Vivendo e aprendendo: Qual é a sua cidade ideal?

9

2109509395_f10eb121fe44997773_70d31acf3f386922595_b5ad5a5a55

Uma mistura da efervescência e contemporaneidade de Londres, com as cores de Florença e a brisa de qualquer vilarejo do Sul da Bahia…essa seria minha cidade ideal…

Para outros, a cidade ideal poderia ser puramente Paris, com seu charme único, ou Nova York, por sua pluralidade cultural, ou o ideal mesmo seria não viver numa cidade!

A realidade, porém, é que grande parte da população mundial vive em cidades nada ideais, e por mais perto da perfeição que esteja, qualquer cidade pode melhorar.

Em busca disso, ocorreu em São Paulo, nos dias 04/12 e 05/12, o congresso Urban Age South América, que reuniu arquitetos, urbanistas, designers, empresários e políticos, para discutir propostas para melhorar as cidades de hoje em dia.

Através de variados temas (mobilidade, segurança, sustentabilidade, entre outros), o que se viu foi que há ainda esperança, para que a minha, a sua e a nossa cidade torne-se mais ideal. Propostas simples, como as ciclovias em Nova York, ou mais complexas, como a transformação viária de Lima, mostram isso.

lima
Lima antigamente…
grau004
Lima hoje em dia…

A conclusão é que há soluções, porém os empecilhos para que elas tornem-se realidade, não podem ser maiores do que as facilidades (como no caso de vontade e ação política).

Agora eu pergunto: se Lima pode melhorar, porque São Paulo, por exemplo, também não pode?! Tudo bem que para mim, ainda faltaria a brisa do Sul da Bahia, mas para isso, para que servem as férias?! 😉

Então,Vambora melhorar a nossa cidade?!

*** Veja também:
– Quando você pode dizer que morou num lugar e não só viajou para ele? 
– Fazer ou não intercâmbio?

– A incrível volta pela sua cidade

Fotos:
Londres-Flickr, albúm
Ian Muttoo
Florença-Flickr, albúm
jonrawlinson
Caraíva-Flickr, albúm
bluevelvetbr
Lima- Prefeitura de Lima

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

9 COMENTÁRIOS

  1. Guta,

    Não que Curitiba seja assim um exemplo de organização, mas a considero bem planejada e ainda continua em grandes mudanças urbanas…
    Ai tá parecendo um grande canteiro de obras há mais de 2 anos… tudo pra melhorar o planejamento das ruas e bairros. E os resultados prometem…

    Beijos

  2. CAROL, Curitiba sempre foi o modelo de cidade ideal brasileira perante o mundo e pelo visto vai melhorar né?! Quem dera outras cidades tivessem soluções simples, como o sistema de ônibus da cidade?! 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui