Relato de viagem: Aproveitando uma escala em Búzios durante um cruzeiro

11
Orla de Búzios. Foto: Blog Vambora!
A linda orla de Búzios. Foto: Blog Vambora!

Quando vi que a escala do Splendour of the Seas seria em Búzios fiquei animadíssima por poder finalmente conhecer um pouco dessa cidade, que a tanto tempo eu queria visitar mas ainda não tinha conseguido ir.

“Búzios, onde as pessoas são tão bonitas quanto as praias” era o titulo do jornal de bordo do Splendour, contendo muitas dicas de como aproveitar aquele dia. O título cai muito bem com a fama da cidade: um dos destinos mais chiques do litoral fluminense, com as praias mais famosas da região. Atracamos por volta das 9h e já as 10h saíram os primeiros barcos de apoio para levar os viajantes para a cidade. Com o último barco saindo às 19h30, teríamos boas 9h para tentar aproveitar ao máximo o destino.

Praia da Armação em Búzios. Foto: Blog Vambora!s
Navios atracados na Praia da Armação em Búzios. Foto: Blog Vambora!s

São Pedro ajudou e o tempo nublado do dia anterior sumiu com um céu azul perfeito para um dia de praia. Como disse no post anterior, seria impossível e insensato tentar conhecer absolutamente tudo de Búzios naquele período, por isso a indicação mais comum para quem tem poucas horas na cidade é fazer algum passeio pelas praias, depois escolher a sua favorita e esticar por lá.

A organização do Splendour foi ótima e em poucos minutos já estávamos dentro do barco em direção ao píer de Búzios. Pena que o mesmo é minúsculo e não consegue dar conta de receber os passageiros e organizar o fluxo de barcos da cidade naquela “finura”.

Pier de Búzios. Foto: Blog Vambora!
Pier de Búzios: lotadoooo. Foto: Blog Vambora!

Além do nosso cruzeiro, um outro navio da Iberostar também estava atracado e ficou claro que aquela plataforma de madeira de uns poucos metros de largura não era suficiente para todas as idas e vindas dos quase 4 mil turistas daquele dia. Quase impossível pensar que na alta temporada podem atracar por lá até 5 navios…imagina a zona…

Ignorando a chegada tumultuada no píer, o plano era dar uma volta pela cidade, conhecer a famosa Rua das Pedras (que aliás possui wi-fi gratuito!!), fazer algum passeio de barco para chegar às praias mais bonitas (e distantes do porto) e aproveitar aquele lindo mar cor de esmeralda de Búzios!

Detalhes de Búzios. Foto: Blog Vambora!
Detalhes de Búzios: Wi-fi gratuito na Rua das Pedras e argentinos por todos os lados. Foto: Blog Vambora!

Engraçado ver como o clima francês, originado com a visita de Brigitte Bardot nos anos 60, ainda continua com lojas e restaurantes afrancesados. Porém a nacionalidade nº 1 de Búzios é argentina e são eles que dominam a cidade (um estacionamento chamado “La Bombonera”, pode?! rs).

Como toda cidade praiana, a maioria dos restaurantes e lojas ainda estavam fechados pela manhã então partimos em busca da praia perfeita! Há lanchas que fazem uma espécie de “taxi aquático”, levando os turistas do píer na Praia da Armação para as praias mais desejadas como João Fernandes, Azeda, Azedinha e Tartaruga mas acabamos optando por um passeio de barco mais longo (2/3h) para dar uma olhada geral nas praias.

Tabela de preços dos táxis aquáticos. Foto: Blog Vambora!
Tabela de preços dos táxis aquáticos na cidade. Foto: Blog Vambora!

Como a cidade vive do turismo, a maioria das operadoras na região ficam à espera dos milhares de turistas dos navios no próprio píer para fechar passeios. No nosso caso, uma simpática agente da Bardot Brasil ofereceu o que a gente queria por um preço justo: passeio de barco + serviço de bordo por R$ 35/ pessoa. Com os aquataxis cobrando R$ 7 a 10 só um trecho para uma praia (bem caro!), achamos justo o preço do passeio de barco e partimos novamente em direção ao mar!

Mesmo cheia a escuna era grande deixou todo mundo a vontade para se esticar no sol na proa do barco ou ficar curtindo a paisagem na sombra. Uma das vantagens desse passeio é poder aproveitar o mar, sem ter que disputar espaço nas praias, que estavam especialmente cheias naquele dia (era um sábado).

Passeio de escuna em Búzios. Foto: Blog Vambora!
Passeio de escuna em Búzios com direito a pular no mar lindo e gelado da região. Foto: Blog Vambora!

E que mar lindo e frio! Não é lenda quando dizem que o litoral de Búzios a Cabo Frio é um dos mais gelados do Brasil, mesmo no verão. Mas tudo bem! O pulo inicial congelante aos poucos vai dando lugar ao prazer de estar naquele mar lindo.

Depois do passeio voltamos para terra firme e fomos conhecer um pouco mais as ruas da cidade, já mais animadinhas. A avenida beira mar, chamada José Ribeiro R Dantas é bem simpática, cheia de restaurantes estilosos em direção a praia dos Ossos. Caminhado por lá também você encontra a famosa estátua de Brigitte Bardot, que todo mundo adora tirar uma foto.

Rua das Pedras. Foto: Blog Vambora!
Rua das Pedras: cheia de lojas e restaurantes chiques e descolados. Foto: Blog Vambora!

Caminhando uma quadra para dentro se chega na Rua das Pedras, cheia de lojas chiques e restaurantes famosos como a creperia Chez Michou. Mais uma rua para dentro dá para encontrar opções mais em conta de restaurantes e lojinhas, o que acabamos optando por um restaurante simples mas bom chamado Mineiro Grill. Um peixe frito à beira mar sempre vai bem!

Estátua de Brigitte Bardot. Foto: Blog Vambora!
Estátua de Brigitte Bardot: símbolo de Búzios. Foto: Blog Vambora!

Sol se pondo, São Pedro ficando de mal humor novamente (com o sol dando lugar a chuva) decidimos que era hora de voltar para nosso resort flutuante. As quase 7h em solo passaram voando e Búzios ficou com aquele gostinho de “quero conhecer mais”. Com absoluta certeza um lugar voltar. Vambora para lá também?

*O Vambora fez essa viagem a convite da Royal Caribbean

*** Veja também:
Cruzeiro pela 1ª vez: Dicas e Curiosidades de viagem
Um cruzeiro no Splendour of the Seas (Parte I)
– Seguro viagem com desconto

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

11 COMENTÁRIOS

  1. BOM DIA
    MINHA FILHA MAIS NOVA GEOVANNA EM 2018 VAI FAZER 18 ANOS E GOSTARIAMOS DE FAZER UM CRUZEIRO PELA 1 VEZ PARA COMEMORAR O QUE VC PODE ME INDICAR NESSA NOSSA 1 AVENTURA.

  2. Olá, tenho duas dúvidas em relação ao seu artigo (que por sinal está muito bom)
    Então o passeio de barco que você fez passa por todas as praias? E essas ruas movimentadas com os restaurantes são perto do píer?
    Obrigada pelo artigo está muito bem feito, parabéns 😉

    • Olá Fernanda,
      Que bom que está gostando das dicas aqui do Vambora!
      Sobre suas dúvidas:
      – Esse passeio de escuna passa por algumas praias de Búzios, não todas. Geralmente são pelas mais conhecidas, como Fernandes, Azeda, Azedinha e Tartaruga.Se quiser algo mais completo, vale dai alugar uma lancha/barco e fazer um passeio privativo para poder conhecer mais praias durante a escala.
      – As ruas mais movimentadas ficam sim perto do pier, é bem fácil de chegar, vc vai ver! 🙂
      Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui