Roteiro Cultural: O feriado de Thanksgiving e a Macy’s Thanksgiving Day Parade em Nova York

0

Ronald Mcdonald's Macy's Parede

O Thanksgiving ou o Dia de Ação de Graças é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos. É o dia em que praticamente todas as famílias americanas se unem para celebrar e agradecer as conquistas do ano, relembrando os antigos colonos que se juntavam nessa época para comemorar as colheitas que aconteciam no final do outono.

Hoje em dia, o Thanksgiving é um dos dias mais agitados do ano no quesito viagens dentro dos Estados Unidos: praticamente todo mundo vai se encontrar com a sua família pelo país, tornando esse dia (e os anteriores e subsequentes também) relativamente caóticos em relação a voos e trânsito nas estradas, mais até do que Natal e Ano Novo.

Para o turista que vai para os Estados Unidos na época do Thanksgiving a dica é evitar viajar pelo país nesse dia, aproveitando para ficar em uma cidade e se jogar nas compras do dia seguinte, quando acontece a super promoção Black Friday (veja mais sobre aqui) . Se seu destino é Nova York, então a dica é nesse dia acompanhar o famoso desfile de balões da Macy’s, a “Macy’s Thanksgiving Day Parade”, seja pela televisão ou melhor nas ruas da cidade, o que foi o que fiz.

A Macy’s Thanksgiving Day Parade é um evento gigante que envolve milhares de pessoas e visitantes para as ruas de Nova York. Tudo começa na madrugada anterior ao desfile, quando os balões gigantes, de personagens super famosos do mundo pop, são inflados próximos ao Central Park (na Columbus Avenue e 79th Street). Para quem quiser ver os balões de perto essa é uma das melhores oportunidades pois no dia da festa, só quem chega muito cedo nas ruas por onde passa o desfile (veja no mapa abaixo), consegue ter uma visão privilegiada e detalhada dos mesmos.

Mapa_Macy’s Thanksgiving Day Parade
Mapa da Macy’s Thanksgiving Day Parade em Nova York

Como acontece no Réveillon em Nova York, a medida que as pessoas vão chegando pela manhã para assistir ao desfile da Macy’s, a polícia vai fazendo bolsões e fechando as ruas para evitar tumultos. Como o desfile começa lá pelas 9h da manhã, é muito comum ver pessoas nas ruas, pegando os melhores lugares já lá pelas 6h! Como essa é uma época bem fria já em Nova York e a preguiça de acordar a essa hora já era imensa, segui a dica de amigos locais e fui acompanhar o desfile mais no final da festa, lá pelas 10h30/11h (ele se encerra ao meio dia, em frente a Macy’s, na Herald Square, na 34th Sreet), quando muita gente já vai embora almoçar com as suas famílias e as ruas ficam cheias mesmo de turistas.

Dizer qual é o melhor lugar para assistir ao Macy’s Thanksgiving Day Parade é quase impossível, já que todo o percurso fica bem lotado, mas até que consegui ter uma boa visão na própria Herald Square. Entre muita caminhada pelas ruas laterais, foi realmente lá que consegui ver melhor os balões gigantes famosos, de personagens clássicos como Snoopy, o Caco do Muppets Baby, Spider Man, o Sr. Ronald Mcdonald, entre outros.

Desfile da Macy's em Nova York
Ruas lotadas durante o desfile. Foto: GC/Blog Vambora!

Muito engraçado ver aqueles bichos gigantescos vindo em sua direção entre os arranha céus de Nova York. Entre um e outro, bandas, dançarinos e celebridades vão entretendo a multidão. Esse ano, por exemplo, terão apresentações de bandas como Fall out Boy, Jimmy Fallow, Joan Jett e Goo Goo Dolls.

Nosite oficial da Macy’s é possível acompanhar toda a programação oficial da festa e até baixar um app no celular que no dia do Thanksgiving vai dando informações atualizadas sobre a localização dos balões, apresentações, etc. Uma dica para quem quer assistir ao desfile é, se for ficar até o final, evitar usar o metrô mais próximo para ir embora. A multidão é tanta que vale a pena andar algumas quadras a leste ou oeste para evitar a linha principal e fazer alguma baldeação para voltar.

App Macy's Thanksgiving Day Parade
App de celular da Macy’s para baixar. Divulgação

Agora, se você quiser comer em algum lugar, prepare-se para viver um dia de típico de “turistão”, já que muitos restaurantes fecham e o que acaba sobrando (quando não é feita uma reserva com antecedência) são lanchonetes e restaurantes mais genéricos pelo caminho. Minha dica é se você estiver em Nova York nessa época, evitar os restaurantes da região do desfile, indo para bairros mais afastados como Soho, Little Italy ou até mesmo Chinatown onde poderá encontrar mais opções de lugares interessantes para comer.

Torta pecã Whole Foods
Torta de noz pecã do Whole Foods: parte da refeição de Thanksgiving em Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!

Se você quiser ter uma refeição mais tradicional do Thanksgiving (se não conhecer nenhuma família americana na cidade para passar o dia), é no dia anterior, passar em algum supermercado da cidade, como o ótimo Whole Foods (que vende comidas prontas de altíssima qualidade) e fazer uma bela refeição tradicional de Thanksgiving com a sua família/amigos de viagem no seu hotel/apartamento alugado. No meu caso, fui ao Wholefoods e comprei um belo Peru recheado (super tradicional para a data), quis ser original e peguei um macarrão recheado de abóbora (outro ingrediente essencial da ceia do Thanksgiving) e uma torta de noz pecã que até hoje foi a melhor que comi na vida…Entre os meus agradecimentos de Ação de Graças, um dos maiores foi ao Whole Foods por aquela refeição deliciosa! 😉

Depois da ceia, a dica é fazer depois um passeio mais leve (como uma ida ao museu) e relaxar para as compras insanas da Black Friday no dia seguinte…. Vambora?! Happy Thanksgiving!!

+ informações: www.macys.com/parade

*** Veja mais dicas de NOVA YORK e da BLACK FRIDAY no blog:
Como aproveitar e sobreviver a Black Friday em Nova York
Programas de Final de Ano para se fazer em Nova York
Compras em Nova York: 10 lojas essenciais para visitar

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui