Relato de viagem: O que fazer em Valência, antes, durante e depois da siesta!

33
Catedral de Valência. Foto: GC/Blog Vambora!
O que fazer em Valência: vistar a Catedral é uma das atrações obrigatórias:. Foto: GC/Blog Vambora!

Poderiam ser 4, 5, 2, 1, mas eu programei 2 noites e 3 dias para conhecer Valência, durante essa viagem para Espanha. Depois de muito pesquisar, vi que talvez fosse pouco, mas suficiente, para conseguir ver o essencial na cidade. A cidade não é muito grande, por isso, logo depois de chegar de trem ou mesmo aqueles voos low cost famosos na Europa, já dá para começar a passear.

Uma coisa interessante para se falar é que, diferentemente de Barcelona, ao se fazer uma viagem para Valência, senti que a cidade tem mais a “cara da Espanha” em muitos sentidos: não tem tantos turistas, é menor, possui construções mais antigas e segue a risca um dos costumes espanhóis mais famosos: a siesta! Aquela hora depois do almoço, para dar uma descansada…E para o turista com pouco tempo, a siesta, tão boa para os espanhóis, pode ser a nossa pior inimiga…

Centro histórico de Valência. Foto: GC/Blog Vambora!
Quase na hora da siesta, a caminho das torres de Valência. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois de me perder totalmente no centro histórico e atrasar todo o dia programado, tinha esquecido da siesta! Quando vi que às 13h, lojas, restaurantes e atrações começaram a fechar, percebi estaria totalmente sem nada o que fazer até às 16h… Vindo de Barcelona, uma cidade totalmente voltada ao turista, e que não pode se dar muito ao luxo de fechar por 3h, esqueci que isso poderia acontecer em Valência…mas aconteceu!

Na hora da siesta, você percebe que tem algumas opções do que fazer em Valência:

-> Entrar em algum restaurante que não feche e fazer um super almoço bem demorado ou;
-> Comer alguma coisa e depois brincar de cidade fantasma, já que praticamente quase ninguém fica na rua ou;
-> Voltar para o seu hotel no centro histórico ou na nova parte de Valência e praticar você mesmo a sua própria siesta ou;
-> Ir para a Ciudad de las Arts y las Ciências, a única grande atração da cidade que fica aberta, com ou sem siesta, o que foi o que eu fiz, para aproveitar melhor o meu tempo de estadia.

E não sei se foi impressão minha, mas achei que lá pelas três da tarde, o pessoal do Oceanário da Ciudad, por um instante não gostaria de estar lá trabalhando, mas em casa, tirando um soninho… 😉

+ Onde ficar em Valência: Hotéis para se hospedar

De qualquer forma, a dica acima é para você não cometer o mesmo erro que eu quando for para Valência: deixe para o começo da manhã as atrações no centro antigo e para tarde ir na Ciudad de las Arts, sem o perigo de achar nada fechado.

O que fazer em Valência: Sugestão de roteiro e atrações

Interior da Catedral de Valência. Foto: GC/Blog Vambora!
Interior da Catedral de Valência. Foto: GC/Blog Vambora!

1-) Ir para o Centro Histórico, chamado de Barrio Del Carmen, e conhecer a Catedral de Valência, construída no século XIII, com uma mistura de estilos Gótico, Barroco e Neo-Clássico. É possível conhecer parte dela sem pagar, porém há tours de hora em hora que levam para conhecer todos os seus segredos, inclusive a sua torre que possui uma bonita vista da cidade;

Sítio arqueológico L´Almoina. Foto: Divulgação
Sítio arqueológico L´Almoina: passado romano escondido embaixo de Valência. Foto: Divulgação

2-) Depois vá conhecer o imperdível Sítio arqueológico L´Almoina, bem perto da catedral. Lá é possível conhecer a história romana de Valência, em ruínas muito bem conservadas. Quem vê de fora não dá nada, mas o lugar é grande e vale muito a visita.

Horchata. Foto: roboppy, Flickr
Horchata, bebida típica valenciana. Foto: roboppy, Flickr

3-) Saindo de lá, faça um lanche matutino e tome o drink local, a Horchata, bebida famosa de Valência, feita de chufas (um tipo de noz) com farton (uma espécie de pão doce). Um dos bares mais famosos, o Horchatería El Siglo, fica praticamente ao lado da Catedral e é uma boa opção. Lembra um pouco Milk shake, mas é diferente…Só experimentando para ver!

4-) Ainda no centro não deixe de visitar o edifício histórico mais famoso de Valência: A Lonja de La Seda e logo na sua frente o Mercado Central, com boas opções baratas de lanches e tapas, boas para quem quer economizar;

5-) Passeando pelas ruas é ainda possível ver as antigas muralhas e torres da cidade, bem nos dois extremos do Bairro de Carmen;

Paella Valenciana. Foto: TheHungryDudes
A verdadeira paella valenciana não vai frutos do mar. Foto: TheHungryDudes, Flickr

6-) Se você quiser experimentar a verdadeira paella valenciana (sem frutos do mar), vá para a parte litorânea da cidade, e escolha um dos restaurantes à beira mar, na Avenida Neptuno. Um dos mais famosos é o L’Estimat, indicado pelo New York Times;

Ciudad de las Arts y las Ciencias. Foto: GC/Blog Vambora!
O gran finale na Ciudad de las Arts. Foto: GC/Blog Vambora!

7-) Por fim, não se esqueça da imperdível Ciudad de las Arts y las Ciencias, para mim, a atração mais incrível de Valência, que como eu expliquei num outro post, de tão grande e legal, acabei indo em dois dias de viagem!

Para quem tem mais tempo, dá para separar bem as atrações e indo descobrir tudo com mais calma, conseguindo até “tirar uma siesta” durante a sua viagem… Mas se esse não é seu caso, uns 2/3 dias são bons para descobrir um pouco do que Valência tem a oferecer…Vambora?!

*** Veja mais dicas de VALÊNCIA no blog:
– Hotéis em Valência: Dicas de onde se hospedar
– Indo de Barcelona para Valência de trem
– Ciudad de las Arts y las Ciências: O futuro é aqui
– Câmbio com desconto para os leitores do blog!

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

33 COMENTÁRIOS

  1. Guta, andava pesquisando dicas pela net e achei seu blog. Em fev 2013 vou com a minha wife para Barcelona, Madrid, Valencia e Lisboa pela Singapore. Tinha umas duvidas mas suas dicas me ajudaram muito! Vou direto p Barcelona, depois de trem para Madrid (um bate-e-volta p Valencia) e low cost Madrid-Lisboa e Lisboa-Barcelona para voltar p SP. O que vc acha? Abraço

    • Olá Edivaldo! Parece um roteiro bem legal! Só esse bate e volta para Valência que eu não sei se vai ser muito puxado. Talvez a única coisa eu diria para vcs seria passar pelo menos 1 noite na cidade para aproveitar e melhor e não ser tão cansativo, mas se vcs forem com o trem AVE (o de alta velocidade) fica mais viável (a viagem que demora umas 3h30, fica 1h30).

  2. oi GUTA, ADOREI AS SUAS DICAS!! OLHA SÓ… VOU PARA VALENCIA E BARCELONA ESSE ANO EM MAIO E NAS SUAS FOTOS VI O PESSOAL DE CASACO. VC ACHA QUE ESTARÁ FRIO POR LÁ? PENSEI QUE POR LÁ ESSA ÉPOCA JÁ DEVERIA ESTAR QUENTE.

  3. Bom dia Guta, obrigada por ajudar a montar minha viagem, vc sabe me dizer se existe necessidade de comprar passes de trem com antecedência para viajar de Madri a Barcelona e a Valência? E até mesmo se for esticar a estadia até Portugal? Pretendo ir em julho.
    Obrigada mais uma vez.
    Bjs

  4. Olá!!! Muito boas suas dicas!! Irei para Valencia em abril e voltar de trem para Barcelona. Sabe me informar se posso comprar as passagens lá?? Quanto tempo de viagem???
    Grata!

  5. Olá Gustavo, vou passar 3 meses em Valência, pois minha filha vai a trabalho e vou com ela, não falo nada espanhol, o que você poderia me ajudar?
    Obrigada
    Mônica

    • Olá Mônica,
      Se você vai passar todo esse tempo, vale considerar fazer um curso de lingua espanhola por lá! Vai lhe ajudar na estadia além de te gerar mais um conhecimento 🙂
      As vezes a própria empresa de sua filha pode recomendar um curso na cidade. Dê uma olhada!
      Boa viagem!

  6. Estou indo para a Espanha com uma amiga dia 03 de agosto e apesar de quase tudo definido (Barcelona, Madri e Ibiza) estamos na duvida para onde ir nos outros 6 dias. Queria muito conhecer Valencia, mas uns amigos espanhois me disseram que San Sebastian é a melhor cidade no verao. Ainda gostaria de ir a Toledo.

    • Olá!
      Eu sugiro Sevilha, uma cidade linda e ainda pouco visitada comparada com as demais. E, claro, entre Sevilha e Valência, vale a pena passar dois dias em Granada/Alhambra. Lá você irá encontrar um clima muito melhor que nas outras cidades, 10 graus a menos, além de Alhambra, uma cidade moura lindíssima, construída entre os séculos XIII e XV, que foi a ultima a ser reconquistada pelos reis católicos. Vale muito a viagem!!!

  7. Olá Guta.

    Só uma correção.
    As torres que aparecem na foto (Torres de Serranos) não é romana. As obras foram iniciadas em 1392 e finalizaram em 1398. Esse é o período da Coroa de Aragão (Século XIII ao XVIII).

    As torres de Quart são também do mesmo período (Coroa de Aragão).

    A cidade, isso sim, foi fundada pelos romanos em 138 a.C.

    Reza a lenda de que o nome (Valentia em latim) veio em função de que o lugar era um destino de veraneio que o império romano reservava para aqueles generais e outros cargos do exército que se destacavam em batalha pela sua ‘valentia’.

    Abs e parabéns pelo blog!

  8. Iremos em grupo de 07 para Lisboa, Barcelona, Valencia e Paris. Os percurso de Barcelona a Valencia faremos de carro e gostaria de saber se vc tem alguma dica … Obrigada

  9. Guta meu esposo e eu vamos a Valencia em junho, a trabalho Gostaria de dicas de outros locais tGuta meu esposo e eu vamos a Valencia em junho. Gostaria de dicas de outros locais turísticos arredor que pudéssemos visitar. Por exemplo gostaria de ir a Santiago de Compostela. Pode nos orientar? urísticos que pudéssemos visitar. Por exemplo gostaria de ir a Santiago de Compostela. Pode nos orientar?

    • Olá Gisela,
      De Valência algumas cidades e atrações próximas seriam cidades como Barcelona e outras mais ao sul. Ibiza também fica bem próxima. Indo em Junho, conhecer essa parte costeira pode ser uma ótima opção.
      Santiago de Compostela fica no outro extremo da Espanha, ao norte e oeste de Valência, não está nos arredores da cidade. Mas se vocês quiserem muito ir conhecer, vale a pena se conseguirem algum voo para lá (por volta de 1h30 de Valência).
      Abs!

  10. Oi guta! Parabéns pelo blog! Me dê sua opinião por favor: estamos viajando para Espanha em junho! Somos 4 adultos e 1 bebê de 2 aninhos! Nosso roteiro: madri – 3 dias, Barcelona-3 dias, ibiza-2 dias, Valência – 2 dias e Sevilha -2 dias! Dai retornaremos a madri e ao Brasil! A ideia é fazer madri-barcelonense de trem; barcelona-ibiza-valencia de avião (voo lol cost); Valência- Sevilha de trem e sevilha-madri também de trem! Peguei todas as suas dicas de lugares só queria ter certeza de que estamos com melhor forma de transporte entre as cidades que nos hospedaremos! E ai? O que acha? Ibiza pode ser legal sem ser no final de semana? E que os voos durante a semana são a metade do valor!

  11. OI Guta indo para Espanha amanhã Madri Barcelona Valência e Sevilha.Consegui comprar trens Renfe com cartão VISA do BB.Ele está na função internacional.Aparece um local onde tem de digitar uma senha de confirmação da compra que o Banco do Brasil manda em mensagem para vc.Depois é só imprimir os bilhete.As cadeiras são sem numero mas sempre vem uma ao lado da outra.Parabéns pelo Blog.Vou seguir suas dicas bj Beatriz

  12. Boa noite! Vamos para Espanha em agosto e ficaremos em Madri, Barcelona e Ibiza. Entre Madri e Barcelona, tem cidades que valem a pena a visita para irmos de carro? Ou melhor pegar um trem? Vale a pena fazer uma rota um pouco mais longa e passar uma ou duas noites em Valencia ou outra cidade? Obrigada!

    • Olá Marcela,
      A viagem Madrid – Barcelona pode ser feita tranquilamente de trem. Há alguns bate e voltas nas duas cidades que podem ser feitos de trem também. Pessoalmente, acho que é mais a região do sul da Espanha que o carro se torna mais importante, já que são muitos vilarejos na costa do mar, vinícolas, e a paisagem mais interessante nas estradas. Mas depende muito do gosto e do tipo de viagem que cada um deseja fazer.
      Nós gostamos muito de Valência e achamos que valeu demais a visita. Dependendo do interesse de vocês e de quanto tempo tem de viagem, pode valer a pena! Aqui no post você vê algumas das atrações, e todas as dicas de Valência e das outras cidades pode ver aqui:
      – Madrid: https://www.blogvambora.com.br/destinos/madrid/
      – Barcelona: https://www.blogvambora.com.br/destinos/barcelona/
      – Valência: https://www.blogvambora.com.br/destinos/valencia/
      Boa viagem!

  13. Olá Guta, parabéns pelo blog, ajudando muito a decidir algumas coisas!
    Vou para a Espanha em Julho.
    Essa questão da Siesta ocorre mesmo na alta temporada (julho)?
    Abraço

    • Olá Igor,
      Que bom que está gostando das dicas aqui do Vambora! 🙂
      Sobre sua dúvida, a Siesta lá é uma tradição cultural, então é bem provável que mesmo na alta temporada muitos estabelecimentos menores fechem nesse horário.
      Boa viagem!

  14. Olá Guta,
    Parabéns pelo blog. Gostaria de confirmar se monumentos como a Catedral, Museu de belas artes, centro arqueológico e torre de serranos fecham durante a siesta. Minha duvida decorre do fatos de nao cobstsr dos sites desses monumentos essa informação sobre horário de funcionamento. Normalmente está previsto de 10h às 19h, sem mencionar interrupções. Desde já agradeço.

  15. Já fiz esse bate e volta por duas vezes e farei pela terceira em maio. Não deixem de conhecer o Mercado Central. Um dos maiores da Europa e sensacional!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui