Próxima viagem: Ano da França no Brasil e não do Brasil na França…

9
Você não quer ver a França só pelo Aeroporto Charles de Gaulle? Foto: Lucy Nieto, Flickr
Você não quer ver a França só pelo Aeroporto Charles de Gaulle? Foto: Lucy Nieto, Flickr

Já foram mais de 274 brasileiros barrados na França em 2009, bem o ano do país no Brasil!

O motivo é quase exclusivamente a falta de informações de muitos brasileiros, como o endereço comprovado durante a estadia. O problema, não é para quem vai ficar em algum hotel, mas principalmente para os que vão para casas de conhecidos e familiares, que precisam de um atestado de acolhimento que deve ser assinado pelo prefeito. Para quem vai ficar num hotel, só um documento confirmando a reserva é suficiente.

Por mais que não seja preciso comprovar renda, saiu no Estadão, que autoridades calculam que são necessários pelo menos 50 euros, por dia. Ter esse valor na cabeça e poder mostrar possui essa quantia para viver no país, pode ser mais uma maneira de evitar problemas na imigração.

A Maria Lina, do Conexão Paris, foi atrás dos documentos necessários para entrar no país sem problemas. O Aquela Passagem também dá dicas para evitar mais problemas. Segue abaixo as informações contidas no site da embaixada francesa, para os interessados em viajar para a França:

“Os cidadãos brasileiros que desejarem permanecer menos de 3 meses na França beneficiam de uma isenção de visto. Esta regra é aplicada exclusivamente na França metropolitana e se a permanência for inferior à 3 meses.

Porém, o visto é obrigatorio para os departamentos (Martinique, Guyane française, Guadeloupe, Saint-Martin, Saint-Barthélémy, La Réunion) e territórios ultramarinos (Polynésie française, Nouvelle-Calédonie, Wallis et Futuna, Mayotte, Saint Pierre et Miquelon)

Condições de entrada na França

Todo estrangeiro, submetido ou não a um visto de curta duração, que desejar ingressar na França, deve apresentar obrigatoriamente, na passagem da fronteira :

Comprovante de estada na França :
– para uma visita turistica : reserva/voucher do hotel, voucher da excursão,…
– para uma visita profissional : carta do empregador
– para uma visita privada : atestado de acolhimento

Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).

Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.

O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.

São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:

– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;

– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;

– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;

– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);

– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.”

Tendo todos esses documentos e informações na hora de imigração, só vai facilitar uma viagem mais tranquila pelo país. Para quem fica aqui no Brasil, resta aproveitar esse ano com as diversas exposições e shows previstos. A festa começou hoje!

Vambora!!!

+ informações: Embaixada da França no Brasil: http://www.ambafrance.org.br/

*** Veja também:
Como furar fila na Torre Eiffel
Restaurantes econômicos em Paris
– Outlet em Paris….porque não?! 

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

9 COMENTÁRIOS

  1. para o caso de turistas que vao passar um dia na frança e vao a espanha qual o documentos que precisa ter em maos para a viagem .

    obrigado.

  2. Olá.

    Tenho uma dúvida sobre o atestado de acolhimento: irei passar seis meses no país para estudar francês, porém a prefeitura de Paris cedeu o atestado de apenas um mês. Posso apresentá-lo, com esse tempo, na entrevista consular?
    Um abraço e obrigada

  3. Olá! Parabéns pela matéria acima, mas fiquei com algumas dúvidas! É a minha primeira viagem internacional. 🙂

    1ª Dúvida: Em julho vou viajar para Europa com a minha esposa e vamos ficar na casa do primo dela. Pelo que entendi, ele terá que solicitar o atestado de acolhimento (encontrei um link que já passei pra ele), porém, não encontrei em nenhum site o passo depois que ele fizer essa solicitação. Ele deve enviar, lá da França, pra gente aqui no Brasil algum documento ou algo que eu tenha em mãos para mostrar na hora que estivermos saindo do país?

    2ª Dúvida: O primo da minha esposa é brasileiro e está fazendo um mestrado na França – não sei qual é o visto que ele possui lá – ele consegue nos dar esse atestado de acolhimento?

    3ª Dúvida: Além de ficar na casa dele, na França, também vamos passar alguns dias em Berlim na casa de um amigo – eles também precisam fazer um atestado de acolhimento em Berlim? Esse meu amigo também é brasileiro, mas, ele mora na Alemanha com visto de trabalho.

    Obrigado! 🙂

    • Olá Eduardo,
      Vale você entrar em contato com a embaixada da França aqui no Brasil para saber o que deve constar na “carta convite”. Cada país europeu possui uma condição ou obrigação diferente. Na Espanha, por exemplo, eles são bem rígidos, então na dúvida, entre em contato com as embaixadas dos respectivos países (França e Alemanha) para solicitar todas as informações do que deve conter nas duas cartas.
      Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui