Descanso Merecido: Onde ficar e se hospedar em Morro de São Paulo

16
Pousada Natureza, Morro de São Paulo
Piscina da Pousada Natureza, no centro de Morro de São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Os hotéis e pousadas de Morro de São Paulo, ficam espalhados pelo centro da Vila e pelas praias, sendo essas: Gamboa, Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia, Quarta Praia e Quinta Praia. Obs: Garapua, uma das mais bonitas da região, fica mais perto de Morro de São Paulo, do que Boipeba, e é mais facilmente acessada de barco da primeira.

Mapa de Morro de São Paulo

Antes de escolher em qual hospedagem ficar, leve antes, em consideração, a localização dessa na Ilha. Isso vai fazer toda diferença da maneira que você vai aproveitar Morro de São Paulo:

-> CENTRO DE MORRO: Perto do porto, dos restaurantes e lojinhas, as hospedagens daqui são as que possuem as melhores vistas, pois estão localizadas bem no alto da ilha. Quem chega, se quiser, nem precisa usar um dos “taxis” para levar as bagagens (devido a proximidade com o porto). Até a 1ª praia, a caminhada é de uns 5 minutos por dentro da ilha. Fiquei na Pousada Natureza, bem perto da entrada e gostei bastante do serviço, vistas e acomodações.

Praia da Gamboa, Morro de São Paulo
Praia da Gamboa. Foto: Fernanda Scur, Flickr

-> GAMBOA: Fica próxima ao centro, do lado oposto da 1ª praia, só que bem mais isolada que essa. Quem fica por aqui geralmente acaba aproveitando mais essa praia mesmo, já que a distancia e caminhada para as demais é puxada (pelo menos 20 minutos de caminhada até a 1ª praia), por dentro da ilha.

1ª Praia de Morro de São Paulo
1ª Praia de Morro. Foto: turismobahia, Flickr

-> PRIMEIRA PRAIA (1ª PRAIA): É a menor e uma das mais cheias. Fica próxima ao Centro e ao lado da 2ª Praia (a mais animada). Com corais e pedras, na maré baixa, forma bonitas piscinas naturais. As pousadas daqui, ficam mais para dentro da ilha, do que voltadas para a praia.

Villa dos Graffitis, Morro de São Paulo
Villa dos Graffitis. Super estilosa e bem no meio do agito da 2ª Praia. Foto: Divulgação

-> SEGUNDA PRAIA (2ª PRAIA): A mais badalada, com muitas barracas, barzinhos e luais durante a noite. Por ter uma faixa de areia extensa, independentemente da maré, sempre dá para aproveitar a praia. Aqui há um deck muito simpático para a caminhada. É o pedaço mais descolado de Morro e aqui todas as pousadas ficam de frente para praia, como a descolada Villa dos Graffites (foto acima).

Pousada Villa dos Corais, Morro de São Paulo
Villa dos Corais em Morro, no final da Terceira Praia. Foto: Divulgação

-> TERCEIRA PRAIA (3ª PRAIA): Aglutina o maior número de pousadas da Ilha. Menos agitada que as anteriores, consegue dar ao visitante a opção de aproveitar a badalação da 2ª Praia ou buscar o sossego da 4ª Praia. Durante a maré alta, a faixa de areia praticamente some, então é preciso ir para as praias vizinhas. Todas as pousadas ficam de frente para o mar. A Villa dos Corais, bem no seu final, é uma das mais bonitas.

Charete Morro de São Paulo
Charrete da 4ª para 5ª praia: vale a pena pela distância. Foto: GC/Blog Vambora!

-> QUARTA PRAIA (4ª PRAIA): Ótima opção de praia, nem tanto de hospedagem, já que (principalmente a noite) é longe e mais complicado chegar aos barzinhos e restaurantes da 2ª praia e da vila. Aliás, quem se hospeda aqui, geralmente pega um transfer na 3ª praia, para carregar as bagagens e malas.

Em relação a praia, tons de azul quase caribenho e piscinas naturais (bem na divisa com a 3ª praia), fazem da 4ª uma das mais bonitas e extensas praias de Morro.

Vila dos Orixas, Morro de São Paulo
Quarto do Vila dos Orixás, na 5ª praia. Foto: Divulgação

-> QUINTA PRAIA (5ª PRAIA): A mais bonita, vazia, distante e complicada de se chegar. É possível ir a pé (umas 2h a partir da 3ª praia), só que dadas as condições de terreno (trechos de mangue, atravessar rios) e maré ( na alta, a água passa do joelho), não facilitam essa caminhada.

A opção é pegar uma das charretes que existem logo no começo da 4ª praia (R$ 20,00 ida e volta). Em 30 minutos, você chega na 5ª praia….bem mais fácil! O mar calmo e claro, bancos de areia, sombras das árvores só para você, fazem valer o deslocamento.

Quem se hospeda aqui, geralmente fica por ali mesmo, pela distancia grande do centro de Morro e das outras praias. As pousadas daqui, poucas, também oferecem transfer para os hóspedes e suas bagagens, a partir da 3ª praia, como a Vila dos Orixás (foto acima).

-> RESUMINDO: Assim, quem quer aproveitar mais a badalação de Morro, deve escolher ficar na Vila ou na 2ª praia. Quem estiver a fim de sossego, mas ainda se deslocar pouco para ir ao agito, fica na 3ª praia. E quem quiser vir para Morro para fugir do agito, opte por ficar mais isolado, em Gamboa, na 4ª ou 5ª praia.

Tem opção para todo mundo! Então, Vambora ficar onde em Morro?!

*** Mais dicas de Morro de São Paulo no blog:
Como chegar em Morro de São Paulo
– 
Agitando na noite de Morro de São Paulo
– Melhor sorvete de Morro

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

16 COMENTÁRIOS

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Marcie G. Pellicano, Blog Vambora! and Blog Vambora!, Raquel Jucá. Raquel Jucá said: RT @vambora: Descanso Merecido: Onde ficar em Morro de São Paulo http://goo.gl/fb/KyOg3 […]

  2. Parabéns pelo blog e pelo post. Morro é um lugar maravilhoso mesmo, se eu pudesse voltava repetidas vezes lá. que praias! Restaurantes, piscinas naturais, cada vista de cair o queixo. Nossa, é uma ilha mas tem tantos cenários lindos e únicos, fiquei realmente encantada. Essa pousada natureza é realmente linda, mas eu não me hospedei nela, fiquei vizinha a ela, na Pousada Xerife, que é bem mais simples mas bem bacana, bem localizada, o pessoal é simpático e atencioso, via o por do sol da frente da pousada tomando um drink, ah que maravilha. Se alguém deseja uma pousada simples mas que seja bonita, completa, aconchegante, eu indico a pousadaxerife.com.br … Vou voltar, Morro que me aguarde, provavelmente no reveillon 😀

  3. Quantos dias vc recomenda pra ficar na ilha e conhecer Morro de São Paulo?
    Compensa fazer um bate-e-volta pra salvador pra aproveitar um dia lá?

    • Olá Marcela,
      Para curtir Morro de São Paulo de verdade e conhecer pelo menos um pouco das praias, vale ficar pelo menos uns 3 dias. O bate e volta é comum mas não recomendo muito, pois o trajeto, seja de barco ou terrestre pode ser um pouco desgastante para ir e voltar no mesmo dia.
      Espero ter ajudado!
      Boa viagem!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui