Viajante Gourmet: Supermercados em Nova York – Whole Foods, Zabar’s, Eataly e Trader Joe’s

0

Entre tantas coisas para se ver e fazer, ir a um supermercado em Nova York pode não estar no topo de sua lista de atrações na cidade, mas basta ter aquela fome, precisar comprar uma coisinha ou passar em frente a uma unidade linda de mercados como o Whole Foods ou Eataly que bate aquela curisosidade “E ai, vamos entrar para ver o que é?”, e meio que sem querer você acaba dentro de um supermercado em Nova York.

A melhor notícia é que ir num supermercado na cidade não quer dizer necessariamente ir fazer alguma compra ou refeição cotidiana: alguns desses mercados em Nova York podem ter produtos que você não encontraria em nenhum outro lugar e o melhor, refeições incríveis, muitas vezes dignas de um restaurante 5 estrelas, só que pagando muito menos por isso. Do básico, mas sustentável, Trader Joe’s, ao super saudável e orgânico Whole Foods, o delicioso Zabar’s e o mega emprendimento gastronômico Eataly, descubra nesse post porque vale muito a pena ir, quem diria, a um supermercado em Nova York. Veja abaixo e escolha o seu!

1-) Trader Joe’s:

Supermercado Trader Joe's em Nova York
Supermercado Trader Joe’s em Nova York. Foto: Craige Moore/Flickr

O Trader Joe’s é um mercado com uma cara meio alternativa mas é na verdade o mais popular dessa lista de supermercados em Nova York. Adorado por muitos nova yorkinos (especialmente em Manhattan) é o local com melhores preços dessa nossa lista (e por isso filas gigantescasss), mas também é o que oferece a menor variedade porém com muita qualidade.

Trader Joe's em Nova York
Ar despojado e alternativo do Trader Joe’s. Foto: Kristina D.C. Hoeppner/Flickr

A idéia do Trader Joe’s é ser um mercado básico de vizinhança, oferecendo o essencial que todos precisam, sempre com produtos frescos (muitos da marca própria), seguindo um pouco a linha natural (como o Whole Foods – ver logo abaixo) só que com preços mais baixos e produtos mais genéricos. É um bom lugar para comprar frutas por exemplo, lanches para petiscar ao longo do dia ou congelados rápidos (mas com cara de comida caseira) para comer alguma hora do hotel. Tem bastante coisa mas vende mais alimentos do que pratos prontos. Por isso mesmo, para o turista, pode ser o mais sem graça de todos esses supermercados do post, mas os bons preços fazem valer uma compra mais básica.
+ info: www.traderjoes.com

2-) Whole Foods

Whole Foods NYC
Whole Foods na Union Square em Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!

O Whole Foods Market é um supermercado orgânico/natural/saudável em Nova York. A origem dele é na verdade de Austin, Texas, mas em Nova York parece que essa combinação de itens orgânicos e saudáveis ganhou o mundo.

Whole Foods
Tudo que é natural, orgânico, saudável (e gostoso) você encontra no Whole Foods. Foto: Chris Goldberg/Flickr

Foi lá inclusive que eu descobri que comer bem, não significa passar fome, muito menos que comida saudável não é gostosa. Das dietas mais regradas (do vegano, ao sem glúten nem lactose), até as comidas mais “gordinhas” (como massas e embutidos, mas feitos da forma mais sustentável e orgânica possível) podem ser encontrados por lá. São muitos itens e do mundo todo, incluindo não só alimentos, mas todo tipo de produto relacionados a casa e higiene pessoal, como produtos de beleza feitos de produtos naturais, sem testes em animais, etc. É o mundo ideal.

Comidas no Whole Foods
Um dos balcões de comida para levar para casa ou comer dentro do supermercado. Foto: MV/Blog Vambora!

Para tanto paga-se por isso mas a qualidade não se discute: não comi absolutamente nada lá que não tenha gostado. Aliás, para o turista esse é um dos maiores chamarizes e vantagens do Whole Foods em Nova York: pode-se comprar comida pronta para comer no seu hotel como fazer uma refeição por lá mesmo, já que as lojas tem uma espécie de “praça de alimentação”, onde você pode escolher comidas dos balcões do supermercado (incluindo ilhas de saladas, pratos quentes, rotisserie, etc), passar no caixa e pode comer por lá mesmo. No fim, o custo X benefício da qualidade sobre o preço compensa. É um bom jeito de economizar (um pouco) numa refeição num restaurante mas saber que está comendo algo de altíssima qualidade e saudável.

prato do whole foods
Prato pronto: 100% Whole Foods! Foto: MV/Blog Vambora!

O melhor é que além da qualidade, a variedade é absurda e encontra-se nos balcões pratos com influências do Japão a Índia, da Itália a Colômbia, da Inglaterra a Grécia…é mesmo incrível e delicioso, com opções do café da manhã ao jantar. Por tudo isso, posso dizer que fiz 50% das minhas refeições de Nova York no Whole Foods e mesmo não tendo economizado tanto como poderia (se fosse num supermercado comum como o Trader’s Joe acima), a qualidade dos produtos compensou todos os centavos a mais gastos. Existem algumas unidades Manhattan, sendo as duas maiores e mais famosas na Columbus Circle e na Union Square.
+ info: www.wholefoodsmarket.com

3-) Zabar’s

Zabar's em Nova York
Zabar’s em Nova York. Foto: Adam Fagen / Flickr

Depois do Whole Foods, o Zabar’s é o meu supermercado favorito em Nova York. Na verdade acho que a palavra mercado se aplica melhor a ele, pois só há uma loja em Nova York na Broadway com a 80th St e que nem todos os turistas visitam/conhecem.

Lanche do Zabar's
Sanduíche vendido na loja anexa ao mercado. Foto: Adam Kuban / Flickr

A essência do Zabar’s é judaica, com muitas receitas típicas e pratos que só se encontra por lá, mas na verdade há muita variedade, com prateleiras repletas do chão ao teto, por todos os cantos da loja. Os preços são só um pouco mais caros do que o Whole Foods, mas os ingredientes tendem a ser mais nobres e com uma cara mais “gourmet” mas ainda muito viável. Ao contrário dos dois anteriores, a palavra saudável aqui não cabe muito, já que chocolate e manteiga são muito bem aceitos no Zabar’s. 😉

Zabar's NY
Dezenas de itens deliciosos para experimentar no mercado. Foto: GC/Blog Vambora!

A loja não é muito grande mas há um mundo de itens e pratos prontos para levar para o hotel, além de muitos produtos para casa e cozinha (um verdadeiro paraíso para quem gosta de cozinhar). Há uma lanchonete do Zabar’s (anexa ao mercado) que vende alguns lanches e sopas mas nada que se compare com a qualidade e variedade de dentro da loja. É uma verdadeira experiência nova yorkina e em geral aos finais de semana, acontecem pequenas feiras gastronômicas, de produtos locais, que só se encontra por lá, uma delícia!
+ info: www.zabars.com

4-) Eataly

Eataly NYC
Eataly: misto de mercado gourmet e restaurantes italianos. Fotos: Divulgação

De todos os supermercados/mercados de Nova York citados nesse post, o Eataly é o que mais se encaixa na categoria gourmet. Aliás, chamá-lo de empório gourmet (ao invés de mercado) faz mais sentido pois o Eataly é praticamente um shopping de gostosuras italianas.

Nutella Bar no Eataly NY
Nutella Bar no Eataly em Nova York. Foto: Eataly/Divulgação

Entre uma prateleira e outra com centenas de produtos originários ou com qualquer ligação com a Itália, estão também 9 restaurantes, cada um com uma especialidade italiana diferente: um só de pizzas, outro de peixes, um dedicado somente a verduras, um bar de cervejas (no terraço) e por ai vai, sem esquecer de outras gostosuras, como um bar só da Nutella (veja mais nesse outro post). É tudo muito bom e fica difícil escolher uma coisa só para experimentar, por isso, se puder, vale voltar por lá algumas vezes durante sua viagem (fica aberto das 10h às 23h, todos os dias).

Doces no Eataly NY
Área dos doces no Eataly…difícil escolher um só! Foto: Divulgação

A parte do mercado em si é também tentadora mas vale mais para uma ou outra comprinha (como produtos só encontrados na Itália e itens de cozinha) já que os preços são caros, mas para almoçar ou jantar compensa! Aliás, para quem gosta de gastronomia são ministrados cursos super legais na loja, desde como fazer massa caseira, walking tour para conhecer todos os segredos do Eataly até jantares harmonizados. Já comentei que vale vir no Eataly algumas vezes durante sua estadia em Nova York? 😀

Produtos Eataly NY
Produtos de cozinha vendidos no Eataly. Foto: Divulgação

Por ser tão legal e gostoso o Eataly geralmente sempre fica lotado então vale fazer uma visita em horários mais alternativos, como no meio da tarde e mais perto do encerramento, mas não deixe de ir: é imperdível!
+ info: www.eataly.com/nyc

Depois disso tudo já decidiu qual desses supermercados em Nova York é o seu favorito? Vambora!

*** Veja mais dicas de NOVA YORK no blog:
O melhor hambúrguer de Nova York no Shake Shack
Katz Deli: isso que é um sanduíche em NY!
8 restaurantes em Nova York para dar um volta ao mundo
TODAS as dicas de NY já publicadas no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui