de estudante do Brasil? E idoso, basta comprovar a idade com o passaporte?

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui