Relato de viagem: Tour por Valparaíso e Viña Del Mar – Veja como fazer!

3
Vina del Mar Chile
Viña del Mar no Chile. Foto: GC/Blog Vambora!

Valparaíso e Viña Del Mar são duas lindas cidades do litoral do Chile e super próximas da capital, Santiago. Em um dia é possível conhecê-las, num bate e volta de Santiago e neste post vamos mostrar como fazer!

Em apenas 116km você sai de Santiago, conhece o oceano Pacífico e duas cidades super diferentes: Valparaíso com seu lado boêmio, com muita arte e arquitetura, e Vinã del Mar, mais chique, com suas lindas praias.

Quem quiser, dá para ficar hospedado em uma delas para conhecê-las com mais calma em um ou dois dias. Nós optamos por fazer um tour de um dia por Valparaíso e Viña del Mar e adoramos!

Abaixo você confere todas as dicas para ir e ver o que fazer em Valparaíso e Viña del Mar. Vambora!

+ Veja passeios e tours para fazer em Valparaíso e Viña Del Mar

Valparaíso e Viña del Mar: Todas as dicas para conhecer!

1-) Como chegar em Valparaíso e Viña Del Mar

Cerro Valparaiso
Vista de um dos cerros de Valparaíso. Foto: GC/Blog Vambora!

Como falamos acima, Valparaíso e Viña del Mar estão distantes apenas 116km de Santiago, sendo que a distancia entre os centros de Valparaíso e Viña del Mar é de apenas 8km. Ou seja, dá mesmo para visitar as duas cidades num dia, tranquilamente,  fazendo um bate e volta.

Há algumas maneiras chegar até Valparaíso e Viña del Mar saindo de Santiago. Confira abaixo!

  • Como ir para Valparaíso de ônibus

Vina del Mar no Chile
Praia em Viña del Mar no Chile. Foto: GC/Blog Vambora!

Essa é a maneira mais barata de conhecer Valparaíso e Viña del Mar, sendo que há ônibus que saem diariamente de Santiago. Eles saem praticamente a cada 20 minutos do Terminal Alameda Santiago, bem próximo da estação de metrô Universidad de Santiago.

As principais empresas que fazem esse trajeto são a Pullman Bus e a Tur Bus mas há também outras empresas. Como a quantidade de ônibus é grande, você pode comprar a passagem diretamente no terminal antes de ir.

Uma dica: compre a ida para Valparaíso e a volta saindo de Viña del Mar. O valor da passagem sai por volta de 7.000 pesos (cerca de R$ 37,00), o trecho.

Para circular entre as duas cidades, a dica mais econômica é usar ônibus local ou metrô, já que a distancia entre o centro de ambas é de apenas 8km.

  • Como ir para Valparaíso de carro

Outra opção para ir até Valparaíso e Viña del Mar é alugando um carro em Santiago. A viagem dura cerca de 1h30 saindo de Santiago pela Ruta 68.

A observação aqui é que essa opção é melhor para quem for continuar seguindo de carro para outros destinos no Chile, não necessariamente para fazer apenas um bate e volta de um dia desde Santiago. Isso porque o valor de fazer o aluguel só por um dia pode não compensar dependendo da época.

  • Como fazer um Tour para Valparaíso e Viña del Mar

    Tour por Valparaiso e Vina del Mar
    Tour por Valparaíso e Viña del Mar. Foto: GC/Blog Vambora!

Escolhemos um Tour para Valparaíso e Viña del Mar, saindo de Santiago, num passeio bate e volta de um dia. Essa foi nossa opção pela facilidade, segurança e praticidade do tour. Nós fizemos com uma empresa chamada TourGo, mas existem diversas outras também, incluindo guia em português.

A gente já tinha feito passeio bate e volta para a Vinícola Undurraga (também nas proximidades de Santiago) e gostamos muito! Nesse tour, a empresa nos pegou no nosso hotel e passamos o dia com eles pelas duas cidades, numa van super confortável e com um ótimo guia que falava português.

O passeio foi super completo, conhecendo as principais atrações de Valparaíso e Viña del Mar (veja mais detalhes abaixo!). Achamos inclusive que o tempo para cada atração foi bom, já que conosco estava apenas mais um casal, ou seja, fizemos um passeio praticamente privativo!

+ Veja aqui os valores para o Tour para Valparaíso e Viña del Mar em português

2-) O que fazer em Valparaíso e Viña del Mar

Ruas de Valparaiso
Pelas ruas de Valparaíso. Foto: GC/Blog Vambora!

Valparaíso e Viña del Mar são duas cidades litorâneas que possuem climas totalmente diferentes: enquanto Valparaíso é mais urbana (com seu porto e muitos grafites), Viña del Mar parece mais um balneário, com praia e edifícios mais modernos. Cada uma tem seu charme, por isso esse é um passeio tão clássico e legal para fazer!

Uma dica que achamos legal é: independentemente da forma que você escolher como ir (por conta própria ou fazendo um tour), comece seu passeio por Valparaíso e termine o dia em Viña del Mar, pois a última possui praia e mais opções de restaurantes que a primeira. As principais atrações de cada cidade você confere abaixo!

Atrações em Valparaíso

Grafites em Valparaíso
Grafites em Valparaíso. Foto: GC/Blog Vambora!

Valparaíso é chamada pelos chilenos de Valpo e em 2003 foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Construída entre morros, Valparaíso é um emaranhado de vielas, ruas e mirantes com lindas vistas para o oceano Pacífico. Por ser uma área portuária, a cidade teve influência de diversos povos, especialmente europeus (alem dos espanhóis, ingleses, franceses e alemães) que influenciaram na sua cultura e arquitetura.

Porto de Valparaiso
Porto de Valparaíso, um dos principais do Chile. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois da construção do Canal do Panamá, o porto de Valparaíso perdeu um pouco de sua importância estratégica e foi por volta dessa época que a cidade passou por um período de decadência.

Porém, essa mistura cultural que deu início a cidade, foi também o que fez Valparaíso renascer como centro cultural do Chile. Tanto que artistas e escritores famosos, como Pablo Neruda, moraram aqui sendo que inclusive, a casa dele, se tornou um dos museus e atrações mais famosas de Valparaíso!

+ Tour pela casa de Pablo Neruda em Valparaíso

Casa Museu La Sebastiana
Casa Museu La Sebastiana. Foto: GC/Blog Vambora!

Dá para passear pela cidade numa manhã. Confira quais são as maiores atrações de Valparaíso abaixo e no mapa:

  • Casa Museu La Sebastiana: a antiga casa do escritor Pablo Neruda virou museu e possui lindas vistas da baía de Valparaíso. Para quem é fã do escritor, vale entrar e conhecer melhor o local, vendo um pouco mais sobre sua história, fazendo um tour completo.
  • Paseo Puerto y Plaza Sotomayor: a área portuária e centro são uma das áreas menos divulgadas de Valparaíso mas possuem também seu charme e beleza. Pouca gente sabe mas Valparaíso é a capital Legislativa do Chile, sede do Congresso nacional chileno.

Os edifícios ficam ao redor da Plaza Sotomayor e de frente ao porto, onde também fica uma das sedes da Marinha Chilena (você, inclusive, consegue ver no porto muitos navios de guerra). Há também um mercado na frente do porto que vende artesanato local.

Centro historico de Valparaiso
Centro histórico de Valparaíso no Chile. Foto: GC/Blog Vambora!
  • Cerro Alegre: Valparaíso possui diversos mirantes do alto de suas colinas, chamados de cerros. No nosso tour por Valparaíso, pudemos conhecer alguns dos principais, como o Cerro Alegre, onde fica o famoso letreiro grafitado “We are Happies, not Hippies”, point de muitas fotos dos turistas. Existe até um tour exclusivo para conhecer os “mirantes/elevadores” da cidade.
  •  Street Art: Do Cerro Alegre aproveitamos para fazer um walking tour para ver melhor e mais de perto os grafites de Valparaíso. Com grafites de diversos artistas (de locais e desconhecidos, até internacionais), dessa região do Cerro Alegre até a Plaza Sotomayor, cruzamos com dezenas de artes urbanas incríveis: desde das paredes das casas, até nos degraus das escadas. É um passeio lindo, colorido e até político! Vale separar um tempo para fazer essa caminhada.

+ Tour de Street Art por Valparaíso: veja como fazer

Ruas grafite Valparaiso
Ruas repletas de arte urbana em Valparaíso. Foto: GC/Blog Vambora!
  • Cerro Concepción: Outro Cerro muito famoso para ir conhecer em Valparaíso. É possível acessar os cerros em Valparaíso tanto a pé, como de carro, ou da maneira mais charmosa que é usando Funiculares, que levam moradores e turistas, para cima e para baixo por toda a cidade.

Há ainda muitos museus históricos em Valparaíso, como o Museu Marítimo Nacional, mas que valem ser visitados com calma, ideal para quem vai ficar pelo menos uma noite na região.

+ Mais passeios e tours para fazer em Valparaíso

Atrações em Viña Del mar

Vina del Mar no Chile
A linda Vina del Mar no Chile. Foto: GC/Blog Vambora!

Chamada de “Cidade Jardim”, Viña del Mar é famosa por ser um balneário chileno, com lindas praias e prédios modernos e super caros! É um dos lugares mais desejados para passar o verão no Chile.

Enquanto Valparaíso é muito mais urbana e cheia de morros, Viña del Mar é bem plana e organizada. Aqui, a natureza fica mais evidente, sendo um ótimo lugar para vir e relaxar. Por isso mesmo, indicamos visitar primeiro Valparaíso e depois Viña del Mar quando vier fazer um tour para conhecer as cidades.

Relogio das Flores Vina del Mar
Relogio das Flores em Viña del Mar. Foto: GC/Blog Vambora!

Confira abaixo e no mapa quais são as principais atrações e pontos turísticos para visitar em Viña del Mar:

  • Relógio das Flores: uma das primeiras atrações que você visita ao chegar em Viña del Mar é Relógio das Flores, localizado bem na entrada da cidade. O mais legal é que ele fica colorido o ano todo!
  • Castillo del Mar: é um belo restaurante que foi nossa parada do almoço nosso Tour por Valparaíso e Viña del Mar. Super lindo, e turístico, fica bem em frente ao mar e foi construído no século XIX. Não é um lugar para um refeição barata, mas a vista é espetacular!
Castillo del Mar em Vina del Mar
Almoço com vista no restaurante do Castillo del Mar. Foto: GC/Blog Vambora!
  • Castelo Wulff: Outro castelo em Viña del Mar, o Castelo Wulff foi construído por uma família alemã por volta de 1906. Ele fica bem de frente ao mar e abriga hoje algumas exposições de arte. A entrada é gratuita e dentro dele há um piso de vidro, no qual você consegue ver as ondas batendo sobre as rochas. A vista daqui também é belíssima!
  • Cassino de Viña del Mar: é o cassino mais antigo do Chile e abriga também restaurante, além de ter hotel, bar e balada. A entrada no Cassino é proibida para menores de 18 anos.

+ Veja mais tours e passeios para fazer em Viña del Mar

Praia em Vina del Mar
Uma das praias de Viña del Mar. Foto: GC/Blog Vambora!
  • Praias: Talvez um dos passeios mais gostosos de Viña del Mar é passear pelas suas praias de areia branca, mar super azul e água gelada do Oceano Pacífico! Sim, a água é bem fria, mas ainda sim vale por pelo menos o pé na água!

Entre as praias mais famosas de Viña del Mar estão a de Reñaca, a maior, cheia de bares e restaurantes. Na ponta direita dela, aliás, há uma formação rochosa onde leões marinhos descansam, é lindo! Outras praias famosas em Viña del Mar são: Playa Blanca (mais central) e Acapulco y El Sol (que possuem o píer Vergada, lugar lindo para se passear, especialmente no por do sol).

+ Veja como fazer um Tour pelas praias de Viña del Mar

Leao marinho na praia de Renaca
Leões marinhos na praia de Reñaca. Foto: GC/Blog Vambora!
  • Parque Quinta Vergara: Indicado para quem tem mais tempo em Viña del Mar, é um bonito parque que além de belos jardins, possui edifícios importantes como o Anfiteatro, onde ocorre anualmente o Festival Internacional de Músicas de Viña del Mar.
  • Museu Fonck e Moai: Originário da Ilha de Páscoa, o Moai de Viña del Mar fica na frente do Museu Fonck, dedicado a arqueologia e história. Ele foi trazido da ilha em 1951 e pode ser visto na parte externa do museu. No tour acabamos não entrando no museu, mas quem gosta do assunto, vale a pena dedicar uma visita se for passar uma ou duas noites na cidade.
Museu Foak e Moai
Museu Foak e Moai da Ilha de Páscoa. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois de visitar o Moai, retornamos para Santiago voltamos até nosso hotel na cidade. Achamos mesmo que para quem tem pouco tempo em Santiago, o tour vale super a pena e você consegue ver grande parte das atrações.

Porém, se você deseja conhecer as duas cidades com mais calma, e tiver mais tempo, dai vale se hospedar uma ou duas noites em Viña del Mar ou Valparaíso.

+ Veja hotéis para se hospedar em Viña del Mar e Valparaíso

3-) Qual cidade vale mais a pena visitar: Valparaíso ou Viña del Mar?                  

Street art em Valparaiso
Street art em Valparaíso. Foto: GC/Blog Vambora!

Honestamente acho que as duas cidades são incríveis e surpreendentes, sendo legal visitar ambas, especialmente pela proximidade de uma e outra.

Tem muita gente que acha Valparaíso “mais feia”, seja pelos grafites, seja pelo porto ou pelo fato dela ter um clima muito mais urbano do que Viña del Mar. Pessoalmente achei que Valparaíso tem um charme bem especial: as vistas dos Cerros são lindas e os grafites coloridos são surpreendentes.

Grafites e cachorros pelas ruas de Valparaiso
Grafites e cachorros pelas ruas de Valparaíso. Foto: GC/Blog Vambora!

Ainda que seja “mais fácil” achar Viña del Mar bonita, Valparaíso também tem seu charme e vale muito a pena conhecer também! Então se permita conhecer ambas as cidades sem preconceitos!

Para quem tem pouco tempo, fazer o tour pelas duas cidades é mesmo uma ótima maneira de conhecê-las, num bate volta fácil e tranquilo de Santiago. Vambora então conhecer Valparaíso e Viña del Mar!

*** Mais dicas do CHILE e SANTIAGO:
Vinícola Undurraga: Tour por uma das vinícolas mais visitadas do Chile
Sky Costanera: como subir no prédio mais alto de Santiago e da América Latina!
Transfer do Aeroporto de Santiago no Chile em português

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


3 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite eu gostaria de uma informação sobre o Dr Manuel cardiologista sei que mora na vina del mar ele tem 53 anos me falaram muito bem dele se por um acaso alguém tiver o contato dele por favor entre em contato comigo moro no Brasil

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui