Lugares Improváveis: New Orleans é a cara da…Bahia!

5
Conexão New Orleans Bahia. Foto: GC/Blog Vambora!
Roda de Candomblé, quer dizer Voodoo, nas ruas de New Orleans. Foto: GC/Blog Vambora!

Só no último ano foram 3 idas para a Bahia e quando voltei dessa viagem para New Orleans, a sensação geral é que essa tivesse sido a minha 4ª vez…

Uma das cidades mais destoantes dos Estados Unidos, New Orleans, Nova Orleans ou NOLA, como costumam chamar seus moradores, possui uma mistura que nós brasileiros conhecemos bem: ondas e mais ondas de imigrações de franceses, espanhóis, senegaleses, ingleses, etc. O resultado é uma cidade que merece um capítulo à parte no quesito “cidade americana que todos nós imaginamos”.

Centro New Orleans. Foto: GC/Blog Vambora!
Toque espanhol, na criação de New Orleans. Foto: GC/Blog Vambora!

Mesmo com ruas todas em francês e arquitetura espanhola, é na culinária e religião, de influência africana, que a Bahia não parou te aparecer nessa viagem. Na culinária americana sulista, muito bem apimentadas, só faltou o dendê para entrar em território baiano. O Voodoo, religião local, pode-se dizer que é praticamente prima-irmã de 2º grau do Candomblé da Bahia, e não foi raro ver nas lojinhas na cidade estátuas de Iemanjá e, pasmem, fitinhas do Senhor do Bonfim espalhadas pelos cantos! Eu juro!

culinária americana sulista. Fotos: GC/Blog Vambora!
Na culinária, o culto a pimenta! Foto: GC/Blog Vambora!

E quando eu pensava que já “estava bem de Bahia”, num bar de Jazz, longe de qualquer música de Axé, em plena Bourbon Street, uma garçonete nos pergunta da onde éramos. Papo vai, papo vem e em 5 minutos de conversa descubro que a razão dela vir trabalhar em NOLA era para morar junto com o namorado, um brasileiro, adivinha de que estado??? Da Bahia, é claro! Impressionante!

Por fim, estando na cidade durante a época do Halloween, quando os americanos enlouquecem nas suas fantasias e na bebedeira (aliás, o Halloween é o 2º maior feriado festivo da cidade- só perde para o Mardi Gras, agora em Fevereiro), ao saberem que éramos do Brasil, o assunto recorrente dos locais era dizer o quanto gostariam de conhecer o carnaval brasileiro. E minha dica de viagem para eles não podia ser outra: “Eu tenho a impressão que vocês iriam amar o carnaval da Bahia!” 🙂

Halloween New Orleans. Foto: GC/Blog Vambora!
Mais uma semelhança: ambos lugares adoram uma boa festa! Foto: Halloween / GC/Blog Vambora!

Tão longe mas tão perto de casa…É, não dá para se cansar da Bahia, seja lá onde for.

Mais sobre a New Orleans nos próximos posts. Vambora??

*** Veja mais dicas de New Orleans:
New Orleans: onde ficar e como circular
Se embrenhando nos pântanos da Louisiana
+ FOTOS de New Orleans no facebook do Vambora!

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


5 COMENTÁRIOS

  1. Oscar, eu escrevi esse post logo quando eu voltei mas ainda não tinha colocado no ar! Tava precisando de inspiração tb! Agora tb ninguém segura! rs New Orleans é bem legal mesmo! Me surpreendi muito com lá!

    bjus

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui