Relato de viagem: Se embrenhando nos Pântanos da Louisiana

21
Conhecendo os pântanos da Louisiana. Foto: GC/Blog Vambora
Conhecendo os pântanos da Louisiana. Foto: GC/Blog Vambora

Antes de qualquer coisa devo ser sincera e dizer que eu não queria fazer esse passeio. Seriam só 4 dias de viagem para New Orleans, e eu queria aproveitar a cidade ao máximo, não fazendo nada que na época eu considerava “pega-turista”. Ainda bem que eu mudei de opinião!

“Mas como vir até a Louisiana e não conhecer os Swamps???” ( ou Bayou, como eles chamam a região pantanosa, que permeia grande parte do estado da Luisiana, no qual New Orleans é a capital. Na verdade a capital é Baton Rouge). Mas eu pensava: “Será que é tão legal mesmo, que valha a pena pegar estrada, acordar cedo?? Um pântano pode ser tão bonito assim??”

Todos os folders de agências de turismo no hotel diziam que sim! Ainda na dúvida, o recepcionista do Centro de Apoio ao turista na cidade, afirmou: “Essa é a nossa principal atração natural! Você nunca viu nada igual na sua vida. É lindo e existe chance de ver Alligators mesmo nessa época! (final de outubro, já meio frio, quando os animais começam a hibernar para sobreviver ao inverno).

Pronto! A doida por Discovery Channel que mora dentro de mim não se conteve: “Vambora então conhecer os Swamps!”.

Região dos swamps. Foto: GC/Blog Vambora!
Entrando na região dos swamps. Foto: GC/Blog Vambora!

Como grande parte das coisas nos EUA o passeio é super organizado: a empresa Cajun Encounters (indicada pelo centro ao turista) nos pegaria numa van lá pelas 10h no hotel e devolveria no mesmo local: 4 horas de tour por $ 40. O próprio atendente ligou e fez a reserva para nós (pagamos quando chegamos no local), um dia antes do passeio. Bem tranquilo!

Os tours saem das 8h da manhã até as 16h. O horário das 10h foi indicado para nós pois, após o deslocamento, o nosso tour começaria lá pelas 11h30/12h, um horário mais quente, quando possivelmente os Alligators sairiam para “tomar um sol”, aumentando a chance de ver os animais.

Pântanos da Louisiana. Foto: GC/Blog Vambora!
Algumas das aves vistas pelo caminho. Foto: GC/Blog Vambora!

Quando saímos da cidade, uma curiosidade minha já ia sendo matada: como estava a recuperação da região após o Furacão Katrina, em 2005. Tirando uma ou outra casa com janelas, paredes e telhados ainda sendo reconstruídos, não vi realmente quase nenhum vestígio. Toda área, com ajuda do governo e do próprio turismo está conseguindo bravamente se reerguer.

Chegando ao local, pagamos, e fomos direto para os barcos que fazem os passeios. Pequenos, para poder entrar no labirinto nos pântanos, são bem confortáveis e o capitão, também guia, foi essencial para entender melhor a região, tirar dúvidas e sair à caça dos jacarés gigantes!

Vegetação pântano Louisiana. Foto: GC/Blog Vambora!
Barba-de-bode, vegetação local com cara de filme de ficção. Foto: GC/Blog Vambora!

A paisagem é realmente linda. Se pudesse explicar em palavras, seria uma mistura do nosso Pantanal com os mangues do Nordeste, mas mesmo assim é diferente! Árvores imensas, com barbas de bode (essa vegetação cinza na foto) fazem o clima do lugar parecer de um filme/livro de ficção, “A La Senhor dos Anéis”.

Swamp New Orleans. Foto: GC/Blog Vambora!
Barquinhos ao fundo, já no meio do pântano. Foto: GC/Blog Vambora!

O passeio fica ainda mais interessante quando vamos entrando fundo na floresta, dentro dos pequenos caminhos alagados, abaixando a cabeça quando passávamos junto aos troncos de árvores e esquivando dos capins e vegetação alta. A água, fica parecendo quase um tapete verde de folhas que vai se quebrando com o movimento vagaroso do barco. Tudo muito silencioso, de vez em quando quebrado pelo barulho do barco da água e dos animais ao fundo. É lindo!

Pântano New Orleans. Foto: GC/Blog Vambora!
Tapete verde na água. Foto: GC/Blog Vambora!

Gaviões ali, outras aves aqui, tartarugas, mas nada de Alligators! O dia realmente estava frio e mesmo com um céu azul, os animais devem ter preferido continuar dormindo no fundo da água naquele dia…Para não dizer que não vimos nenhum, na volta do passeio, já em terra, o dono da empresa nos mostra um filhote de Alligator que eles cuidam. Fofo, mas já com dentes que podem arrancar a ponta dos seus dedos! Suficiente? 😉

Filhote de Alligator.Foto: GC/ Blog Vambora!
Filhote de Alligator: bonitinho mas ordinário! rs Foto:GC/ Blog Vambora!

Mesmo sem ter visto os animais, conhecer aquela paisagem realmente superou as minhas expectativas. Algo inesperado quando você imagina uma viagem para New Orleans. Indo para lá, se você ficar com dúvidas, de fazer ou não o tour, espero que esse post faça você mudar de opinião e querer ir, como eu.

Pode anotar: em New Orleans, Vambora conhecer os Swamps!

*** Mais dicas de viagem de New Orleans e Louisiana no blog:
Onde ficar e como circular em New Orleans
Onde comer e passear em New Orleans
A verdadeira Bourbon Street
+ FOTOS de New Orleans no facebook do Vambora!

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

21 COMENTÁRIOS

  1. Guta, seu blog é SENSACIONAL! Amei saber sobre os “Swamps”. New Orleans é muito bonita e atraente principalmente por causa do Jazz, das fachadas à la Francesa do Quartier Latin. Todavia foi pra mim uma agradável surpresa saber que este lugar TÃO lindo existe. Muito obrigada por dividir com os seus leitores todas as coisas belas que você vivencia. Adorei a expressão usada por você: ” a doida por Discovery Channel que mora dentro de mim”. Sinto isso também, mas não posso descobrir o TANTO que eu gostaria. Enquanto isso leio os lindos blogs que vocês, os viajantes do mundo, fazem para o nosso deleite. Um abraço, Gigi

    • Gislaine SUPERRRRR obrigada pelos elogios!É muito bom escutar isso! Fico muito feliz em dividir informações e conhecimentos sobre esses lugares, além de deixar todo mundo com mais vontade de ir conhecer o mundo. O Vambora é para isso! E ter uma resposta tao boa de quem lê, faz todo o trabalho, que é grande, valer muito a pena!!!! MUITO Obrigada mesmo!!! E vai ter mais de New Orleans por ai! Aguarde!:-) bjus!

  2. Parabéns pelo post! realmete foiuma aventura!!! As fotos estão perfeitas, adorei a dos barquinhos de fundo!!!! Fiz um passeio por dentro da floresta na Amazonia, dá sim um frio na barriga, quando voce se depara com um filhote de jacare e a sua volta so natureza! Parabéns
    Equipe quickhome.com

  3. Desafio aceito!!!! Acabamos de retornar do passeio e adoramos!!! Obrigada pelas dicas, que nos influenciaram na decisão de conhecer este passeio maravilhoso. Tivemos mais sorte e vimos muitos crocodilos!!!! Obrigada!!!!

  4. parabems esse lugar e realmente incrivel felizes a queles que ja foram conhecer parabems pela as fotos lugares sensacional asisto direto discovery me apaixonei por esse lugar .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui