Relato de viagem: Um passeio pelo Parque do Caracol em Canela

16
Parque e Cascata do Caracol. Foto: GC/Blog Vambora!
Parque e Cascata do Caracol, em Canela. Foto: GC/Blog Vambora!

Só a 5km de Gramado, Canela é uma cidade fofa que aproveita o grande fluxo de turistas de sua vizinha para crescer. Ainda que bem menor, Canela tem algo que Gramado não tem e faz valer muito a viagem para a região: o Parque do Caracol e sua famosa cascata!

No meio de um grande vale, formado pelo rio Caracol, o parque é bem bonito e tem várias coisas para se ver e fazer (trilhas, trenzinho histórico) mas a grande atração é a Cascata do Caracol, com seus mais de 130 m de altura! É lindo!

Cascata do Caracol em Canela. Foto: GC/Blog Vambora!
Visão do Vale e detalhe da Cascata, com arco-íris e tudo! Foto: GC/Blog Vambora!

Logo quando você entra no Parque do Caracol há um elevador panorâmico (pago) que tem uma visão 360º da região. Seguindo um pouco você já encontra um mirante que tem as melhores vistas da queda d’água. Agora, se você for corajoso e estiver em forma, há uma escadaria com mais de 700 degraus que te leva até a base da cascata!

Escadaria Parque do Caracol. Foto: GC/Blog Vambora!
Escadaria até a base da cascata. Foto: GC/Blog Vambora!

Mesmo com medo de altura, dei uma de “corajosa” e resolvi descer. No começo parecia tranquilo, até começar a ver as pessoas subindo, todo mundo suando, virando garrafinhas d’água, dizendo para tomar cuidado lá embaixo porque era escorregadio…Bom, sem água nenhuma e com os degraus ficando menores e cada vez mais íngremes, perdi a coragem que restava e resolvi voltar no meio do caminho…E a subida foi penosa! Cheguei lá em cima suplicando por água!! Por isso, se você resolver descer até o final, não faça como eu e vá mais preparado! 😉

Castelinho do Caracol. Foto: GC/Blog Vambora!
Castelinho do Caracol. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois de tanto esforço e “emoção” chegou a hora de ser recompensado! Saindo do parque, vale a pena parar no Castelinho do Caracol, em Canela. É uma das casas mais antigas da região, sendo um exemplo clássico da arquitetura enxaimel (essa que parece casa de boneca) e que não precisa de nenhum prego para ficar de pé (só encaixes de madeira).

apfelstrudel Castelinho do Caracol
O apfelstrudel mais famoso da região. Fotos: Divulgação

Lá, experimente um dos mais famosos apfelstrudel da região! A receita da família tem quase 1 século e tudo é feito diariamente, na cozinha da residência. Diferente do clássico austríaco/alemão, esse tem um toque brasileiro: possui muitoooo mais recheio e é servido com sorvete ou creme! É o final perfeito para o passeio. Vambora?!

+ informações:
Parque do Caracol: RS 466 – 7 km, Estrada do Caracol; aberto das 8h às 17h30, durante os dias da semana e das 8h às 18h aos sábados e domingos.
Castelinho do Caracol: www.castelinhocaracol.com.br/pt

 *** Veja mais de dicas de Gramado e Canela no blog:
Roteiros de Agroturismo em Gramado
Hotéis e Pousadas em Gramado: onde se hospedar?
O que fazer em Gramado, do básico ao inusitado

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

16 COMENTÁRIOS

  1. Ei Guta!

    Lindas fotos! Esse passeio é fantástico!
    Eu tive coragem de encarar os degraus. Mas comprei algumas garrafinhas de água antes. No meio do caminho existem alguns pontos de parada com bancos informando quantos degraus faltam para chegar até o final. Mas vale alertar que é bem puxado! Passei o resto da viagem com dor na panturilha! 😛

    Beijos,
    Lillian.

  2. Eu fui lá! Desci tudo (na verdade, quando fui tinha um trecho interditado no finalzinho… mas 650 degraus estavam lá firmes e fortes!)… nossa, cansa viu XD no final da DESCIDA meu pé tava tremendo hahahaha mas vale a pena!

  3. TEM QUE TER MUITA FORCA DE VONTADE,EU FIZ ESSE PASSEIO E LINDO,DECER TUDO AJUDA,MAIS PRA SUBIR,,,EATE HOJE SINTO DOR NAS PERNAS SO DE PENSAR,MAS VALE A PENA.BEIJOS.

    • Olá Irinalva! Gramado e Canela são cidades pequenas e dá para visitar tranquilamente sem um tour/agência. Qualquer coisa, em Gramado, na Rua Coberta, existem diversas agências locais que fazem esses passeios específicos para o Parque do Caracol, por exemplo.
      Como Canoas está bem perto de Gramado e Canela, provavelmente tem algum ônibus que vai para as cidades (nem que seja via Porto Alegre) e chegando lá você organiza seus passeios. Pode ir porque é bem tranquilo!

  4. Olá, galera, eu fui em 2003 (nossa quanto tempo) pela primeira vez, eu e um amigo que é quase irmão.. fomos em agosto , muito bom, gostamos bastante aproveitamos muito, mas o tempo foi curto.. e algumas coisas abrimos mão. Quando chegamos na escada.. ele gritou, quem chegar por ultimo paga o jantar. e desceu correndo.. JESUS.. muita escada. a descida foi tranqauila mesmo correndo, mais ou menos uns 6 minutos na descida.. pra subir, mais de 40.. kkk não ageuntava subir mais.. queria dormir no meio da escada.. morri rindo. tenho as fotos e videos d lembrança..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui