Próxima Viagem: Istambul, uma introdução ao Oriente

5
Mesquita Nova, Istambul
Mesquita Nova em Istambul. Foto: Blog Vambora!

Se o mundo fosse separado só entre Ocidente e Oriente, Istambul estaria exatamente nessa linha imaginária. Dividida quase ao meio, é a única cidade do mundo que se encontra entre dois continentes, Europa e Ásia, com apenas uma ponte ou barco de distância.

A geografia ajudou mas foi a cultura e história que fizeram Istambul se tornar uma cidade tão única. É emocionante pisar lá e saber que aquele lugar também foi Bizâncio, por volta de 619 a.C. Quase 7 séculos depois virou Constantinopla, a capital do Império Romano do Oriente e posteriormente sede dos impérios Bizantino e Otomano, até virar em 1923 a Istambul turca que conhecemos hoje.

Istambul: entre oriente e ocidente
Istambul, entre Europa e Ásia: Foto: Google Maps/Blog Vambora!

Guerra Médicas, do Peloponeso, impérios diversos, gregos, persas, romanos, otomanos, idade média, islamismo…Valeria a pena refazer todas as aulas da escola para entender com detalhes a história da cidade e seu papel fundamental no mundo em que vivemos.

Muralhas de constantino em Istambul
Nas muralhas de Constantino. Foto: Blog Vambora!

E com tantas passagens de povos diferentes, a cultura de Istambul é igualmente rica e diversificada. Na região central, chamada de Sultanahmet, as ruelas quase medievais guardam os segredos do gigantesco Grand Bazar, os cheiros indescritíveis do Mercado de Especiarias e as imponentes Mesquita Azul e Santa Sofia (uma basílica transformada em mesquita), tudo dentro das muralhas construídas pelo Imperador Constantino, em 413 d.C.

doces istambul
Doces no Mercado de Especiarias. Foto: Blog Vambora!

Já nos bairros de Beyoglu e Ortaköy, é possível passear no calçadão Istiklal (sempre cheio de pessoas dia e noite, repleto de lojas de toda Europa) e encontrar restaurantes, bares e baladas moderníssimos, dignos de uma grande cidade cosmopolita ocidental.

Istiklal, Istambul
Rua Istiklal em Istambul. Foto: Blog Vambora!

Mas é deixando as comparações de lado, reparando nos detalhes e usando os sentidos, que Istambul se engrandece e se torna ainda mais especial. Seja nos sabores de sua culinária tão difundida no mundo, mas tão diferente quando experimentada in loco; nos aromas que emanam dos mercados; nas texturas, da pedra ao vidro, que dão forma aos novos e milenares edifícios; no quase ilegível alfabeto de suas placas; na língua que soa enrolada aos ouvidos e no chamado, cinco vezes ao dia, das milhares de mesquitas que contornam suas colinas.

Santa Sofia, Istambul
Dentro de Santa Sofia. Foto: Blog Vambora!

São nesses momentos que Istambul deixa de ser familiar aos olhos ocidentais e ganha a profundidade e curiosidade do oriente. Engraçado é pensar num oriental visitando a cidade: imagino que tudo o que disse aqui se aplicaria, só que ao contrário, incluindo o titulo, que provavelmente ficaria: “Istambul, uma introdução ao Ocidente”…

Por do sol em Istambul
Final de tarde em Istambul. Foto: Blog Vambora!

Nunca pensei que o meio do caminho poderia ser tão interessante quanto o fim. Uma bela introdução para uma Ásia, que se encontra logo ali, do outro lado da ponte….Mais da cultura, atrações, história, curiosidades e dicas de viagem de Istambul eu conto nos próximos posts. Vambora para ISTAMBUL!

*** Veja também:
Todos os posts e dicas de ISTAMBUL
As pechinchas do Grand Bazaar e Mercado de Especiarias
Conhecendo Santa Sofia e as Cisternas de Yerebatan
Prêmio Europa de Jornalismo e cenas dos próximos capítulos em Istambul

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

5 COMENTÁRIOS

  1. Guta,

    Não vejo a hora de conhecer Istambul. Para todo lado que se olhe lá está alguma foto da Turquia com suas belezas naturais e história densa. O país está super na moda, especialmente depois de ter voo direto do Brasil e da novela. Acho que vou amar esse país. Meu roteiro precisa incluir Capadócia e Pamukkale.

    Beijo

    Claudia

    • Oi Claudia! Tem que conhecer sim! Muita gente acha que pela novela a cidade está na moda, mas a verdade é que Istambul tem se desenvolvido turisticamente faz tempo e o número de turistas (não só do Brasil mas do mundo todo) tem aumentado cada ano mais! Para vc ver, acabo de descobrir que a cidade foi eleita hoje como Melhor Destino Europeu de 2013!
      Eu realmente adorei a cidade e como não deu para conhecer a Capadócia e o litoral turco, tenho a desculpa perfeita para voltar! 😉
      Obrigada pela visita e vou colocar mais dicas de Istambul aqui no Vambora! 🙂
      bjus!

  2. Em Estambul peça para se hospedar no bairro de Taxims que é lugar de turistas e muito barato, o ponto de referência é a torre Galata,ou coisa assim.Se for de mochila ,tem ônibus desde o aereopórto até o porto e dalí e só cruzar.Tambem tem ônibus de Estambul até Capadócia (uma noite) e dalí até Olímpia e p litoral e muito pertto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui