Relato de viagem: O que fazer em Morro de São Paulo – Praias e Passeios imperdíveis!

13
Onde fica Morro de SP
Vista de Morro de São Paulo e da Primeira Praia. Foto: GC/Blog Vambora!

Morro de São Paulo é um dos destinos de praia mais bonitos e desejados da Bahia! Há apenas 60km de Salvador, a ilha é perfeita e possui muitas atrações! Neste post vamos dar todas as nossas dicas do que fazer em Morro de São Paulo!

Para quem procura praias paradisíacas, bons hotéis, restaurantes e até festas animadas, Morro de São Paulo consegue oferecer tudo isso ao viajante. De dia a ilha é perfeita para o relaxamento, enquanto a noite oferece muitos bares e festas, do pôr ao nascer do sol.

A maneira mais fácil de chegar é indo de barco e ônibus e uma vez lá, a opção de pousadas e hotéis é bem grande!

Veja abaixo então todas as dicas do que fazer em Morro de São Paulo e quantos dias vale a pena ficar! Confira as melhores praias, passeios, tours e dicas para curtir a vida noturna na ilha. Vambora!

+ Como chegar em Morro de São Paulo: Confira e escolha a melhor maneira

O que fazer em Morro de São Paulo

1-) Passeios para fazer em Morro de São Paulo

  • Conhecer a sequência de praias

Morro de São Paulo tem uma sequência de praias chamadas de: Primeira, Segunda, Terceira, Quarta e Quinta Praia, que vão de norte a sul, do lado leste da ilha. Veja abaixo pelo mapa:

Primeira Praia

A 1ª Praia é a mais próxima do centro da vila. Com uma faixa de areia pequena, aqui é onde fica a chegada da Tirolesa de Morro de São Paulo (cujo ponto de saída é no Farol do Morro).

Ela é considerada uma das maiores tirolesas do Brasil, com 52m de altura e 340m de extensão, com lindas vistas da ilha. Vale ir até o Farol do Morro só para ter um gostinho da vista, sem precisar descer obrigatoriamente na Tirolesa.

Segunda Praia

Já a 2ª Praia é mais badalada e com serviços, possuindo muitas barracas, restaurantes e pousadas. Tem uma faixa de areia larga, um deck para a caminhada e na maré baixa, até algumas piscinas naturais!

+ Onde se hospedar em Morro de São Paulo: Melhores Hotéis e Pousadas

Terceira Praia

A 3ª Praia já tem um clima mais tranquilo, mas ainda com uma boa variedade de pousadas e restaurantes. Daqui saem a maior parte dos passeios de Morro de São Paulo, como o de Volta a Ilha.

Quarta Praia Morro de Sao Paulo
Quarta Praia de Morro de São Paulo: linda e vazia! Foto: GC/Blog Vambora!
Quarta Praia

Em sequencia, na 4ª Praia o clima é de total paz, com poucas barracas de praia, mas uma bela faixa de areia e um coqueiral.

Muitas pessoas tendem a ficar no começo da Quarta Praia, mas quem quiser um clima ainda mais tranquilo, vale caminhar um pouco mais, já que com sua extensão de 4km há espaço para todos!

Quinta Praia

A mais vazia e calma de todas as praias de Morro de São Paulo, a 5ª é um verdadeiro paraíso! Para chegar até ela, deve-se ir na maré baixa, já que seu acesso passa por manguezais.

Pela distancia e acesso mais difícil, é comum ter charretes no final da 4ª praia que levam os turistas até a 5ª. A dica é ficar de olho nos horários da maré para ter uma volta mais tranquila.

  • Passeio para Praia de Garapuá

Passeio Praia Guarapua
Passeio para a Praia Guarapuá. Foto: Civitatis/Divulgação

Ao sul da 5ª Praia, a Praia de Garapuá é uma das mais bonitas de Morro de São Paulo, com uma grande faixa de areia e muitos coqueiros. Porém o ponto alto da praia são as suas piscinas naturais!

Existem passeios que saem da 2ª Praia e levam os turistas até Garapuá, incluindo um passeio de barco para mergulhar nas piscinas naturais.

É um tour de um dia inteiro, que inclui visita também a Quinta Praia de Morro de SP.

+ Passeio a Praia de Guarapuá: Veja valores e como reservar

  • Passeio de barco até a Praia de Gamboa

A Praia de Gamboa fica mais próxima do centro da Vila de Morro de São Paulo, mas seu acesso a pé se dá através de um trilha por dentro da ilha. Para facilitar a vida dos visitantes, existe um passeio que leva os turistas até ela de barco, para curtir o dia.

No trajeto, também se passa pela ilha de Caitá, banco de areia de Coroa Grande e a Praia da Argila, famosa na região pelos seus paredões alaranjados com argila medicinal.

É um passeio que dura cerca de 5h, percorrendo grande parte do litoral norte de Morro de São Paulo.

+ Passeio de barco até Gamboa: Veja preços e como reservar

  • Passeio de volta a ilha

Vista Morro de SP
Passeio de volta a ilha. Foto: GC/Blog Vambora!

O passeio mais famoso de Morro de São Paulo é o de Volta a Ilha, especialmente interessante para quem tem pouco tempo no local.

Nele, se vai de lancha até as ilhas do arquipélago de Cairu, incluindo Garapuá e suas piscinas naturais. Depois, se segue até a Ilha Boipeba, para conhecer a praia de Moreré e depois Cueira ou Boca da Barra.

Por fim, visita-se o povoado de Canavieiras e depois Cairu, cidade histórica baiana. É um passeio de um dia inteiro, super completo!

Importante dizer que quem tiver mais tempo, vale conhecer esses destinos separadamente (como Garapuá) e também separar alguns dias para se hospedar na Ilha Boipeba.Tão ou até mais bonita do que Morro, Boipeba é um destino muito especial, que compensa ter dias exclusivos!

+ Passeio de volta a Ilha em Morro de SP: Veja preços e como reservar

  • Fortaleza de Tapirandú ou Forte de Morro de São Paulo

Fortaleza Morro de Sao Paulo
Fortaleza de Morro de SP. Foto: GC/Blog Vambora!

A Fortaleza de Tapirandú mostra um pouco da história de Morro de São Paulo. Aliás, logo ao chegar na ilha, o pórtico em frente ao píer é a entrada da fortaleza.

As primeiras construções são de 1631 e o local é formado na verdade por um conjunto de fortes, da época das invasões holandesas no Brasil. O local foi tombado pelo IPHAN em 1938 e depois de muitas restaurações, reaberto em partes para visitação.

A parte mais acessível é o do Forte da Ponta do Facho, onde se pode ver até antigos canhões. Quem puder, vale ir no fim de tarde para ver o pôr do sol.

  • Mirante da Tirolesa

Tirolesa Morro de SP
Vista da Tirolesa. Foto: GC/Blog Vambora!

Como falamos mais acima, a Tirolesa de Morro de São Paulo é considerada uma das maiores tirolesas do Brasil, com 52m de altura e 340m de extensão!

Um dos seus diferenciais é que a tirolesa cai direto no mar! Uma emoção e experiência única! Os valores para o salto, são por volta de R$ 90 (fevereiro/2023).

Para quem não quiser experimentar, vale ir até o mirante só pela vista! Existe uma plataforma de madeira, onde é possível curtir uma das vistas mais bonitas da ilha!

  • Centro da vila

O Casarao
O Casarão: restaurante clássico em Morro de São Paulo. Foto: Divulgação

Provavelmente o centro da vila de Morro de São Paulo será o local que você irá mais passar na sua viagem.

Aqui fica a Praça Aureliano Lima, com uma Feira de Artesanato que ocorre todas as noites, cercada por bons restaurantes, como o Casarão. Nela fica também a Igreja Nossa Senhora da Luz, construída por volta de 1628.

Daqui se pode visitar o Farol de Morro de São Paulo, símbolo da ilha, através uma caminhada íngreme de cerca de 10 minutos.

Esses são os principais passeios para fazer em Morro de São Paulo, mas a ilha ainda possui outras atrações como mergulho e batismo, passeio de barco privado, etc.

+ Passeios em Morro de São Paulo: Veja mais opções para fazer!

2-) O que fazer a noite em Morro de São Paulo

Praça em Morro de São Paulo
Noite na praça em Morro de São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Morro de São Paulo é famosa pela sua vida noturna, incluindo muitas festas e celebrações no Carnaval e Réveillon! Mas qual seja a época do ano, o local mais disputado para curtir o pôr do sol e noite em Morro é no bar Toca do Morcego.

Ele funciona das 16h30 às 22h30 e geralmente cobra taxa de entrada (que pode ser convertida em consumação). A vista do pôr do sol nele é linda, pela sua localização bem no alto da ilha.

A programação da Toca do Morcego varia muito de acordo com o dia, mas há sempre algum DJ ou banda. Além de drinks há também boas comidinhas, incluindo pizza mas é preciso chegar cedo para conseguir pegar um lugar (mais tarde as filas são bem grandes!).

Barracas Morro de São Paulo
Barracas de caipirinha na 2ª praia de Morro de São Paulo. Foto:GC/Blog Vambora!

Para quem quiser algo tranquilo, a noite na ilha começa geralmente na Praça Aureliano Lima, com a Feira de Artesanato e barraquinhas de comida e bebida. Para quem quiser jantar, o restaurante Casarão fica na praça e é um dos melhores da ilha.

Outra opção na noite de Morro de São Paulo é ir curtir um dos restaurantes e bares na 2ª Praia, todos pé na areia. Aqui, por exemplo, fica o Buda Beach que tem música ao vivo e fica aberto até a 01h.

Buda Beach Morro de sp
Buda Beach: restaurante pé na areia. Foto: Divulgação

Na Segunda Praia também são comuns barracas de bebidas que oferecem todo tipo de fruta para drinks: das mais tradicionais (de morango, uva) as locais (umbu, cajá, mangaba, jabuticaba e siriguela). Muitas pessoas ficam no entorno das barracas bebendo e conversando na areia da praia até altas horas.

A noite de Morro de São Paulo tem também muitas festas em estilo Lual e baladas ao ar livre. Essas dependem muito da temporada, mas no verão são quase diárias. Vale perguntar no seu hotel ou pousada qual é a programação nos dias que estiver por lá.

3-) Quantos dias ficar em Morro de São Paulo

Quinta Praia Morro de SP
Quinta Praia. Foto: GC/Blog Vambora!

Pela proximidade com Salvador, muita gente faz um bate e volta ou passa somente uma noite em Morro. Porém, como deu para ver acima, a ilha possui diversas praias maravilhosas e muitas atrações e passeios interessantes.

Se você quer realmente conhecer Morro de São Paulo, tente separar no mínimo 2 noites na ilha, podendo ficar até 5 ou 6 facilmente, para conhecer tudo com calma.

Morere Boipeba
Praia de Moreré em Boipeba. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem deseja aproveitar e conhecer outros destinos próximos, como a Ilha de Boipeba (paraíso pertinho de Morro), vale separar ao menos 1 semana de viagem. Assim, dá para ficar de 2 a 3 dias em Morro de São Paulo, 3 a 4 dias em Boipeba e uns 2 dias em Salvador, cidade base para conhecer a região.

Aliás, esse foi exatamente o roteiro de viagem que fizemos e adoramos! Garantia de férias perfeitas na Bahia!

Vambora então para Morro de São Paulo! Quem tiver mais dicas ou dúvidas do que fazer em Morro de São Paulo, é só deixar nos comentários!

*** VEJA MAIS DICAS DE MORRO DE SÃO PAULO:
Onde ficar em Morro de São Paulo: Melhores hotéis e pousadas
Restaurantes em Morro de São Paulo: 6 lugares para ir e provar
Como chegar e quando ir para Morro de SP: Todas as dicas!

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


13 COMENTÁRIOS

  1. Guta, boa tarde! Trabalho com divulgação de notícias e estamos com alguns assuntos bem legais sobre intercâmbio. Novidades, tendências entre outros.

    Gostaria de te enviar uma dessas sugestões para você dar uma olhada.

    Em que email devo enviar a sugestão de notícia?
    Abraços!!

    • Oi Barbara!
      Acho que ate quarta nao consigo subir os posts de Boipeba….. 🙁
      Mas aproveite a viagem! A ilha é linda demais e pelo que eu estou vendo, o tempo esta maravilhoso! Saudades dessa lugar viu!
      bjus

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui